As 6 vantagens em adotar Marketing de Conteúdo na sua Instituição de Ensino

marketing de conteudo para instituição de ensino

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O setor educacional é um mercado competitivo e você precisa sair na frente, dando destaque a sua instituição.

Pois, afinal, isso pode ser decisivo para que a sua instituição de ensino (IE) seja “A” escolhida pelo aluno em potencial.

Para isso, além de acompanhar as mudanças que ocorrem nesse setor, é necessário lidar com as dificuldades que as IEs enfrentam. Sejam elas pequenas, médias ou grandes questões como retenção e captação de alunos.

O aumento do número de escolas e universidades já é um fato possível de se perceber: basta ligar a tevê para se deparar com uma nova instituição que está sendo lançada no mercado.

Soma-se a isso ainda a alta taxa de desemprego que estamos enfrentando, que além de afetar a renda das famílias tem impacto direto na educação.

Afinal, se o dinheiro está curto, o orçamento para uma cursar uma faculdade, por exemplo, estará ainda mais limitado.

Porém, existem algumas estratégias para se adotar e melhorar os resultados de sua IE em relação ao seu desempenho e oferecendo mais previsibilidade. E o investimento no meio online é uma delas.

Utilizar ferramentas de Marketing Digital pode ser uma opção para se alcançar um melhor desempenho, como pode ser visto pela Pesquisa TechTrends: Benchmarks de Ferramentas para Instituições de Ensino, na qual cerca de 40% das instituições participantes que adotam ferramentas nessa área perceberam uma melhora considerável em seus resultados.

Se a sua instituição precisa de ajuda para se posicionar bem no meio digital, não deixe de ler este artigo até o final.

Confira todas as dicas que você pode começar a adotar hoje mesmo para que a sua IE tenha mais chances de conquistar os alunos em potencial, aumentar o número de alunos matriculados e reter os alunos atuais.

1. Conhecer o seu aluno em potencial

O primeiro passo para iniciar qualquer estratégia é conhecer quem são os seus alunos em potencial. Existem várias informações que você precisa saber para de fato conhecer o seu aluno, como:

  • Objetivos;
  • Problemas enfrentados;
  • Interesses;
  • Como a sua instituição pode ajudá-lo.

Com esses dados você está apto a construir a persona de sua instituição, que nada mais é do que um perfil semi-fictício que representa o seu aluno ideal.

Com ela é possível dar uma cara para o público que você deseja atingir, e uma direção para a sua estratégia de marketing digital.

Afinal, com a persona estruturada é possível saber o que a sua IE precisa oferecer e fazer para atender a necessidade e chamar a atenção do seu estudante em potencial.

Use as respostas dos dados acima para construir a sua persona de sua instituição com essa ferramenta gratuita.

marketing-de-conteudo-para-instituicao-de-ensino

2. Despertar o interesse pela sua instituição

Conhecer a sua persona e fazer com que ela tenha conhecimento de sua instituição não bastam para conquistar o seu aluno em potencial. Isso é o básico que a sua IE precisa fazer e não garante a conquista de interesse.

O que vai conseguir despertar a atenção do estudante e conquistar a sua atenção é o conteúdo que a sua instituição irá produzir.

Como já falamos o conteúdo é o rei, mas para ele ter o efeito desejado precisa estar de acordo com a jornada de seu aluno em potencial.

Para isso, é necessário:

  • Planejar a estratégia de Marketing de Conteúdo de sua instituição, documentando e realizando as alterações necessárias para se tornar adequada ao objetivo de sua IE;
  • Executar a produção de conteúdos com uma frequência definida e divulgá-los;
  • Mensurar os resultados obtidos por cada conteúdo reunindo informações suficientes para melhorar sua estratégia.

O próximo passo é dar visibilidade para a sua instituição. Que tal se a sua IE aparecesse bem posicionada na busca do Google?

Para isso, você precisa publicar, continuamente, conteúdos relevantes para a sua persona.

Assim, a sua chance de ser indicado pelo buscador como solução aumenta a cada texto e mais pessoas terão conhecimento sobre a sua instituição.

Desse modo, é possível entender como uma IE que publica frequentemente conteúdos de qualidade cria mais oportunidades de ser encontrada e criar relacionamentos.

3. Gerar autoridade para a sua IE

Com a persona ficamos sabendo quais problemas um estudante enfrenta e esse conhecimento é muito útil, pois ele pode ser aproveitado para gerar autoridade para a sua instituição.

E, para isso, um blog pode ajudar, visto que seu principal papel é criar conexões relevantes com o seu público e educá-lo.

Resolver uma dúvida a respeito de qual curso escolher, por exemplo, aproxima a sua IE do aluno e ele será marcado por esse aprendizado.

Isso pode se tornar um fator a favor de sua instituição, afinal, para ela ser considerada como uma das opções de seu aluno em potencial, ela precisa oferecer soluções para os obstáculos que ele enfrenta e mostrar conhecimento no assunto.

E é exatamente isso que transforma a sua IE em uma autoridade no mercado: demonstrar expertise na área em que ela atua.

4. Reduzir riscos

Conhecer a sua persona e se posicionar no meio digital para a sua instituição ser encontrada são todos benefícios que te protegem contra algumas ameaças externas que apresentam riscos inevitáveis.

Por exemplo, uma crise econômica que afeta o país, como essa que estamos vivendo, atinge o poder financeiro de grande parte das famílias brasileiras e essas passam a não ter uma renda suficiente para investir na educação.

Isso impacta no número de alunos que poderiam se matricular em sua instituição.

Para se proteger dessas influências externas a sua IE precisa investir em um bom relacionamento com os seus alunos em potencial e melhorar o seu posicionamento nas páginas de busca, para se comunicar da forma mais eficiente e conseguir diminuir os impactos que esses riscos podem gerar.

5. Ajudar o seu aluno em potencial por todas as fases até a desejada matrícula

Para um estudante se tornar aluno de sua instituição ele precisa passar por algumas fases e você pode ajudá-lo por meio de conteúdos que tirem todas as suas dúvidas. Veja como:

Visitante

João é um estudante recém formado do ensino médio e está a procura de uma universidade. Ele encontrou o site e blog de sua instituição para buscar mais informações e, por isso, tem potencial para se tornar um aluno.

Lead Estágio Inicial

João já conhece o seu blog e fez o download de um guia sobre carreiras já que ainda não tem certeza sobre os cursos oferecidos. Para ter acesso a esse material ele precisou preencher um formulário com o seu nome e email.

Lead Qualificado

O blog de sua instituição despertou o interesse de João e nessa etapa ele fez o download de um ebook sobre as diferenças entre o curso de Direito e o de Relações Internacionais. Com isso, é possível saber que João provavelmente está em dúvida entre esses dois cursos de sua IE.

Inscrito

Após ler outros conteúdos de seu blog, João se inscreveu no processo seletivo de sua instituição.

Avaliado

O próximo passo é ser avaliado no processo seletivo e conseguir alcançar a nota necessária para ser convocado.

Convocado

João conseguiu ser aprovado no processo seletivo e agora só a matrícula o separa de se tornar aluno de sua instituição.

Matriculado

Com a aprovação em sua instituição, João não teve dúvidas e se matriculou em sua IE no curso de Relações Internacionais, após se decidir com os conteúdos disponíveis no blog.

Quer aprender mais sobre essas etapas? Confira o nosso post sobre funil de marketing em Instituições de Ensino.

6. Aumentar as chances de retenção de alunos

Até aqui você já conseguiu conquistar novos alunos para a sua instituição e agora o objetivo é reter esses alunos conquistados.

Para isso, você precisa medir a taxa de retenção, descobrir quantos alunos estão entrando e saindo de sua instituição para, assim, estabelecer metas.

Saber quais são os principais motivos de desistência é fundamental para poder tomar alguma atitude.

E, claro, investir na infraestrutura e no corpo docente de sua instituição é sempre essencial para oferecer um ensino de qualidade.

Lembrando que você pode continuar produzindo conteúdos para os alunos que já fazem parte de sua IE, afinal eles também possuem dúvidas e, no caso de uma universidade, você pode aproveitar os cursos de extensão e oferecer uma especialização para os alunos que estão finalizando a graduação ou mesmo os que formaram recentemente.

Sabemos que qualquer IE, seja uma universidade, escola ou cursinho, depende de novas matrículas e da retenção de alunos para se manter no mercado. Porém, para se alcançar novos alunos e retê-los é necessário ter uma boa estratégia de Marketing Digital combinada com Marketing de Conteúdo para aumentar as chances de sucesso de sua IE.

Seguindo essas dicas não tenha dúvidas que os resultados obtidos serão bem maiores. O próximo passo é colocar todas as dicas deste artigo em prática!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.