Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 4 de junho de 2019. | Atualizado em 29 de outubro de 2019


O Marketing de Atenção é uma estratégia que objetiva prender a atenção do consumidor por meio de um conjunto de ações específicas e precisas, visando conquistar o público-alvo antes mesmo que surjam outras opções e distrações provenientes da transformação digital.

O contexto digital garante um grande poder ao consumidor: o acesso mais fácil a diversas informações sobre qualquer assunto ou tema. Assim, a tarefa de prender a atenção do usuário na mensagem que você está tentando transmitir se tornou mais complicada e, por isso, é preciso pensar em estratégias como o Marketing de Atenção.

Afinal, a concorrência é cada vez maior e as distrações são muitas para que o usuário deixe de pensar na sua ação de comunicação. Dessa forma, é fundamental estruturar as suas campanhas a partir de estratégias que estejam adaptadas ao novo comportamento do consumidor, que foquem em oferecer mensagens mais precisas.

Que tal, então, conhecer mais sobre o Marketing de Atenção e como ele pode ajudar você a se destacar dentro do segmento de atuação e, é claro, melhorar o desempenho e a eficiência da sua estratégia? Neste artigo você vai entender:

Continue a leitura deste artigo para aprender mais sobre o Marketing de Atenção e como ele pode ser importante para o sucesso do seu negócio!

Qual a importância de ser preciso na comunicação?

Com tantos dispositivos e canais que permitem uma comunicação constante entre consumidor e as empresas, não é uma tarefa simples destacar a sua marca em meio a tantos anúncios, informações e conteúdos disponíveis. Caso você não utilize as ações e estratégias corretas, as chances de as suas mensagens serem descartadas são grandes.

Quem busca se destacar dentro desse cenário deve encontrar maneiras de filtrar melhor as informações para o usuário, ou seja, ser o mais direto — e preciso — possível na hora de transmitir uma mensagem. É preciso estruturar tudo: do título chamativo até as melhores práticas para tornar a relação com o consumidor mais próxima e constante.

Logo, utilizar estratégias e abordagens nesses diferentes estágios da relação com o usuário com um único objetivo: prender a atenção do espectador. Por isso, conceitos como o Marketing de Atenção estão se tornando mais conhecidos, contribuindo para que a sua mensagem não seja descartada por um clique ou deslizar de dedos.

O que é o Marketing de Atenção?

O Marketing de Atenção foi criado pelo inglês Steve Jelley, em 2012, e se baseia na necessidade de as empresas colocarem algumas ações conjuntas em prática para conseguir prender a atenção do consumidor. Afinal, o seu comportamento mudou e é preciso que as marcas também se adaptem.

A ideia é unir conteúdo, contexto e, é claro, negócios. Ou seja, conseguir fazer transações a partir da produção de conteúdo relevante para determinado contexto — ou seja, tornar suas estratégias de comunicação ainda mais segmentadas. Como o usuário já não passa horas assistindo aos comerciais e anúncios na televisão, é preciso uma nova abordagem.

Esse conceito de Marketing se torna ainda mais propício nos tempos atuais marcados pela ascensão das redes sociais e smartphones. Não gostou do que viu, leu ou ouviu? A ação mais comum é, imediatamente, procurar por outro conteúdo. Não à toa, o tempo médio de atenção do humano é menor do que um simples peixinho dourado de aquário.

O que é a regra dos 8 segundos?

Corroborando esse cenário, o Marketing de Atenção se apoia em uma regra básica: você tem, em média, um período de 8 segundos para conseguir fazer o primeiro contato. Um fenômeno que pode ser explicado, por exemplo, com o aumento da taxa de abandono de uma página à medida que o tempo de carregamento dela é mais demorado.

Ou seja, o consumidor está mais impaciente e, por isso, as empresas precisam compreender melhor como oferecer conteúdos realmente relevantes. O Content Trends 2019 exemplifica bem essa situação, com 66,3% das empresas que usam o Marketing de Conteúdo com dificuldades em produzir materiais que realmente gerem engajamento.

Portanto, é preciso conhecer a fundo as melhores formas de otimizar os seus conteúdos, pensando desde o título até a proposta de valor oferecida pelos materiais produzidos pela sua equipe. Seguindo algumas práticas, é possível aumentar a precisão da sua estratégia de comunicação e, assim, garantir a atenção do consumidor.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 Tipos de Marketing: conheça os 82 principais, com exemplos
👉 Ciclo de vendas: o que é e como ele vai ajudar sua estratégia
👉 Marketing 4.0: o que é e como fazer a transição do tradicional para digital

Quais são as três fases do Marketing de Atenção?

Nada melhor, então, do que colocar em ação algumas das ideias do Marketing de Atenção, certo? Para que você compreenda melhor como essa estratégia é estruturada, separamos as três fases desse conceito.

Além disso, explicamos algumas dicas para que você faça o melhor trabalho possível em cada uma dessas etapas. Confira!

Atrair a atenção rapidamente

A primeira etapa que você deve se concentrar é conseguir destacar o seu conteúdo em meio a tantas informações disponíveis na internet. Ou seja, fazer com que o usuário, ao menos, dê uma chance ao que você está oferecendo. Para isso, é fundamental conhecer a fundo o seu público, quais são os seus interesses e o que pode ser útil para ele.

Além disso, é importante focar em alguns detalhes, como as headlines. Afinal, os títulos são os primeiros pontos de contato entre o usuário e o seu conteúdo e, por isso, é importante fazer de tudo para cativá-lo. Outra dica é investir em algumas estratégias de Inbound Marketing, que focam na atração de leads por meio de materiais relevantes.

Prender a atenção

Após o usuário decidir dar uma chance ao seu site, é preciso convencê-lo de que aquele clique valeu a pena. Primeiramente, o seu título deve ser de acordo com o conteúdo oferecido na página. Além de reduzir o tempo de permanência do usuário no seu site e aumentar a taxa de rejeição, o usuário vai ficar frustrado ao não encontrar o que foi oferecido.

A única coisa que você não quer é que o consumidor em potencial sinta que foi enganado e está desperdiçasse o seu tempo. Então, além de conteúdo realmente relevante, invista em uma landing page eficiente, com um design responsivo e que proporcione uma experiência satisfatória para prender a atenção do usuário.

Sustentar a atenção por um período maior

A última etapa tem como foco a fidelização daquele usuário — ou seja, garantir que o acesso não tenha sido único e ele se relacione mais vezes com a sua marca. Sustentar a atenção que ele deu ao seu site talvez seja a tarefa mais complexa. Afinal, você vai precisar repetir tudo o que foi feito nas etapas anteriores mais vezes.

O ideal nessa fase é produzir conteúdos cada vez mais personalizados para aquele lead, fazendo um trabalho ainda mais segmentado. A tendência é que ele se sinta valorizado por esse movimento e confie ainda mais na sua empresa. Outra forma eficiente é se comunicar com frequência com o usuário por meio de newsletters, por exemplo.

Com o Marketing de Atenção aplicado às suas estratégias do setor, fica mais simples planejar ações e campanhas focadas na experiência do cliente. Ou seja, não bombardear os usuários com informações que pouco importam para ele, mas, sim, com mensagens que consigam prender os olhos do espectador por mais de 8 segundos.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o Marketing de Atenção e a sua importância nos dias de hoje, que tal se aprofundar em outros conceitos que também podem ser úteis para essa estratégia de marketing? Confira o nosso ebook completo sobre como criar estratégias de conteúdo de sucesso e consolide o seu público!

marketing de conteudo primeiros passosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *