Marketing Digital para iniciantes: como aprender sobre essa área e se destacar no mercado?

Nesse post você vai encontrar um guia completo sobre marketing digital para iniciantes: carreira, profissões, como aprender, características e conceitos!

Marketing Digital para iniciantes

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Sem dúvidas, o surgimento da internet foi uma das maiores revoluções nos ramos da tecnologia e comunicação na história da humanidade.

Se antes o acesso à informação era precário e dependente de veículos de imprensa e livros, hoje ela está à distância de um clique.

Com uma ferramenta tão poderosa, o mundo dos negócios mudou. E, claro, o ambiente de marketing o seguiu.

Hoje o marketing digital faz parte do cotidiano do consumidor, se adaptando a seus costumes e às inovações tecnológicas.

Não acredita? Então acompanhe alguns dados recentes sobre as estratégias online no Brasil:

  • 92,1% das empresas estão nas redes sociais;
  • 69,3% das empresas utilizam o SEO como uma de suas estratégias;
  • 99,5% das agências usam, pelo menos, uma ferramenta de marketing digital;
  • 94% das agências baseiam suas ações em plataformas de web metrics;
  • 71% das empresas adotam o marketing de conteúdo;
  • 98,8% das pessoas já compraram em uma loja virtual.

E, talvez, a melhor estatística para você que está começando a sua carreira no marketing digital:

  • Mais de ⅓ dos gestores de marketing acreditam que, nos próximos 5 anos, o digital será responsável por 75% dos gastos das empresas no setor.

Fica claro que o ambiente digital é tão promissor quanto vasto. São muitas ações, estratégias, vertentes e possibilidades, o que pode acabar assustando os profissionais novatos, que pretendem adentrar a área.

Muitos iniciantes sentem-se mais perdidos do que o Jon Snow para lá da muralha, ou quando você jogou Ocarina of Time pela primeira vez no Nintendo 64 (saudades, Zelda).

Se você tem dificuldades em entender o mundo do marketing digital e quer saber tudo o que é necessário para se destacar na área, este artigo foi feito para você.

Nas próximas linhas, você ficará sabendo tudo sobre o marketing digital para iniciantes e como dar um boost na sua entrada na fantástica atmosfera da web.

Mas, afinal, o que é marketing digital?

Não é preciso ser o Sheldon Cooper para compreender o marketing digital.

Na verdade, o seu conceito é bastante semelhante ao do marketing tradicional, com a diferença de que suas ações são voltadas ao público que encontra-se conectado à internet.

Uma das definições mais famosas é a de Philip Kotler, considerado um dos maiores nomes do setor por diversas revistas e profissionais do ramo:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”

Marketing Management

Ou seja, uma ferramenta para negócios e, como tal, tem o objetivo final de gerar vendas.

Jones e Ryan, descrevem de forma sucinta, em seu best seller ,que o digital seria o próximo estágio das estratégias de marketing. Ou seja, o Supersayajin dos negócios.

“O marketing digital pode ser considerado uma evolução do marketing tradicional, apropriando-se de tecnologias digitais (internet, softwares, plataformas, dispositivos, devices, entre outros) que permitam às pessoas se conectarem umas com as outras, onde, quando e pelo motivo que desejarem.”

Entendendo o Marketing Digital: Estratégias de Marketing para Engajar a Geração Digital

Além disso, fizemos também um vídeo explicativo sobre esse conceito, confira:

Em resumo, é uma atividade que visa utilizar os processos de troca para atender os desejos, necessidades e expectativas dos clientes, baseando-se nos hábitos e costumes do consumidor e tendo como objetivo proporcionar experiências únicas.

Você provavelmente já entendeu que o marketing digital visa potencializar a saúde financeira empresarial através da tecnologia, certo?

Então, estamos prontos para passar para o próximo nível. A seguir, conheça quais são as principais estratégias do marketing na internet.

Profissões relacionadas: Analista de Marketing Digital, Analista de Ecommerce

SEO

Não, essa não é uma sigla maluca de uma organização de super-heróis do seu filme favorito.

Pense bem: quando você tem alguma dúvida, qual é o seu principal recurso para saná-la?

Se você respondeu o Google, saiba que você não está sozinho. 77,43% da população global teria a mesma resposta na ponta da língua.

Todos os dias, são mais de 4 bilhões de buscas apenas nesse mecanismo de pesquisas. Se somarmos outros, como Bing, Baidu e Yahoo!, esse número ultrapassa os 6,5 bilhões.

Assustador, não é mesmo?

O Searching Engine Optimization (em português, Otimização para Mecanismos de Buscas) é a estratégia voltada ao posicionamento de páginas nessas plataformas.

O Googlebot é um algoritmo que analisa a qualidade das páginas e tenta mostrar ao usuário qual é que tem a maior qualidade diante da busca por ele realizada.

Ele é um dos principais motivos para empresas investirem em uma presença digital, sendo responsável por grande parte do tráfego gerado para websites corporativos.

Existem mais de 200 critérios para o ranqueamento, uns mais importantes, outros menos. Confira alguns dos principais:

  • palavras-chave;
  • links referenciando para a página;
  • autoridade da página;
  • autoridade do domínio;
  • tempo de permanência na página;
  • design responsivo;
  • velocidade de carregamento;
  • taxa de rejeição;
  • qualidade do conteúdo.

Não é à toa que há uma legião de profissionais trabalhando diariamente para compreender o algoritmo do Google e manter-se no topo das páginas de resultados.

E o Googlebot sofre atualizações constantemente, o que faz com que essa especialização seja uma das mais desejadas do mercado.

Para se aprofundar mais no assunto, aqui tem um artigo só sobre o assunto.

Profissões relacionadas: Analista SEO, Redator Web

Guia do SEO 2.0

Redes Sociais

Essa é a estratégia responsável por atrair grande parte dos profissionais para o mundo do marketing digital.

Afinal, as redes sociais são uma febre. Apenas no Brasil, são 93,2 milhões de pessoas conectadas a uma dessas plataformas, o que o classifica como país com o maior número de usuários da América Latina.

Elas são ferramentas poderosas para adquirir clientes. Porém, muitos empreendedores ainda acreditam que as redes sociais são um mero mostruário de produtos.

Você provavelmente já conheceu alguém que diz que esse trabalho pode ser feito pelo sobrinho, não é mesmo?

Mas as mídias sociais são coisa séria. Sua administração exige conhecimentos técnicos para adaptação ao público, definição de linguagem, frequência, conteúdo, análise de performance, entre outras habilidades.

Aqui tem uma lista das 11 mais usadas no País, mas a verdade é que saber em quais delas se posicionar exige conhecimento e pesquisa. Afinal, cada público tem maior afinidade por determinada plataforma.

Algumas das mais importantes, como você já deve saber, são:

Se quiser saber mais sobre cada uma delas, basta clicar nos links inseridos sobre os nomes.

Vale lembrar que o profissional de mídias sociais deve estar sempre atento, pois com a mudança dos hábitos e costumes do consumidor, suas preferências também se alteram.

Tanto que Snapchat e Foursquare, duas plataformas sociais extremamente utilizadas outrora, sofreram golpes duros e tiveram suas bases de usuários reduzidas significativamente.

E não se esqueça do nosso querido e amado Orkut. May he rest in peace.

Se você tiver interesse em se especializar nessa área, recomendamos que leia o nosso Guia Completo.

Profissões relacionadas: Analista de Social Media, Analista de SAC 2.0

Kit Marketing nas Redes Sociais

Email Marketing

“Com a ascensão dos aplicativos, o email marketing vai morrer”.

Essa frase foi bastante ouvida nos debates sobre o futuro dessa estratégia há alguns anos. Mas, diferente de Élvis Presley (outra morte bastante discutida em outra época), ele sobreviveu.

E nem foi preciso usar um jutsu proibido do Naruto para mantê-lo vivo!

Hoje em dia, ele é utilizado por 92% dos adultos online, número que contraria uma série de previsões realizadas em meados dos anos 2000.

Não dá para negar que essa estratégia ainda tem seu lugar, principalmente para os objetivos de negócios.

As pessoas ainda checam suas caixas de mensagem diariamente. Mas, claro, esperam receber conteúdo relevante, e não apenas propagandas e ofertas.

Portanto, esse é um canal que deve ser utilizado com sabedoria. Além disso, assim como em qualquer estratégia de marketing digital, deve basear suas ações em métricas relevantes.

Existem, também, plataformas que auxiliam no disparo de mailing lists. Alguns bons exemplos são:

Aqui tem uma lista mais completa, caso você queira conhecer melhor cada uma delas.

Ah, e se você quiser saber alguns segredos sobre essa estratégia, nossa supervisora de marketing fez um artigo bem legal revelando o que aprendeu enviando mais de 6 milhões de e-mails.

Profissões relacionadas: Analista de Email Marketing

ebook email marketing

Links Patrocinados

Até aqui, todas as estratégias citadas podem ser executadas de maneira gratuita, ou seja, conquistam tráfego orgânico.

Apesar disso, todas elas podem ser subsidiadas, seja por plataformas pagas ou pelo que chamamos de links patrocinados.

No caso dos mecanismos de buscas, por exemplo, o maior expoente dessa plataforma é o Google Adwords, responsável pela maior fonte de renda da empresa criada por Larry Page e Sergey Brin.

Há uma nomenclatura diferente. Nos motores de busca, os resultados pagos são considerados estratégias de SEM (Searching Engine Marketing), e funcionam em um sistema de escolha de palavras-chave e leilão.

Você provavelmente já fez uma pesquisa no Google e observou que alguns resultados (geralmente os três primeiros) possuem um alerta de anúncio ao lado. Esses são os links patrocinados da Rede de Pesquisa.

Eles também estão presentes em sites, através da Rede de Display do Adwords. São parceiros do Google que recebem pagamento mediante aos cliques no conteúdo.

Mas eles também podem ser reparados em outros serviços. Redes sociais, motores de buscas, marketplaces e até mesmo anúncios nativos são considerados links patrocinados.

Algumas das plataformas mais conhecidas são:

  • Facebook Ads (incorporado ao Instagram);
  • Twitter Ads;
  • Bing Ads;
  • YouTube Ads;
  • Yahoo Advertising;
  • Mercado Livre;
  • Buscapé;
  • UOL links patrocinados.

Aqui, vale a pena citar também o remarketing, uma importante estratégia de mídia paga que baseia-se no comportamento do consumidor para otimizar as vendas.

Existe uma grande demanda por profissionais dessa estratégia no mercado. Ela exige um perfil extremamente analítico, já que tem como objetivo gerar o maior número de conversões utilizando a renda prevista.

Para saber mais sobre os links patrocinados, basta acessar este artigo.

Profissões relacionadas: Analista de Links Patrocinados, Copywriter

Guia Completo do Google Adwords

Experiência do Usuário (UX)

Você se lembra que, na definição de marketing, a palavra experiência foi utilizada?

Pois é. No ambiente digital, é muito importante que o usuário bons momentos ao navegar pelas páginas do seu website, concorda?

Essa é a função do profissional de UX: proporcionar uma experiência agradável. Você dificilmente terá uma conversão se as suas páginas possuem links quebrados, fontes enormes ou anúncios sobre o conteúdo, por exemplo.

Mas um profissional dessa estratégia preocupa-se com muito mais. Ele é responsável por proporcionar uma navegação amigável em todos os níveis de interação, levando em conta aspectos como:

  • design;
  • navegabilidade;
  • escaneabilidade;
  • arquitetura da informação;
  • tipografia;
  • usabilidade;
  • funcionalidade.

Isso, obviamente, vale para todos os tamanhos de telas. Por isso, ele também deve se preocupar com a experiência do usuário em dispositivos móveis, como tablets, smartphones e notebooks.

Para saber mais sobre esse profissional, acesse este link.

