Como fazer Marketing Médico corretamente e atrair mais pacientes para a sua clínica

Para fazer marketing médico é preciso estar atento tanto ao público quando às limitações legais. Quer fazer marketing médico sem erro? Confira esse post!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Não é novidade que o consumidor atual é muito mais exigente e antenado que antigamente. Além disso, as pessoas também estão mais preocupadas com a saúde, de forma geral.

Por conta disso, o Google passou a ser a primeira opção na hora de pesquisar sintomas e encontrar especialistas bem avaliados por outros na web.

Isso abre uma ótima oportunidade para que médicos consigam atrair mais pacientes e fidelizá-los por meio de estratégias de Marketing bem-feitas.

Mas, será que vale mesmo a pena investir no marketing médico ou o modelo de indicações já usado é suficiente? Quais os meios para se fazer isso? O que pode e não pode fazer?

Veja a resposta a essas e outras perguntas nesse guia prático!


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Por que vale a pena investir no marketing médico

    Para muitos, o bom e velho boca a boca parece funcionar muito bem, sem contar os catálogos de convênio que disponibilizam o contato dos médicos parceiros e garantem um bom número de consultas.

    Mas, será que por isso vale a pena descartar logo de cara o marketing médico? Com certeza não! Mas é preciso olhar além do óbvio, nesse caso. Como assim?

    O objetivo aqui não é só conseguir mais pacientes, e sim ajudar mais pessoas. Isso acontece de duas formas.

    Primeiro, por produzir conteúdo relevante, pode ajudar muitas pessoas a buscar informações e ajuda diretamente com um profissional, mesmo que não seja você.

    Segundo, o marketing bem-feito cria uma relação mais estreita com o público, ou seja, com seus pacientes. Assim, eles terão mais confiança no seu trabalho e reagirão melhor aos tratamentos e soluções prescritas.

    E, é claro, além de tudo isso você vai conseguir mais pacientes, se posicionará como autoridade na sua área de especialidade e poderá, por conta disso, encontrar oportunidades profissionais ainda melhores.


    Como fazer marketing médico com sucesso

    Em toda estratégia de marketing é preciso seguir alguns passos básicos, fundamentais para o sucesso.

    Veja a seguir o que você precisa fazer para montar um planejamento sólido sem desviar o foco do que é mais importante, a sua prática da medicina:

    Defina seus objetivos

    Há vários objetivos diferentes que você pode buscar com o seu programa de marketing, e já até os citamos aqui brevemente.

    Mas veja novamente, de forma mais clara, algumas metas que você pode estabelecer:

    • Conquistar mais pacientes;
    • Fidelizar os pacientes atuais;
    • Se posicionar como autoridade em determinada área da saúde ou tipo de tratamento;
    • Educar a sociedade sobre a importância de certas atividades ou perigos de alguma doença específica.

    Não importa quais são seus objetivos, eles vão definir as ações no restante do planejamento. 

    Escolha suas estratégias

    Há muitas estratégias de marketing à disposição, por isso tentar tudo de uma vez pode ser um caminho muito confuso e pouco eficaz.

    A melhor saída é entender o que envolve cada estratégia, seja de Marketing Digital ou tradicional, e escolher as que fazem mais sentido no seu caso.

    Mais à frente nesse artigo vamos te dar algumas dicas sobre isso, então continue lendo!

    Busque parceiros capacitados

    Da mesma forma que você precisou de um bom tempo estudando medicina para cuidar dos pacientes, é importante buscar pessoas que estudaram para trabalhar com marketing.

    Além disso, uma estratégia de marketing leva tempo, e você não poderia se dedicar a ela sem desperdiçar muito tempo tratando dos pacientes.

    Por isso, escolha parceiros qualificados para montar um plano de marketing, de acordo com as estratégias que resolver adotar.

    Acompanhe os resultados

    Por fim, é importante acompanhar o progresso de cada tática aplicada no marketing para saber se está surtindo efeito ou não.

    Em alguns casos, mudanças podem ser necessárias para que os objetivos que você definiu sejam alcançados.

    Essa é uma parte importante do processo de marketing, e os parceiros que você contratar devem saber como fazer isso.

    Entenda as limitações das redes sociais conforme a ANS

    O CFM (Conselho Federal de Medicina) é quem estabelece as regras para orientar o marketing médico. A resolução CFM 1974/11 aponta para as limitações direcionadas à publicidade e também ao posicionamento do profissional nas redes sociais.

    Além de princípios éticos, vale destacar que não se pode usar as redes sociais para a divulgação de selfies do médico, mostrando procedimentos. Também não é permitido o uso de fotos no formato antes e depois.

    O Conselho Federal de Medicina também explicita que o médico ou clínica não deve divulgar valores de consultas, ou procedimentos. Isso também é estendido para promoções, uma vez que, segundo o conselho, isso leva para uma abordagem que prioriza o preço e não a qualidade do que é oferecido.

