O que é marketing cognitivo, benefícios e como usar na agência

O marketing cognitivo utiliza tecnologias de inteligência artificial e computação cognitiva para criar publicidades e conteúdos mais atrativos. Com isso, ele consegue ser mais eficiente na experiência do consumidor e nas vendas. Existem várias formas de aplicar essa estratégia. Confira!

ilustração sobre marketing cognitivo

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Ter sucesso nas vendas exige muito mais que investir em produtos de qualidade. É necessário gerar emoções, de modo que o consumidor atente à própria necessidade. Criar conexões e prezar pela boa experiência do usuário também faz parte dessa relação. E o marketing cognitivo ajuda a conquistar bons resultados em todas essas ações.

Ele é uma solução automatizada, que tem gerado grande efetividade para as empresas. Dessa maneira, tem crescido o número de profissionais de marketing e de publicidade investindo em suas estratégias. Seu grande objetivo é usufruir de todos os dados extraídos de prospects, de modo a criar mensagens mais direcionadas e aumentar a conversão.

Continue a leitura e entenda melhor sua aplicabilidade!

Afinal, o que é marketing cognitivo?

O marketing cognitivo é uma forma de fazer publicidade com o apoio da inteligência artificial, da computação cognitiva e do machine learning, para personalizar propagandas e conteúdos — considerando gostos, hábitos e motivações —, de modo a criar algo bastante engajador.

Em qualquer ação de publicidade, precisamos pensar em detalhes importantes como:

  • conhecer o consumidor;
  • chamar sua atenção;
  • fazê-lo desejar o produto ou serviço;
  • e, então, comprá-lo.

Falhas em qualquer desses passos tendem a comprometer o resultado. Acontece que, por mais que saibamos o quão importante é analisar dados dos consumidores, eles têm crescido de forma exponencial, dificultando muitas observações.

Sistemas informatizados, então, surgiram como soluções a isso. As práticas partem do uso adequado dos dados (estruturados e não estruturados) disponíveis sobre os usuários.

Assim, são consideradas informações como as geradas por dispositivos móveis, redes sociais, buscadores, streaming de vídeo e aplicativos. Os sistemas analisam toda essa massificação de dados, extraem os mais valiosos e ajudam a entender melhor o consumidor.

Com isso, os traduzem em oportunidades para os negócios, geram insights para campanhas, criam uma visão mais holística da jornada de compras, melhoram a experiência do consumidor e geram mais resultados para as marcas.

A empresa pioneira de marketing cognitivo é a IBM. Lançou o Watson Marketing Insights, que antecipa comportamentos dos clientes (pode descobrir um potencial assinante prestes a cancelar a assinatura do software, por exemplo), contribuindo para maior engajamento nas campanhas. Um dos primeiros a utilizar o sistema foi o CaixaBank, que optou pelo serviço de call center cognitivo.

Veja como usar o marketing cognitivo

É fato que o marketing cognitivo impactará ainda mais a comunicação das marcas com os consumidores. Algumas formas fazer isso são as seguintes.

Segmentar a audiência de forma diferente

Sabemos que a segmentação de consumidores é uma das formas mais eficientes de atingi-los com a publicidade adequada. Os sistemas de marketing cognitivo realizam pesquisas consistentes, a partir de uma variedade de fontes. Elas abrangem muito mais que dados demográficos tradicionais. É possível encontrar, por exemplo, similaridades entre pessoas que, a princípio, parecem ser diferentes.

Com isso, um único consumidor pode fazer parte de vários segmentos ao mesmo tempo. Por exemplo, um homem de 40 anos, que mora em São Paulo, não é visto apenas como “homens de 40 a 45 anos em SP”. Ele pode ser “um fã de pizza”, que costuma “comprar games por impulso”, “viaja para o Rio de 3 em 3 meses” e “realiza pesquisas sobre trocar de profissão” nas madrugadas em que “sente insônia”.

Personalizar o conteúdo

Com a ajuda de sistemas de marketing cognitivo é possível ter mais eficiência ainda na personalização do conteúdo. Após obter informações importantes sobre o público, é viável readaptar e redesenhar mensagens, de modo que cada consumidor veja algo diferente.

Um conteúdo longo, por exemplo, pode ser entregue a quem esteja em casa, no momento do descanso. Já propagandas curtas e rápidas podem ser enviadas a quem esteja na rua, no momento do trabalho. Isso evita a desconexão com a marca, já que ela passa a oferecer aquilo que a pessoa está necessitando.

Ajudar o cliente a tomar decisões

O marketing cognitivo se baseia na cognição do ser humano. Pensamento, linguagem, atenção, criatividade e emoção estão em nosso sistema cognitivo. Toda mensagem recebida por nós gera algum tipo de reação na mente. Podemos agir por impulso, mudar determinadas crenças, aumentar a afeição pela marca.

Ao usar o marketing cognitivo é possível ter mais sucesso em fazer o consumidor perceber valor no produto, gerando os estímulos adequados. Contamos com mais capacidade de alinhar os trabalhos de cada profissional dentro da agência, integrar vendas e marketing e, assim, oferecer soluções que ajudem o cliente a tomar as decisões esperadas.

Investir em soluções automatizadas

Para trabalhar o marketing cognitivo de maneira certa, é essencial investir em ferramentas de marketing e de análise de dados automatizadas. Assistentes virtuais, softwares de gestão, big data, machine learning, soluções de automação de marketing e computação cognitiva são algumas das opções ideais para isso.

A questão é contar com máquinas que possam aprender linguagens humanas, facilitar os exames de dados e simplificar o gerenciamento de projetos e campanhas.

New call-to-action

Entenda os benefícios do marketing cognitivo

Agora que você entendeu algumas formas de usar o marketing cognitivo, compreenda seus maiores benefícios.

Coloca o foco no cliente

Uma das razões para o marketing cognitivo existir é aumentar seu foco no cliente, de modo a garantir segmentações mais eficazes e conexões mais fortes. Ao implementá-lo, os profissionais focam menos as tarefas cotidianas tediosas e se concentram em criar algo para encantar o cliente.

Cria campanhas efetivas

Consumidores compram porque querem suprir alguma emoção. Pode ser a necessidade de se sentirem mais felizes, mais atraentes, mais inteligentes. Pode ser pela vontade de não sentir dor, de resolver algum problema, de evitar chateações. Não importa o motivo, e por mais racional que seja a resposta, é possível descobrir alguma emoção por trás.

Como o marketing cognitivo busca imitar o comportamento humano, analisando todas suas cognições, as campanhas são mais certeiras. A chance de prezar pela boa experiência de compra é mais alta.

Facilita a personalização

O melhor jeito de conseguir a conversão é personalizando mensagens. Essa é outra das grandes vantagens da inteligência artificial e das tecnologias cognitivas. As campanhas podem ser inteiramente adaptadas, para se basear nas necessidades individuais. Isso gera conexão mais próxima com a marca e melhora o relacionamento.

Com isso, os consumidores tendem a prestar mais atenção e processar mais rapidamente a mensagem recebida. Eles a julgam como relevante e passam a aceitar melhor as próximas publicações.

A personalização ainda contribui para a sensação de se sentirem importantes para a marca, o que é um dos aspectos principais para a fidelização e retenção de clientes.

Melhora os resultados da empresa

As decisões estratégicas contam com mais inputs, o que aumenta as chances de êxito nas mensagens. Os investimentos em marketing e publicidade se tornam mais promissores. Há mais engajamento com as mensagens e aumenta o número de vendas. A empresa pode contar com o crescimento de clientes e de lucratividade.

É possível, ainda, analisar os ganhos de forma mais analítica. Por exemplo, as automações também tendem a otimizar a gestão do departamento de marketing, de modo a aumentar a produtividade de todos.

Exemplos de marketing cognitivo na prática

A inteligência artificial tem aprimorado a forma como fazemos marketing hoje. Veja, a seguir, alguns exemplos de sua contribuição.

Publicidade programática

A publicidade programática se refere a um processo automatizado de compra e venda de anúncios. Os anunciantes se conectam a um inventário de propaganda, no qual podem publicar anúncios em troca de uma taxa. Os sistemas de inteligência artificial analisam o comportamento dos usuários e coletam dados. Com isso, escolhem o espaço adequado para a propaganda e a otimizam em tempo real.

A revista The Economist é um exemplo de uma empresa beneficiada por utilizar o sistema. Eles perceberam que não estavam atraindo tantos leitores, então iniciaram uma campanha para atrair aqueles usuários mais resistentes. Com a computação cognitiva, conseguiram identificar preferências de leitura, para se conectarem melhor aos seus prospects.

O investimento teve tanto sucesso que 50% dos leads foram impactados em apenas 9 dias.

Curadoria de conteúdo

Outra possibilidade da inteligência artificial é a recomendação ou curadoria de conteúdo. Por meio da análise profunda de dados, é possível descobrir e mostrar conteúdos adequados para os consumidores.

Diferentemente do marketing de conteúdo, a curadoria permite coletar conteúdos de várias fontes e entregá-los, organizadamente, ao público-alvo.

Um exemplo do seu uso pode ser encontrado no sistema desenvolvido pela Under Armour e pela IBM. A partir das preferências e do estilo de vida do usuário, eles recebem dicas e artigos sobre saúde, treinamentos e esportes. Essa é uma forma de entregar algo relevante, engajar e motivar para a aquisição de um produto.

Enfim, como você viu, o marketing cognitivo é uma forma de criar publicidades e conteúdos que atuem diretamente no sistema cognitivo do consumidor. Com isso, as marcas alcançam com mais sucesso os leads, promovem mais relevância na interação e melhoram a experiência de compra. Consumidores ficam mais satisfeitos com a aquisição e as marcas, mais realizadas com o lucro.

Gostou do conteúdo? Então, você também gostará de ter dicas para alcançar melhores resultados na agência a partir da simplificação de procedimentos. É só baixar o ebook!

Guia completo de Gestão para Agências
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.