Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 17 de junho de 2019. | Atualizado em 6 de dezembro de 2019


Em meio a tanta competição no mercado, é preciso manter colaboradores e funcionários engajados no desempenho da sua empresa, certo? Para isso, o Marketing de Incentivo é uma excelente ferramenta. Com algumas das suas ações em prática, é possível colher os benefícios de contar com uma equipe motivada.

Quando falamos em estratégias de marketing, é comum pensarmos em ações voltadas para o público externo, ou seja, para a atração de consumidores ou o posicionamento de uma marca no mercado. Porém, é preciso pensar também em campanhas que estimulem os seus colaboradores e, para isso, uma das saídas é o Marketing de Incentivo.

Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, contar com uma equipe de vendas desmotivada, por exemplo, pode ser um fator negativo no desempenho da organização como um todo. Portanto, é fundamental colocar em prática estratégias que fortaleçam a cultura da sua empresa e melhorem o desempenho dos seus colaboradores.

Com funcionários motivados e engajados nos objetivos e metas da empresa, a tendência é alcançar resultados ainda mais satisfatórios.

Que tal, então, se aprofundar na importância do Marketing de Incentivo e conhecer algumas ações que podem otimizar o desempenho da sua equipe se colocadas em prática?

Neste conteúdo, você vai ver:

Continue a leitura!

 

O que é Marketing de Incentivo?

A retenção e o engajamento são dois termos muito utilizados atualmente, especialmente quando o assunto é Marketing Digital.

O foco, porém, acaba sendo externo: clientes e consumidores em potencial. O Marketing de Incentivo passa a olhar para os dois conceitos de forma interna, buscando reter e engajar os funcionários e colaboradores.

Além de salários e bonificações — muito comuns na área de vendas —, é preciso oferecer mais aos responsáveis diretos pelo desempenho da sua organização. Na prática, o Marketing de Incentivo é um conjunto de ações com o objetivo de incentivar os colaboradores a melhorarem ainda mais os seus rendimentos no trabalho.

Ou seja, da mesma forma que você tenta fidelizar clientes, também deve motivar os seus colaboradores. Esse trabalho é constante e passa diretamente pela premiação e pelo reconhecimento daqueles profissionais que conseguiram atingir e/ou superar as metas e garantir resultados positivos para a organização.

A partir de campanhas e ações, a própria empresa estimula os funcionários e colaboradores a se engajarem ainda mais nas causas e metas do negócio. São estipulados os objetivos, prazos e prêmios, deixando claras as regras do jogo para todos os profissionais daquela empresa.

Na prática, o Marketing de Incentivo é uma forma de reconhecer e valorizar aqueles colaboradores que mais se destacaram em determinado período. A estratégia busca mostrar que a empresa está atenta ao trabalho realizado por cada um e que, quando bem-feito, as recompensas podem ser ainda maiores do que um bom salário e uma estrutura de trabalho adequada.

 

Qual a importância de implementá-lo na sua empresa?

Muitas empresas podem achar desnecessário aplicar ações e campanhas de Marketing de Incentivo, porém, a realidade mostra a importância de pensar na adoção dessa estratégia. Segundo estudo da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), 56% das empresas já adotam algumas dessas práticas internamente.

Além disso, a mesma pesquisa mostra que 96% delas consideram as premiações fundamentais para o desempenho dos profissionais. Colocar o Marketing de Incentivo em prática é, portanto, uma ação fundamental para o sucesso de qualquer empresa, gerando colaboradores engajados e estimulados a conquistarem mais resultados positivos.

Algumas vantagens e benefícios do Marketing de Incentivo se destacam e, para que você não pense duas vezes antes de colocar essa estratégia em prática, separamos as principais delas. Confira!

Atração e retenção de talentos

Os salários já não são suficientes para atrair profissionais qualificados para a sua empresa e, por isso, investir em ações de incentivo pode ser uma saída interessante.

Assim, a retenção de talentos também é facilitada, com mais colaboradores se sentindo confortáveis dentro da sua empresa e visando permanecer por mais tempo ali.

Melhora do clima organizacional

O ambiente de trabalho é um fator preponderante para o sucesso ou não de uma organização. Com ações de reconhecimento e valorização dos funcionários, a tendência é a criação de um clima organizacional positivo, com mais colaboradores engajados na cultura da empresa, mirando os mesmos propósitos e objetivos.

Aumento da produtividade

Mais incentivos implicam diretamente em uma melhora do desempenho e produtividade dos profissionais da sua empresa.

Afinal, quando existe reconhecimento e valorização do que foi feito, a tendência é que eles se esforcem ainda mais para mostrar o seu valor para os seus superiores e, consequentemente, busquem os melhores resultados.

Satisfação do consumidor

O consumidor final pode até não perceber as ações de Marketing de Incentivo, mas ele também é beneficiado por essa estratégia.

