Pensando em criar conteúdo em vídeo? Saiba aqui como começar

Pensando em criar conteúdo em vídeo? Saiba aqui como começar 2

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A Internet se revelou nos últimos anos, não apenas por ser uma mídia para entretenimento ou comunicação, mas um excelente canal de divulgação de serviços, produtos e aparecimento de novas empresas e ideias. Além disso, criou mercados, setores e oportunidades para uma multidão que não mais depende de relações comerciais fora da rede.

Para se diferenciar num universo tão competitivo, cada vez mais as empresas tem adotado estratégias de marketing de conteúdo com a intenção de aproximar clientes e marcas, criando uma relação mais de engajamento do que puramente compra e venda.

Dentre as estratégias de marketing de conteúdo, aquelas que usam posts, artigos mais complexos, e-books, whitepapers e complementam com conteúdo multimídia, como vídeos e webinars tem uma eficiência consideravelmente maior. Com essas estratégias mais completas, marcas tem conseguido segurar a atenção do usuário por mais tempo e com isso melhorar o retorno sobre o investimento.

Como começar a usar marketing de conteúdo em vídeo

São muitas as formas de uso de vídeo em marketing de conteúdo. Cada uma com suas vantagens e com seu próprio objetivo. O indicado é montar uma estratégia completa, que envolva desde testemunhos de clientes satisfeitos até tutorais de como utilizar seu produto ou serviço.

Muitas empresas aproveitam seus canais de comunicação para apresentar vídeos que ultrapassam completamente a intenção de simples propaganda, oferecendo ao espectador uma experiência muito mais imersiva e valiosa. Esses vídeos tem como temas assuntos relacionados à área de atuação da empresa, e não seu produtos. Uma construtora, que venderia apartamentos, pode ter vídeos com dicas de decoração ou um tutorial de como instalar sua própria luminária, que é uma informação que o público alvo dela busca. Além disso, é possível usar os vídeos para complementar posts em blogs e até mesmo outros vídeos.

Uma estratégia de marketing de conteúdo com vídeo também pode servir para oferecer um canal onde seus clientes podem expressar sua opinião sobre o produto, tirar dúvidas e até mesmo sugerir melhorias. Ter a visão de que esse tipo de marketing não deve ser uma via única de informação pode ser um grande diferencial para a sua marca.

Melhores estratégias para marketing de conteúdo com vídeo

Trabalhar seu marketing com vídeos abre uma série de possibilidades. Por exemplo, é possível utilizar vídeos para explicar o que seu serviço ou produto faz, em uma espécie de tutorial mais aprofundado. Ou até mesmo receber testemunhos de clientes sobre a sua marca. A principal vantagem desse tipo de estratégia é a possibilidade de levar o nível de interação com o seu usuário a um patamar pouco explorado pelas marcas no Brasil. Dessa forma você estreita a relação com o cliente, transformando-a em engajamento real. Por mais que pareça uma tarefa difícil para o seu departamento de marketing, não há problema algum em simplesmente pedir para que usuários participem de vídeos. Em geral, a receptividade desse tipo de ação é muito boa.

Precisa de ajuda para ensinar as crianças a escovar do dentes? A Colgate ajuda.
Precisa de ajuda para ensinar as crianças a escovar do dentes? A Colgate ajuda.

A Colgate apresenta diversos vídeos úteis para seus usuários como “Entendendo a sensibilidade no dentes” ou “Introdução ao clareamento dentário”. A empresa também tem tutoriais de escovação e dicas básicas de como cuidar do seu aparelho. Apesar de envolverem produtos da empresa, o foco dos vídeos é fornecer informações relevantes para os espectadores. A Universidade de Phoenix faz vídeos com depoimentos de alunos, que falam mais sobre o ensino, o campus e as oportunidades que a universidade os proporcionou.

Além disso, os vídeos tem sido muito utilizados para treinamento de colaboradores. Hoje em dia é comum que muitas empresas tenham times remotos e é complicado contratar, treinar e ainda manter o nível de qualidade da equipe. Com vídeos você tem uma ferramenta mais completa do que simples relatórios ou manuais sobre o seu produto. Através desse tipo de mídia, o novo colaborador poderá ver exatamente como deve ser feito o trabalho. Empresas como a mundialmente famosa Louis Vuitton usam de vídeos para expôr as discussões de arte dentre os colaboradores, para realizar o treinamento e a comunicação interna da empresa e para gerar um relacionamento com clientes, e não só para comerciais de seus produtos.

Ferramentas de vídeo e sua relevância em mecanismos de busca

Copyright: Annette Shaff / Shutterstock
Copyright: Annette Shaff / Shutterstock

Há um número grande de ferramentas online para vídeos, todas elas oferecem vantagens e desvantagens para produtores de conteúdo e devem ser escolhidas durante a montagem da estratégia de marketing. Também não há problema em utilizar mais de uma ferramenta. Abaixo listamos as principais:

  • YouTube: É a principal ferramenta. Pertence ao Google e tem a maior base de usuários e a maior penetração. Porém, a qualidade do conteúdo pode se perder em meio a tantos outros vídeos.
  • Vimeo: Apesar de não ter tanta penetração, destaca-se pela qualidade dos vídeos. É muito recomendado para estratégias que queiram atingir um público mais específico.
  • Instagram: Limita o tempo de duração do vídeo, mas tem uma capilaridade muito boa entre os usuários. Deve ser utilizado para complementar uma estratégia de conteúdo em redes sociais.
  • Vine: Apresentando vídeos muito curtos (cerca de 6 segundos) e com uma imagem mais descolada, os vines já apresentam casos de sucesso. Tem uma abordagem única e diferenciada..

Além das vantagens que citamos acima, os vídeos tem uma relevância especial para os mecanismos de busca como Google e Bing, já que ambos reservam um espaço especial para esse tipo de mídia. Um título interessante contendo palavras chave e uma descrição bem feita são essenciais para esse bom posicionamento. Ter seu próprio canal (seja no Youtube ou no Vimeo, por exemplo) também é um diferencial. Divulgar seu conteúdo em sites parceiros e em comunidades e fóruns é importante para conseguir visualizações, que melhoram seu posicionamento. Dessa forma, investir em gerar conteúdo através de vídeo, como diferencial competitivo, pode ser um grande acerto para marcas que estão querendo mais do que apenas cliques e visualizações, mas um real engajamento com usuários e a criação de uma forte comunidade ao redor da marca.

Você já produz conteúdo em vídeo? Aproveite os comentários abaixo para nos contar sua experiência.

 

(Imagem destacada: Yuriy Vlasenko / Shutterstock)

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.