    4 estratégias certeiras para o marketing médico

    O marketing — principalmente o digital — conta com uma enorme variedade de estratégias para dar retorno.

    Mas quais delas se encaixam bem no marketing médico? Separamos apenas 4 para te ajudar a começar bem, tanto online como de forma tradicional. Veja quais são:

    Marketing de conteúdo

    O marketing de conteúdo é uma das principais formas de atrair pessoas hoje em dia, porque apresenta um retorno sobre investimento muito alto.

    Através de conteúdo que seja relevante para o tipo de pessoa que você quer alcançar, será possível conseguir a atenção do seu público-alvo e ajudá-lo de verdade.

    marketing de conteudo primeiros passos

    E-mail marketing

    O e-mail marketing é uma ferramenta é ótima para cultivar o interesse de quem já demonstrou interesse no seu conteúdo.

    Por meio de uma newsletter, você pode fidelizar o público e ajudá-lo de forma ainda mais personalizada, com informações segundo os interesses dele.

    Se você ainda tiver dúvidas, existem pelo menos 20 motivos para fazer uso do e-mail marketing!

    Site pronto para conversão

    Um site bem projetado e pronto para conversão deve ser uma das suas prioridades ao investir no marketing médico. Por quê?

    Diferentemente das redes sociais, você pode fazer uso do site para captar pacientes, então é importante otimizar ao máximo esse canal para isso. Como?

    Design responsivo, ou seja, um site preparado para ser usado mesmo em dispositivos móveis, é uma forma. Além disso, há muitas outras formas de otimizar um site para conversão.

    Identidade visual

    Uma identidade visual bem clara e esteticamente agradável é importante para que o público reconheça facilmente que se trata do seu consultório.

    Essa identidade precisa estar clara em todos os canais de comunicação que você utilizar, seja seu site e perfis nas redes sociais ou num cartão de visitas e receituário.

    Como usar as redes sociais no marketing médico

    As redes sociais também fazem parte do leque de opções para trabalhar bem o seu marketing, mas são tantas redes que resolvemos falar de cada um separadamente.

    Além disso, é importante lembrar que algumas práticas normalmente usadas por empresas nas redes sociais não são permitidas no marketing médico.

    Então veja ao que você precisa ficar atento e como usar o máximo que essas ferramentas oferecem sem violar nenhuma lei:

    Facebook

    Antes de mais nada, é importante que você evite criar um perfil pessoal para a sua prática médica. Em vez disso, é apropriado usar o recurso próprio para marcas e negócios, chamada fanpage.

    Esse tipo de página oferece muito mais recursos próprios para que você cultive uma relação próxima com seus pacientes, compartilhe conteúdo relevante e até escolha o tipo de público que deve receber suas postagens.

    Twitter

    O Twitter é uma rede social dinâmica, em que os usuários compartilham mensagens curtas, de até 140 caracteres, e é um dos principais veículos para transmitir novidades e notícias ao vivo.

    Algumas maneiras de usar bem o Twitter incluem compartilhar links relevantes sobre saúde, enviar alertas das agências de saúde e destacar os benefícios de certas práticas de prevenção, por exemplo.

    Instagram

    O Instagram tem crescido tanto em alcance que fica impossível ignorar o seu uso também no marketing médico. Mas como ele pode ser usado?

    Essa rede é mais voltada para fotos e vídeos curtos, e tem um tom leve e divertido. Então, é importante não adotar um tom sério demais ao usá-la.

    Uma boa ideia é destacar fotos e vídeos que destaquem curiosidades e fatos importantes sobre diferentes doenças e tratamentos. Procure usar imagens de alta qualidade, que atraiam os seguidores.

    LinkedIn

    O LinkedIn é uma rede social com objetivo profissional, ou seja, você pode se conectar tanto com seus pacientes quanto com colegas de profissão.

    Sendo assim, além de ser um canal de marketing essa rede também é um bom lugar para fazer networking e promover sua marca pessoal.

    Use o LinkedIn também para expor artigos publicados em periódicos médicos, mostrar sua capacitação e histórico profissional.

    Kit Marketing nas Redes Sociais

    Redes específicas

    Algumas redes sociais específicas, voltadas para a comunidade médica ou para promover e facilitar a relação entre médicos e pacientes, também são relevantes.

    Algumas dessas redes incluem:

    • DoctorWay: a DoctorWay é um site feito de médicos para médicos, com ferramentas digitais para médicos e para uma maior integração e interatividade dos profissionais médicos em um ambiente privativo;
    • Doctoralia: Considerada a maior plataforma de saúde do mundo, permite o cadastro de médicos, profissionais de saúde e clínicas. Sendo usada por mais de 21 milhões de pacientes no Brasil, ajuda a promover o marketing médico e a facilitar a comunicação com pacientes.

