Marketing de Serviços: o que é e por que ele é importante para sua empresa

Marketing de serviços é um conjunto de táticas que ajudam a agregar valor ao serviço ofertado, com o objetivo de convencer o cliente a escolher uma empresa específica. Por meio da estratégia de marketing de serviços, é possível garantir o máximo da satisfação dos consumidores e usuários.

Marketing de serviços

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você provavelmente já ouviu alguém dizer que marketing é a alma do negócio. Mas isso não quer dizer que todo empreendimento deve ser promovido da mesma forma.

Cada empresa tem circunstâncias diferentes que precisam ser levadas em conta na hora de montar uma estratégia de marketing bem-sucedida.

Por exemplo: o setor de serviços movimenta cada vez mais a economia, e não adianta seguir exatamente as táticas usadas ao promover produtos.

Em vez disso, é preciso adotar práticas específicas, que ajudem a convencer os clientes e a atender às suas expectativas.

Não importa que tipo de serviço você ofereça, conhecer e seguir de perto os princípios do marketing de serviços é essencial para se destacar no mercado.

Veja por que ele é tão importante para a sua empresa e como fazer bom uso dele!

Neste post, você vai descobrir:

  • o que é marketing de serviços;
  • quais são os 7 Ps do marketing de serviços;
  • qual é a diferença entre o marketing de serviços e o marketing de produto;
  • como aplicar o marketing de serviços;
  • como trabalhar com carreiras em marketing de serviços;
  • como aprender a fazer marketing de serviços;
  • e como segmentar o público para o marketing de serviços.

O que é marketing de serviços?

O marketing de serviços é, basicamente, um conjunto de táticas que ajudam a explicar o valor do serviço e convencer o cliente a escolher uma empresa específica.

É muito fácil diferenciar um produto de um serviço. Mas… e se te pedissem para definir os 2 conceitos?

Mesmo sabendo distinguir claramente os 2, é mais complicado explicar o que é um serviço do que dar a definição de produto, não é? Esse desafio também se aplica na hora de fazer marketing.

Afinal, o mesmo serviço pode ter diferentes utilidades, dependendo do objetivo do cliente. Além disso, os critérios de contratação também mudam.

A concorrência é forte: outros prestadores de serviço, produtos que prometem fazer mais pelos clientes e até a inércia (quando o cliente desiste de contratar um serviço porque isso vai dar trabalho).

Em meio a tantas variáveis, o marketing de serviços é a melhor solução para que empresas desse tipo não se tornem reféns da sorte na hora de conseguir clientes.

Quais são os 7 Ps do marketing de serviços?

Uma explicação superficial não é suficiente para quem deseja realmente colocar essa estratégia em prática e conseguir resultados a partir dela.

Para isso, é importante entender bem os princípios nos quais o marketing de serviços se baseia e qual é o papel de cada um na missão de convencer as pessoas a se tornarem clientes.

Pode ser que você já tenha ouvido falar nos 4 Ps do marketing. Mas, quando se trata de vender serviços, esse número praticamente dobra: são 7!

Veja quais são os 7 Ps do marketing de serviços e como observar cada um deles ao montar o seu planejamento:

1. Produto

Tudo bem… Estamos falando de serviços, e o 1º item é produto? Parece estranho, mas a verdade é que todo serviço contém um produto, ou seja, um resultado que vai gerar valor para o cliente.

É fundamental que você tenha bem em mente qual é o produto que o seu negócio vende.

Por exemplo: pense em uma empresa que faz manutenção de qualquer tipo. Ela vende a perspectiva de o cliente ter um equipamento “novo” por um preço mais baixo.

Saber o produto é crucial para não fugir demais do que os clientes desejam e ficar para trás no mercado.

2. Preço

Acertar o preço é um desafio, e no caso de serviços mais ainda, pois alguns fatores subjetivos entram em cena e, dependendo do ramo de atividades, tarefas similares podem ter valores completamente diferentes.

Estabelecer um padrão com base nos valores praticados no mercado, o tempo gasto com a atividade, a qualificação necessária do serviço e outros elementos relevantes pode ser de ajuda.

Isso o ajudará a ser justo com os clientes sem perder a lucratividade, que é o objetivo final do negócio.

3. Praça

A praça se refere ao local usado para realizar o trabalho. Será em um local próprio ou na casa dos clientes? Pode ser feito a distância ou precisa ser pessoalmente?

Além disso, envolve a logística necessária, por exemplo, para determinar prazos, distâncias de locomoção e disponibilidade de agenda.

Todos esses aspectos farão diferença tanto na capacidade da empresa de executar a sua função com qualidade quanto na escolha dos clientes.

4. Promoção

A promoção diz respeito a tudo que se faz em termos de comunicação com o público para divulgar os serviços oferecidos.

Isso envolve desde a mensagem utilizada em anúncios até a linguagem adotada para se comunicar com os seguidores nas redes sociais.

Na promoção de um serviço, é fundamental ser inovador, dinâmico e humano para conquistar a confiança das pessoas e gerar uma percepção de valor maior no serviço que está sendo oferecido.

5. Processos

Para ser contratado de novo pelo cliente, não basta finalizar o serviço. É necessário atender as expectativas ou superá-las, sempre que possível.

Desenvolver processos de trabalho eficientes é uma das formas de garantir que isso sempre aconteça.

Quando o processo é bem estabelecido internamente, torna-se mais fácil mostrar para os clientes como o serviço vai ser realizado.

Quando confrontados com várias opções, os clientes normalmente vão escolher a que parecer mais segura, e os processos serão uma arma valiosa de marketing nesse sentido.

6. Pessoas

Quem você vai escolher para ficar ao seu lado, ou, mais ainda, para te representar na prestação dos serviços?

A qualificação do pessoal que trabalha com você é de imenso valor, pois, se não forem bem treinados (e tratados), os profissionais vão falhar em satisfazer os clientes e manter o padrão de qualidade.

Uma equipe competente gera mais negócios, desperdiça menos recursos e consegue até motivar os clientes a recomendarem o serviço a outros — o famoso boca a boca.

7. Palpabilidade

A palpabilidade se refere às evidências físicas do serviço que deve ser divulgado. Por se tratar de algo intangível, é preciso dar pequenas pistas visuais que ajudem o cliente a visualizar o valor da oferta.

Isso inclui uma série de fatores, desde o modo de os prestadores de serviço se vestirem ao website, redes sociais e cartões de visita.

Quanto mais “palpável” o serviço se tornar para os clientes, maiores as chances de o contratarem.

Qual é a diferença entre o marketing de serviços e o marketing de produto?

Será mesmo que existe alguma diferença na forma como devem ser divulgados produtos e serviços? Com certeza!

Há muitas características distintas entre os 2, que acabam transformando bastante a forma de atrair e fidelizar os clientes. Ao contrário dos produtos, podemos dizer que serviços são:

Intangíveis

Como já destacado, os serviços são intangíveis, no sentido de que ao contrário de um produto, que pode ser tocado e manuseado, um serviço é bem mais abstrato.

Pense, por exemplo, em uma consulta médica ou jurídica. Um serviço foi prestado, mas o valor gerado ali é intangível e não pode ser percebido da mesma forma como quando compramos um bem comum.

Inseparáveis

É impossível separar o serviço do indivíduo que o realiza. Com um produto isso não acontece, mesmo que haja um defeito de fabricação.

Por isso é que deixamos tão claro a importância de cuidar bem das pessoas que estiverem à frente da sua empresa no atendimento aos clientes.

Ter um time bem qualificado é uma carta na manga, enquanto uma equipe problemática vai tornar o seu trabalho de marketing ainda mais difícil.

Variáveis

Por melhor que seja o profissional, um serviço nunca vai sair exatamente igual a outro. E não é complicado entender o motivo: as variáveis se alteram a cada vez.

O cliente será diferente, o local pode mudar, o clima, a concentração do profissional, as exigências do serviço e uma série de outros aspectos fazem com que os resultados sejam diferentes.

Isso torna o marketing de serviços mais desafiador porque é complicado prever a reação do cliente, impedir problemas com materiais etc.

Como aplicar o marketing de serviços?

O marketing de serviços é altamente eficiente, desde que seja aplicado de forma correta. Então, a pergunta é: “como fazer isso?”.

É claro que não existe fórmula infalível, mas existem o jeito certo e o errado de investir em marketing.

Pensando nisso, separamos 6 boas práticas que aumentarão grandemente as suas chances de se sair bem. Faça o seguinte:

Foque nas pessoas

Já falamos sobre a importância de ter uma equipe bem preparada, pronta para realizar o melhor serviço possível e satisfazer mesmo os clientes mais exigentes.

Mas isso não se aplica só aos seus colaboradores. Estamos falando também dos clientes, e de como é importante pensar neles em cada etapa do processo.

Investir em um atendimento de qualidade, que possibilite criar relacionamentos achegados com essas pessoas, fará toda a diferença.

Use conteúdo para se tornar autoridade

A produção de conteúdo é uma das melhores opções que qualquer empresa tem à disposição para se posicionar como autoridade e chamar atenção das pessoas.

Montar um planejamento de conteúdo não é fácil, mas não podemos usar isso como desculpa quando o lugar do consumidor é na internet, pesquisando serviços o tempo todo.

O ideal é usar essa ferramenta para ganhar a confiança e o respeito do público, que então se tornará mais propenso a contratar a sua empresa.

Encontre um diferencial claro

O objetivo do marketing de serviços é diferenciar uma marca dos seus competidores. Então, não faria sentido tentar um lugar ao sol por se colocar exatamente como as outras empresas fazem.

É preciso inovar, ir além, encontrar um diferencial e mostrar a todos que a sua empresa merece atenção por isso.

Pode ser a forma de interagir com os clientes, o atendimento mais rápido, o alcance de atuação na região ou qualquer outra característica que adicione valor ao negócio.

Estabeleça metas

Estabelecer metas claras e realistas é crucial para que a sua estratégia de marketing de serviços funcione da maneira desejada.

A partir do momento em que o objetivo se torna claro para todos os envolvidos, é muito mais fácil que colaborem entre si para alcançá-lo.

Definir metas e, mais do que isso, estabelecer prazos para atingi-las, é o 1º passo para unir a equipe e criar o senso de urgência necessário.

Monte um plano de ação

Depois de definir as metas, é hora de montar um plano de ação para que elas se concretizem. O que isso engloba?

Você se lembra dos 7 Ps que mencionamos? Você precisa saber exatamente como abordar cada um deles de forma eficiente.

Que dizer do conteúdo, quem vai ser responsável por produzir, divulgar, interagir com o público e direcionar os interessados até a contratação?

Tudo isso deve ficar bem claro ao montar o seu plano de ação, que servirá também de guia para que o trabalho seja mantido sob controle.

Acompanhe os resultados de perto

Por último, você precisa se concentrar em um dos principais motivos pelos quais muitas campanhas de marketing falham: o acompanhamento de resultados!

Não deixe de analisar, por meio de métricas e KPIs, como está o desempenho da empresa em atrair os prospectivos clientes por meio do marketing de serviços.

Por acompanhar esses dados de perto, conseguirá enxergar problemas assim que surgirem e fazer ajustes para otimizar mesmo as táticas que estiverem funcionando bem.

Como trabalhar com carreiras em marketing de serviços?

Você se interessou tanto pelo marketing de serviços que gostaria de trabalhar com isso? Ótimo! Mas, como já deu para ver, é uma área que exige muito preparo.

Então, já que o objetivo é se tornar um profissional de marketing de serviços, que tal se aprofundar um pouco mais no que é preciso para isso?

Veja 4 ações que você precisa tomar para conquistar o seu espaço:

Estar pronto para o mundo digital

O Marketing Digital veio para ficar, e, com tantas táticas voltadas para o universo virtual, é imperativo que qualquer candidato esteja preparado para isso.

Termos como SEO, ROI, hashtag e AdWords fazem parte do dia a dia do marketing digital. Então é importante que saiba não apenas o que significam, mas como usar cada um deles da melhor forma possível.

Aplicar o marketing pessoal

O marketing pessoal é o melhor amigo de quem deseja uma vaga em qualquer time de marketing. Por quê?

Quem trabalha na área normalmente sabe “vender bem o próprio peixe”. Então, deixar essa opção de lado é dar um grande passo atrás dos concorrentes.

Não se trata de falar bem de si mesmo, mas de melhorar a própria imagem por uma série de atitudes que são relevantes aos olhos de qualquer contratante.

Aprender a lidar com pessoas

É sempre bom lembrar que não importa quanta tecnologia seja usada, marketing é sempre uma disciplina que se resume a pessoas.

Quem deseja formar uma carreira na área precisa, antes de mais nada, saber lidar com os outros membros da equipe.

Depois disso, entra a relação com os clientes e, por fim, com o público que deverá ser impactado pelas ações realizadas.

Mostrar que consegue se adaptar

Mudança é lei no marketing digital. Então, se você busca uma vaga, precisa mostrar que tem a habilidade de se adaptar sempre que for necessário seguir outra direção.

O marketing de serviços, especificamente, exige muito dinamismo e concentração para evitar erros que possam custar o sucesso de uma campanha.

Por isso, além de conhecimento, faz-se necessária a rapidez de colocá-lo em prática para tomar decisões importantes sob pressão.

Como aprender a fazer marketing de serviços

Saber quais são os 7 Ps é essencial, mas não é tudo que você precisa para realizar um planejamento bem-sucedido de marketing de serviços.