O cliente passa a lidar, por exemplo, com um vendedor mais empenhado em fechar uma venda, mais disposto a solucionar os seus problemas e a garantir a sua satisfação, já que, no fim, o seu trabalho passa a ser valorizado.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Marketing Operacional: o que é e como funciona essa estratégia?

👉 Teste DISC: o que é e como identificar o perfil comportamental?

👉 Marketing Offline: o que e como aplicar essa estratégia em 2019

👉 Como reter seus clientes com Marketing de Fidelização – Rock Content

👉 O que é o Marketing Reverso e quais seus benefícios


 

Quais ações colocar em prática para aplicar o Marketing de Incentivo?

Os benefícios, portanto, são muitos, e o Marketing de Incentivo vem se tornando um dos mecanismos cada vez mais comuns e importantes dentro das mais diferentes organizações, certo?

Que tal, então, saber como colocar essa estratégia em prática na sua empresa? Para ajudar você nessa tarefa, listamos algumas dicas. Confira!

Descubra a motivação

O primeiro passo é descobrir qual a razão para que você realize ações de Marketing de Incentivo na sua empresa. A taxa de fidelização está baixa? A retenção de colaboradores não está agradando e a rotatividade interna está muito alta? Para estruturar uma campanha nesse sentido, é preciso, antes, saber o que você quer solucionar, ou seja, sua motivação.

Defina o objetivo da ação de incentivo

Em seguida, é hora de estabelecer qual o objetivo daquela campanha, que vai ser diretamente relacionado com a motivação inicial. A partir dessa relação, você pode estabelecer qual é o objetivo: aumentar as vendas, atrair mais profissionais qualificados para a sua empresa ou fidelizar um maior número de consumidores?

Determine metas, regulamento, métricas de avaliação e prazos do público-alvo

Parte do planejamento inicial também envolve a definição das metas, regulamento, métricas e prazos para que o público-alvo dessa campanha conheça as regras do jogo e saiba o que precisa fazer para ser premiado. Tudo isso é fundamental para garantir a total atenção e o melhor desempenho de cada um dos colaboradores.

Valorize a sua campanha de incentivo

Faça questão de divulgar ao máximo a sua campanha para que todo o seu público-alvo seja impactado. Crie um verdadeiro evento para divulgar a sua ação, deixando claro que o objetivo da empresa é fortalecer o vínculo com os seus funcionários e, de quebra, conseguir melhores resultados. Esse é o primeiro passo para motivar ainda mais os seus colaboradores.

Realize feedbacks completos e com frequência

Durante o lançamento da campanha, é importante garantir a motivação de todos os participantes no processo. Não adianta divulgar a ação e não oferecer os recursos para que os profissionais alcancem as metas, afinal, o seu foco deve ser garantir que mais funcionários se sintam engajados.

A partir de feedbacks, você consegue manter mais colaboradores motivados em busca dos objetivos. Forneça os recursos necessários para que cada profissional entenda o que precisa ser aprimorado, qual o melhor caminho, enfim, ajude ao máximo o funcionário e, consequentemente, mantenha-o motivado e engajado.

Invista em premiações diversificadas para diferentes tipos de metas

O Marketing de Incentivo também exige criatividade da empresa e, por isso, é importante diversificar nas premiações e nos tipos de metas estabelecidas.

Não valorize os funcionários sempre com as mesmas coisas e busque alternativas que aumentem as chances de mais colaboradores se engajarem na campanha.

Analise o resultado final

As métricas não são válidas apenas para monitorar uma campanha de link patrocinado ou o impacto de uma estratégia de Marketing de Conteúdo nos seus resultados. Portanto, após realizar uma campanha de Marketing de Incentivo, faça uma compilação e uma análise bem detalhada de todos os dados obtidos.

Afinal, ali estarão os melhores feedbacks e insights para a criação de campanhas futuras ainda mais eficientes. Por meio dessa avaliação, fica mais fácil saber quais ações costumam funcionar e aquelas que não levaram seus colaboradores a se sentiram tão engajados, permitindo que você monte ações cada vez melhores.

O Marketing de Incentivo é, portanto, muito eficiente para fortalecer e melhorar o clima organizacional da sua empresa. Com a aplicação de algumas ações, a tendência é que o seu negócio consiga melhores resultados, tirando o máximo de cada colaborador, aumentando a produtividade e a eficiência do trabalho realizado internamente.

Neste artigo, mostramos como o Marketing de Incentivo pode ser importante para quem quer melhorar o desempenho dos seus funcionários. Mas esse é apenas um dos muitos conceitos de uma estratégia mais ampla. Que tal saber o que é Endomarketing? Confira o nosso artigo e entenda a importância dele para a satisfação dos colaboradores!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *