Marketing de Conteúdo para vídeos: 11 dicas para criar um conteúdo inesquecível

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Para muitos empreendedores, um dos maiores passos na inovação é começar a investir em uma estratégia de marketing de conteúdo para vídeos.

Vídeos não devem ser mais o último passo da estratégia, pois não demanda mais tantos recursos para ser produzido.

Essa forma de pensar está mudando o conceito dos empreendedores e colocando o a produção de vídeos no topo do plano de marketing.

Por que usar marketing de conteúdo para vídeos?

As empresas estão migrando para os vídeos como uma tática de conteúdo eficiente para engajar clientes, mas a produção desse tipo de conteúdo requer cuidados e estratégias específicas para ser envolvente.

Atribuir algumas tags e uma breve descrição no vídeo, apesar de fazer parte da estratégia para uma boa indexação, não é o suficiente para fazer com que ele se destaque rapidamente.

Na verdade, o sucesso dele pode demorar um pouco e demandar tanto esforço na divulgação quanto na produção.

Para resolver isso, nós descobrimos algumas das principais estratégias de produção que agregará valor e tornará o seu vídeo inesquecível para muita gente.

Abaixo, segue uma lista de estratégias consideradas as melhores práticas utilizadas pelos especialistas para construírem e desenvolverem um bom plano de marketing em vídeos.

Venha conhecer!

1. Ouça e aprenda com o seu público

Antes de iniciar o debate de ideias para os conteúdos, escolher as ferramentas certas de produção e edição ou pensar sobre qual equipamento irá usar, você precisa saber o que o seu público quer assistir.

Por isso, dedique um tempo e se esforce para conhecer e compreender o tipo de conteúdo que o seu público deseja consumir.

Isso poderá contribuir para adicionar uma quantidade enorme de valor para o seu vídeo no Youtube ou outra plataforma de vídeos.

Comece conversando com eles através das redes sociais, emails e outras formas de comunicação para descobrir o que eles gostariam de saber sobre a sua marca e o que eles estão falando sobre você na internet.

Solicite comentários e feedbacks para manter-se sempre atualizado com relação ao perfil deles.

2. Alinhe os objetivos do negócio com o público

Depois de identificar o conteúdo de vídeo que você considera interessante para o seu público, a próxima etapa é olhar para os objetivos do seu negócio.

A sua ideia de vídeo se encaixa com os objetivos da sua marca?

Como isso pode ser feito através de um vídeo?

Depois de entender o público olhe para os objetivos da marca e veja como eles se alinham com as necessidades do grupo.

Para isso, compare o objetivo da marca com o que o público está interessado para alinhar o conteúdo de forma estratégica.

Isso não é tão simples de fazer, mas vai ajudá-lo a concentrar-se nas ideias mais valiosas tanto para a marca quanto para o público.

3. Crie vídeos com conteúdos de impacto

Para tornar o seu vídeo inesquecível e compartilhável é preciso gerar impacto com ele.

Mas como fazer isso?

Use ideias de conteúdos que sejam intrigantes, inspiradores e que gerem respostas emocionais fortes no público.

Antes disso, você deve determinar quais mudanças de pensamento, motivação ou comportamentos deseja inspirar com o seu vídeo e o restante ficará mais fácil.

Geralmente as respostas com emoções positivas são mais eficazes para incentivar o público a interagir e compartilhar os vídeos nas redes sociais.

Emoções como felicidade, alegria e espanto podem agregar um grande potencial para o seu vídeo se tornar um viral na internet.

4. Seja breve e vá direto ao assunto

Os primeiros segundos de exibição de um vídeo são fundamentais para despertar o interesse e a atenção do público.

Caso contrário, ele o abandonará e dificilmente voltará para assistir novamente.

Com base nessa informação, quando for editar o seu vídeo, lembre-se de introduzir rapidamente o que o conteúdo irá tratar antes que ele desista de assistir.

Outros estudos indicam que vídeos entre cinco e dez minutos são mais acessados que os vídeos muito longos.

As pessoas querem consumir conteúdos de valor, mas possuem pouco tempo para isso e se dispersam com facilidade.

Então seja direto com as informações que for passar.

5. Post conteúdos de forma consistente

Os canais que postam conteúdos com frequência, além de manter os seguidores atuais interessados, conseguem reter novos a cada dia.

A frequência não deve ser mais do que um por dia, para não ser considerado maçante, e nem menos do que um por semana, para não ser esquecido.