Além disso, há diversas fontes de ajuda disponíveis que devem ser exploradas para acelerar o seu crescimento e aprendizado. Essas 5 atitudes serão de grande ajuda:

Aprenda com os seus competidores

Os seus competidores têm muito a ensinar sobre como fazer marketing para serviços. Seria um grande engano pensar que ver o que eles fazem é perda de tempo.

O que não é inteligente — e, principalmente, correto — é copiar cegamente o que outros fazem, como se fossem fórmulas mágicas que vão funcionar com todos que as usam.

Por outro lado, observar o que fazem de certo e errado é uma ótima fonte de conhecimento e inspiração.

Conheça outros tipos de marketing

Existe uma quantidade impressionante de tipos de marketing existentes, e cada um deles, com certeza, pode te ajudar a entender melhor como promover os seus serviços.

Seja no que diz respeito a conversar com os clientes, motivar os colaboradores ou utilizar de novidades tecnológicas, há muito que você pode aprender com outros tipos de marketing.

Só para citar alguns deles:

Acompanhe blogs de marketing e vendas

Os blogs de marketing e vendas, tanto do Brasil quanto de outros países, também contém uma infinidade de materiais relevantes que podem ajudá-lo a executar praticamente qualquer estratégia que seja importante para o seu negócio.

No próprio blog da Rock Content, já foram recomendadas algumas fontes incríveis de informação e gurus que vale a pena acompanhar para entender melhor certos conceitos interessantes e se inspirar para testar novas ideias.

Invista em cursos e certificações

Já que a mudança é tão comum e o marketing permanece em constante evolução, nada mais justo que se manter atualizado com o que o mercado pede.

Uma das melhores formas de fazer isso é investir em cursos e certificações de marketing. Há ótimas opções para se atualizar no que existe de mais relevante no marketing atual e fazer bonito nas campanhas.

Não fique só na teoria

Você já fez tudo que falamos nas dicas acima? Ótimo! Agora tem de deixar a teoria um pouco de lado e focar na prática.

Por maior que seja o conhecimento adquirido ou por mais bem-feito que seja o seu planejamento, certas coisas só podem ser aprendidas na prática.

Além disso, se não colocar tudo que aprendeu em ação de que adiantaria todo o esforço, não é mesmo?

Como segmentar o público para o marketing de serviços?

Hoje em dia, marketing bem-feito precisa ser personalizado, e isso passa diretamente pelo poder de segmentação das campanhas.

Em outras palavras, é preciso oferecer o conteúdo certo para as pessoas certas na hora certa. Parece complicado?

Siga as 3 dicas a seguir, e segmentar o seu público não vai ser um problema:

Invista em SEO

Ao escolher palavras-chave adequadas para o tipo de público que a sua empresa deseja atrair, você lançará um alicerce sólido para conseguir tráfego qualificado.

Hoje em dia, com o avanço dos mecanismos de busca, é possível segmentar bastante o alcance do seu conteúdo sem perder a eficácia da mensagem.

Pelo contrário, normalmente essa segmentação é de ajuda, pois torna mais fácil ser encontrado pelas pessoas certas, que têm real intenção de contratar os seus serviços.

<

Utilize o funil de vendas

O funil de vendas é um recurso muito interessante para ajudar quem produz conteúdo a acompanhar a jornada dos clientes, desde o interesse inicial até o fechamento do negócio.

Ele é importante também para que o material produzido seja sempre direcionado de acordo com os interesses da persona e com seu momento na jornada de compra.

Quem está quase se tornando cliente recebe um tipo de conteúdo totalmente diferente de quem chegou agora procurando saber mais sobre o problema que você resolve por meio dos serviços que presta.

Aposte na automação de marketing

A automação de marketing permite manter o nível de segmentação alto enquanto ganha tempo e economiza recursos valiosos para a empresa.

Sem uma ferramenta desse tipo, seria impossível continuar mantendo o interesse dos leads vivo sem abandonar o principal, que é a qualidade do trabalho realizado.

Uma automação de marketing eficiente significa:

  • acompanhar resultados e fazer mudanças nas campanhas em tempo real;
  • criar e gerenciar landing pages que convertem;
  • ter uma estratégia de email marketing mais eficaz;
  • entre outros benefícios.

O marketing de serviços é a melhor forma de diferenciar a sua empresa em um ambiente tão concorrido.

Em vez de fazer igual a todo mundo, entrando na guerra dos preços e dos prazos, construir um relacionamento com os seus clientes e segmentar as estratégias é a melhor escolha.

Mas o seu trabalho está longe de acabar quando o serviço é contratado, certo? Para facilitar seu trabalho, baixe as planilhas com métricas mensais de marketing e vendas que te ajudarão a ter um controle do processo.

CTA planilha métricas mensais de marketing e vendas
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.