Entenda como funciona o Marketing de Patrocínio e saiba como gerar resultados com eventos

O Marketing de Patrocínio é uma estratégia que permite que uma marca alcance um grande número de pessoas de uma única vez e ainda reafirme sua posição no mercado, por meio da associação com uma outra empresa. O investimento pode ser elevado, mas o retorno também o é.

Marketing de Patrocínio

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Nem sempre o apoio a eventos é uma das prioridades da comunicação de uma empresa. Entretanto, o marketing de patrocínio pode trazer diferentes vantagens a um negócio — do crescimento da base de fãs ao aumento das vendas. 

Ser patrocinador de um evento — ou, ainda, de um artista — é uma possibilidade de afirmar valores, missões e até mesmo compromissos sociais defendidos pela empresa.

Os investimentos são altos, mas os retornos também são. Para garantir isso, no entanto, é preciso escolher o beneficiado do patrocínio com atenção e cuidado. 

Quer saber mais sobre o tema? Então continue com a gente, fique por dentro do conceito de marketing de patrocínio e veja também as principais vantagens de investir nesse tipo de comunicação. 

O que é marketing de patrocínio?

O marketing de patrocínio é a modalidade de marketing em que uma marca apoia algo ou alguém (artistas, eventos ou mesmo uma causa), geralmente em troca de uma grande visibilidade.

O investimento pode ser feito por meio do repasse direto de verbas ou a partir de outras parcerias, como divulgação em mídia por exemplo. 

Para que esse tipo de ação tenha sucesso, é necessário que haja algum nível de afinidade entre os consumidores da empresa patrocinadora e o público do evento ou artista a ser patrocinado.

Em outras palavras, podemos dizer que oferecer um patrocínio é associar uma marca a outra. Portanto, a escolha de onde investir deve ser bastante cuidadosa.

O estudo da afinidade de público é essencial, além da análise da contrapartida. Caso sua marca resolva patrocinar um festival, por exemplo, o que ela ganha em recompensa?

Comumente, o alcance é a principal das entregas, ainda que dependa do porte do evento patrocinado. 

Porém, mesmo assim, é preciso alinhar detalhes mais específicos: o seu negócio poderá fazer uma ação no local? Em quais peças gráficas sua marca aparecerá?

Essas são algumas das perguntas que devem ser respondidas para garantir um bom retorno sobre o seu investimento. Quanto maior a cota de patrocínio adquirida, maiores devem ser as recompensas obtidas.

O marketing de patrocínio é também bastante relevante no marketing esportivo onde cada vez mais empresas se dedicam ao esporte e engajam sua marca a uma base poderosa de fãs.

Por que investir em eventos? 

Agora que você já sabe o que é o marketing de patrocínio e quais os principais cuidados ao optar por essa estratégia, confira a seguir os três principais motivos pelos quais investir nesse tipo de ação vale a pena. 

Aumentar o reconhecimento de marca

Mais do que levar sua marca a um grande público, o marketing de patrocínio permite que você leve sua marca a um público específico.

Dessa forma, é possível agregar valor e reforçar o seu posicionamento de mercado. Estudar o público é fundamental.

Se você quer que sua marca seja vista como descolada e voltada a um público mais jovem, faz total sentido se associar a um bloquinho de carnaval, por exemplo.

Essa vantagem é especialmente benéfica para empresas recém-chegadas ao mercado e que enxergam uma oportunidade de se destacar por meio da associação com outra marca já mais bem estabelecida. 

Mas não pense que apenas marcas grandes podem se beneficiar dessa estratégia. Como falamos, os eventos costumam oferecer diferentes cotas de patrocínio e mesmo um evento de bairro pode ser vantajoso para uma marca de menor porte. 

Apresentar produtos novos ou específicos

No fim do dia, aumentar o número de vendas é o principal objetivo de todo e qualquer negócio. Patrocinar ou apoiar eventos é uma forma de fazer isso.

Grandes festivais, casas de show ou mesmo eventos empresariais não costumam trabalhar com marcas concorrentes: do cafezinho à cerveja, o público deve escolher entre o mix de produtos de uma mesma empresa. 

Assim, além de o incremento das vendas ser praticamente garantido, essa é ainda uma boa estratégia para quem deseja apresentar novos produtos ao mercado. Outra possibilidade é a de divulgar produtos específicos a um determinado nicho de público, os frequentadores do evento. 

Gerar engajamento além das redes sociais

O Marketing Digital já é uma realidade de empresas de diferentes portes e segmentos. Uma das principais vantagens desse tipo de comunicação é justamente a proximidade com os clientes e a possibilidade de engajamento com o público

Pois saiba que levar esse pensamento para fora das redes sociais não só é possível como é uma forma de incrementar a experiência do consumidor com a sua marca, o que é possível por meio do marketing de patrocínio.

Comumente, marcas patrocinadoras podem promover ações diferenciadas nos eventos que apoiam — sempre de acordo com a cota adquirida. Aqui, o ideal é pensar de forma estratégica e criar algo atraente para aquele público específico, durante aquele determinado evento

No Rock In Rio 2019, por exemplo, a Natura não só criou um ambiente para os participantes retocarem a maquiagem, como também fez uma parceria com a Heineken para reciclar os copos utilizados no festival.

A marca conseguiu unir produtos, causa, reforço ao seu posicionamento acerca da sustentabilidade, além de realmente ter agregado valor a quem estava na cidade do rock.  

Viu só como o Marketing de Patrocínio pode ser uma boa alternativa ao seu negócio?

Com a estratégia adequada, a sua marca pode alcançar muito mais gente, fortalecer o seu posicionamento no mercado e aprimorar o relacionamento com o público por meio de experiências únicas e marcantes. 

Certamente, esse tipo de investimento não é baixo, mas costuma trazer bons retornos. Porém, agora você deve estar se perguntando como identificar o sucesso de um patrocínio.

Se esse for o caso, temos a resposta! Continue em nosso blog e aprenda a calcular o ROI de um evento

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.