Marketing invisível: conheça o potencial oculto de sucesso da sua empresa

Marketing invisível

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Atrair a atenção das pessoas é uma tarefa cada vez mais difícil, já que as pessoas não têm prestado tanta atenção em comerciais nem em anúncios na internet.

Assim, para resolver esse problema, tenta-se utilizar formas de anunciar sem falar diretamente dos produtos. O desejo é introduzir marcas e conceitos de maneira natural, que não se pareça com anúncios tradicionais.

Como podemos, porém, utilizar essa estratégia no marketing digital? Neste post, definiremos o que são essas estratégias e reponderemos a essa pergunta para que suas ações possam agradar mais o seu público-alvo. Acompanhe:

O que é marketing invisível

Atualmente, com a quantidade de informação disponível, as empresas e os setores de marketing se perguntam como podem atrair a atenção do consumidor.

Diversas alternativas — como panfletos e anúncios na TV — parecem perder a força. A partir disso, entendeu-se que uma forma de anunciar e obter resposta é fazê-lo de forma diferente.

Isto é, um anúncio sem a cara de anúncio. Assim, além do consumidor não evitar ver o que está sendo veiculado, ele pode até mesmo achar interessante.

Dessa forma, o marketing invisível (ou oculto) veio para falar coisas sem realmente dizê-las, mostrar sem esfregar o produto na rosto do consumidor. Ou seja, uma propaganda em que muitos consumiriam sem notar.

Consequentemente, é possível testar qual será a reação dos consumidores a novos e possíveis produtos sem que elas ao menos entendam que estão sendo testadas.

Afinal, nos últimos tempos, é mais simples atrair a atenção do usuário a partir de comentários ou recomendações de amigos do que utilizar grandes veículos para propagá-lo.

Depois disso tudo, podemos dizer que o marketing oculto se trata de ações discretas para divulgar um produto ou um serviço. Para isso, utiliza-se situações de conhecimento do público para veiculação sem que um anúncio formal seja feito.

Algumas das ações podem ser vistas em novelas, filmes e, principalmente, nas redes sociais. Em todas elas as pessoas aparecem com aquilo que a empresa deseja divulgar, como se fossem de fato consumidores.

Diversas vezes os midiáticos realmente testam os produtos para saberem se realmente o produto entrega o que promete para que a sua imagem não seja comprometida.

A principal vantagem e motivo para sucesso desse tipo de marketing está na facilidade de empregar ideias e produtos de uma determinada empresa de forma amigável aos consumidores, diminuindo as barreiras que um anúncio tradicional poderia ter.

Alguns exemplos famosos são:

  • em Tropa de Elite 2, em uma cena que um cidadão filma armas com um celular da Claro, enviando rapidamente para o monitor do Coronel Nascimento;
  • em 2010, na Copa do Mundo, Luis Fabiano comemorou um gol batendo no peito com punho fechado. Embora a cena parecesse fruto de puro patriotismo, não passava da repetição de um gesto já feito em um comercial da Brahma.

Embora esses motivos sejam famosos, podemos vê-los diariamente nas redes sociais, nos filmes e nas novelas.

É possível utilizar os conceitos do marketing oculto nas campanhas on-line por empresas de qualquer tamanho.

Como fazer marketing invisível

Preparamos para você algumas formas com que você pode anunciar sem falar uma só palavra do seu produto:

Uso de conteúdo

Quando você pesquisa por termos ou como fazer determinada coisa na internet, não imagina que aquela leitura não é apenas um simples conteúdo, não é mesmo?

O uso de marketing de conteúdo pretende levar materiais ricos e úteis para o público-alvo de forma com que ele ache interessante e se torne um leitor ativo do site e das publicações em redes sociais.

Então, produzir material rico é uma boa forma de mostrar a sua mensagem, os seus produtos e os seus serviços sem que eles nem apareçam nas publicações.

marketing de conteudo primeiros passos

Atração de clientes com base no funil de vendas

Se produzir conteúdo já é interessante, imagine fazer isso de maneira sistemática para que as pessoas sejam educadas até a compra do serviço ou do produto em questão?

Para isso, utilizamos as estratégias do funil de vendas. Inicialmente, a pessoa entregará as suas informações em troca de algum material rico (como e-books, webinars e minicursos).

A partir disso, diversos contatos são feitos com o intuito de demonstrar a importância dos produtos ou dos serviços que são comercializados pela empresa. Aqui, o desejo é convencer o leitor de como algum problema pode ser resolvido a partir de soluções previamente estabelecidas pela instituição.

Logo depois, demonstra-se quais são os pontos que devem ser analisados antes da aquisição, que normalmente são as qualidades e os valores da empresa.

Quando o lead vir um anúncio ou publicação mais formal chamando-o para a compra, ele acreditará que precisa dela e estará pronto para fazê-la.

Kit Planejamento do Funil de Vendas

Interações em grupos

O que você acha de alguém que gosta muito de participar em grupos, sempre com respostas pertinentes? Parece muito bom, não?

Você pode utilizar perfis como esse para participar e interagir em grupos, demonstrando ser uma pessoa confiável e de entendimento sobre o que fala.

O objetivo é encaminhar os outros participantes para os sites da sua empresa sem que eles nem mesmo saibam.

Para fazer isso, quando for possível, linke os seus comentários com publicações existentes no blog para que os internautas possam encontrar os seus materiais.

Postagem nas redes sociais

Você pode usar as suas redes sociais para fazer as mesmas ações que já citamos acima.

Agindo normalmente, entregue conteúdos úteis, poste fotos com produtos ou outras ações que não anunciem diretamente os seus serviços ou os seus produtos e que possam ser compreendidas como naturais.

As redes sociais são o ambiente adequado para você publicar materiais que levem divertimento e informação para a sua persona.

Contato com parceiros

Por fim, outra forma de anunciar sem sequer falar do seu produto é manter contato com pessoas que administram sites afins e produtos complementares.

As formas de fazer marketing oculto podem ser várias, como:

  • trocar menções em artigos, demonstrando a utilidade do seu produto ou serviço;
  • convidar e ser convidado para escrever um post sobre como a persona do outro site poderia ser beneficiada com as soluções oferecidas por você;
  • publicar fotos juntos, com legendas chamativas — mas naturais.

O marketing invisível pode ser tido como uma filosofia da sua empresa em proporcionar uma melhor experiência para o seu usuário, introduzindo os seus produtos e as suas filosofias lentamente, de forma com que ele sempre pense que a maior preocupação da empresa é em levar informação de qualidade a ele.

Para produzir conteúdo de qualidade, veja tudo quanto você precisa saber sobre marketing de conteúdo neste post.

ebook marketing nas redes sociais

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

André Mousinho Rock author vector
Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.