    Bônus: Whatsapp

    É verdade que o Whatsapp não é bem uma rede social, mas é uma excelente ferramenta de comunicação que pode ser usada para oferecer atendimento personalizado aos pacientes.

    Como vamos ver a seguir, não é permitido consultar ou diagnosticar alguém à distância, mas o app ainda pode ser usado para tirar dúvidas simples, relembrar procedimentos, enviar resultados de exames, etc.

    6 erros a evitar na sua estratégia de marketing

    A prática do marketing médico é regulada pelo Conselho Federal de Medicina, e não pode simplesmente seguir o que outras indústrias fazem sem problemas. É fundamental saber fazer um marketing médico de forma ética.

    Os 6 erros a seguir precisam ser evitados a todo custo, para evitar que a divulgação se torne motivo de dor de cabeça:

    Anunciar uma especialidade que você não possui

    Além de antiético, é absolutamente proibido pelo Conselho Federal de Medicina anunciar uma especialidade que você não possui para tratar dos pacientes.

    Isso é proibido mesmo de forma indireta, talvez por dar a entender que trata de determinados órgãos ou atende pacientes com certas doenças.

    Esse tipo de divulgação deve ser feito somente por profissionais devidamente especializados em áreas e funções reconhecidas pelo CFM.

    Ter seu nome envolvido em propaganda enganosa

    Esse ponto é bastante óbvio para qualquer marca que se preze, mas no marketing médico ele tem implicações ainda mais sérias.

    O conceito de propaganda enganosa é muito amplo, por isso você deve tomar cuidado extra sobre a que tipo de marcas e produtos vai associar o seu nome e a imagem do seu consultório.

    Afinal, não importa se a iniciativa de fazer propaganda falsa foi sua, a responsabilidade é a mesma só por permitir ser mencionado em promoções assim.

    Anunciar aparelhagem como forma de mostrar capacidade superior

    Talvez você tenha feito um grande investimento em aparelhos de alta qualidade para o seu consultório, enquanto sabe que outros não tem nem de longe uma estrutura tão boa.

    A sua primeira ideia poderia ser divulgar essa aparelhagem como um diferencial, certo? Acontece que isso não é permitido pelo CFM.

    Uma boa forma de indicar que possui a estrutura necessária seria indicar a importância desses equipamentos em diagnósticos e tratamentos por meio de conteúdo relevante, como posts de blog abordando o assunto.

    Exibir fotos de pacientes

    Exibir fotos de pacientes, seja na forma das famosas e selfies ou em comparativos do tipo “Antes e Depois” também é uma prática que vai contra o regulamento do marketing médico.

    E caso você esteja se perguntando, mesmo que tenha a permissão dos pacientes isso ainda é proibido.

    A ideia é que os pacientes não devem ser expostos a fim de promover um profissional, outros meios podem ser usados para isso.

    Divulgar publicamente informações que alarmem a sociedade

    Um médico poderia divulgar informações que causem grande alarme à sociedade, como a ameaça de uma nova epidemia, a fim de ganhar a credibilidade e respeito da população.

    Mas, mesmo que as informações sejam comprovadas cientificamente, o proceder correto seria protocolar em caráter de urgência o motivo da preocupação junto as autoridades competentes.

    Consultar, diagnosticar ou prescrever à distância

    Citamos aqui como usar as redes sociais para a prática do marketing médico, mas é essencial ter em mente que nenhum desses canais deve ser usado para realmente exercer a prática médica.

    Ou seja, apesar de servirem como canais de comunicação e aproximação com pacientes e outros interessados, você não pode realizar diagnósticos ou consultas usando o Whatsapp, por exemplo.

    Nada substitui a interação pessoal com o paciente, em um ambiente adequado e com a devida aparelhagem para exames mais detalhados.

    Para uma lista completa das restrições e regras quanto ao marketing médico, veja o manual de publicidade médica.

    Tendências para Marketing Médico

    Se você quer aproveitar as vantagens do marketing no universo da medicina, então está na hora de conferir as principais tendências e descobrir como surpreender seus pacientes.

    Jornada do paciente

    Entender quais são os pontos de contato do paciente com seu consultório até a marcação da consulta é uma estratégia essencial. Este mapeamento é chamado de jornada do paciente, muito parecido com a jornada de compra, mas com alguns diferenciais.

    Se você consegue identificar o perfil do seu público e como ele se comporta desde quando este identifica um sintoma até a chegada no consultório, isso pode ajudar nas estratégias, oferecendo experiências mais ricas.

    Afinal, é possível entender como o paciente se sente, o que ele busca para encontrar a especialidade médica, em quais redes sociais ele costuma pesquisar sobre seu quadro. Dessa forma, você faz uma abordagem muito mais natural e eficiente.

