O que é Marketing Digital? Tudo sobre o conceito, como fazer e começar sua estratégia de Marketing Online em 2024

Marketing Digital (mkt digital) é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Marketing Digital

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O conceito de Marketing Digital pode parecer muito claro, mas, ao mesmo tempo, é muito subjetivo. Como compreender um assunto tão abrangente?

Qualquer ação da minha empresa da internet é Marketing Digital? Quais são as melhores estratégias? Como extrair o máximo potencial dessas ações?

Não resta dúvida sobre a utilidade e o crescimento do Marketing Digital nos próximos anos, e muita gente já sabe disso. E você? Quer estar preparado para saber tudo sobre esse assunto agora mesmo?

Se sua resposta for “sim”, criamos este conteúdo completo para que você entenda exatamente o que é Marketing Digital, seus principais benefícios, como fazer e como a sua empresa se encaixa e pode tirar proveito disso.

Vamos lá?

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que é Marketing Digital

    O que é Marketing Digital

    Marketing Digital é a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

    Philip Kotler — considerado o pai do Marketing — conceitua marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

    Porém, as maneiras de fazer com que isso aconteça sofrem mudanças quase que diariamente. Por isso, atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras online.

    É por isso que o Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje. O termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.

    Usando canais digitais — como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e outros —, as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes.

    Você entendeu a “sacada” do conceito apresentado pelo professor Kotler? Trata-se de um processo social! É algo que depende do acordo entre duas pessoas dentro de um contexto.

    Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas… Assim, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.

    E cada um deve fazer o que pode, com os meios que tem, para encontrar as oportunidades certas nesse meio!

    No vídeo abaixo explico quais são os conceitos mais básicos do Marketing Digital:

    Observe o conceito de marketing e adicione uma camada de internet. Esse é o “espírito” do Marketing Digital! Meios digitais envolvem computadores e a forma dominante de comunicação digital é a internet.

    O grande fluxo de comunicação que a web proporciona hoje favorece estratégias ágeis, como Search Engine OptimizationInbound Marketing e Marketing de Conteúdo, como veremos nos próximos tópicos.

    Quando falamos de aumentar nossa rede, fortalecer a nossa marca e realizar melhores vendas, todos esses são objetivos em que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para alcançá-los.

    Para chegar lá, os meios digitais são os melhores para observar e testar a efetividade das nossas ações.

    Por isso, o Marketing Digital é um dos melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, definir métricas mais claras e simples de medir.

    Não é à toa que esse conceito é chamado de novo marketing.

    Antes de continuarmos nosso estudo sobre o Marketing Digital, devo avisar que esse é um post extenso. Por isso, disponibilizamos este conteúdo para download! Basta preencher o formulário abaixo:

    História do Marketing Online

    Chegou o momento nostalgia! Nos anos 90, a internet passou por uma onda de crescimento, da qual muitas das principais empresas do mundo surgiram (e muitas também desapareceram).

    Chamamos esse período de Web 1.0 — quando os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação se tornaram acessíveis.

    Foi nessa época que surgiu o Google (em sua forma mais rudimentar), bem como vários outros motores de busca, e o ICQ, por exemplo. Foi nesse período — o de nascimento da internet como conhecemos — que o termo Marketing Digital começou a ser utilizado.

    marketing digital evolução da web

    Na época, a web era apenas para pessoas e empresas mais entusiastas, o que é compreensível. Afinal, ali também havia poucos consumidores. Mas a rede foi adquirindo tração e as tecnologias foram se sofisticando sem que percebêssemos.

    Em 1993, quando o primeiro anúncio clicável foi publicado, a internet possuía cerca de 130 sites no ar. Ao fim dos anos 2000, quando o Marketing Digital se tornou a base do que conhecemos hoje, já eram 17 milhões. Vale ressaltar que empresas como Google, PayPal e Amazon já existiam nesse período!

    Conceito de Mix de Marketing

    Mesmo sendo digital, ainda estamos falando do marketing. E o marketing, como campo de estudo, nos fornece muitas ferramentas que se aplicam perfeitamente quando falamos de Marketing Digital. Muitas delas, inclusive, podem ser expandidas para se encaixar melhor ao mundo da internet.

    Por exemplo, você conhece o conceito de 4 Ps do Marketing?

    Também conhecido como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, esse conceito se refere a um produto ou serviço em quatro pontos-chave:

    • Produto;
    • Preço;
    • Praça;
    • Promoção.

    Assim, quando aplicado ao universo digital, existem autores que estendem esse diagrama para mais alguns elementos. Veja como são esses desdobramentos:

    5 Ps do marketing

    Com o tempo, a importância de valorizar o consumidor como parte da estratégia fez com que um novo P fosse acrescido ao conceito, o de people — Pessoas.

    Nesse contexto as empresas passaram a considerar mais o poder de compra do público na hora de criar campanhas, entendendo que essas pessoas precisam ser conquistadas não apenas pelo produto e o que o envolve, mas também pelas marcas.

    8 Ps do marketing

    Finalmente chegamos a era dos 8 Ps do Marketing, onde além de Preço, Praça, Produto, Promoção e Pessoas, temos:

    • Processos;
    • Posicionamento;
    • Performance.

    Eles passaram a ser determinantes para identificar as ações de sucesso no Marketing.

    Nesse sentido o Digital foi fundamental, porque as ações online permitem que as pessoas avaliem os resultados obtidos de maneira sistêmica e escalável, contribuindo para tornar as ações ainda mais direcionadas e estratégicas. Vamos explicar mais adiante com detalhes como isso funciona.

    Conceitos-chave de Marketing Digital

    Assim como cada especialização tem suas especificidades, o Marketing Digital é um universo com seus próprios termos. Antes de começar esse post, vamos explicar cada um desses principais conceitos.

    Persona

    Ao contrário das estratégias tradicionais, o Marketing Digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis semifictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal. Assim você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.

    publico-alvo-vs-persona

    Para criar a sua persona e construir a sua estratégia, confira o nosso Fantástico Gerador de Personas

    Lead

    Leads são oportunidades de negócio. São os contatos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações-chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e nutri-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compras.

    Funil de Vendas

    Funil de Vendas, também conhecido como Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.

    CRM

    CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes.

    Entre as inúmeras funcionalidades que esse tipo de ferramenta apresenta, as principais são: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa e controle de follow-ups.

    Landing Page

    Landing Pages são as páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão.

    A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads.

    SEO

    SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca. São as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos, ajudando você a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.

    CMS

    CMS significa Content Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Conteúdos, e nada mais é do que uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente online sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação.

    Dessa forma, por meio de um CMS é possível criar sites, blogs e outros portais de maneira simplificada.

    CTA

    Os Calls to Action ou CTAs são os botões ou chamadas que direcionam a ação que os seus usuários devem cumprir ao visitar uma página, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.

    Fluxo de Nutrição

    O Fluxo de Nutrição é um processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por email, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.

    Você pode conferir mais termos específicos sobre o tema neste Glossário Completo de Marketing Digital ou pode conhecê-los de forma ainda mais aprofundada nos cursos da Rock University — temos vários cursos gratuitos disponíveis!

    Vantagens do Marketing Digital

    Vantagens do Marketing Digital

    Por que fazer Marketing na Internet deve ser uma prioridade para as empresas e quais os principais benefícios que uma estratégia online pode oferecer? Neste tópico vamos abordar esse assunto.

    Você já deve ter percebido o quanto o Digital mudou a maneira de fazer marketing e para melhor, tanto para empresas quanto para consumidores.

    Existem diversas vantagens que podem representar economia para ambos, além de estreitar as relações entre o público e as marcas.

    Interatividade

    Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais offline, é a interatividade com o público. O foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.

    As empresas fazem campanhas, publicações e ações e, do outro lado, os consumidores podem interagir, opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com as marcas, bem como as exigências do público. Assim, é necessário cada vez mais melhorar a maneira de falar com a sua audiência.

    Separamos um material completo sobre criação de conteúdos interativos para que você possa se inteirar sobre o assunto:

    Análise e mensuração

    Imagine o mundo nos anos 1960, quando o modelo de negócios das agências de marketing e publicidade estava decolando. Neste período, poucas eram os métodos de medir a efetividade das campanhas publicitárias e anúncios veiculados.

    Pode-se dizer que, até a chegada da internet, muito dinheiro foi gasto em ações ineficientes! Afinal, se você não consegue medir se um cliente foi convencido pela sua ação de marketing a comprar um produto ou serviço, é difícil dizer se a sua estratégia é efetiva.

    No mundo do marketing online, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia.

    Felizmente, hoje, absolutamente tudo deve ter o seu retorno comprovado. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem (e devem!) ser analisadas em tempo real.

    Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática. Isso era impensável há bem pouco tempo.

    Mais oportunidades para as empresas

    Além de tudo isso, a diminuição das distâncias literalmente entre empresas e clientes ajudou e muito. Afinal, hoje, mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo.

    Com isso, os consumidores ganham. Eles têm mais oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam. O mesmo vale para as empresas que podem criar um bom posicionamento online, aumentando as suas oportunidades de venda por diversos canais!

    Direcionamento

    Muitas pessoas podem pensar “nossa, vou conseguir falar com o máximo de pessoas possível”, e sim, isso é ótimo!

    Mas um dos grandes diferenciais do Marketing Online é que as empresas conseguem agora fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas! Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da sua empresa.

    Isso é um grande benefício porque, além de economizar dinheiro — afinal você deixa de gastar muito dinheiro com pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços através da segmentação —, você passa a conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.

    Esse é o segredo por trás do valor real do Marketing Online, e está revelado para qualquer um colocar em prática! Só é necessário um método e falaremos sobre isso agora!

    Estratégias de Marketing Digital

    Como fazer Marketing Digital

    Existe uma infinidade de maneiras de aplicar uma estratégia de Marketing Digital. Entenda quais são e como fazer uma escolha que combine com as necessidades da sua empresa.

    O crescente poder de processamento dos computadores e da infraestrutura em internet nos levou a um universo de possibilidades. Basta pensar no volume e na qualidade de conteúdos que temos disponíveis hoje — a maioria deles gratuita.

    Hoje, se eu perguntar qualquer coisa ao Google, há boas chances de eu receber uma resposta satisfatória. E essa resposta estará contida em algum conteúdo disponibilizado por um site na internet. Não é simples e, ao mesmo tempo, fantástico?

    Seguindo essa lógica, sites que contêm muitas e boas respostas têm mais chances de atrair o público e, consequentemente, conquistar mais clientes, aumentar a sua percepção de marca e saber cada vez mais sobre o comportamento dos consumidores.

    Como foi mencionado no capítulo anterior, muitos negócios estão migrando dos meios offline para os meios online de marketing. Evidentemente, isso aumenta a concorrência na web.

    Como dissemos no capítulo anterior, o segredo está no método. Para alcançar seus objetivos de marketing, precisamos encontrar meios de chegar lá.

    Mas, se a internet tem possibilidades infinitas, como posso saber que estou tomando a decisão certa? Não se preocupe, pois agora você conhecerá o que há de mais atual no mundo em termos de estratégia. Confira.

    Inbound Marketing

    Inbound Marketing é sinônimo de marketing de atração. Ao criar uma estratégia de Inbound, seu objetivo é ser encontrado pelas pessoas.

    No Inbound Marketing, as empresas procuram entender as dores e necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecer um canal de comunicação com essas pessoas, a fim de oferecer uma solução para os seus anseios e desejos.

    Hoje, a internet está repleta de ferramentas para fazer pesquisas, descobrir interesses do público e publicar materiais que os ajudem a satisfazê-los.

    Quando isso é praticado continuamente, você cria a sua audiência, gerando um canal de comunicação constante com ela. Em outras palavras, a empresa conversa com sua audiência, não somente envia mensagens.

    Em consequência, suas publicações passam a ser buscadas por mais e mais pessoas. Por meio desta comunicação, é possível entender interesses cada vez mais específicos do público (e sair na frente para atendê-los).

    Atualmente, a principal maneira de fazer as pessoas chegarem até você é criando conteúdo, ou seja, oferecendo informações relevantes, que solucionam problemas reais e são de amplo acesso. A essa estratégia damos o nome de Marketing de Conteúdo, que abordaremos a seguir:

    Entenda tudo sobre Inbound Marketing
    O Guia Completo do Inbound Marketing: o que é e como fazer
    Growth Hacking para Inbound Markteers: alavanque sua estratégia

    Marketing de Conteúdo

    Os consumidores estão diariamente procurando soluções na internet, e, na maioria das vezes, essa procura começa em motores de busca.

    Marketing de Conteúdo tem como objetivo posicionar a sua marca no lugar e no momento certo da jornada de compra para oferecer as melhores soluções.

    Portanto, Marketing de Conteúdo é o processo de publicar materiais e informações relevantes e valiosos, a fim de atrair, converter e encantar uma audiência.

    Vale lembrar que essa estratégia, se bem-feita, pode auxiliar a triplicar em menos de um ano os acessos à empresa na internet, além de trazer muitos outros benefícios, como: reconhecimento de marca, criação de autoridade e educação do mercado.

    Para isso, você precisa espalhar seu conteúdo em regiões da internet que sejam atrativas para a sua persona. Existem alguns métodos considerados padrões, tal qual um blog, o site da empresa e os perfis em redes sociais.

    Contudo, existem formas de diversificar o seu alcance com diferentes canais de conteúdo. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

    Blog

    blog é a casa do Marketing de Conteúdo.

    Isso porque ele é um canal exclusivamente seu de comunicação com o público, sem as interferências e distrações que outros canais como as redes sociais podem ter. Ou seja, você pode publicar o que quiser, como quiser, a hora que quiser.

    Blogs também são muito fáceis de serem editados e administrados, o que facilita que empresas com pequenos ou grandes times de Marketing consigam tocar uma estratégia de maneira prática, econômica e rápida.

    E, por fim, mas não menos importante, blogs são uma excelente ferramenta de otimização de conteúdos para melhorar os seus rankings em mecanismos de busca, como o Google. Isso melhora a visibilidade do seu negócio e amplia o seu poder de atração das pessoas certas!

    Além disso, você pode usar alguns outros canais como o Medium e o LinkedIn Pulse para construir a sua audiência nesse sentido. Eles funcionam como blogs, com a desvantagens de não serem domínios próprios e com menos poder de rankeamento, mas que são mais fáceis e acessíveis.

    Site Institucional

    Muitas empresas se contentam em ter um blog ou uma página em uma rede social. Tudo isso é muito importante, mas não dispensa a necessidade de um site institucional.

    Primeiro porque aumenta a credibilidade do seu negócio. Afinal, quando as pessoas procurarem você, elas precisam ter a segurança de que a sua empresa é séria e confiável.

    Segundo porque esse se torna mais um canal onde as pessoas podem te encontrar e que também é só seu e pode ajudar você a conquistar boas posições nos mecanismos de busca.

    É também fundamental que as suas ações de Marketing direcionem as pessoas para um canal onde elas possam solicitar os seus produtos ou serviços e finalmente consumir de você, tirando as principais dúvidas delas. E esse canal é, sem sombra de dúvidas, o site institucional.

    Automação de marketing

    A área industrial já conta com a automatização de processos desde meados do século passado. Com a transformação digital, o marketing também ganhou este potencializador de estratégias.

    Desde o planejamento de e-mail marketing até a análise dos seus anúncios online, a automação pode transformar os resultados da sua empresa. Veja as principais áreas que você pode começar com a automatização e melhore seu funil de vendas.

    Explore a segmentação de leads

    Ter as informações certas sobre seu público é o passo fundamental para automatizar a segmentação de leads. A boa notícia é que esses dados são facilmente fornecidos, basta observar o comportamento do usuário.

    Enviar campanhas para a base inteira de leads ou pedir o time de vendas para fazer contato com toda pessoa que fornecer o nome e o telefone é perder tempo, recurso e ainda gerar uma imagem negativa da empresa.

    Com ferramentas como um bom CRM você consegue fazer a automação adequada. Assim, você pode indicar pessoas que estão mais propensas a fazer uma compra e separar suas listas de acordo com as preferências do cliente.

    Faça a nutrição dos seus contatos

    A nutrição de leads também deve seguir essa mesma lógica. Se uma pessoa clica apenas em nossos materiais sobre tráfego orgânico, não faz sentido forçar o consumo de conteúdos sobre anúncios pagos.

    Crie automações baseadas no comportamento do lead e aumente o engajamento dele com a marca.

    Automatize seu e-mail marketing

    A automação de e-mail marketing foi um dos modelos a se popularizar mais rápido. Isso porque você consegue monitorar todas as ações do lead: se recebeu ou não a mensagem, quando abriu, se clicou e onde clicou.

    Tudo isso pode alimentar fluxos de nutrição de e-mail, fazendo com que o lead caminhe pelo funil de vendas.

    Personalize a experiência do cliente

    comportamento do consumidor é um grande indicador para oferecer experiências de qualidade. Por exemplo, com o surgimento do cliente ultraracional, o ciclo de vendas deve ser mais inteligente e eficaz.

    A personalização de atendimento por meio da automação de marketing pode ser a resposta para esse tipo de situação. Isso vai além de chamar o cliente pelo nome, o ponto principal é segmentar o lead de acordo com seu comportamento e preferências.

    Marketing de mídia social

    Assim como as estratégias de SEO revolucionaram os resultados com marketing digital em blogs e sites, as mídias sociais trouxeram novos formatos para a empresa se relacionar com o público e até mesmo vender.

    Mídia social são os meios de comunicação digital pelos quais é possível interagir com seu público. Então, além das redes sociais, outros canais como blogs e e-mail entram nesse pacote.

    Quais são as principais plataformas de mídia social?

    Antes de elencarmos as principais redes sociais, é importante entender que para conseguir bons resultados com mídia social você precisa saber em quais delas sua persona está. Não adianta criar campanhas originais e épicas no TikTok, se você tem um público mais conservador, que usa apenas o YouTube.

    Veja as principais plataformas de redes sociais usadas no Brasil em 2023:

    • WhatsApp;
    • YouTube;
    • Instagram;
    • Facebook;
    • TikTok;
    • LinkedIn;
    • Messenger;
    • Kwai;
    • Pinterest;
    • Twitter.

    Como usar as mídias sociais no marketing digital?

    Enquanto o usuário usa as mídias sociais para se comunicar com amigos e familiares ou simplesmente se entreter, uma empresa pode aproveitar essas mídias para se conectar mais com o público, fortalecer o posicionamento da marca, engajar, vender e garantir a satisfação do cliente.

    Para isso, aposte em uma estratégia de marketing de conteúdo. Crie um calendário editorial sinalizando a frequência das publicações, formatos dos conteúdos, datas de postagem e responsáveis por cada etapa do processo.

    Evidentemente, é preciso uma estratégia, que podemos aprender a criar agora mesmo. Separamos alguns conteúdos que vão ajudá-lo nisso:

    Conheça os nossos conteúdos completos e gratuitos sobre redes sociais
    O Guia Completo das Redes Sociais: confira tudo sobre Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Facebook
    O Guia prático do Facebook Ads para você criar anúncios nesta plataforma
    Quais são as redes sociais mais usadas do Brasil? Descubra e entenda porque vale a pena investir!

    Como definir uma estratégia de redes sociais

    Uma estratégia efetiva de redes sociais deve gerar uma participação significativa na geração de tráfego para o seu domínio, mas, ao mesmo tempo, é um canal de comunicação e divulgação da marca.

    Por isso, vamos dividir em alguns passos simples:

    • Passo 1 — Estabeleça objetivos e metas. Redes sociais também têm um funil e você deve considerar as métricas relevantes em cada etapa. A metodologia de OKRs para medir o desempenho se encaixa perfeitamente nesse caso;
    • Passo 2 — Encontre as redes corretas. Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter etc. são canais diferentes e tem suas particularidades, portanto a intenção dos usuários em cada um deles também. Faça pesquisas sobre o perfil do público, as palavras-chave e tendências antes de criar um perfil comercial;
    • Passo 3 — Crie um perfil. Fique atento aos tamanhos corretos de posts e imagens em mídias sociais. Lembre-se de utilizar um design e tom de voz que obedeça aos padrões da sua marca e sejam focados nos objetivos definidos no primeiro passo;
    • Passo 4 — Realize um benchmarking. Veja o que os seus concorrentes e blogs de assuntos relacionados estão dizendo. Se você tem concorrentes fortes, certamente eles publicam muita coisa relevante e que você deve aproveitar;
    • Passo 5 — Defina um plano e um calendário editorial. Isso é necessário para organizar as verbas e analisar o andamento da estratégia. Aplicativos como Buzzsumo são boas ferramentas de pesquisa de tendências e palavras-chave;
    • Passo 6 — Aprenda com os resultados. Assim como os blogs e sites, mídias sociais também têm ferramentas de análise. Utilize-as para calcular suas métricas e indicadores.

    Email Marketing

    Email Marketing é o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de contatos obtidos por uma empresa na internet.

    Ele pode ser utilizado como método de fortalecimento da sua marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.

    O canal de mensagens direto com o usuário é uma ferramenta inigualável e pode trazer resultados muito efetivos. Inclusive, é possível segmentar suas listas seguindo diversos fatores, como taxa de abertura dos emails, respostas, downloads de um material, entre outros.

    Construindo uma lista de emails

    O primeiro passo para uma boa estratégia de email marketing é construir sua lista de emails, ou seja, conquistar os contatos das pessoas que receberão seu conteúdo. Como fazer isso?

    • Passo 1: escolher um bom software para gerir as suas listas;
    • Passo 2: criar uma oferta incrível, como uma newsletter, desconto ou conteúdo rico;
    • Passo 3: inserir formulários de inscrição dentro do seu site ou blog;
    • Passo 4: desenvolver uma voz para a sua empresa e criar mensagens cativantes.

    Tipos de email

    Email é um canal de contato com clientes e potenciais clientes, certo? Esse meio é uma forma bilateral de comunicação. Afinal, quem recebe emails pode respondê-los!

    Por isso, existem diversos tipos de mensagem que você pode enviar, cada uma com uma intenção diferente em relação aos seus leads.

    1. Emails Informacionais

    Esse tipo de mensagem tem o objetivo de passar uma informação relevante para os contatos. Se você possui alguma notícia em primeira mão, quer divulgar algum evento ou ação específica, emails informacionais são um método excelente.

    Geralmente, esse tipo de email é mais curto, buscando enviar o máximo de informações o quanto antes. Se possível, no próprio título da mensagem.

    2. Emails de Nutrição

    Emails de nutrição são aqueles que influenciam o leitor a tomar uma ação específica no seu site ou blog.

    Muitas vezes, a jornada do cliente pode demorar mais do que você gostaria. Por isso, a nutrição de leads pode acelerar esse processo e tornar a sua base mais preparada para o momento da compra.

    Mensagens desse tipo também devem ser objetivas e levar o usuário da caixa de entrada para o seu domínio, oferecendo conteúdos que o levará a prosseguir no funil de vendas.

    3. Emails Educacionais

    Emails educacionais são muito úteis e devem ser a maior parte do conteúdo que você envia. Simplesmente porque conteúdo educacional é aquele focado em solucionar problemas e dúvidas.

    No fundo, essa é a principal razão pela qual o usuário assina o seu conteúdo.

    Utilize-o para enviar posts relevantes, materiais selecionados por você, conteúdo exclusivo e o que mais a sua audiência buscar.

    4. Emails Transacionais

    Este tipo de email é muito importante, e precisa ser usado com sabedoria. Emails que sugerem uma transação ou oferta precisam ser enviados de maneira que o recebedor não perceba nenhum exagero.

    Uma boa prática é manter a sua base de emails sempre limpa, somente com usuários que realmente são considerados personas.

    Além disso, emails transacionais devem ser focados na conversão do usuário, o que define o tom de voz da mensagem, um bom call to action e um link direto.

    5. Newsletter

    Newsletters são um tipo recorrente de mailing. Ao assiná-lo, o usuário espera que suas mensagens cheguem com uma determinada frequência. 

    É como um jornal em que você pode ofertar conteúdos, divulgar materiais, escrever mensagens e dialogar com a sua base.

    SEO

    Em uma estratégia de Marketing Digital, ser encontrado em mecanismos de busca é essencial, certo? E, para isso, existe um conceito específico para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios.

    É o que chamamos de otimização para mecanismos de busca, Search Engine Optimization ou SEO.

    Hoje, motores de busca esperam oferecer os melhores resultados para a experiência do usuário. Existem diversas técnicas que você deve aplicar para mostrar aos buscadores que o seu site pode prover a melhor experiência e, assim, melhorar seus rankings.

    Otimizar suas páginas significa deixá-las compreensíveis tanto para as pessoas quanto para os crawlers. E isso vai depender da sua performance em uma combinação de diversos fatores de rankeamento. Existem dois grupos de fatores de rankeamento, que explicaremos a seguir:

    SEO On Page

    Os fatores On Page são aqueles que podem ser otimizados dentro das suas páginas, como título, meta-descrição, linkagem interna, uso de heading tags etc. Tudo isso melhora a experiência do usuário, mas também é lido pelos crawlers, como o Google Bot.

    Por isso, você pode ter um conteúdo muito atrativo, mas é preciso demonstrar isso aos robôs por meios de estruturas de dados. É preciso usar o código para referenciar o seu título, seus meta atributos, suas imagens, hiperlinks.

    SEO Off Page

    E não para por aí! Fatores externos também influenciam em seu rankeamento, como o tempo de carregamento do seu site, seus parâmetros de segurança, links recebidos etc.

    Se você quiser entender mais sobre SEO e os diferentes fatores de rankeamento, recomendo a leitura do Guia Completo de SEO.

    SEM

    Search Engine Marketing. Esse nome já diz tudo. Motores de busca são úteis para estratégias digitais que envolvam mídias orgânicas ou pagas. Ao fazer uma busca, esses mecanismos vão te retornar uma lista de links úteis, e alguns deles serão anúncios.

    Por isso, marketing em motores de busca é um processo bastante abrangente. Até mesmo o SEO está contido no SEM!

    Resultados do Google - Inbound Marketing
    Resultados de busca do Google.

    Hoje, é praticamente impossível que o Search Engine Marketing não seja peça importante de qualquer estratégia de marketing na internet. E, para isso, você deve atacar de todos os lados!

    Ao exibir anúncios ou links orgânicos, acima de tudo, os motores de busca estão preocupados com a experiência do usuário e é assim que se atinge usuários que têm intenções comerciais ao realizar uma busca.

    Além do crescimento orgânico, mídias pagas oferecem oportunidades únicas de crescimento. As ferramentas e técnicas de analytics permitem encontrar o caminho para um retorno sobre investimento positivo.

    E, se investir em anúncios na internet pode trazer muito mais lucros do que custos, por que não tentar?

    Se ainda não te convencemos, aprenda um pouco a seguir:

    Publicidade

    Na internet, hoje, existem três tipos de mídias:

    • Mídias adquiridas: vêm da interação com o público, representam o engajamento, os compartilhamentos, comentários e menções;
    • Mídias possuídas: são aquelas que pertencem a alguém, os websites, blogs, perfis em mídias sociais;
    • Mídias pagas: é a promoção do seu conteúdo por meio de anúncios, como pay-per-click (PPC), displays, retargeting, propagandas em redes sociais e promoção de conteúdos.
    Mídias online

    Essa combinação de mídias é que vai definir o melhor jeito de conquistar a sua audiência. Nunca desconsidere nenhuma delas.

    Evidentemente, resultados orgânicos são excelentes ao longo prazo, mas não têm a mesma velocidade e opções da publicidade online. Conheça agora algumas modalidades de anúncios:

    Pay-per-click (PPC)

    PPC é a compra de mídias que são cobradas mediante o número de cliques recebidos pelo seu anúncio. O tipo mais comum de pay-per-click são anúncios em mecanismos de busca.

    Assim, na página de resultados do Google, por exemplo, existem links orgânicos e pagos.

    Se você for um anunciante, é possível posicionar o seu anúncio utilizando palavras-chave e variações delas. E o usuário, ao realizar a busca, encontrará esses links patrocinados na SERP.

    Display Ads

    Um display ou banner é uma mistura de imagens e texto. Anúncios de display geralmente não aparecem em páginas de resultados de busca, mas em sites que fazem parte da rede de anunciantes escolhida.

    Retargeting

    Retargeting — não confunda com Remarketing — são banners que aparecem para o usuário depois que ele visita algum site ou pratica determinada ação. Aqui, a ideia é fazer o seu anúncio ser lembrado pelas pessoas, retomando o engajamento com o seu funil de vendas.

    Ao visitar um determinado site, por exemplo, possivelmente mais anúncios desse site aparecerão para você quando você visitar algum site que faça parte da rede de anunciantes.

    Promoção de conteúdo

    Promoção é uma alternativa de mídia paga interessante para quem faz marketing de conteúdo. A web está repleta de conteúdos incríveis e ganhar destaque pode ser difícil.

    Existem meios gratuitos de divulgação, tais quais as mídias sociais. No entanto, se você quer acelerar esse processo, é possível transformar a chamada para o seu conteúdo em anúncio.

    Assim, você terá uma exibição privilegiada em motores de busca e redes sociais, além de poder segmentar o público para quem ele é exibido.

    Anúncios em redes sociais

    Assim como há anúncios em resultados de busca, eles também podem ser exibidos em mídias sociais. A rede do Facebook — que inclui outras mídias, como o Instagram —, possui a sua própria rede de advertisements.

    Assim, de acordo com as suas preferências, interesses e perfis que visita, a rede exibirá anúncios específicos para esse usuário. Cada uma das mídias sociais possui diferentes opções de segmentação e isso faz toda a diferença na performance desses anúncios.

    Marketing de afiliados

    Uma forma muito comum de gerar receita com Marketing Digital é por meio de afiliados. Se você vende algum produto ou serviço, pode criar uma rede de blogs e sites que podem comercializar o seu produto em troca de uma comissão.

    Da mesma forma, se você é dono de um blog ou site e recebe bastante tráfego, você pode ser remunerado para facilitar ou gerar vendas para um produtor. Geralmente isso é feito por meio de um banner ou de conteúdos patrocinados.

    Gestão de Leads

    Gerir leads significa rastrear e levar possíveis clientes desde a primeira conversão até a venda e ao pós-venda. Esse assunto do Marketing Digital também é conhecido como gestão de aquisição de clientes ou gestão de contatos.

    Além disso, frequentemente, a gestão de leads é confundida com a nutrição de leads. Veremos que a nutrição de leads é uma parte do processo de gestão de leads.

    Confira as etapas desse processo:

    1. Geração de Leads: é a arte de encontrar usuários potencialmente interessados em seu negócio. A geração de leads se dá em pontos de conversão taticamente posicionados em emails, anúncios, conteúdos, ferramentas etc;
    2. Geração de Leads Qualificados: mais do que simplesmente gerar novos contatos, leads qualificados são aqueles identificados como oportunidades de venda. São pessoas mais “adiantadas” no funil;
    3. Qualificação de Leads: qualificar leads significa analisá-los de maneira mais precisa, classificando as melhores oportunidades de acordo com o seu comportamento registrado. Times de marketing e vendas frequentemente têm especialistas em qualificação de contatos;
    4. Nutrição de Leads: nutrir leads significa oferecer conteúdo relevante para a sua base de contatos, de maneira a fazê-los prosseguir no funil de vendas. Hoje, o email é um método bastante eficiente de nutrição de leads, mas há novidades interessantes, como o account-based marketing.

    À medida que a sua base de leads cresce, seu processo de gestão de leads precisa se tornar escalável.

    Uma base de contatos pode chegar a centenas de milhares e até milhões de pessoas. Isso provoca a necessidade de lidar com sistemas mais robustos, mecanismos complexos de rastreamento de atividades e padronização das mensagens enviadas.

    E não para por aí. Mesmo após a venda, os clientes não deixam de ser leads dentro da base. Afinal, é preciso encontrar mecanismos de upsell, cross-sell e retenção de clientes.

    É preciso lembrar que o funil de vendas não termina na venda, mas sim no momento em que os clientes se tornam defensores da sua marca.

    Se você deseja criar mensagens customizadas, segmentadas de acordo com os diferentes perfis de contatos presentes em sua base, é preciso recorrer à tecnologia. Quanto maior é o número de leads, mais complexa fica essa administração.

    Para isso, softwares de automação são essenciais a partir de um nível mínimo de performance.

    Aprenda a gerar leads e automatizar a sua estratégia!
    Geração de leads: o guia completo para converter oportunidades

    Automação de marketing

    Como mencionamos, é muito difícil gerir uma grande base de leads. Para se comunicar com milhares — talvez milhões — de pessoas, é preciso uma ferramenta que consiga organizar e rastrear todos esses registros.

    É por isso que, mais do que uma técnica, a automação de marketing é um tipo de tecnologia do Marketing Digital. Por meio dela, é possível agilizar todas essas necessidades.

    Frequentemente, esses softwares possuem soluções para criar fluxos de trabalho e de comunicação. É como se fosse uma mistura entre sistemas de armazenamento, análise de dados e engajamento dos contatos.

