Marketing de Causa: o que é e 6 estratégias para adotá-lo

O Marketing de Causa pode levar ao fortalecimento da marca e à fidelização de clientes, mas precisa ser bem planejado. Isso passa pelo alinhamento da causa aos valores do público-alvo, definição dos melhores canais, e até busca de parcerias. Leia até o final para adotar a estratégia de forma bem-sucedida!

marketing de causa

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Já percebeu que os consumidores estão mais preocupados com o impacto de suas aquisições na sociedade e no meio ambiente? As empresas que adotam o Marketing de Causa certamente já perceberam e não têm razões para reclamar sobre disso.

Porém, existe uma linha tênue entre apoiar legitimamente uma causa e explorar uma imagem caridosa que não condiz com a verdade da organização.

Em vez de engajar seus consumidores, empresas que falham em seus posicionamentos ou até agem de má-fé para transmitir um valor inexistente em sua conduta acabam destruindo suas reputações e afastando seus clientes. O Marketing de Causa precisa ser verdadeiro e ter um significado que conecte a empresa com seu público.

Para explicar como desenvolver essa estratégia de marketing na dose certa, montamos este conteúdo que explica seus conceitos, estratégias e traz alguns cases de sucesso. Confira agora mesmo!

O que é Marketing de Causa?

No mundo real, as pessoas vão sempre torcer para os mocinhos, e não para os bandidos, certo? É com base nesse princípio que o Marketing de Causa obtém seu sucesso.

Ele consiste na estratégia das organizações em promoverem esforços sociais e ambientais para contribuição no meio e comunidade de que fazem parte ou que necessitam de atenção.

Existem outras abordagens relacionadas ao Marketing de Causa que merecem ser descritas: o marketing social e a responsabilidade social.

Marketing social

Promove ações sociais que visam à mudança da percepção e atitudes dos indivíduos e suas comunidades. Nem sempre envolve investimentos financeiros na causa, portanto, seus recursos podem vir de outras iniciativas.

São esforços colaborativos que podem envolver entidades com e sem fins lucrativos, inclusive, e que buscam proporcionar benefícios em todos os sentidos.

Desenvolver um programa social para uma comunidade carente voltado para a inovação tecnológica é um exemplo.

Nesse caso, seus beneficiários ganham conhecimento, e, posteriormente, caso queiram, podem ser integrados às organizações como força de trabalho qualificada.

Responsabilidade social e ambiental

São ações voluntárias das empresas para a promoção do bem-estar de seus colaboradores, clientes e comunidade. Ou seja, não são impostas pelo poder público nem recebem incentivos para sua realização.

Uma empresa reduz seus gastos e também minimiza seus impactos no meio ambiente quando realiza uma reforma em sua estrutura física para aproveitar a água da chuva em seus banheiros, adota paredes verdes para ajudar no controle da temperatura interna, ou investe na qualidade do ar e estética natural do meio ambiente.

Esse tipo de posicionamento que envolve ações sociais e causas de relevância eleva a postura ética da empresa, que é transmitida também para suas relações com os clientes, e, por consequência, garante uma boa imagem e conexão com seu público-alvo.

No Cone Communications Global Study de 2013, 91% do consumidores relataram que trocariam uma marca por outra com os mesmos padrões de qualidade e preço se ela apoiasse uma causa social.

Ou seja, quase todos os consumidores aceitariam testar uma nova marca e deixar para trás sua fidelidade a uma loja se sua concorrente fosse socialmente engajada com alguma causa.

Se você pensar na série de investimentos que sua empresa já fez para atrair novos clientes e conquistar fatias do mercado dominada pela concorrente, concordará que o caminho do Marketing de Causa é muito mais suave, certo?

Então, como aplicar tal conceito em seu negócio? Vejamos a seguir algumas estratégias e boas práticas.

Quais as 6 melhores estratégias para sua adoção?

Como mencionamos, existe um limite muito sensível entre o sucesso de abraçar uma causa e a postura apelativa e de exploração de problemas sociais e ambientais como forma de autopromoção.

Por isso, é preciso estudar as possibilidades e planejar as ações. Entre as boas práticas para isso, podemos citar as seguintes!

1. Alinhe a escolha da causa com os valores praticados pelo público-alvo

Para começar, a escolha de uma causa para lutar por ela envolve uma sintonia com os valores da empresa.

Isso mostrará que seu desejo de promover melhorias é genuíno, principalmente, porque os colaboradores do negócio também se sentirão envolvidos.

Mas alinhar a causa com o mercado de atuação e ter uma conexão com os valores do seu público-alvo e persona também é fundamental.

Assim, ao escolher comprar produtos ou contratar serviços de uma empresa, o cliente sentirá que participa e apoia indiretamente aquela causa.

2. Tenha transparência com o propósito e os meios de dar suporte a causa

Aliás, também é essencial garantir a transparência em relação ao que é promovido e como os clientes contribuem para o sucesso do projeto.

Mencionar, por exemplo, que R$10,00 do valor das vendas será transferido para uma instituição, é essencial, assim como apurar posteriormente o montante e demonstrar como ele foi efetivamente utilizado.

É uma maneira de mostrar o início, meio e fim de uma história, e não tem nada melhor do que um final feliz, não é mesmo? Ele gera ainda mais empatia e engajamento, sentimentos fundamentais para a fidelização dos clientes.

Dica da Editora:

Marketing Digital: o que é, estratégias e TUDO sobre marketing online

Análise SWOT ou Matriz FOFA: o que é, como fazer e modelo grátis!


3. Defina os melhores canais e formatos para divulgação

Use os canais e formatos de conteúdo mais apropriados para a publicidade das ações de apoio. Isso envolve, por exemplo, escolher as redes sociais que o público-alvo está mais concentrado.

Para os conteúdos, considere vídeos ao vivo nas redes sociais, compilação de vídeos, registros fotográficos de reformas e melhorias promovidas. Só tenha atenção quanto à exploração das dores e problemas sociais. Eles não devem ser expostos de forma apelativa, ou, em vez de provocar o engajamento, trarão uma sensação de oportunismo.

4. Engaje colaboradores, clientes e comunidade

Promova ações e convites que façam que todos os envolvidos participem do Marketing de Causa.

Use hashtags especiais nas redes sociais e peça que seus clientes façam o mesmo quando virem situações semelhantes e que precisam de ajuda, crie um calendário de eventos e comemore os bons resultados.

5. Não fique apenas nas contribuições financeiras

Promover a capacitação de uma comunidade, facilitar a inserção no mercado de trabalho, criar conexões com instituições de ensino e apoio ao desenvolvimento, entre outras abordagens, também são muito valiosas.

Isso porque demonstram que existem outros meios para a contribuição para a melhoria das áreas sociais e ambientais.

Se uma empresa quer demonstrar seu caráter sustentável, por exemplo, nada melhor do que apontar as economias internas com o uso da coleta seletiva e reciclagem, não é mesmo?

6. Busque parcerias que podem agregar na solução da causa

Uma empresa que ajuda em uma causa é bom, e em duas ou mais é melhor ainda, afinal, pode contribuir muito mais para a solução do problema.

Assim, conversar com os parceiros de negócios, buscar investimentos, patrocinadores, criar ações e eventos em conjunto são ações para potencializar os resultados da causa, e mostram que, acima de tudo, o foco principal está na contribuição que pode ser feita, e não em quanto isso agregará para a imagem do negócio.

Algumas empresas conseguem realizar essas estratégias com muito sucesso e, por isso, separamos alguns cases para inspirar você e sua empresa.

Quais os cases de sucesso de empresas que usam o Marketing de Causa?

Para demonstrar o sucesso do Marketing de Causa, listamos a seguir alguns exemplos em áreas distintas.

Barbearia Corleone

A rede de barbearias de luxo é comandada por Bruno Van Enck, que, nos últimos anos, demonstrou todo o seu tino para negócios.

Entre suas estratégias de sucesso, está um Marketing de Causa relacionado ao seu negócio, que pode ser considerado o de beleza e bem-estar masculino.

Portadores de síndrome de Down que querem ter um corte atualizado e se sentir bonitos são convidados da casa para receber os serviços gratuitamente. O que se vê nas redes sociais da barbearia, portanto, é um show de clientes satisfeitos com seus novos cortes e barbas.

barbearia Corleone

Supermercados Epa e Hospital da Baleia

A rede de supermercados Epa tem grande atuação em Belo Horizonte, e, ao final de cada compra processada, as atendentes oferecem aos clientes a oportunidade de doar os centavos restantes da compra para o Hospital da Baleia.

Epa e Hospital da Baleia

Walgreens

É um dos maiores grupos americanos de farmácias, ou melhor, drugstores, pois vendem diversos tipos de produtos, e não somente medicamentos.

Sua campanha, chamada The Red Nose Day, arrecada milhares de dólares anualmente para dar suporte a comunidades carentes ou que estejam atravessando calamidades no país.

São 6 semanas em que a loja vende o adereço vermelho usados comumente por palhaços para distribuir alegria. Com isso, milhares de consumidores aderem à campanha, publicam fotos em suas redes sociais e ajudam na pulverização da campanha.

Artistas como Ed Sheeran e celebridades também contribuem com shows gratuitos ou aparecem em grandes eventos usando o nariz vermelho.

Puket e a campanha Meias do Bem

A loja especializada em meias e outros vestuários de conforto soube usar o Marketing de Causa alinhado com seu negócio.

Nesse caso, a campanha “Meias do Bem” recolhe meias usadas e as transforma em cobertores. É claro que eles também usam as sobras de tecidos, seus maquinários e mão de obra no projeto, mas, além disso, contam com uma rede de parceiros forte.

projeto meias do bem

O Marketing de Causa e as estratégias de branding estão intimamente ligada. Por isso, a escolha de qual projeto desenvolver também é estratégica e precisa do envolvimento dosgestores de área e colaboradores do negócio.

Quer tornar sua marca forte para seus clientes e o mercado? Otimizar seu posicionamento para gerar mais autoridade? Então, baixe agora mesmo nosso e-book sobre “Branding” e descubra como!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.