Por Thiago Xavier

Redator Freelancer na Rock Content

Publicado em 15 de maio de 2019. | Atualizado em 8 de agosto de 2019


O Market Share é uma porcentagem que corresponde à relevância da sua empresa diante dos competidores da indústria em que ela atua. Ele pode representar o valor de mercado, a porção de um público que prefere aquela marca, o volume de vendas e outros aspectos que você confere a seguir.

Por mais inovadora que uma empresa seja, é de se esperar que ela tenha concorrentes com quem disputa por uma fatia maior do mercado. Essa participação, conhecida também como Market Share, representa — entre diversas particularidades — a porção do público que o seu negócio foi capaz de conquistar, o que é diretamente proporcional à receita gerada por essa fatia do mercado.

Quer saber mais sobre a importância do conceito de Market Share, entender como calculá-lo e ainda conferir dicas de como aumentar esse indicador para a sua empresa? Veja tudo isso a seguir!

O que é Market Share?

Podemos entender a ideia de participação de mercado sob diversos aspectos. Seja qual for o parâmetro utilizado, o objetivo é determinar, por meio de porcentagens, o quanto empresas dentro do mesmo campo de atividades se sobressaem diante de outras.

Se imaginarmos o mercado potencial de uma empresa de determinado setor como uma pizza, o Market Share seria a fatia desse público que consome os seus produtos e serviços. Nesse caso, estamos lidando com a penetração da marca, um dado importante para planejar e avaliar as ações de Marketing da empresa.

Também podemos avaliar a porção de mercado sob o ponto de vista do volume de vendas ou até mesmo do número de usuários, caso a companhia atue na indústria de ativos digitais.

Outra maneira de enxergarmos o Market Share é como um reflexo do tamanho da operação da empresa perante seus competidores, algo que está intimamente ligado ao valor da marca, e da companhia, em si no mercado.

Para se ter uma ideia, na indústria de mecanismos de busca, o Google apresenta uma participação de mercado de cerca de 92%, enquanto o Bing tem aproximadamente 3% e o Yahoo tem quase 2%. Isso diz muito sobre a força do Google, que é o buscador preferido na grande maioria dos países e tem uma dominância considerável sobre seus oponentes.

Por que o Market Share é tão importante?

Ao acompanhar como essa quota aumenta ou diminui ao longo do tempo, as organizações têm um bom indicativo se suas campanhas de Marketing e ações relacionadas ao planejamento estratégico estão tendo o efeito desejado ou não. 

Enquanto o aumento do Market Share pode ser um bom sinal, a sua diminuição pode significar que é preciso agir para conter a pressão da concorrência.

Analisar o negócio sob esse aspecto é uma forma de entender como está o seu desempenho, levando em consideração o ecossistema de outras empresas. Quando avaliamos o crescimento apenas por indicadores internos, conferindo o aumento do lucro líquido de um trimestre para o outro, por exemplo, temos um fator de comparação entre os resultados da própria organização.

Ao calcular e examinar o Market Share com alguma regularidade, encontramos incentivos para focar nas metas da empresa ou para criar novas, além de termos um estímulo a mais para procurarmos novas oportunidades ou identificar onde estão as fraquezas da companhia.

Inclusive, empresas com maior participação de mercado costumam desfrutar de vantagens competitivas, como o poder de negociação com fornecedores e credibilidade para estabelecer parcerias.

Como calcular esse indicador?

Vejamos agora três maneiras de fazer o cálculo do Market Share.

Público-alvo

Se cruzarmos os dados internos da base de clientes com estudos demográficos e estatísticas publicados por órgãos como o IBGE, é possível ter uma noção bem próxima do Market Share da empresa.

Digamos que uma organização comercialize produtos dedicados ao público feminino de 20 a 34 anos e atue em uma região que tenha 200.000 mulheres nessa faixa-etária. Se a companhia tiver 10.000 clientes cadastradas, podemos dividir esse número pelo número de potenciais consumidoras e chegaremos ao Market Share de 5% ( 10.000 / 200.000 = 0,05 = 5%).

Market Share = Clientes conquistados pela empresa / Potenciais clientes na área de atuação da empresa

Faturamento

Calcular o Market Share de acordo com o faturamento pode parecer simples, porque só precisamos dividir a receita da empresa pela receita total do seu setor de atuação no período.

Market Share = Receita da empresa / Receita total das empresas mais relevantes do setor

O problema é que, dependendo da indústria à qual ela pertence, essa informação dificilmente estará disponível.

Aqui, talvez seja necessário fazer estimativas ou encomendar estudos para conseguir um cálculo minimamente preciso.

Temos certeza que estes outros conteúdos podem te ajudar também!
👉 Canvas do marketing digital: planeje a sua estratégia online completa!
👉 4 Ps do marketing: entenda o conceito do Mix de Marketing
👉 Análise SWOT ou Matriz F.O.F.A.: o que é e como fazer [templates]
👉 Como definir o orçamento de marketing da sua empresa em 2019

Valor de mercado

O cálculo com o valor de mercado segue o mesmo raciocínio dos critérios anteriores.

Market Share = Valor de mercado da empresa / Valor de mercado total das empresas mais relevantes do setor

Se a sua empresa está avaliada em 50 milhões de reais e no seu setor só há mais quatro competidores pertinentes, cotados em 25 milhões de reais cada, seu Market Share será: 50 / (50 + 25 + 25 + 25 + 25) = 50 / 150 = 0,33 = 33%.

Penetração da marca

A penetração da marca já é um fator mais subjetivo, o que vai demandar ferramentas dignas de uma pesquisa de mercado. Há maneiras de realizar um estudo do tipo promovendo enquetes e entrevistas com consumidores por conta própria, mas o ideal é contratar esse serviço de uma empresa especializada.

Nesse caso, o cálculo do Market Share fica mais complicado, pois vai envolver margem de erro e conceitos estatísticos que já fogem do foco do post.

Como aumentar a participação de mercado da sua empresa?

Chegou a hora de conferirmos táticas importantes que as empresas usam para aumentar o seu Market Share.

Crie novas campanhas de Marketing

Há empresas que oferecem produtos de qualidade, mas que pecam na divulgação do que têm a agregar para o mercado. Aqui, as estratégias de Marketing Digital podem ser excelentes aliadas para atrair novos clientes e aumentar o reconhecimento da marca.

Com investimentos iniciais relativamente baixos, já é possível observar um retorno interessante. Ao identificar os canais mais apropriados, conseguimos resultados ainda mais satisfatórios.

Invista em inovação

Desenvolver produtos e serviços inovadores é outra maneira de conseguir parte da fatia dos seus competidores para a sua empresa. Lembrando que a inovação não é exclusividade de startups ou organizações de tecnologia.

Com medidas de gestão da inovação e a manutenção de uma cultura organizacional voltada à solução criativa de problemas, já se consegue avanços importantes nesse sentido.

Melhore o relacionamento com o cliente

Fornecer um bom atendimento ao cliente e um pós-venda que demonstrem o quanto a empresa valoriza os seus consumidores é uma forma de promover a fidelização dessas pessoas. Como consequência dessa lealdade, elas darão preferência à sua marca e ainda recomendarão a sua empresa para outros.

Vimos, então, que o Market Share tem uma série de vertentes. Conhecê-lo e monitorá-lo é um jeito de saber se a evolução do negócio segue como o planejado ou precisa de algum ajuste, além de ser uma verdadeira oportunidade de aprender como ele está posicionado na indústria em que atua.

Quer conhecer outras dicas de como você pode desenvolver o seu negócio e assim conseguir uma participação de mercado mais vantajosa? Baixe já o microbook Hipercrescimento!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *