Aprenda a criar uma estratégia de Marketing Empresarial eficiente em 5 passos

O Marketing Empresarial é um conjunto de ações promocionais que tem como objetivo conquistar novos clientes e fidelizar os que já existem, garantindo o sucesso da organização.

O que é Marketing Empresarial

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Marketing Empresarial é indispensável para a construção da imagem da sua empresa no mercado, posicionando a marca junto ao seu público-alvo, seus concorrentes e demais interessados pela organização.

Fazer uso dessa estratégia de marketing pode ser um grande diferencial na hora de definir as ações mais vantajosas para o seu negócio, de acordo com os objetivos propostos, direcionando os esforços.

Por isso, neste post apresentaremos um pouco mais sobre o conceito de Marketing Empresarial, e como colocá-lo em prática. Confira!

O que é Marketing Empresarial?

O Marketing Empresarial pode ser definido como todo o conjunto de ações promocionais que tem o objetivo de captar novos clientes e atender as demandas e fidelizar os atuais, garantindo o sucesso da organização.

É uma estratégia que engloba o marketing de uma empresa como um todo, envolvendo as ações de marketing online e offline, dependendo do trabalho em conjunto de toda a equipe da sua empresa para garantir a conquista das suas metas organizacionais.

primeiros passos no marketing digital

Como criar uma estratégia de Marketing Empresarial?

São várias as ações que sua empresa deve investir para fazer um Marketing Empresarial eficiente. Entre as melhores práticas, podemos destacar:

1. Saiba quais são os 4 Ps do marketing

Os 4 Ps do marketing são a base para a construção de qualquer estratégia promocional. Sem conhecer a fundo esses 4 elementos, são grandes as chances de a sua empresa não alcançar os seus objetivos de marketing.

Os 4 Ps do marketing são:

1.1. Produto

O P de produto se refere àquilo que a sua empresa está oferecendo aos seus consumidores, sendo ele um produto propriamente dito ou até mesmo um serviço.

É muito importante que este produto vá além da simples oferta de um material. Ele precisa ser desenvolvido com o objetivo de solucionar um problema do seu cliente, ajudando-o a conquistar os seus objetivos.

Para se destacar dos seus concorrentes, o ideal é que a sua empresa consiga apresentar diferenciais claros na concepção dos seus produtos, elementos que o tornem únicos e, assim, desejáveis pelo seu público-alvo.

1.2. Preço

Como o próprio nome sugere, o preço é o valor monetário que os clientes da sua empresa terão que pagar para adquirir os seus produtos ou os seus serviços.

Além de estar diretamente relacionado aos lucros da sua organização, o preço pode ajudar a atrair a atenção do público para o seu negócio.

Um preço mais alto que a média do mercado pode, por exemplo, ajudar a transmitir a ideia de que os produtos e os serviços da sua empresa são de maior qualidade, atraindo a atenção de um público selecionado.

Por outro lado, preços baixos podem atrair a atenção de um grande número de consumidores, ajudando a aumentar o número de vendas.

1.3. Praça

A praça é o ponto comercial da empresa, o local onde os produtos e os serviços são comercializados.

Ela se refere não apenas ao local físico, mas também a todos os ambientes virtuais em que a sua empresa está inserida, como um site e um e-commerce. Ela é um dos elementos que mais influencia na experiência de consumo do seu cliente.

Uma loja desorganizada e suja pode causar uma má impressão em seu cliente, fazendo o mesmo ter receio de entrar ali. Já um site corporativo confuso e cheio de erros de programação pode fazer com que o cliente abandone a página antes de fechar o negócio.

1.4. Promoção

A promoção está diretamente relacionada à divulgação dos produtos e dos serviços da sua empresa, envolvendo todos os canais que serão utilizados para tornar a sua empresa conhecida no mercado, sejam eles digitais ou tradicionais.

Mas, para garantir o sucesso de seu negócio, o ideal é que a sua empresa invista nos canais nos quais os seus clientes estão presentes. Assim, toda a sua comunicação será mais eficiente, gerando melhores resultados para a organização.

2. Conheça bem o público de sua empresa

Conhecer bem o público da sua empresa também é muito importante para construção de uma estratégia de Marketing Empresarial.

É conhecendo bem o seu público que você será capaz de criar mensagens mais eficientes, capazes de inspirar e fazer os seus clientes desejarem as soluções apresentadas pela sua empresa.

O conhecimento do seu público também poderá ajudar na criação de melhores argumentos de venda, ajudando a melhorar os lucros do seu negócio.

E não se esqueça: conhecer o público da sua empresa é mais do que definir o seu público-alvo. Isso envolve também o desenvolvimento de buyer personas e a compreensão das dúvidas e dos problemas que o seu cliente enfrenta no dia a dia.

Guia para criação de personas

3. Utilize o marketing de conteúdo a seu favor

O Marketing de Conteúdo é outro elemento muito importante em uma estratégia de Marketing Empresarial.

Além de atrair a atenção dos seus clientes de forma espontânea, o conteúdo produzido pela sua organização pode ajudar você a se posicionar como uma autoridade no mercado, que domina todos os elementos relacionados à sua área de atuação.

E, ao contrário do que muita gente pensa, esse conteúdo não precisa ser apenas no formato de blog posts e de e-books.

A sua empresa também pode desenvolver materiais impressos, como jornais, revistas e até mesmo materiais em formato de vídeo. Mais importante do que a forma em que o conteúdo é apresentado é a relevância que ele terá para o público da sua organização.

4. Acompanhe de perto tudo o que é dito sobre a sua empresa

O Marketing Empresarial tem relação direta com o branding e com a forma com que os consumidores percebem a sua marca.

Por isso, é muito importante que você acompanhe de perto tudo o que é dito sobre a sua organização, seja nas redes sociais ou no boca a boca entre os seus consumidores.

Conheça bem todas as características que fazem a sua empresa e os seus produtos serem admirados e entenda quais são os erros e os pontos fracos que estão sendo discutidos no mercado.

Com essas informações, você poderá alinhar toda a sua estratégia promocional, reforçando os seus pontos fortes e trabalhando para corrigir os pontos fracos da sua organização.

5. Não se esqueça do endomarketing

Muitas empresas investem pesado em campanhas para atrair novos clientes e se esquecem de que os seus colaboradores são elementos essenciais para o sucesso do negócio.

Por isso, é muito importante que a sua organização invista no endomarketing e na integração de sua equipe, fazendo com que todos os membros da organização trabalhem juntos para a conquista do seu objetivo.

Além disso, demonstre que a sua empresa se preocupa com o bem-estar de todo o seu time de colaboradores e que quer garantir que eles tenham um ambiente propício para o desenvolvimento do seu trabalho.

Com uma equipe de colaboradores motivada e comprometida com os objetivos da sua empresa, você será capaz de oferecer produtos e serviços de maior qualidade para os seus consumidores, aumentando os lucros da sua organização.

Agora que você já sabe como fazer uma estratégia de Marketing Empresarial eficiente, é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu para atrair mais clientes e torná-los fiéis à sua marca.

Gostou de aprender sobre Marketing Empresarial? Então aproveite e aprofunde ainda mais seus conhecimentos com o nosso material completo sobre Employer Branding!

employer-branding

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

André Mousinho Rock author vector
Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.