    Dessa forma, é possível segmentar a sua base em relação ao perfil, ao comportamento e às suas ações realizadas e — para cada um desses critérios — fornecer uma série de incentivos para a conversão e, por fim, ao encantamento do usuário.

    A competição pelas melhores ferramentas de automação têm crescido muito e esse mercado tem se revelado muito promissor no mundo do marketing. Estima-se que até 2025 esse mercado alcance uma capitalização de mais de US$7 bilhões!

    Otimização de Conversão – CRO

    Um dos termos mais utilizados em Marketing Digital é a conversão, certo? O processo de trazer o público para a sua base de contatos e fazê-los chegar até o fundo do funil de vendas.

    O objetivo da otimização da conversão — ou Convert Rate Optimization — é descobrir onde as conversões não estão sendo aproveitadas corretamente dentro de um blog ou site. E os melhores jeitos de fazer isso são análise de dados e testes!

    Antes de tomar a decisão sobre quais modificações fazer para aumentar as taxas de conversão, um profissional de CRO realiza um diagnóstico lógico. Ele é dividido em cinco etapas, descritas a seguir.

    Diagnóstico lógico da Otimização de Conversão

    1. Levantando hipóteses

    CROs geralmente têm meios de obtenção de dados em todos os seus canais. Ferramentas como o Google Tag Manager permitem a instalação de aplicativos de monitoramento dos usuários em diversos sites e blogs ao mesmo tempo.

    Assim, é possível entender porque há pessoas que visitam o blog mas não prosseguem no funil. A partir daí, basta criar ações focadas no público que realmente quer fazer parte da sua rede.

    2. Principais métricas

    Depois de levantar uma hipótese, é hora de transformar essa ideia em algo mensurável, e isso não é uma tarefa fácil!

    Utilizando as ferramentas certas, podemos obter todos os tipos de dados. Tantos, que podemos até nos perder em tanta informação — e isso é sério! Olhar para as métricas corretas vai te gerar muita economia de tempo e dinheiro.

    Evidentemente, qualquer um deseja gerar mais receita, ter mais e melhores clientes. Mas, para isso, é preciso descobrir o que gera mais receita e quebrá-los em medidas para cada etapa da jornada de compra.

    Métricas de marketing, portanto, podem ser divididas de acordo com o funil de vendas, da atração até o pós-venda!

    Métricas de conversão

    Por que otimização para a conversão? É simples. Existe uma relação direta entre a quantidade de conversões e a quantidade de receita gerada pelo seu negócio.

    E, em qualquer página, há uma infinidade de razões pela qual as pessoas não convertem.

    Por isso, investir em pontos de melhoria de conversão vão refletir em alguns números importantes, que são:

    • Número de leads: representa a quantidade de leads gerados. Essa métrica funciona como um parâmetro de desempenho ao longo do tempo. Afinal, o tráfego tende a crescer e, com isso, sua taxa de criação de leads deve acompanhá-lo;
    • Custo por lead: o CPL determina a qualidade dos leads que você recebe. Portanto, o custo de geração de um novo lead deve se manter sempre baixo em relação ao custo de aquisição de um novo cliente;
    • Número de usuários: milhares, talvez milhões de pessoas vão converter nas suas páginas, mas esse número é grande ou pequeno em relação à quantidade de usuários que navegam pelo seu domínio? É o que essa métrica procura responder;
    • Taxa de conversão de leads para sales qualified leads: por fim, não podemos ignorar o funil. Nem todos os leads estão no mesmo estágio da jornada de compra e, por isso, esse estágio que transita entre meio e fundo de funil precisa ser observado.
    Métricas de receita

    Métricas de receita não devem ser observadas separadamente das métricas de conversão. O objetivo da conversão é levar o usuário até a compra e, aqui, vamos diferenciá-las por questão metodológica.

    • Custo de aquisição de cliente: uma estratégia de marketing pode ter custos em tempo, dinheiro e outros recursos. Por isso, é preciso calcular quanto, em média, gastamos para adquirir um novo cliente;
    • Lifetime Valuetambém conhecido como LTV, ele representa, em média, a receita gerada pelo cliente em todo o seu ciclo de vida;
    • Número de clientes: como estamos falando de um funil, é natural que haja bem menos clientes do que leads. Sendo assim, essa métrica responde quais seus pontos de conversão mais geram clientes e se a quantidade de clientes está alinhada com a receita;
    • Lucro: por fim, a otimização das conversões deve impactar o lucro. Esse número vai dizer se os investimentos e custos têm valido a pena. Vale lembrar que lucros negativos representam prejuízo.

    3. Calculando a relevância

    Antes de um processo de otimização de conversão ser implantado, primeiro é preciso definir o que são resultados confiáveis.

    Portanto, é preciso ter uma população definida e amostras de tamanho razoável para conduzir os testes.

    E isso não é tarefa fácil. Em uma amostra muito pequena, os resultados se tornam muito sensíveis às variações, sejam elas positivas ou negativas. Contudo, uma amostra muito grande — embora não seja ruim estatisticamente — pode ser um desperdício de tempo e recursos com testes.

    4. Criando testes

    Criar testes é uma arte. Na verdade, esse assunto pode render um livro inteiro. Graças às mídias digitais, é possível realizar dezenas (às vezes centenas!) de testes ao mesmo tempo.

    Assim, a fase de realização de testes pode ser divida em outras fases menores.

    De maneira preliminar, são testadas diversas hipóteses. Após a coleta dos resultados, os melhores são levados adiante, mas o processo não para por aí.

    Em seguida, são determinadas hipóteses de como os melhores resultados podem ser trabalhados para gerar ainda mais resultados, reiniciando o ciclo.

    Somente quando os melhores resultados tiverem melhorias positivas é que o profissional de CRO terá provas suficientes de que melhorias definitivas foram implementadas.

    5. Analisando resultados

    Embora não pareça, essa fase é bastante complicada. Não somente pela visualização dos dados, mas também pela confiança no processo. Para conseguir resultados confiáveis é preciso:

    1. Configurar todas as etapas de conversão. Muitas vezes isso envolve diversos softwares, e é preciso se assegurar de que os resultados que chegam para você estão corretos. Um erro no início do processo vai confundir quem analisa os dados;
    2. Olhar para as métricas corretas. Muitos leads não necessariamente significam mais receita. Em contrapartida, leads que se tornam clientes cujo custo de aquisição é muito alto nem sempre serão um bom negócio. Isso varia em cada segmento e somente quem analisa os dados pode definir o melhor parâmetro;
    3. A análise correta dos resultados vai definir a tomada de decisão. Analisá-los incorretamente pode levar a ações ineficientes ou mesmo prejudiciais e, pior ainda, confundir totalmente a equipe de marketing.

    Logo, é preciso verificar cada ponto de conversão, garantir que as informações estejam chegando corretamente no seu CRM ou software de automação de marketing e questionar até mesmo as hipóteses mais óbvias.

    Outras estratégias e canais de Marketing Digital

    Podcasts e posts em áudio

    Conteúdos em áudio são uma tendência cada vez maior, principalmente com a popularização dos podcasts.

    Eles permitem uma maior facilidade de consumo por parte do usuário, já que podem ser acessados, por exemplo, de um dispositivo móvel para ouvir enquanto está andando, dirigindo ou apenas longe de um computador.

    Além disso, vale lembrar que o Áudio Marketing é uma das grandes apostas do futuro, principalmente por causa do surgimento de tecnologias de assistência virtual como a Alexa, da Amazon, e a Cortana, da Microsoft.

    Ferramentas e apps

    Aplicativos são extremamente interessantes para diversos nichos. Eles permitem uma maior interação entre o usuário e marcas, além de serem um espaço exclusivo da empresa.

    Com eles, você pode incentivar o usuário a ficar mais tempo em contato com o seu domínio e aumentar o valor percebido pelo público.

    Notificações Push

    Um exemplo de ferramenta que pode ser definitiva para a melhora dos resultados do seu site são as notificações via push.

    Basicamente, elas funcionam como pequenos alertas clicáveis que aparecem no dispositivo dos usuários inscritos, podendo conter CTAs para blog posts, materiais ricos, landing pages e muitos outros.

    Por funcionarem como um tipo de alerta, essas notificações garantem altos índices de conversão e podem funcionar tanto em desktop quanto em mobile.

    Chatbots

    Os chatbots, robôs de comunicação automatizada, são ferramentas excelentes para adicionar na sua estratégia digital.

    Além de auxiliarem no processo de otimização do atendimento de clientes em sites e redes sociais, esses bots podem ser utilizados para melhorar o relacionamento com leads e clientes, divulgar informações importantes e até mesmo gerar vendas.

    Blogs e sites parceiros

    Publicar materiais com links para o seu domínio em outros blogs virou uma tática essencial do Marketing Online. Vale lembrar que o volume e a qualidade dos backlinks são importantes fatores de rankeamento no Google.

    Assim, você pode criar um conteúdo relevante para publicar no blog de um parceiro, por exemplo. Assim, todo mundo sai ganhando.

    Vamos continuar explicando como estruturar seu plano de Marketing Digital. Se você quer continuar sempre com este material, pode baixá-lo agora mesmo!

    Plano de Marketing Digital

    Plano de Marketing Digital

    Para criar uma estratégia de Marketing Digital, é preciso começar estabelecendo objetivos, certo? E, para você alcançar os seus objetivos de marketing, o melhor caminho é planejar diferentes ações possíveis.

    Ao tentar prever os possíveis cenários e documentar um roadmap de ações, estamos falando da criação de um plano de marketing, em que todas as fontes de informação possíveis são utilizadas.

    Por exemplo, se você deseja gerar mais vendas, um objetivo de marketing pode ser um aumento percentual da quantidade de leads qualificadas.

    A partir disso, considerando a sua persona, os seus recursos disponíveis e o cenário em que seu negócio se encontra, é possível estabelecer um plano para fazer esse objetivo acontecer!

    Mas como unir tantos elementos de uma vez?

    Pode parecer muito complexo, mas existem alguns passos que comprovadamente ajudam (muito!) na estruturação de um plano.

    1. Definição dos objetivos

    Ao definir um plano, é importante cobrir diferentes tipos de objetivos. Isso porque, muitas vezes, objetivos maiores dependem do cumprimento de várias pequenas metas. É o que chamamos de objetivos principais e secundários.

    Além da complexidade, o prazo também é muito importante. Portanto, um bom planejamento contempla objetivos de curto, médio e longo prazo.

    Sendo esse o primeiro passo de um plano de marketing, sua relevância é incalculável. Errar na definição dos objetivos pode comprometer a estratégia como um todo.

    E, para eliminar essa possibilidade, existe uma framework muito popular para isso, o SMARTSMART é a sigla em inglês para as características essenciais de um objetivo de marketing.

