O que é Marketing de Resultados e quais as 5 etapas essenciais para conquistar o sucesso?

O Marketing de Resultados é uma estratégia focada em alcançar objetivos por meio de estratégias concentradas em conversões e números concretos. Com esse conceito aplicado, empresas são capazes de direcionar seus esforços de maneira mais precisa, trabalhando sempre com metas e ações especializadas que ajudem a conquistá-las.

Marketing de Resultados

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Ao longo dos últimos anos, empresas puderam entender como o Marketing Digital é de grande ajuda para que seus objetivos possam ser alcançados.

Há muitas conquistas possíveis e, se o caminho para elas não for estratégico, dificilmente o retorno obtido será o esperado. Por isso, o Marketing de Resultados é um conceito fundamental que deve ser, cada vez mais, executado pelas marcas.

Promover um negócio é de grande importância e é a partir disso que uma empresa consegue conquistar resultados de destaque.

No entanto, é fundamental definir os objetivos com precisão, o que vai garantir mensurar o seu desenvolvimento durante toda a jornada de ações. O Marketing de Resultados ajuda a definir foco, estratégia e frutos que se pretende alcançar.

Neste conteúdo, detalharemos melhor essa estratégia, como ela é estruturada e de que maneira deve ser colocada em prática. Nele, você confere:

Continue a leitura para entender melhor!

O que é Marketing de Resultados?

O Marketing de Resultados é um campo de trabalho que visa a alcançar objetivos baseados em conversões e números concretos, dentro do que uma companhia deseja obter em seu mercado.

Naturalmente, Marketing sempre foi de resultados, mas nem sempre eles foram colocados como objetivo central e principal, o que se tornou muito importante com o passar do tempo.

Com origem nos anos 50, quando o Marketing de Resultados passou a ser estudado, o conceito ganhou ainda mais força com a transformação digital.

As novas tecnologias de atração, análise e conversão ajudaram a visualizar de forma concreta como objetivos específicos podem ser alcançados, ou seja, o que poderia ser feito para gerar esses resultados.

Toda ação de Marketing coloca uma empresa em destaque no seu mercado. Isso pode vir por meio de uma ação que gerou muitos compartilhamentos, um vídeo que viralizou ou, até mesmo, uma estratégia de relacionamento que tem gerado engajamento.

Tudo isso é bom e completamente necessário, mas é fundamental que tudo tenha uma estratégia focada em resultados por trás.

Conversões são a chave

Quando falamos de Marketing de Resultado, as conversões são o grande ponto de destaque, ou seja, a meta principal. Uma empresa deve saber definir com precisão o que ela quer com uma ação qualquer, e só assim ela poderá ser realmente estratégica.

Para alcançar um objetivo, é fundamental estudar todos os fatores que o envolvem, para assim chegar ao resultado.

Não há uma definição exata para o que se espera, especificamente. Uma conversão pode ser desde uma venda até a assinatura de uma newsletter. Por isso, é necessário, primeiramente, definir qual é esse objetivo, e então será possível traçar uma estratégia de ações que leve ao resultado.

Por vezes, a jornada até a conversão leva um tempo maior, com mais etapas a compondo.

Metodologias levam ao resultado

Para chegar até os frutos desejados, é importante aplicar metodologias e práticas das mais conhecidas e recorrentes no Marketing Digital.

Comprovadamente úteis, elas ajudarão a conquistar diferentes objetivos, preparando a marca para alcançar os resultados que são pretendidos.

Entre as principais técnicas e metodologias estão:

Quais as 5 etapas do Marketing de Resultados?

Resultados só são conquistados se houver um conjunto de esforços estruturados, capazes de seguir uma linha do tempo focada em todas as etapas necessárias até o objetivo.

Nesse ciclo, diversas estratégias de Marketing são utilizadas para construir um caminho sólido até a meta. A seguir, confira quais são as 5 etapas principais do Marketing de Resultados e como são constituídas.

Atrair

O ponto de partida é a etapa de atração, ou seja, todo o trabalho realizado para que sua empresa seja capaz de atrair pessoas interessadas nas soluções e produtos que você tem a oferecer.

Independentemente de qual seja a conversão pretendida, ela só será realizada se você for capaz de captar tráfego qualificado, ou seja, pessoas interessadas e com chances altas de conversão.

Para isso, é fundamental aplicar as estratégias mais adequadas de Inbound Marketing. Isso significa que seu time de Marketing precisará trabalhar com otimizações em SEO e criação de conteúdo, basicamente.

Essas são as estratégias principais que garantem um trafego orgânico, ou seja, pessoas que são atraídas simplesmente porque a sua empresa se preparou para isso.

As otimizações em SEO tornarão sua empresa mais visível na web para qualquer usuário, especialmente, aqueles que estão em busca do que você é capaz de oferecer. Essas otimizações são feitas em ações como:

  • posts em redes sociais;
  • descrições de produtos em e-commerce;
  • posts para seu blog;
  • cabeçalhos no seu site;
  • URLs no seu site.

Já a criação de conteúdo, ou Marketing de Conteúdo, é a estratégia de desenvolver materiais que serão capazes de gerar interesse e mostrar valor para, a partir disso, engajar e gerar as conversões necessárias.

Para isso, é essencial criar conteúdos capazes de atrair pessoas interessadas, estando entre os principais:

  • blog posts;
  • ebooks;
  • whitepapers;
  • calculadoras interativas;
  • vídeos.

É importante não se esquecer de que, para qualquer conteúdo criado, é fundamental também aplicar as otimizações de SEO nele.

Isso vai garantir que os materiais sejam mais facilmente encontrados na web, gerando o tráfego pretendido e, dessa forma, encaminhando as conversões pretendidas.

Converter

Nessa etapa, todo o tráfego é trabalhado para que seja direcionado às conversões em leads.

Um novo contato é o início de qualquer objetivo em Marketing, ou seja, todos que foram atraídos, para que realmente possam gerar algo positivo de retorno, precisam ser transformados em leads. Isso exige direcionamento preciso e um trabalho com foco estratégico.

Quem acessa um blog post, a princípio, é apenas um visitante do seu blog. Se o conteúdo for bom, há uma razão para que essa pessoa realize algumas interações importantes, que a coloquem no caminho de se tornar um lead.

Isso pode acontecer imediatamente, se o conteúdo tiver uma CTA, ou posteriormente. Dessa última forma, é preciso seguir oferecendo conteúdos que, em algum momento, sugiram uma ação que gere a conversão em lead.

Para conseguir chegar a esse objetivo, os conteúdos precisam ser claros na hora de direcionar o usuário que está o consumindo.

Primeiramente, é importante que haja um valor no que é oferecido a esse usuário, já que esse é o gatilho principal que vai gerar outras ações. Se a pessoa percebe que houve algo de positivo e enriquecedor na experiência, mostra-se mais aberta a converter.

Para conquistar esse lead, há duas maneiras possíveis.

Nos blog posts, as chamadas para ação utilizadas podem ser uma sugestão de assinatura de newsletter para que aquele usuário receba outros conteúdos de igual qualidade diretamente no email dele. Assim, a informação de contato desejada é obtida, e o ciclo pode ser continuado.

Assinar para receber conteúdos no email

Já em outros conteúdos, como os ebooks, principalmente, a forma de conquistar o lead mais comum é utilizando uma Landing Page.

Nessa página, você mostra ao usuário o que aquele material levará a ele, indicando o valor do conteúdo. Também informa que ele precisa apenas preencher alguns dados básicos para baixar o ebook, coletando, assim, o email do usuário.

Landing Page de ebook

Relacionar

Com o lead conquistado, agora é hora de trabalhar para se manter próximo a essas pessoas e, cada vez mais, despertar nelas o interesse no que sua empresa tem para oferecer.

Para isso, é essencial utilizar uma boa estratégia de nutrição de leads, o que é feito com uso de email marketing. Nesse trabalho, conteúdos são regularmente enviados para continuar gerando valor para o lead.

É importante que sejam direcionados apenas conteúdos que façam sentido para cada um dos usuários. Por isso, é preciso seguir o assunto e o interesse mais específico que gerou essa conversão em lead.

Além disso, a nutrição precisa ser feita com cuidado, regularmente, mas sem que o usuário seja simplesmente bombardeado com emails em grande volume.

Uma importante dica para essa estratégia de email marketing é a abordagem. É importante ter sempre uma aproximação mais pessoal e humanizada, sem utilizar algo que deixe explícita a padronização de mensagens.

Chame cada um dos leads pelo nome, utilize assuntos criativos para estimular a abertura dos emails e, por fim, leve algo de valor, ou seja, conteúdo que faça sentido.

A nutrição de leads também requer um trabalho focado em preparar esses usuários para, enfim, comprar ou contratar um serviço. Por isso, os conteúdos precisam ser gradativos, cada vez mais descendo no funil de Marketing.

Assim, será possível iniciar a estratégia educando o usuário e progredir, mostrando o que sua empresa é capaz de oferecer até, enfim, realizar uma oferta.

Vender

Vender é, definitivamente, o grande momento entre as etapas do Marketing de Resultados.

Naturalmente, para chegar até aqui, espera-se que haja uma boa quantidade de leads e que eles tenham sido devidamente alimentados com ofertas de conteúdos que os ajudaram a entender a empresa e criar interesse. A partir daí, o trabalho deverá ser conduzido pelo time comercial.

O que o time de vendas espera é que haja leads qualificados, ou seja, pessoas que se interessaram pelo que a empresa tinha para falar e estão mais abertas a fazer negócio.

Por isso, no topo de funil, o trabalho de ofertas de vendas é feito pelo time comercial. Nessa fase, é necessário um trabalho também progressivo, que pode ser baseado em uma abordagem mais consultiva.

As ofertas já devem ser claras e diretas, mas sem focar algo insistentemente na compra. É preciso questionar o consumidor sobre suas necessidades e expectativas sobre um produto ou serviço.

Junto a isso, de maneira mais fluída, pode ser feita a oferta, explicando exatamente de que maneira ela pode ser útil e quais problemas ela resolverá para aquele lead.

Analisar

Com o trabalho concluído, é hora de analisar detalhadamente os resultados que foram conquistados com o Marketing de Resultados. Indiscutivelmente, a mensuração é um dos pilares do Marketing Digital e uma das razões pelas quais ele se tornou tão eficaz às empresas.

Métricas ajudam a traduzir os frutos da estratégia, apontando se elas alcançaram o sucesso esperado.

A análise deve ser feita de duas formas principais. Primeiramente, o monitoramento constante de cada ação deve ser praticado. Isso garante que, ao longo da aplicação do Marketing de Resultados, cada uma das etapas da jornada possa ser entendida com maior detalhamento.

Assim, ajustes pontuais podem ser feitos, potencializando os trabalhos enquanto são realizados.

A outra parte da análise deve ser feita ao fim do ciclo, ou seja, logo após as vendas serem concluídas. É uma forma de observar o quanto essa estratégia exigiu em relação a investimentos de dinheiro e de esforços.

Dessa forma, é possível repensar a maneira como a estratégia é feita ou, simplesmente, avaliar o ROI sobre cada uma das técnicas aplicadas no Marketing de Resultados.

Quais as principais dicas para colocar essa estratégia em prática?

Agora que já passamos pelo conceito e pelas etapas do Marketing de Resultados, é hora de se aprofundar nos esforços que vão garantir a aplicação dessas ideias.

Conquistar leads e gerar vendas só é possível com as dicas que você confere a seguir!

Defina seus objetivos

Toda empresa deve ter um objetivo bem definido antes de aplicar qualquer ação. A estratégia que vai direcionar os esforços depende diretamente do que se pretende conquistar e, a partir disso, é pensado o caminho certo para chegar ao que se espera.

Por isso, o time de Marketing deve definir quais são os objetivos da empresa e como eles vão gerar resultados positivos à companhia.

Esses objetivos podem ser os mais variados possíveis, como gerar mais tráfego para o blog, conseguir mais seguidores no Instagram, engajar público, aumentar as interações ou vender.

Independentemente de qual seja, já que todos são legítimos, há um trabalho estratégico que definirá como eles serão alcançados, com foco em resultados.

Faça uso de ferramentas de automação

As ferramentas de automação são indispensáveis no Marketing Digital. São elas que permitirão realizar tarefas que seriam praticamente impossíveis, ou de extrema dificuldade, se fossem executadas manualmente. Entre as ferramentas principais, é indispensável ter:

  • ferramentas de SEO (pesquisa de palavra-chave, análise de SEO);
  • analytics;
  • ferramentas de email marketing;
  • plataforma CMS;
  • CRM.

Cada uma dessas ferramentas é importante para otimizar o tráfego, analisar os resultados, disparar o fluxo de nutrição de leads, publicar conteúdo em blogs e gerenciar informações estratégicas de clientes.

Quando usadas em conjunto, muitas vezes integradas entre si, os resultados podem ser alcançados com maior facilidade.

Crie conteúdos capazes de atrair

O Marketing de Conteúdo é o grande destaque das estratégias Inbound. Blog posts, ebooks, vídeos, entre outros formatos são altamente atrativos aos usuários, já que levam conhecimento gratuito sobre os mais variados temas.

Às empresas, é fundamental usá-los para ir ao encontro do tráfego qualificado, ou seja, pessoas que querem saber exatamente aquilo que a empresa fala.

Esses temas, no entanto, precisam fazer sentido à estratégia. Por mais que o conteúdo não trate explicitamente um produto, é importante que aborde um assunto do mesmo universo.

A partir disso, com um fluxo de oferta de conteúdos adequado, o usuário pode ser educado e preparado para o momento em que vai comprar. Tudo depende da atração certa e da condução adequada!

Invista em tráfego pago

Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia de tráfego orgânico, ou seja, as empresas criam conteúdo, publicam e, apenas com ajustes em SEO, conseguem torná-las capazes de atrair usuários.

Ainda assim, o tráfego pago pode cumprir com um ótimo papel, gerando um percentual interessante de usuários que chegam até a empresa por meio de anúncios impulsionados.

Entre as principais modalidades de anúncios pagos que trarão tráfego estão:

  • rede de display do Google;
  • rede de pesquisa do Google;
  • anúncios em redes sociais (Facebook, YouTube, Instagram, LinkedIn, Twitter).

A publicidade paga garante que sua empresa seja capaz de se fazer presente de forma relevante em cada uma dessas plataformas e ambientes, atraindo a atenção do usuário.

Alinhe o Marketing com o time de vendas

Marketing e vendas precisam estar sempre alinhados, afinal, o que um constrói é essencial para que o outro transforme em resultados concretos, ou seja, vendas.

Os trabalhos de atração e nutrição são extensos e requerem algumas etapas, mas eles não têm nenhum valor se não forem finalizados. Quem dará a tacada final é, justamente, o time de vendas, que chegará quando tudo estiver pronto.

Uma ferramenta essencial para unir esses dois departamentos é o CRM. A plataforma garante que todo lead tenha um registro de suas atividades e preferências, desde o primeiro momento em que esteve em contato com a empresa.

Essa ferramenta é um grande banco de dados para o time de vendas, que o terá como base para direcionar suas abordagens de maneira precisa.

Todo esforço de uma empresa deve ser direcionado a partir de um objetivo concreto. Assim, é possível definir a estratégia certa para alcançar o que é pretendido.

O Marketing de Resultados ajuda a manter o trabalho direcionado para o foco da empresa e, dessa forma, conquistar números realmente relevantes para o desenvolvimento do negócio.

Agora que você já sabe mais sobre essa estratégia, aproveite um conteúdo que ensina como gerar mil pedidos de orçamentos no mês e convertê-los em clientes!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.