Marketing de Conteúdo para escritórios jurídicos: aprenda como fazer e conquiste novos clientes

Você sabe como aplicar o Marketing de Conteúdo para escritórios jurídicos? Nós separamos 5 dicas incríveis para te ajudar a transformar seu escritório!

Marketing de Conteúdo para escritórios jurídicos

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quem trabalha na área jurídica já deve ter percebido como os tempos mudaram.

Com a concorrência tão apertada, não dá mais para confiar no antigo boca a boca para conseguir um lugar de destaque no mercado: quem quer estar em evidência precisa fazer mais.

Além disso, ainda é preciso lembrar que as estratégias de divulgação não podem violar as restrições à publicidade impostas pelo Código de Ética da OAB e o Estatuto da Advocacia.

Daí surge o desafio: como meu escritório de advocacia pode se destacar de uma maneira eficaz e de acordo com as leis?

Nesse cenário, o Marketing de Conteúdo surge como uma ótima ferramenta não só para conquistar mais clientes, mas também para fidelizar os antigos e criar mais visibilidade para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como essa ferramenta pode fazer toda a diferença?

Preparamos esse post com as melhores dicas sobre Marketing de Conteúdo para empresas jurídicas.

Confira!


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Qual o conceito de Marketing de Conteúdo?

    O Marketing de Conteúdo é uma forma de marketing que consiste na produção e compartilhamento de conteúdo relevante na internet.

    A estratégia se baseia na ideia de que quando uma pessoa entra em contato com o conteúdo que você disponibilizou online e percebe que aquilo é do seu interesse e atende às suas necessidades, ela acaba se identificando com aquele conteúdo — e, por consequência, se identificando com a sua empresa, sua marca.

    Essa identificação com a empresa pode trazer ótimas consequências para o seu negócio: sua empresa se posiciona como especialista no seu segmento de atuação; sua visibilidade aumenta significativamente; te coloca em contato com clientes potenciais; dentre muitos outros benefícios.

    Mas o que exatamente seria esse conteúdo relevante?

    É, basicamente, todo o tipo de informação que permite a criação de um relacionamento com a sua persona (ou seja, o perfil semificcional do seu cliente ideal): posts em blogs, ebooks, videoaulas, dentre outros.

    Todo conhecimento especializado que seja útil ao seu cliente ideal pode ser considerado um conteúdo relevante.

    Por que meu escritório jurídico deve investir em Marketing de Conteúdo?

    Quando vamos fazer uma compra significativa ou precisamos de algum serviço especializado, a primeira coisa que fazemos é pesquisar na internet antes de fechar negócio, certo?

    Essa regra também se aplica aos serviços jurídicos: quando alguém começa a sentir que precisa de um advogado, é bastante comum que entre no Google e pesquise um pouco sobre o seu problema e sobre os profissionais no mercado que, em tese, podem resolvê-lo.

    Por isso, marcar presença na internet é indispensável para as empresas jurídicas!

    Sendo ativa na rede, disponibilizando conteúdo relevante para um potencial cliente e investindo em novos relacionamentos, a sua empresa estará sempre ao alcance do seu público-alvo.

    Além disso, produzir sempre novo conteúdo ajuda também a manter uma comunicação constante com os antigos, possibilitando que a sua empresa esteja sempre atenta às suas necessidades para atendê-las.

    Além de tudo isso, a criação de conteúdo é uma ótima forma de posicionar a sua empresa jurídica como autoridade no mercado.

    A publicação de artigos ou posts em blogs, ebooks e vídeos, por exemplo, são ótimas maneiras de expor seus conhecimentos ao público — e o melhor, tudo de acordo com o Código de Ética da OAB, que autoriza o Marketing de Conteúdo em seu artigo 46!

    Como posso fazer marketing de conteúdo no meu escritório?

    marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair, engajar e fidelizar clientes por meio da criação e distribuição de conteúdos relevantes e de valor.

    Para um escritório jurídico, essa pode ser uma forma eficaz de se posicionar como autoridade no seu segmento, educar o público sobre seus direitos e deveres, gerar confiança e credibilidade e aumentar a visibilidade online. Para fazer realizar esse trabalho você precisa seguir alguns passos:

    • Definir seu público-alvo: quem são as pessoas que podem se interessar pelos seus serviços jurídicos? Suas dores, necessidades, desejos, objetivos, hábitos?
    • Determinar seus objetivos: aumentar o tráfego do seu site, gerar leads qualificados, converter clientes etc?
    • Criar sua proposta de valor: qual é o diferencial do seu escritório jurídico? Como pode resolver os problemas ou atender as demandas do seu público-alvo?
    • Analisar seus canais de distribuição: onde você vai publicar e divulgar seus conteúdos? Quais são as plataformas mais adequadas para o seu nicho e para o seu público-alvo?
    • Fazer seu calendário editorial: quando e com que frequência vai produzir e publicar seus conteúdos? Seus temas, formatos, palavras-chave e chamadas para ação?
    • Produzir seus conteúdos: como criará conteúdos de qualidade, relevantes, originais e otimizados para os mecanismos de busca e para o seu público-alvo?
    • Divulgar seus conteúdos: você vai usar técnicas de marketing digital, como SEO, mídias sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, etc.?
    • Analisar seus resultados: quais são as métricas e os indicadores que você vai acompanhar para avaliar se seus objetivos estão sendo atingidos?

    Fazendo marketing jurídico, poderá se destacar da concorrência, atrair mais clientes potenciais, convertê-los em efetivos e fidelizá-los com satisfação.