    Logo, um objetivo de marketing é relevante desde que seja:

    • Specific ou específico: todos os envolvidos devem ter claro entendimento do que se trata;
    • Measurable ou mensurável: não faz sentido criar uma meta se ela não puder ser medida ou tiver critérios subjetivos, certo?
    • Actionable ou atingível: objetivos fáceis levam ao desperdício de oportunidades, e objetivos difíceis demais podem desmotivar o time. As metas mais bem elaboradas são simultaneamente desafiadoras e realistas;
    • Relevant ou relevante: ao estabelecer um objetivo, certifique-se de que ele é crucial para o seu negócio;
    • Time-bound ou temporal: toda meta precisa ter um prazo para ser alcançada. Evidentemente, metas para um mês, trimestre ou ano têm características diferentes.

    2. Criação de Indicadores-chave de Performance (KPIs)

    Objetivos sempre vêm acompanhados de indicadores. No entanto, em um mar de informações, é preciso olhar para os indicadores corretos. Eles mostrarão se você está percorrendo o caminho correto até o alcance dos objetivos.

    KPIs ou Key Performance Indicators representam exatamente esse conceito. KPIs são números absolutos ou percentuais, que podem ser medidos, analisados e têm importância direta para o seu negócio.

    Por exemplo, você tem uma meta ligada à geração de tráfego? Então, o mínimo diário de visitas no seu site ou blog é um indicador válido.

    Vale lembrar que KPIs podem ser indicadores de qualquer natureza, desde que sejam mensuráveis e relevantes. Métricas de marketing, por exemplo, podem ser indicadores-chave, como veremos em seguida.

    3. Detalhamento da Persona

    Quando falamos sobre personas no começo deste artigo, destacamos a importância que ela tem para uma estratégia. Aqui, o argumento é um reforço: invista tempo e recursos elaborando uma persona detalhada.

    Procure usuários na sua base de leads, pessoas em mídias sociais (LinkedIn e Facebook são ótimos para isso) e em pesquisas na internet. Se você já tem uma persona documentada, é possível expandi-la!

    Além de perguntas como “quais são seus problemas?” ou “como podemos ajudar a persona a resolver esses problemas?”, explorar tópicos extras pode ser bastante elucidativo.

    Quer complementar a análise da sua persona? Pergunte “quais livros ela lê?”, “quais são seus influencers favoritos?”, “quais eventos ela frequenta?”, “quais softwares ela utiliza?” e outros. O aprofundamento da sua persona resultará sempre na identificação de mais e melhores oportunidades.

    Template de Plano de Marketing

    Preencha o seu email e receba um modelo de plano de marketing gratuitamente!

    Métricas de Marketing Digital

    Métricas de Marketing Digital

    Uma das principais vantagens do Marketing Digital é ser mensurável. Assim, a possibilidade de documentar e avaliar as estratégias usadas permite uma compreensão da estratégia e a tomada de decisões baseadas em dados.

    Antes da internet, provar o valor de uma ação de marketing era bem mais difícil. A falta de conhecimento motiva decisões ruins.

    E, para você não cometê-las e extrair o melhor de todos os seus esforços, definir parâmetros de mensuração é essencial. É impossível ter sucesso sem usá-las corretamente.

    Abaixo listamos algumas das mais importantes métricas de marketing, mas também recomendamos que você estude mais sobre o assunto ao criar uma estratégia.

    A melhor forma de começar a observar as métricas corretas é obtendo alguns dados do seu blog ou site. Métricas comuns utilizadas em uma estratégia, são:

    • Visitantes Únicos: qual é o número de pessoas que acessam a sua página. Cada visitante é contado apenas uma vez dentro do período de tempo indicado;
    • Sessões: é o conjunto de interações, tal qual as visualizações de página e cliques, que um mesmo usuário executa em um dado período;
    • Tráfego Orgânico e Pago: representa a quantidade de sessões que são originadas de mecanismos de busca e campanhas pagas na web;
    • Taxa de Rejeição: é a porcentagem de usuários que realizam apenas uma visita, sem realizar outras interações, como cliques e visualizações de páginas;
    • Taxa de Conversão: é a porcentagem resultante entre o número de visitas e o número de conversões realizadas;
    • Links Externos: é o volume e a qualidade de links vindos de outros domínios que direcionam para o seu site ou blog.

    Mas essas não são as únicas métricas de marketing. Na verdade, conhecer todas as métricas e escolher as que melhor se adequam ao seu negócio deve ser uma etapa no seu planejamento.

    Por isso, vamos realizar um estudo aprofundado sobre algumas delas a seguir:

    Retorno Sobre Investimento

    Este é um fator que está diretamente ligado à lucratividade da sua estratégia. O ROI representa uma comparação entre o quanto você cresceu em vendas e o quanto você gastou.

    Assim, a fórmula do ROI é:

    ROI = retorno – custo do investimento / custo do investimento

    Suponha que, somados todos os custos, seu investimento total em Marketing de Conteúdo foi de R$ 100 mil durante 1 ano.

    Nesse período, essa estratégia foi responsável por 120 vendas com uma receita média de R$ 5.000,00, resultando um ROI de 5 ou 500%.

    Logo, para cada real investido nessa suposta estratégia de Marketing de Conteúdo, 5 reais retornaram em forma de lucro – o que seria um ótimo resultado!

    Quer calcular o seu ROI agora mesmo de forma simples? Então use a nossa calculadora interativa:

    Custo de Aquisição de Clientes

    O CAC nada mais é do que a relação entre o número de clientes e o seu gasto com Marketing Digital. Essa métrica busca responder à pergunta: “quanto eu preciso investir para atrair um novo cliente?”.

    Assim, ela é calculada pela divisão dos seus custos destinados à aquisição de clientes pelo número de novos clientes no período.

    Supondo que uma empresa gastou R$100 mil em marketing em um ano e adquiriu 120 novos clientes nesse ano, seu CAC é de R$833,33.

    Receita Mensal Recorrente (MRR)

    Também conhecida como Monthly Recurrent Revenue, é uma forma de prever a receita gerada. Essa métrica é muito comum em negócios que envolvam assinaturas, pois elas pressupõem pagamentos periódicos.

    Essa medida facilita a análise de performance, sobretudo quando seus produtos têm uma grande variedade de preços.

    Para exemplificar, pense em um contrato sendo pago em parcelas. Se um cliente adquire um serviço por R$5.000 durante um ano, dividido em 12 parcelas, então o MRR gerado é de R$416,67. Some isso ao de todos os outros clientes e esse será o MRR da sua empresa.

    Esse cálculo permite que você visualize o padrão em que sua empresa está crescendo em termos de receita.

    Custo Por Aquisição

    Diferentemente do custo de aquisição de clientes, essa é uma comparação que pode variar. Uma aquisição, na verdade, é definida pelo dono do negócio. Pode ser um novo contato, um novo lead ou lead qualificado.

    Como mencionado, essa métrica é comum em campanhas de geração de leads. Trata-se da soma dos seus gastos e os contatos adquiridos dentro de um período de tempo.

    Uma dica interessante é comparar o seu CPA com a receita gerada em cada aquisição. Assim, se o seu CPA é maior do que a RPA, é um indicador de que sua estratégia está falhando.

    Custo Por Lead

    O custo por lead, como o próprio nome explica, demonstra o quanto você gasta para gerar um novo lead. Ela pode ser uma métrica semelhante ao CPA, porém aplicável a somente um tipo de contato.

    Geração de leads é uma prática recorrente em estratégias de Marketing Digital. Já dissemos o quanto a gestão de leads é importante, não é verdade?

    Mais leads representam mais oportunidades, então, precisamos medi-los! O CPL é a métrica para observar como está a sua eficiência, seus gastos e a geração de leads projetada.

    Taxa de Retenção e Churn

    Ninguém quer se desfazer de um cliente, certo? Portanto, é importante olhar para quantos deles estão indo embora todo o mês, ano ou período qualquer.

    A retenção pode ser calculada usando o número total de clientes no começo e no fim do período junto com o número de novos clientes.

    Taxa de Retenção = ((Clientes no fim do período – novos clientes)/clientes no começo do período) * 100

    A taxa de retenção é sempre igual a 1 – taxa de desistências (churns). Ou seja, esses números representam a mesma coisa sob diferentes perspectivas.

    Vamos a um exemplo: se você começa um mês com 120 clientes e o encerra com 130. Nesse intervalo, você conquistou 20 novos clientes e teve 10 cancelamentos. O resultado serão 10 clientes extras.

    Isso significa uma taxa de retenção de 91,67% dos seus clientes, ou uma taxa de desistência de 8.33%.

    Tráfego Por Canal

    Uma estratégia de Marketing Digital, hoje, utiliza vários canais de aquisição. Vários deles estão disponíveis e possuem um volume de público consolidado.

    De buscas orgânicas a mídias sociais, campanhas pagas etc. Cada um desses canais terá participação na quantidade e na qualidade de visitas que seu domínio recebe e, consequentemente, no número de vendas que isso gera.

    Portanto, é importante verificar o quanto cada um dos seus canais performa para entender como estão os seus resultados.

    Novas Sessões

    Sessões são calculadas, por padrão, pelo engajamento de um usuário durante até 30 minutos. Portanto, se você visita um site duas vezes em um intervalo de 30 minutos, isso será contado como uma sessão apenas.

    Contudo, após os 30 minutos desde a primeira visita, será contada como uma nova sessão. Quando o seu conteúdo possui um alto poder de atração, frequentemente usuários novos e recorrentes irão visitá-lo.

    Como trabalhar com Marketing Digital

    O que é Marketing Digital

    Para trabalhar com Marketing Digital, é necessário ter um conjunto de habilidades específicas que destacamos aqui.

    A primeira é conhecer bem o mundo digital para compreender como funciona uma estratégia elaborada para a internet. Além disso, é necessário se adaptar rapidamente às mudanças, pois o ramo digital está em constante transformação.

    Essas informações devem ser analisadas pelo profissional de marketing para que ele consiga desenvolver ações criativas que levem a empresa a alcançar os seus objetivos.

    Por fim, conhecer os conceitos e as ferramentas de Marketing Digital é essencial. Continue conosco, pois as apresentaremos a seguir.

    Como fazer Marketing Digital para empresas?

    Vantagens do Marketing Digital

    Como o marketing digital funciona para diversos tipos de contextos? Embora seja uma estratégia que proporciona diversos benefícios, sabemos que cada negócio tem suas particularidades, com objetivos e públicos diferentes.

    Por isso, precisamos olhar para os desafios de cada negócio e entender como o marketing online pode ser aplicado a fim de gerar os resultados esperados. Acompanhe, a seguir, as práticas mais importantes para cada tipo de empresa.

    Marketing Digital para Pequenas Empresas 

    Muitas pequenas empresas costumam ter clientes-chave que determinam o faturamento do seu negócio. E o orçamento limitado pode dificultar ainda mais a prospecção de novos clientes devido a dificuldade de investir em Google Ads e ter estruturas com equipes enxutas.

    Nesse sentido, o SEO local pode ser uma boa estratégia para captar clientes num curto espaço geográfico. Além disso, fazer co-marketing (parcerias com empresas que têm público igual, mas oferta produtos e serviços diferentes), também é uma ótima maneira, como publicação de lives e pacotes promocionais em conjunto, por exemplo.

    Marketing Digital para Médias Empresas 

    Diferente da pequena, as empresas de porte médio costumam ter uma estrutura mais robusta, com cartela de clientes bem definida. Seu maior desafio é manter a fidelização dos clientes e expandir a oferta de produtos e serviços usando o marketing digital. 

    Porém, em muitos casos, a falta de investimento necessário pode tornar o processo ainda mais complicado e longo. Nesse sentido, existem duas boas estratégias: marketing de conteúdo e parcerias com influenciadores digitais.

    Enquanto o primeiro traz tráfego orgânico para o site, aumentando a visibilidade do negócio, o segundo explora a credibilidade da marca para um público específico. Quando bem alinhados, podem produzir bons resultados.

    Marketing Digital para Grandes Empresas 

    As grandes empresas, por já estarem consolidadas no mercado, são o primeiro alvo dos concorrentes. Isso gera a necessidade de investir em estratégias para continuar sendo a preferida do público em meios a tantas outras ofertas atrativas.

    Além disso, por já serem conhecidas nacionalmente, agora elas procuram concorrer em escala internacional, adaptando suas estratégias para cada lugar do mundo.

    Nesse sentido, é importante investir em ferramentas de análise de dados para medir a performance das ações, aumentando a percepção de valor da empresa e ajustando o caminho rumo à internacionalização.

    Marketing Digital para Empresas B2C 

    As empresas B2C (Business to Consumer) têm o foco em atrair diretamente o consumidor final dos produtos e serviços, como supermercados e e-commerces de vestuário, por exemplo.

    Esse tipo de público tem o poder de compra mais curto, com valores não tão expressivos e com o desejo despertado por status ou benefícios pontuais, visando resultados imediatos.

    No marketing digital para empresas B2C, é interessante usar estratégias que visam o lado emocional, como realizar campanhas em datas comemorativas, melhorar a conexão usando email marketing e aumentar o engajamento pelas redes sociais.

    É um público mais impulsivo, que busca todas as informações de uma vez e tende a fazer compras instantaneamente.

    Marketing Digital para Empresas B2B 

    Já as empresas B2B (Business to Business) são aquelas que oferecem os produtos e serviços para que outras empresas utilizem com seus consumidores finais, seja de forma direta, seja indireta. No nosso exemplo anterior, seriam os atacados, as distribuidoras e as fábricas, por exemplo. Funciona como uma hierarquia.

    Diferente do que acontece nas vendas de pessoas físicas, as jurídicas costumam pesquisar bastante antes de efetuar a compra, pois pequenas diferenças de valor geram um grande impacto no lucro líquido. Então, elas comparam não apenas o preço, mas a qualidade do produto para aceitação do público, tempo de entrega e outras questões semelhantes.

    Para essas empresas, é importante investir em estratégias que gerem leads para manter a base de contatos sempre aquecida. Alguns exemplos de práticas são inbound marketing, outbound marketing, account-based marketing, SPIN Selling e o uso de um bom CRM.

    Você também pode se interessar por estes conteúdos!
    7 dúvidas sobre Marketing Digital que muitas pessoas têm (e suas respectivas respostas)
    10 maiores tendências de Marketing Digital em que realmente vale a pena apostar
    Baixe gratuitamente o guia completo de Marketing Digital Rock Content

    Ferramentas de Marketing Digital

    erros-de-marketing-digital

    Outro aspecto que diferencia positivamente o Marketing Digital das opções tradicionais sãos as diversas ferramentas que podem ajudar na administração e mensuração dos seus resultados em todos os canais.

    Ferramentas de Marketing Digital ajudarão a filtrar as informações mais importantes, a entender o desenvolvimento da estratégia, a gerar relatórios e fazer o acompanhamento dos números.

    Porém isso só será possível se você entender exatamente quais são os seus objetivos com cada estratégia de Marketing e tiver foco nos números que realmente importam.

    Por isso vamos listar algumas ferramentas e seus diferentes usos para que você saiba exatamente o que e como escolher as melhores opções para o seu time.

    Ferramentas de SEO

    O SEO envolve uma série de estratégias e, portanto, existem ferramentas com finalidades diferentes para conseguir executar um bom plano de otimizações para alcançar boas posições nos motores de busca.

    Pesquisa de Palavras-chave

    Essas ferramentas permitem que o usuário encontre oportunidades de termos fundamentais para sua estratégia, além de identificar a competitividade e o volume de buscas dessas palavras.

    Algumas das principais ferramentas de palavras-chave são:

    SEO técnico

    As ferramentas de SEO técnico também possuem funções variadas como checar a autoridade de domínio (seu e do seu concorrente), averiguar e corrigir erros de SEO e encontrar conteúdos duplicados, entre outras funções.

    Para SEO técnico, boas ferramentas são:

    Backlinks

    As ferramentas de Backlinks são importantes para checar os links que você recebe, a qualidade desses links e fazer uma análise de links que devem ser removidos ou redirecionados.

    Boas ferramentas para conferir os backlinks do seu site:

    Ferramentas de análise

    As ferramentas de análise são fundamentais para a compreensão do sucesso da estratégia e dos resultados obtidos.

    Análise de métricas

    Além das ferramentas que já têm um Analytics próprio, o que é cada vez mais comum, algumas ferramentas de análise podem ser usadas de forma estratégica para entender diferentes pontos da estratégica e ter uma compreensão do todo.

    Elas permitem um acompanhamento de fatores como tráfego, origem do tráfego, caminho dos usuários pelo site, entre outros.

    Bons exemplos são:

    Análise de concorrência

    Para acompanhar os resultados que a sua estratégia de Marketing Digital traz para a sua empresa é fundamental analisar a sua concorrência e identificar pontos de melhoria e aprender com eles.

    Essas ferramentas servem para fazer comparativos de palavras-chave, backlinks, tráfego, engajamento entre outras coisas.

    Algumas das ferramentas mais populares são:

    Ferramentas de Design

    O design é fundamental em nosso dia a dia, e não seria diferente em uma estratégia de Marketing Digital. O conteúdo visual é cada vez mais uma tendência para a comunicação online.

    Ferramentas de imagens

    O visual de um site ou blog é fundamental para o sucesso e para gerar uma conexão com o leitor. É importante encontrar uma identidade visual para a sua empresa e o design é fundamental nisso.

    Muitas empresas têm dificuldade para um investimento inicial em design, por isso, boas ferramentas são os bancos de imagem gratuitos.

    Além deles, temos algumas ferramentas essenciais para a edição, criação e tratamento de imagens como:

    Ferramentas de vídeos

    Além das imagens, os vídeos são um dos tipos de conteúdo mais consumidos na internet e um dos mais queridos pelo público.

    Investir em uma estratégia de vídeo pode potencializar bastante a sua estratégia de marketing.

    Ferramentas para edição dos vídeos, para adicionar efeitos, criar vinhetas, fazer motion graphic, entre outras coisas.

    Dentre as mais populares estão:

    Ferramentas de CRO

    Entender as conversões do seu site e de sua estratégia online como um todo é essencial.

    Boas ferramentas que possibilitam isso são:

    Enquanto a primeira possibilita integrar as informações e acompanhar seus contatos pela jornada em seu domínio, a segunda oferece mapas de calor para identificar quais são os melhores pontos do seu site ou blog e os que podem ser melhorados.

    Ferramentas de Automação

    Ferramentas de automação são usadas para integrar sua estratégia, enviar emails, gerenciar suas leads e facilitar o contato entre marketing e vendas. Elas também permitem a criação de testes A/B, criação de fluxos de trabalho etc.

    Boas ferramentas de automação são:

    Ferramentas de Relacionamento Interno

    As ferramentas de relacionamento interno são muito importantes para facilitar a comunicação entre diferentes setores da empresa. As duas ferramentas mais indicadas são Slack e o Zendesk.

    Enquanto o Slack é um canal de troca de mensagens, funcionando como um WhatsApp corporativo, o Zendesk permite que a abertura de tickets para solucionar problemas e centralizar a informação.

    Ferramentas de redes sociais

    As ferramentas de Redes Sociais são fundamentais para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital. Elas permitem o agendamento de posts, acompanhamento de métricas e a centralização da estratégia em diferentes redes.

    Para profissionalizar sua estratégia nas redes sociais, uma boa ideia é usar ferramentas como:

    Ferramentas de gestão de projetos

    Esse tópico é especialmente importante para grandes times, mas é importante para todas as empresas. Integrar diferentes setores e coordenar as tarefas que são necessárias para atingir um objetivo torna-se mais fácil quando há um cronograma e um bom planejamento.

    Nesse sentido, boas ferramentas são

    Ferramentas de Email Marketing

    Não poderíamos deixar de fora as ferramentas de Email Marketing, até porque, esse é um dos elementos mais fundamentais de toda estratégia digital de sucesso.

    Pensando nisso, confira as ferramentas que mais gostamos e utilizamos aqui na Rock:

    Além dessas, alguns sistemas de automação, como RD Station e Hubspot, também podem ser usados para o dispara automático de emails.


    Exemplos de Marketing Digital

    O que é Marketing Digital

    Neste tópico, separamos cases em diversos segmentos de empresas que souberam aproveitar os recursos do marketing na internet com muita criatividade e profissionalismo.

    Navegando pela internet, nos deparamos com inúmeros exemplos de Marketing Digital. Como você já deve ter percebido, ele está, literalmente, por toda parte: nos resultados de pesquisa, nos sites, nas mídias sociais, nos aplicativos e até nas mídias tradicionais.

    Por isso, separamos alguns que mais se destacaram nos últimos tempos para que você possa se inspirar!

    1. Disney

    Sabemos que ideias simples podem gerar resultados enormes e admiráveis, e a Disney sempre foi uma prova disso. Em 2018, o seu maior destaque foi a campanha beneficente Share Your Ears (compartilhe suas orelhas) realizada durante a comemoração de 90 anos do ícone da marca, o Mickey Mouse.

    O lançamento foi realizado durante a exibição do show “Mickey’s 90th Spectacular” na rede de TV norte-americana ABC. Na ação, a companhia incentivou o público a postar fotos exibindo as orelhas do Mickey com a #ShareYourEars.

    Para cada foto postada, seriam doados US$5 para a Make-A-Wish, uma das instituições de apoio à criança mais respeitadas do mundo.

    Impulsionada pela internet, a brincadeira tornou-se um fenômeno mundial e chamou a atenção da imprensa de diversos países. O teto estipulado para as doações era de US$1 milhão, mas o sucesso foi tão grande que a Disney resolveu dobrar o valor.

    A primeira campanha com a #ShareYourYears foi feita em 2016 na comemoração do 60° aniversário da Disneyland.

    2. Orgânica Digital

    Fundada em 2008, a Orgânica Digital é, sem dúvida, uma agência pioneira no Marketing online brasileiro. Fornecendo serviços de divulgação e software para seus clientes, a empresa é focada em ações que têm o conteúdo como protagonista.

    O seu grande desafio, no entanto, era produzir materiais de alta qualidade em escala e com consistência, tanto para a agência, quanto para seus clientes. Dessa forma, era preciso adotar uma estratégia eficaz para a empresa e, também, oferecê-la aos seus clientes.

    Para encarar o desafio, a Orgânica contou com a ajuda da Rock Content, que a auxilia em sua estratégia de divulgação e produção de conteúdo.

    A parceria fez com que o blog da agência tivesse um aumento de 212% em seu tráfego orgânico, o que elevou sua autoridade em temas como Marketing Digital e Inbound Marketing. A empresa também registrou um aumento de 253% nas visualizações e 159% no número de novos usuários.

    Em 2019, a Orgânica Digital figurou entre as 10 melhores agências de Marketing do Brasil na premiação promovida anualmente pela Resultados Digitais dentro do RD Summit.

    3. Dove

    A Dove sempre se posicionou como uma empresa comprometida não apenas com a beleza, mas também com o bem-estar da mulher e com o seu papel na sociedade. A campanha Retratos da Real Beleza é, até os dias de hoje, uma das mais prestigiadas do mundo.

    Em 2019, a marca, mais uma vez, levantou brilhantemente a discussão sobre a representatividade da mulher na publicidade. Segundo dados obtidos pela companhia, 70% das mulheres e indivíduos não-binários ainda não se sentem representados na mídia e nos comerciais.

    Em apoio à causa, a Dove, em parceria com o repositório de imagens Getty Images, criou o projeto #NosMostre (originalmente, #ShowUs), uma biblioteca pública de imagens construída em parceria com mulheres de mais de 30 países.

    O objetivo é disponibilizar fotos que desconstroem os estereótipos relacionados à beleza feminina para peças publicitárias de todo o mundo.

    dove-nos-mostre

    A campanha levou o Leão de Prata no Cannes Lions de 2019, o maior festival de publicidade e criatividade do planeta.

    4. Burger King

    A clássica rivalidade entre as gigantes do fast food Burger King e McDonald’s já se tornou uma marca registrada das companhias. Esse duelo, entretanto, sempre foi muito equilibrado e, claro, bastante lucrativo para ambas.

    Em 2013, na Noruega, porém, quem ganhou a briga foi o Burger King, mas de um jeito tão inusitado que muitos se perguntaram se a ação foi realmente uma vitória.

    A equipe que cuidava da página norueguesa da empresa no Facebook não estava satisfeita com o engajamento do público e resolveu qualificá-lo da forma mais agressiva possível.

    Na ação intitulada Whopper Sellout, o BK Noruega fez uma proposta radical para seus seguidores: continuar sendo um seguidor da marca no Facebook ou ganhar um Big Mac (principal produto do concorrente) e ser banido para sempre.

    Acredite, a empresa teve que pagar mais de 30 mil lanches, mas conseguiu se livrar do seu maior problema: os haters, pessoas que só utilizavam a página para prejudicar a marca e seus consumidores.

    De acordo com a equipe que criou a campanha, o engajamento na página cresceu em cinco vezes e foram registrados aumentos nas vendas em lojas de toda a Noruega.

    Certamente, não vamos recomendar que você faça o mesmo, mas a história nos ajuda a perceber o quanto a qualidade se sobrepõe à quantidade quando falamos em publico na internet. Definitivamente, há uma grande diferença entre conquistar fãs e simplesmente obter seguidores.

    5. Faculdade Unyleya

    Cada vez mais instituições de ensino se dão conta da importância de se inserir no mundo digital, e a Faculdade Unyleya é uma prova de que esse é o caminho para o sucesso.

    Há mais de 10 anos oferecendo cursos de graduação e pós-graduação a distância, a internet não era uma novidade. Entretanto, sua divulgação focada em mídia paga sempre representou desafios, como o alto curso e a forte concorrência.

    Para otimizar seus resultados, era necessário diversificar as suas estratégias e a solução encontrada pela Unyleya foi o Inbound Marketing. Com o apoio necessário, a instituição dominou a técnica e passou a publicar conteúdos de alta qualidade orientados à sua persona.

    exemplos-de-marketing-digital-unyleya-1024x566

    O desempenho da estratégia foi espetacular. A faculdade obteve 310% de ROI apenas com materiais ricos e conseguiu um surpreende ROI de 881% na captação de novos estudantes.

    6. Editora DarkSide

    Em meio a um cenário um tanto “sombrio” enfrentado pelo mercado editorial brasileiro, a DarkSide é uma das editoras que está conseguindo se destacar apostando em nichos e em uma comunicação extremamente alinhada com a sua audiência.

    A aposta ousada de se dedicar a títulos de terror e fantasia se tornou um tremendo sucesso ao resgatar obras de autores mundialmente celebrados, como H.P. Lovecraft e Edgar Allan Poe, em edições especiais.

    Em uma de suas mais novas ações de Marketing, a empresa resolveu oferecer uma experiência interativa aos seus leitores (predominantemente jovens). Por meio do aplicativo oficial da editora, os livros ganham vida com recursos de realidade aumentada.

    A marca soube criar um “WOW moment” com maestria e muitas inovações do gênero estão sendo adotadas por marcas do segmento para conquistar o leitor moderno.

    O interessante é que, no Brasil, são as pequenas editoras que estão demonstrando que até o mercado de livros físicos pode se beneficiar das ferramentas digitais.

    A DarkSide também conta com um blog, tem forte presença nas redes sociais e conta com a ajuda de influenciadores digitais para divulgar os seus produtos.

    7. Prefeitura de Curitiba

    O Marketing Digital também pode trazer resultados surpreendentes em ações institucionais ― e fica melhor ainda quando esse trabalho é feito com muita criatividade e bom humor.

    Entre 2013, a Prefeitura de Curitiba decidiu apostar em uma comunicação nada convencional com o seu público nas redes sociais.

    Longe da típica formalidade adotada em canais de comunicação do tipo, os perfis da prefeitura ― apelidados de “Prefs” ― traziam informações da cidade e orientações aos cidadãos em forma de piadas e memes.

    prefeitura-de-curitiba
    Fonte: O Globo

    Por trás de toda essa descontração, porém, havia uma estratégia muito bem traçada e uma equipe que, apesar das brincadeiras, fazia valer o propósito da página de informar e educar a população curitibana.

    A interação na rede social também chamava a atenção. Além do relacionamento descontraído e humanizado com o público, que era respondido prontamente, até grandes marcas, como a Cartoon Network, chegaram a interagir com as postagens.

    Naturalmente, discussões ocorreram sobre os benefícios e malefícios de adotar esse tipo de comunicação em um canal público oficial. Entretanto, isso não impediu que o projeto se tornasse um dos exemplos de Marketing Digital mais inovadores do país.

    Em 2015, a Prefeitura de Curitiba foi vitoriosa em duas categorias do Prêmio Share, uma das principais premiações de mídias sociais do Brasil.

    Seguem alguns materiais que talvez possam te interessar:

    O que a sua empresa deixa de ganhar ao não investir em Marketing Digital?

    Em suas mais recentes obras, Philip Kotler, assim como vários outros especialistas do mercado, deixa claro que a transição do tradicional para o digital é inevitável. 

    Pode-se dizer que uma empresa que não está na internet, praticamente, não existe atualmente, pois até nas pesquisas locais, as pessoas recorrem aos buscadores e redes sociais.

    O mundo digital se insere em quase todas as atividades cotidianas e a confiança do público nas ferramentas e serviços online nunca foi tão grande.

    Em outras palavras, não investir em Marketing Digital é um dos maiores erros que um gestor pode cometer. Erro esse, inclusive, que se desdobra em vários outros. Veja!

    1. Não ter um site

    As mídias sociais são as ferramentas que mais prendem a atenção do público atualmente. Entretanto, isso não significa que outros canais, como os sites e os blogs, perderam relevância. 

    As pessoas podem, inclusive, acessar o site da sua empresa a partir de uma rede social. bem como encontrá-lo ao realizar uma busca no Google ― que, diga-se de passagem, segue sendo o endereço mais acessado do mundo.

    Sem um site, você fica à mercê das regras e das flutuações de popularidade de outras plataformas. O seu site é um ambiente realmente seu na internet que te permite ser encontrado na internet, atrair clientes, expor informações importantes e fazer testes com a sua audiência. 

    Tudo isso, sem mencionar o enorme ganho em credibilidade e autoridade que um endereço na web agrega à sua marca.

    2. Sua empresa não acompanha as tendências do mercado

    Não precisa nem dizer o quanto a sua empresa fica para trás ao não investir em Marketing Digital, não é mesmo?

    É importante ressaltar que o “digital” não é só mais um canal de comunicação. A internet é um verdadeiro universo de possibilidades, com diversos canais e meios de divulgação que mudam todos os dias.

    Como se ficar de fora da web já não fosse ruim o suficiente, a sua marca também deixa de acompanhar as novidades que acontecem dentro dela. Observe que novas tendências e novas estratégias podem trazer formas inéditas de atrair novos clientes e fidelizá-los.

    3. Não utiliza Landing Pages para conversão

    As Landing Pages são clássicos instrumentos do Marketing Digital para captar leads, realizar testes de CRO e aumentar as taxas de conversão. Sem elas, sua empresa perderá uma excelente ferramenta para mensurar seus resultados e melhorar o seu ROI.

    A principal função das Landing Pages é incentivar os visitantes a realizar uma ação específica, como preencher um formulário, comprar um produto ou se inscrever em um evento. Por meio de anúncios segmentados, é possível atingir públicos altamente alinhados com a sua marca e que podem vir a se tornar clientes fiéis.

    De maneira geral, trabalhar e aprimorar essas páginas é uma forma de identificar erros e aumentar a performance das estratégias de Marketing. Logo, deixar de investir nelas pode manter seu negócio dentro de ciclos improdutivos, deixando passar oportunidades de crescimento.

    4. Não utiliza anúncios pagos

    Indo um pouquinho mais fundo nesse assunto, vale destacar o enorme potencial dos serviços de publicidade da web. Já falamos por aqui sobre algumas das principais plataformas de “Ads” da internet e como elas podem ajudar a fazer a sua audiência crescer. Sem elas, você abre mão de vantagens, como:

    • alcance: a internet é um meio de comunicação global que permite que você alcance uma audiência muito ampla, independentemente da localização;
    • segmentação: a possibilidade de segmentar a sua audiência por idade, gênero, interesses, localização geográfica e outros fatores permite que você atinja seu público com muito mais precisão e eficiência;
    • métricas: na web, é possível acompanhar o desempenho de seus anúncios em tempo real, permitindo que você ajuste a sua estratégia rapidamente para maximizar o retorno sobre o investimento;
    • flexibilidade: os serviços de publicidade oferecem uma ampla gama de formatos de anúncios, como banners, vídeos, textos, postagens e resultados de pesquisa, para você escolher aquele que melhor se adapta aos seus objetivos e ao seu orçamento;
    • custo-benefício: a publicidade na web pode sair muito mais barata do que os meios de comunicação tradicionais, como anúncios de televisão ou impressos, o que dá acesso à empresas de todos os tamanhos e tipos;
    • aumento da visibilidade: os anúncios ajudam a aumentar a visibilidade da sua marca, permitindo que ela seja descoberta por novas pessoas e também recordada.

    5. Não está nas redes sociais

    Simplesmente ter uma página no Facebook ou um perfil no Instagram não é fazer Marketing Digital. Para tirar o máximo proveito dessas plataformas, é preciso investir em produção de conteúdo, interagir com a audiência e adotar estratégias de engajamento e relacionamento.