    Podcasting

    Informação médica de qualidade pode ser considerada como um serviço social. Além disso, essa ação pode ser usada como uma verdadeira estratégia para alavancar o marketing médico da sua clínica.

    Crie um programa com conteúdos relevantes para o seu público. Essa ação:

    • atrai usuários com perfil do paciente;
    • educa o público para que ele entenda mais sobre sua especialidade;
    • agrega valor, oferecendo informações de qualidade;
    • aumenta sua autoridade e fortalece a credibilidade do seu nome no mercado.

    Caixinha de perguntas

    Uma das brincadeiras do Instagram que ajuda a engajar o público ao mesmo tempo que gera informação relevante para seu negócio, a caixa de perguntas é um recurso que pode ser ativado no Story. 

    Você pode criar uma frequência para abrir a caixa de perguntas na mídia (escolhendo um dia da semana, por exemplo). Faça perguntas coerentes e pertinentes com sua especialidade médica.

    Enquanto um médico ortopedista pode abordar o impacto dos esportes para a formação óssea, por exemplo, um psiquiatra pode explorar a prática esportiva como solução para a saúde mental.

    Uso do TikTok

    O TIkTok é uma rede social que ganhou bastante popularidade, atraindo pessoas com os mais variados perfis. Uma mídia que inicialmente explorou o lado mais extrovertido e irreverente das empresas e personalidades, é hoje fonte de informação para muitas pessoas.

    Uma grande tendência para o marketing médico, essa rede social pode e deve ser usada para ajudar a gerar visibilidade e educar o público. Vale destacar que, assim como em outros formatos de publicidade, no TikTok também devem ser observadas as regras de publicidade do CFM.

    Ou seja, não é permitido usar imagens dos tratamentos de pacientes, deve-se evitar o sensacionalismo. Também é vetada a divulgação de preços e é proibida a realização de promoções.

    Não esqueça do SEO

    A estratégia de SEO é fundamental para fazer com que seus pacientes te encontrem em ambientes digitais. Com o SEO bem feito, você posiciona suas páginas na internet, aparecendo nas primeiras páginas dos resultados de busca.

    Essa tendência ajuda a levar tráfego de qualidade para a página da sua clínica ou consultório. O desenvolvimento de um blog e a criação de conteúdos de qualidade é muito importante nesse processo e ajuda a levar tráfego de qualidade para seu site.

    Utilização da inteligência artificial no marketing médico

    A inteligência artificial, ou IA, é uma tendência que chegou no universo do marketing e pode ser usada no marketing médico em vários processos. Isso vai desde a automação de processos até o uso de chatbots. Confira as principais soluções apresentadas atualmente.

    Utilizando chatbots para atendimento aos clientes

    Assim como o novo comportamento do consumidor, o paciente também ficou mais consciente da sua jornada desde o surgimento do sintoma até a marcação da consulta. Ele também está mais adaptado para os processos digitais, o que gera muitas vezes a necessidade de imediatismo.

    O chatbot é uma solução que tende a reduzir os custos de atendimento e, além disso, permite ao usuário interagir com sua empresa em tempo real, esclarecendo as dúvidas mais recorrentes. Ainda assim, sempre é indicado oferecer a possibilidade de atendimento humano para o paciente, mesmo que este não seja sempre instantâneo.

    Tendências e comportamentos de pacientes

    Com a inteligência artificial você consegue usar estratégias como o Business Intelligence. Isso permite que sua empresa colete dados relevantes sobre seus pacientes e analise um grande volume de informações em tempo real.

    O resultado disso é a descoberta de comportamentos e identificação de tendências na jornada do paciente da sua clínica. Esse é um diferencial competitivo que garante insights valiosos para o marketing médico. 

    Uso do ChatGPT

    O lançamento do ChatGPT trouxe muitas discussões sobre o uso da inteligência artificial na produção de conteúdo. Para o marketing médico, essa questão não poderia ser diferente.

    Apesar de ser uma ferramenta bastante eficiente, é importante entender que o ChatGPT turbina as estratégias de marketing digital em várias estratégias do marketing. Por exemplo, na geração de ideias de conteúdo de acordo com a jornada do paciente ou na correção ortográfica dos textos criados.

    Como você deve ter notado, o marketing médico é uma excelente solução para gerar autoridade e atrair novos pacientes para sua clínica. Com as inovações tecnológicas, como a inteligência artificial, é possível criar campanhas de marketing para médicos otimizadas, reduzindo os custos e aumentando as marcações na agenda médica.

    Gostou deste texto? Convidamos você para conhecer a plataforma WriterAccess! Com ela, você acessa ferramentas de inteligência artificial que ajudam a construir bons conteúdos para a área de saúde e ainda tem acesso a freelancers especializados para turbinar suas estratégias!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.