    1. Defina a sua persona

    A ideia central do Marketing de Conteúdo é produzir conteúdo direcionado ao público-alvo de um negócio, buscando atrair público qualificado — ou seja, aquele que potencialmente terá interesse nos seus produtos ou serviços.

    Isso acontece quando o internauta entra em contato com o seu conteúdo e fica com a impressão de que aquele conteúdo foi feito especialmente para ele, já que tira suas dúvidas sobre um assunto ou resolve algum dos seus problemas.

    É claro que essa identificação do público com o conteúdo é mais difícil se você tenta atingir um número indeterminado de pessoas, sem qualquer direcionamento.

    Por isso, o primeiro passo para começar a investir no Marketing de Conteúdo é definir para que perfil de cliente será direcionado — ou seja, a sua persona.

    Afinal, se o seu conteúdo for produzido exatamente para o tipo de pessoa que procura o seu negócio, as chances de sucesso na criação de um relacionamento são bem mais altas!

    Para montar personas assertivas para nortear suas campanhas de Marketing de Conteúdo, use nossa incrível ferramenta: o fantástico gerador de personas grátis!

    2. Invista em material educativo

    Todo mundo que trabalha na área jurídica tem aquele tio que sempre te para nas festas de família para tirar dúvidas jurídicas, não é mesmo?

    Muitas pessoas têm dúvidas sobre seus processos, direitos e outras questões legais, mas nem todo mundo têm um advogado solícito na família.

    O que essas pessoas fazem?

    Buscam na internet a resposta para as suas perguntas.

    Por isso, uma ótima estratégia de Marketing de Cpara escritórios de advocacia é produzir e compartilhar conteúdo que eduque as pessoas sobre questões jurídicas recorrentes no seu dia a dia.

    Você pode escrever sobre como escolher o melhor advogado, ou os benefícios de uma consultoria jurídica; quais são os seus direitos caso ocorra a situação ‘x’; enfim, todas as dúvidas que possam ser recorrentes à sua persona podem ser abordadas.

    Fazendo isso, você ganha credibilidade e se torna uma espécie de autoridade perante o seu público-alvo.

    3. Traduza o juridiquês

    Um grande problema no Direito é que ele não é tão acessível para os leigos, e isso se dá principalmente pelo uso do famoso juridiquês.

    O uso dos jargões jurídicos impede que “pessoas comuns” (e às vezes até mesmo os próprios advogados!) consigam entender grande parte das questões jurídicas.

    Por esse motivo, uma boa ideia é criar conteúdo que “traduza” algumas leis e entendimentos da doutrina e da jurisprudência de interesse de sua persona.

    Use uma linguagem simples, fácil de entender.

    Uma boa maneira de fazer isso é escrever como se estivesse explicando tudo para um cliente que está na sua frente, no seu escritório.

    Lembre-se: o conteúdo não é para você ou para seus colegas, é para sua persona!

    4. Fale sobre tendências do mercado

    No Direito, algumas áreas estão em expansão e pouca gente sabe sobre elas.

    Se a sua empresa jurídica atua em alguma dessas áreas (como, por exemplo, com o direito desportivo ou o direito ambiental) é importante falar sobre isso com os seus clientes.

    Explique sobre o que você faz; por que a área tem crescido; por que é importante investir nela.

    Isso pode ajudar a sua persona não só a se informar sobre novas tendências no mercado jurídico, mas também a considerar novos investimentos nessas áreas — e, nesse caso, você estará à sua disposição oferecendo seus serviços!

    5. Divulgue seu conteúdo

    Por fim, uma das dicas mais importantes é: compartilhe o conteúdo que você produziu!

    Afinal, não basta apenas postar o conteúdo no seu site e deixar quieto: você quer que a informação produzida alcance o maior número de pessoas que se encaixam no perfil da sua persona, certo?

    Por isso, também é importante investir em um trabalho de divulgação desse conteúdo.

    Divulgue nas redes sociais e em plataformas especializadas de Direito, invista em anúncios patrocinados (o Facebook e o LinkedIn, por exemplo, têm ótimos retornos para esse tipo de divulgação), envie newsletters aos cadastrados.

    O importante é compartilhar o conhecimento!

    6. Terceirize a produção do conteúdo

    Como um escritório jurídico tem alta demanda de atendimento, bem como, volume de textos a serem redigidos para os processos e demais levantamentos de documentos pode ficar complicado conciliar tudo em um mesmo local. Principalmente, tendo que produzir conteúdos educativos para esclarecimentos de seu público-alvo.

    Dessa maneira, uma alternativa é terceirizar a produção de conteúdo para uma empresa que domina as estratégias de marketing de conteúdo ou então direcionar o briefing a uma plataforma onde se encontram também esses profissionais.

    Um exemplo é o WriteAccess como uma solução viável, pois é uma plataforma de criação de conteúdo, em que você tem acesso aos melhores talentos e às ferramentas para aumentar sua produção de conteúdo, crescer seu negócio para se sobressair no mundo online.

    Como pensar numa estratégia de marketing de conteúdo para o seu escritório jurídico?

    O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para o escritório jurídico que deseja se destacar no mercado e atrair mais clientes. Por meio de conteúdos relevantes e de valor, é possível educar o público sobre temas jurídicos, demonstrar sua expertise e autoridade no seu segmento, gerar confiança e credibilidade e aumentar a visibilidade online.

    No entanto, para que essa estratégia seja efetiva, é preciso planejar e executar cada etapa com cuidado e profissionalismo, desde a definição do público-alvo e dos objetivos até a análise dos resultados e equipe contratada. Assim, poderá aproveitar os benefícios e se diferenciar da concorrência.

    Preparado para dar o primeiro passo? Acesse a página do WriterAccess e faça um teste para ter um gostinho dessa experiência.

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.