    Já falamos por aqui sobre as ferramentas para redes sociais e como elas podem nos ajudar a acompanhar métricas e, principalmente, conhecer melhor a nossa audiência. As próprias interações do público nos dizem muito sobre como devemos agir se queremos que a nossa marca se torne mais querida e relevante no mercado.

    Por trás de todas essas vantagens, as redes sociais são uma grande oportunidade de fazer parte do dia a dia dos consumidores, mantendo a sua marca na mente das pessoas.

    6. Não envia newsletters ou promoções via e-mail

    Há muita discussão sobre a relevância do e-mail nos dias de hoje, mas o fato é que esse canal de comunicação continua muito aquecido.

    Diferentemente de outros meios de contato, o e-mail tem uma proposta mais intimista e pessoal que agrada muitas pessoas, especialmente o público do e-commerce e consumidores interessados em serviços.

    Para os gestores, a grande vantagem das newsletters e do E-mail Marketing é a possibilidade de automação. Os CRMs evoluíram muito e, hoje, contam até com recursos de Inteligência Artificial para analisar o comportamento da audiência e segmentar a comunicação.

    7. Não acompanha métricas

    Na internet, tudo pode ser mensurado! Essa é uma das maiores vantagens do Marketing Digital e o que torna algo tão revolucionário em relação às antigas práticas de divulgação e relacionamento.

    Especialmente nos dias de hoje, em que o mercado e o comportamento do público apresentam uma enorme fluidez, é fundamental contar com instrumentos que nos permitam acompanhar essas mudanças e, assim, nos mantermos relevantes no mercado.

    Por outro lado, as métricas também são um meio de identificar gargalos, gastos desnecessários e estratégias problemáticas. Quanto mais cedo esses erros são descobertos, mais rápido você pode corrigi-los para evitar perdas maiores.

    8. Acha que marketing digital é caro

    Dentre todos os erros citados, o maior equívoco que você pode cometer é não investir em Marketing Digital por achar que é algo caro.

    Comentamos sobre isso em vários tópicos do artigo, mas vale destacar que não há nenhum tipo de estratégia de divulgação na internet que não nos permita trabalhar com orçamentos flexíveis. Há profissionais que investem dezenas de reais, assim como grandes empresas que aplicam milhões.

    A internet tornou o mercado mais democrática, pois permite a competição entre negócios de diferentes tamanhos. Entretanto, a grande vantagem aqui é ter a possibilidade de crescer de forma segura, aumentando seu orçamento conforme os resultados obtidos.

    Cursos de Marketing Digital

    O que é Marketing Digital

    Para te ajudar nessa trajetória como profissional de marketing ou entusiasta do tema, selecionamos os melhores cursos de Marketing Digital disponíveis no mercado.

    Com a expansão do Marketing Digital, temos observado o aumento crescente da procura por esses profissionais, os quais precisam estar preparados para lidar com as diferentes estratégias citadas, extraindo o máximo de resultados.

    Para isso, realizamos uma curadoria com os melhores cursos de Marketing Digital, gratuitos e pagos, para que você possa se capacitar ainda mais nessa área.

    Curso de Fundamentos do Marketing Digital

    Este é um curso totalmente gratuito criado pelo próprio Google com o objetivo de educar um número cada vez maior de pessoas sobre como fazer uso das estratégias digitais, assim como das ferramentas disponibilizadas pela própria empresa.

    O “Fundamentos do Marketing Digital” também está disponível em português, conta com 26 módulos de aprendizado e ainda fornece um certificado ao final do curso.

    Saiba mais sobre esse curso aqui!

    Curso de Marketing de Conteúdo

    Boa parte dos cursos da área são segmentados pelas diferentes estratégias existentes, com o objetivo de facilitar a produção de um conteúdo rico e aprofundado. Esse é o caso do curso de Marketing de Conteúdo da Rock University.

    Com esse curso é possível aprender tudo sobre a produção de conteúdos para o ambiente digital por meio de diferentes ações e canais. Além de ser 100% em português, ele é gratuito e ainda dispõe de um certificado.

    Tem interesse em realizar esse curso? Então clique aqui!

    Curso de Inbound

    O curso de Inbound é oferecido pela Hubspot Academy e conta com uma ampla gama de conhecimentos sobre a aplicação do conceito de Inbound no marketing e em vendas.

    Trata-se de um curso gratuito, disponível em inglês, espanhol e português e ainda é de curta duração, cerca de 2 horas apenas.

    Quer saber mais sobre esse curso? Então confira tudo sobre ele aqui!

    Cursos integrados de Marketing Digital

    Os cursos integrados de Marketing Digital estão disponíveis na plataforma Coursera e foram disponibilizados pela Universidade de Illinois, dos Estados Unidos.

    Esse conjunto de aulas ainda conta apenas com a versão em inglês , mas também garante um certificado e são criados projetos práticos ao longo do curso.

    Saiba mais sobre esse curso acessando aqui!

    Livros de Marketing Digital

    Vantagens do Marketing Digital

    Para saber como fazer Marketing Digital da forma correta, nada melhor do que expandir os seus conhecimentos ao ler as obras das pessoas que mais entendem do assunto.

    Obter informações sobre as boas práticas e as novidades do marketing nunca é demais, principalmente, porque essa área de conhecimento se renova a cada dia com o avanço da tecnologia, ainda que muitas estratégias sejam atemporais.

    A seguir, apresento alguns livros sobre Marketing Digital para você, que deseja aprender sobre o assunto, ou para quem quer se manter sempre atualizado.

    Obrigado pelo Marketing (Vitor Peçanha)

    Em Obrigado pelo Marketing, compartilho com os meus leitores e usuários que acompanham o crescimento da Rock Content alguns dos principais aprendizados que levaram a empresa que criei, junto a meus sócios, Diego Gomes e Edmar Ferreira, a se tornar referência em Marketing de Conteúdo na América Latina.

    Permission Marketing (Seth Godin)

    O livro Permission Marketing foca a forma como a mensagem de produto (ou serviço) deve ser enviada aos consumidores para garantir bons resultados de conversão. O autor apresenta táticas para reforçar a relação de confiança entre os usuários e a marca antes do enfoque no objetivo final, as vendas da empresa.

    Marketing na Era Digital (Martha Gabriel)

    O livro Marketing na Era Digital é um best seller do segmento e enfatiza a importância de se manter sempre atualizado sobre marketing, principalmente, em razão do avanço da tecnologia.

    Em seus 15 capítulos, Martha Gabriel conceitua as etapas desde o planejamento até a aplicação de estratégias relacionadas às tecnologias digitais emergentes em nosso contexto.

    Marketing 4.0 — do Tradicional ao Digital (Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)

    Marketing 4.0 — do Tradicional ao Digital (Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)

    Philip Kotler é conhecido como o pai do marketing moderno e nesse livro escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, ele explica a transição do marketing em vários contextos, até chegar na era da revolução digital.

    As 22 Consagradas Leis do Marketing (Al Ries e Jack Trout)

    As 22 Consagradas Leis do Marketing (Al Ries e Jack Trout)

    No livro As 22 Consagradas Leis do Marketing, os autores Al Ries e Jack Trout evidenciam várias regras de adaptação que todo profissional de marketing deve conhecer para criar campanhas e estratégias bem-sucedidas.

    Marketing e Comunicação na Era Pós-digital — As regras mudaram (Walter Longo)

    Mais uma vez, a tecnologia é tratada como o principal precursor das mudanças mais relevantes na área do marketing: nesse livro, ela altera todo o pensamento estratégico corporativo, pois ajuda a compreender melhor as mudanças que afetam os hábitos de consumo das pessoas e a delimitar as ações mais efetivas em busca de resultados.

    A Bíblia do Marketing Digital (Cláudio Torres)

    A Bíblia do Marketing Digital

    Cláudio Torres é um profundo conhecedor de Marketing Digital e um dos grandes nomes do segmento no Brasil. Em seu livro, ele mostra o que aprendeu ao longo de sua carreira sobre cada processo de marketing: planejamento, estratégias, ações e ferramentas para análise de resultados.

    Regras de Conteúdo (Ann Handley)

    O Marketing de Conteúdo não poderia ficar de fora dessa lista. Em seu livro, Ann Handley mostra como usar conceitos de copywriting para garantir novas e boas oportunidades de negócios na era digital, seja por meio de diferentes tipos de conteúdo, seja a partir da extração de todo o potencial dos canais de comunicação disponíveis atualmente.

    Recursos para aprender mais

    Se depois de ter lido este post inteiro a sua vontade é de aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre Marketing Digital, aproveite também para explorar outras fontes de aprendizado, como:

    Como gerar mil pedidos de orçamento por mês e como converte-los em clientes
    Guia completo de Marketing nas Redes Sociais
    Como um único blog post trouxe 2 milhões de reais para a Rock em menos de 3 anos
    Como ganhar dinheiro com blog
    Evento online exclusivo sobre os primeiros passos de uma carreira digital

    Marketing de conteúdo no contexto do marketing digital

    O marketing de conteúdo é uma peça-chave para as estratégias de marketing digital. Descubra um pouco mais sobre essa técnica.

    Saiba porque conteúdo ainda é rei

    Se pensarmos no topo do funil de venda, o marketing de conteúdo pode ser a fonte para o tráfego pago, no meio e fundo do funil é o responsável em educar o público, reforçar a autoridade da marca, sanar dúvidas e aquecer o lead para que ele seja encaminhado para as vendas.

    Com uma diversidade de formatos como artigos, e-books, infográficos, vídeos, podcasts e postagens em redes sociais, o conteúdo ainda é rei e provavelmente vai manter essa posição por um bom tempo.

    Aposte na criação de conteúdo relevante

    Claro que para garantir o sucesso com essa estratégia, é fundamental saber quem é o seu público, quais são suas dores, sonhos e objeções na hora da compra. O conteúdo não é apenas uma forma de persuadir o usuário, o conteúdo é um mecanismo para a empresa atrair o público certo e garantir o sucesso do cliente.

    Para isso, é fundamental que ele seja relevante.

    Faça otimização para mecanismos de busca

    Se por um lado sua persona é o foco da produção de conteúdo por outro se destacar nos resultados de pesquisa são fundamentais para que sua marca apareça para essas pessoas.

    Por este motivo, um bom marketing de conteúdo sempre estará de olho nos fatores de rankeamento e outras práticas de SEO.

    Promova seus conteúdos de forma inteligente

    Outro ponto importante no marketing de conteúdo é a promoção e distribuição dos materiais criados. Além de fazer divulgações nas redes sociais, você também pode impulsionar alguns materiais e apresentar as novidades para sua base de e-mail.

    Aqui na Rock Content, além do planejamento dos materiais que serão desenvolvidos, temos uma estratégia para escalar os conteúdos.

    Agora que você já sabe tudo sobre marketing digital, é hora de começar com o pé direito ou simplesmente turbinar suas estratégias. Conheça o WriterAcces, o marketplace de freelancers da Rock Content que conecta os melhores gênios criativos do marketing, as ferramentas mais eficientes e sua empresa: um alinhamento fantástico para ter resultados de sucesso com suas estratégias de marketing digital!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.