Profissões relacionadas: Analista de UX, Designer Gráfico, Desenvolvedor Mobile, Arquiteto da Informação, Programador

Web Metrics

A maior vantagem do marketing na internet é a possibilidade de mensurar qualquer ação.

Isso significa que, diferente da mídia offline, é possível medir e analisar a efetividade de qualquer uma das estratégias utilizadas.

E esse, amigos, é o grande diferencial da web! As métricas são o alicerce de qualquer empreendimento online de sucesso. A essa vasta quantidade de dados, dá-se o nome de Big Data.

Através das plataformas de recolhimento de informações, as chamadas ferramentas de análise, é possível ter acesso aos números que norteiam as ações digitais.

Métricas como taxas de cliques, engajamento e fontes de tráfego são capazes de trazer resultados a longo prazo para as empresas.

Por isso, o profissional de web metrics precisa utilizar da inteligência para extrair todos os benefícios que elas podem trazer ao negócio.

Algumas das mais importantes plataformas são:

  • Google Analytics;
  • Facebook Insights;
  • Twitter Analytics;
  • Crazy Egg;
  • Hotjar;
  • RD Station;
  • Moz;
  • SumAll;
  • Scup;
  • HootSuite.

Cada uma delas possui diferentes funcionalidades, e existem muitas outras! Portanto, cabe ao profissional do ramo decidir qual delas utilizar, pois as variantes são muitas dependendo do negócio.

Para saber mais sobre as métricas do marketing digital, é recomendável a leitura deste artigo.

Profissões relacionadas: Analista de Web Metrics, Analista de Pesquisa de Mercado

Transformacao Digital e Marketing

Marketing de Conteúdo

Essa é uma das estratégias que mais cresce no ambiente de marketing digital.

Podemos dizer que, se as demais estratégias aqui apresentadas formam uma corte de nobres, o conteúdo é o rei.

Essa estratégia já é utilizada por 71% das empresas no Brasil. E não é para menos.

Ele é o maior responsável por gerar tráfego para websites. Seu principal objetivo é responder às perguntas da persona de um negócio, trazendo usuários segmentados por interesse e comportamento para se relacionar com a marca.

E existem diversos formatos. Por exemplo:

  • blog posts;
  • ebooks;
  • vídeos;
  • infográficos;
  • apresentações de slides;
  • podcasts;
  • webinars.

Essa estratégia tem como foco a aproximação do usuário e a aquisição de leads. Você saberá mais sobre isso no próximo tópico.

Para saber tudo sobre o marketing de conteúdo, acesse este link.

Profissões relacionadas: Video Maker, Redator Web, Analista de Email Marketing, Analista SEO, Analista de Mídias Sociais, Analista de Web Metrics, Growth Hacker

marketing de conteudo primeiros passos

Inbound Marketing

Você já imaginou se houvesse uma estratégia que agregasse todos os itens anteriores?

Pois é, sinto dizer mas você não descobriu a lâmpada. A união de todas as estratégias anteriores é o inbound marketing.

Ao contrário do outbound marketing, que pode ser considerado invasivo aos consumidores, tem como uma das principais características o fato de que o diálogo é iniciado pelo usuário.

O objetivo é simples: levar o internauta através do funil de vendas. Ao final desse processo, ele terá passado de um simples visitante a um comprador.

A primeira etapa é a atração, onde são criados artigos para ranquear nos mecanismos de buscas e divulgar nas redes sociais. Quando um usuário encontra-o, tem o primeiro contato com a marca, e passa a ser um visitante.

A seguir, temos a etapa da conversão. Ao final dos artigos, são incluídas CTAs para estimular que o relacionamento se torne duradouro.

A mais comum delas é o convite para assinar uma newsletter. Ao fazer isso, o visitante torna-se um lead.

A terceira etapa é a aproximação, quando, através do e-mail marketing, o usuário recebe conteúdo útil e relevante. Esse processo chama-se nutrição de leads.

Ao identificar o alto engajamento desse usuário, é chegada a hora de fazer uma oferta. E as chances de ele se tornar um cliente são grandes, já que a empresa e consumidor já estabeleceram uma relação de confiança.

Por fim, é chegada a etapa do deleite, onde o objetivo é reter o cliente. Ele deve continuar a ser nutrido com conteúdos cada vez mais aprofundados. Afinal, é muito mais fácil manter um comprador do que adquirir novos. É possível, inclusive, que ele se torne um defensor da marca.

Para saber detalhadamente como funciona essa estratégia, acesse este artigo.

Profissões relacionadas: Todas as anteriores

Inbound Marketing 2.0

Como aprender Marketing Digital?

Ufa… Até que enfim, né?

Como você percebeu, o mundo do marketing digital é tão grande quanto o mapa da Terra Média.

Portanto, é natural que a oferta de conteúdo seja proporcional à procura. São muitas as empresas que criam materiais educativos para atrair o público apaixonado por marketing digital.

Se por um lado isso é benéfico para os iniciantes em marketing digital, por outro lado faz com que seja difícil filtrar os melhores conteúdos.

Mas não se preocupe. Pensando nisso, separamos a seguir uma lista com os melhores conteúdos sobre o tema disponíveis na web. Continue a leitura e confira quais são os melhores locais para você aprender sobre o universo digital.

Blogs

Marketing de Conteúdo

O blog da Rock Content, onde você está lendo este artigo, possui um acervo de artigos valiosos que abrange todas as etapas do funil de vendas.

Portanto, aborda temas como redes sociais, email marketing, nutrição de leads, conversões, entre outros.

A empresa ainda mantém os blogs Saia do Lugar, Comunidade Rock Content, Inteligência Rock Content e o Marketing Hackers. Cada um deles pode ajudá-lo em estratégias específicas.

Hubspot

Uma das maiores empresas de marketing digital do mundo, a Hubspot divulga conteúdo regular e de qualidade.

A equipe de redatores conta com grandes especialistas, sendo uma fonte atual e riquíssima de artigos e outros materiais sobre o tema.

Há uma versão em inglês, mas se você não manja muito sobre o idioma, pode acessar a variante em português.

Moz

A criadora de uma das mais utilizadas ferramentas de SEO do mundo também possui seu próprio blog, onde divulga diversos tipos de material ricos em informações e estatísticas.

As informações divulgadas trazem o que há de melhor sobre as novidades do marketing digital. Infelizmente, só está disponível em inglês.

Growth Hackers

No ambiente de marketing, hacking não é uma palavra usada para designar os ladrões de senhas de cartão de crédito.

Pelo contrário. Os growth hackers possuem o objetivo de encontrar métodos revolucionários para alavancar melhores resultados para os negócios.

Nesse blog, você verá técnicas revolucionárias e cases de sucesso que podem servir de inspiração em estratégias de marketing digital.

Existe um blog similar em português, cujo nome é Growth Hack. Geralmente, tem como objetivo ajudar startups a se desenvolverem.

Resultados Digitais

Uma das empresas de maior sucesso no ramo e fornecedora de um dos softwares mais utilizados no inbound marketing, a Resultados Digitais também possui seu próprio blog.

O objetivo do blog é o mesmo: educar os usuários sobre as melhores estratégias digitais da atualidade.

Agência Mestre

Uma das maiores referências de Searching Engine Optimization no País, a Agência Mestre divulga conteúdos épicos que trazem tudo sobre palavras-chave, link building, links patrocinados, entre outros temas.

Kissmetrics

Desenvolvido em inglês, o blog da Kissmetrics é um dos blogs do Neil Patel e é voltado ao marketing digital com foco nos números. É ideal para quem quer aprender sobre análise de Big Data.

Aqui tem uma lista com 52 blogs, incluindo alguns dos citados neste artigo.

Cursos

Você já viu que existe muito conteúdo para iniciantes em marketing digital disponível na internet. Mas, caso você queira se aprofundar ainda mais, há diversos cursos.

Alguns deles são gratuitos, mas se você estiver disposto a desembolsar uma graninha, pode encontrar certificações ainda mais dinâmicas.

Hubspot Academy

Você pode até pensar que trabalhamos para a Hubspot, com tantas recomendações. Mas a verdade é que o conteúdo dos caras é realmente foda.

Na Hubspot Academy, você encontrará cursos gratuitos, como o de inbound marketing, email marketing, marketing de conteúdo, design e inbound sales. Todos eles com certificado digital. Porém, são todos em inglês.

Universidade Rock Content

Lecionados pelos especialistas de uma das maiores empresas de marketing digital do Brasil, os cursos de Marketing Digital da Universidade são ricos e atualizados.

Os cursos gratuitos são os de marketing de conteúdo e produção de conteúdo para web. Já os pagos são voltados a SEO, inside sales, mídias sociais, email marketing, branding & buzz e blogs corporativos.

Escola RD

A Resultados Digitais também possui seus próprios cursos. São destinados à prática de estratégias de negócios, como inbound sales, customer success e, até mesmo, ensinam a usar o software da empresa.

Gestor de Marketing

Olimpo Araujo Junior, um dos pioneiros do marketing digital no Brasil, criou o curso de Gestor de Marketing para auxiliar empreendedores em suas estratégias na web.

Escola do Marketing Digital

Com alguns minicursos gratuitos, a Escola do Marketing Digital ensina diversificadas táticas de marketing digital. Há, inclusive, um curso específico para iniciantes. É gratuito.

Academia do Marketing

Com foco em estratégias digitais que vão desde as mídias sociais a ações do Google Adsense, a Academia do Marketing possui cursos presenciais e online.

Principais características de um bom profissional de Marketing Digital

Trabalhar com marketing digital é recompensador, mas como em qualquer profissão, exige dedicação empenho.

O mercado é muito promissor, mas diante da grande quantidade de pessoas gabaritadas, é preciso se destacar.

Abaixo, saiba quais são as principais qualidades para  trabalhar nas melhores empresas de marketing digital do Brasil:

Multitarefas

Então você é de humanas e quer fugir dos números no marketing ou vice-versa? Pois saiba que as coisas não funcionam bem assim.

Saber lidar com as diferentes ramificações é o que torna um profissional diferenciado.

Além disso, como as coisas acontecem muito rápido no ambiente digital, é esperado que o colaborador consiga realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Aqui, a palavra-chave é organização.

Resolvedor de problemas

Tá legal, nós sabemos que esse termo não é muito bonito, e talvez nem seja gramaticalmente correto.

Mas é a melhor definição de uma das características principais de um bom profissional de marketing digital. É preciso trabalhar com soluções, não com perguntas. Simples assim.

Analítico

Saber analisar os dados recolhidos é primordial, não importa qual seja a sua escolha entre as muitas estratégias.

Não adianta: todas elas exigem que você saiba, pelo menos, a importância dos KPIs e como se adequar para promover o crescimento da empresa.

Antenado

Em meio à Transformação Digital, as coisas parecem acontecer na velocidade da luz.

Portanto, é muito importante que quem quer trilhar uma carreira em marketing seja um ótimo leitor. As informações chegam primeiro no formato de texto, mas você também pode consumir outros formatos de conteúdo .

O mais importante é que você fique sabendo das novidades antes dos seus concorrentes.

E, claro, é extremamente recomendado que você também treine suas habilidades de escrita. Tanto para se relacionar com clientes e parceiros quanto para divulgar conteúdos na web.

Hacker

Audácia, perspicácia e velocidade de aprendizado. Esses foram os ingredientes utilizados para crias as Meninas Superpodero… Err, pera, frase errada. Os Profissionais de Marketing Superpoderosos!

Brincadeiras à parte, um hacker deve ter um pé à frente da concorrência e usar a inteligência para descobrir as melhores formas de tirar vantagem dos recursos disponíveis.

Nesse artigo, você aprendeu tudo que precisa saber como um iniciante em marketing digital. Está preparado para o mercado? Então acesse o Rock Jobs e confira as melhores vagas disponíveis!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.