Agora você pode escolher a frequência baseada no perfil do seu público e da sua empresa.

6. Compartilhe e estimule o compartilhamento constante dos vídeos

O usuário que compartilha um vídeo acredita que o conteúdo poderia ser útil para os amigos tanto quanto foi para ele.

Então, quando criar um vídeo, tenha em mente as emoções que você está criando, pois elas serão as razões pelo qual alguém poderá ser estimulado a compartilhá-lo.

Para obter resultados mais eficazes, lembre-se que o compartilhamento do seu vídeo nas redes sociais deve seguir um plano parecido com a postagem dos conteúdos do seu blog e site.

Essa ação deve começar com você e ser continuada pelo público ao longo do tempo.

7. Integre seus vídeos com o blog e sites da empresa

Os programas de marketing em vídeos mais eficazes são os que criam uma relação direta entre o canal no Youtube e o site e/ou blog.

Ou seja, o seu site e blog precisam estar, mesmo que discretamente, presentes de alguma forma em seus vídeos através de links na descrição, anotações que aparecem nos vídeos, cartões, etc.

Mas o contrário também deve acontecer.

Agregue os seus vídeos em páginas de blog e sites juntamente com o conteúdo que considerar mais relevante para encaixá-lo.

Tenha em mente que o Youtube se adapta automaticamente para diversos tipos de dispositivos e, isso é particularmente importante para a visualização dos seus vídeos em aparelhos móveis como smartphones e tablets.

8. Envolva o público com os vídeos

A audiência no Youtube possui cerca de dez vezes mais chance de se envolver, seguir, compartilhar e comentar em seus vídeos do que nos conteúdos em blogs ou posts nas redes sociais.

Isso acontece porque o Brasil é um dos países em que mais as pessoas assistem vídeos no Youtube e, o engajamento delas por lá, se tornou uma parte fundamental das estratégias de marketing.

Entenda que o Youtube não é apenas uma plataforma de uploads online para os seus vídeos, mas uma poderosa plataforma de mídia social.

9. Deixe o público falar por você

Vídeos podem ser uma forma ideal para contar a história da sua marca.

Mas você já pensou em deixar o seu público fazer parte dela?

Clientes fãs são embaixadores da marca e gostam de dar seus testemunhos sobre o quanto a marca os ajudou ou ajuda em alguma coisa.

Utilize essa oportunidade para agregar valor a marca e divulgar a sua missão no mundo e no mercado.

O conteúdo irá oferecer uma experiência mais rica e verdadeira para a audiência e poderá trazer resultados incríveis para a sua estratégia.

10. Estabeleça um plano de divulgação

A publicidade paga é uma parte crucial no marketing em vídeos, principalmente pelos resultados que entrega no curto prazo.

No Youtube os anúncios são feitos através do Google Adwords após a compra da plataforma ter sido concretizada pelo Google.

Geralmente, a publicidade paga pode aumentar a sua taxa de cliques em aproximadamente dez vezes mais e trazer um retorno rápido.

A estratégia é boa para o início quando o público ainda é pequeno ou quando se pretende expandir rapidamente o seu tamanho depois de um tempo.

A segmentação é outra grande vantagem.

O seu anúncio será exibido para um público que tenha o perfil mais adequado com o seu negócio e, isso traz resultados rápidos.

11. Monitore os resultados de forma constante

Uma das partes mais importantes do marketing em vídeos é medir o sucesso que ele teve.

Depois de horas criando um conteúdo incrível e alinhado com os desejos e necessidades do seu público é hora de saber o resultado que ele gerou para você.

Mas para isso, você vai precisar de um KPI (Key Performance Indicator) para medir o seu desempenho.

O mais comum e utilizado por quem faz campanhas de marketing é o Analytics do Google.

A ferramenta é gratuita e trás uma série de recursos de medição para você conhecer cada detalhe do impacto gerado com o seu conteúdo em vídeo.

Então, aproveite!

O marketing em vídeos representa uma grande oportunidade para você agregar valor à sua marca.

Principalmente se o objetivo for aumentar as conversões, melhorar a confiança do público ou simplesmente mostrar o que o seu negócio faz para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.

Esperemos que estas dicas ajudem a mostrar como a utilização de conteúdos em marketing de vídeos é valiosa, envolvente, significativa e dentro do seu alcance.

Ficou motivado? Então, mãos a obra! Veja como fazer SEO (Search Engine Optimization) para vídeos: o guia completo!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.