Marketing no Instagram: o guia para iniciantes

Quer entender um pouco o marketing no Instagram? Confira nosso guia para iniciantes e comece suas estratégias de marketing na rede social!

marketing no instagram

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

À primeira vista, o Instagram parece ser apenas mais uma rede social para se utilizar  como uma forma de diversão e entretenimento pessoal, certo?

Através dele é possível acompanhar de perto o que os seus amigos, conhecidos e pessoas que você admira estão fazendo e publicando nas redes sociais.

Porém, muito mais do que simplesmente acompanhar o que as outras pessoas estão fazendo, o Instagram é uma ótima forma de fazer marketing para as empresas.

Ele permite que as marcas fortaleçam muito a sua imagem perante o seu público.

Mas, para conseguir aproveitar esses benefícios, é necessário se esforçar e escolher as melhores táticas de marketing para executar na rede social.

Para te ajudar a entender melhor como devem ser feitas estas ações e estratégias no Instagram, preparamos este guia que irá colocá-lo no rumo certo das melhores práticas de marketing para se utilizar no aplicativo.

Vamos lá?

Primeiramente, alguns dados sobre o Instagram

O Instagram já conta com cerca de 800 milhões de usuários de todo o mundo. Os brasileiros ocupam a terceira posição de usuários da rede.

Um relatório feito pela empresa Fast Company mostrou que o engajamento das pessoas no Instagram é 15 vezes maior do que no Facebook, mostrando como o investimento nesta rede social pode ser muito eficaz no objetivo de criar uma comunidade em torno de sua marca.

Recentemente, a marca revelou que conta com mais de 400 milhões de usuários ativos que pertencem a diferentes grupos, o que torna o aplicativo ainda mais interessante, já que é possível encontrar usuários de diferentes países, comunidades, estilos e preferências tanto no lado pessoal quanto do lado profissional.

Você já imaginou quantas dessas pessoas podem ser potenciais clientes para o seu negócio?

Conforme sempre dizemos aqui, para ser lembrado, é preciso ser visto, e por isso, deixar de estar presente nesta rede social pode ser uma verdadeira perda para a sua empresa. Por isso, não fique para trás!

Instagram for business

Foi pensando no grande espaço que as empresas conseguiram conquistar no Instagram e também em todas as vantagens que elas tem ao utilizar a rede, que foi lançado o Instagram para empresas, um recurso que promete facilitar ainda mais a experiência de usuários que desejam divulgar sua marca no aplicativo.

A novidade chegou no Brasil e já é indispensável para quem possui um perfil corporativo.

Se antigamente era possível medir o engajamento do público apenas por curtidas e comentários nas postagens, agora a ferramenta possui métricas que ajudam o administrador da conta a acompanhar dados fundamentais para avaliar seu desempenho no Instagram.

Além disso, é possível disponibilizar meios de contato diretamente em sua biografia, como um hiperlink, que conecta seus seguidores diretamente com você via e-mail ou telefone.

Os anúncios no aplicativo também foram incluídos e podem ser utilizados em forma de CTAs que convidam os usuários a interagirem com as suas publicações.

Quer saber mais sobre as novas funções do Instagram for business? Separamos este artigo para você que explica tudo!

Comece a sua conta

Agora que você entendeu a importância de estar presente nessa rede, vamos te mostrar como fazer a sua conta para ter sucesso em sua estratégia de marketing!

O primeiro passo é criar uma conta no Instagram a partir de um email ou da sua conta (ou da empresa) no Facebook. Uma vantagem de se criar a conta a partir do Facebook, é que ela já fica integrada com o site e isso possibilita a postagem do mesmo conteúdo nas duas redes sociais.

É importante definir o seu nome do usuário. Ele pode ser simplesmente o nome da sua marca, ou do mascote ou personagem que represente a empresa, por exemplo.

Se for utilizar um nome composto, utilize os símbolos autorizados para fazer a diferenciação entre as palavras. Por exemplo, o perfil da Rock Content no Instagram é rockcontent. Aproveite e nos siga por lá também 😉

A dica mais importante aqui é fazer com que as pessoas associem a sua marca ao perfil da empresa, sem maiores dificuldades.

Não se esqueça de adicionar uma breve descrição do seu negócio na biografia e um ponto de contato com sua empresa! A url do seu website também deverá ser incluída.

Use as ferramentas do Instagram

Muito mais do que simplesmente compartilhar fotos com os seus seguidores, o Instagram também permite o compartilhamento de vídeos curtos de, no máximo, 1 minuto, e também do famoso Boomerang, um aplicativo que permite ao usuário a criação de um pequeno vídeo que se assemelha muito com um GIF.

Além disso, a plataforma permite uma integração rápida e direta com as redes sociais, como Facebook, Twitter e Tumblr. Esta é uma ótima maneira de expandir a sua marca, divulgando o seu perfil no Instagram e suas publicações com as pessoas que já te seguem em outras redes sociais.

Assim, além de conseguir atrair mais seguidores, você constrói a identidade e a força da sua marca.

Outra ferramenta que o Instagram oferece e que quase ninguém sabe utilizar da maneira mais adequada é a de mensagens diretas, ou “direct messages”, no seu termo original.

Esta é uma forma eficaz de criar uma conexão maior e mais próxima com os seus seguidores, gerando novas oportunidades de conhecer melhor alguns fãs e possíveis contatos para a empresa.

As mensagens diretas (ou directs, como são conhecidas) são um fluxo de conversa em que podem ser enviadas fotos, vídeos ou simplesmente mensagens de texto. Quem tem acesso ao conteúdo dessas mensagens são apenas os relacionados no fluxo, ou seja: quem enviou e quem recebeu.

Se a mensagem for enviada para mais de uma pessoa, todos os destinatários saberão quais foram os outros perfis que também receberam, por isso, tenha cuidado ao criar as mensagens que serão enviadas pelos directs.

Para conseguir aproveitar ao máximo a ferramenta das mensagens privadas, é interessante fazer uma análise dos seguidores do seu perfil, descobrindo se existe algum padrão de interações em algum tipo específico de postagem.

Por exemplo, realizar a postagem de imagens motivacionais ou engraçadas pode gerar um número maior de curtidas e comentários, podendo ser uma boa forma de se investir neste estilo de conteúdo.

Se conectar com as pessoas influentes no seu ramo também é uma ótima possibilidade através dos directs.

Fazer conexões profissionais fica muito mais prático e boas oportunidades de negócios podem ser traçadas a partir desse contato direto.

Boas práticas de Marketing no Instagram

Como vimos até aqui, o Instagram pode trazer muitos benefícios para a visibilidade e fortalecimento de sua marca e também para os seus negócios.

Mas, como utilizar o Marketing Digital na rede ao seu favor e de forma eficiente?

Aqui vão algumas dicas para ajudar você a se organizar e ter mais sucesso nas suas postagens e interações no Instagram.

Construir uma comunidade com o uso de uma hashtag

hashtag

Desenvolvida pelo Twitter, as hashtags são formas de categorizar o conteúdo publicado de acordo com um recurso muito parecido com palavras-chave.

Cada hashtag é transformada em um hyperlink, que será responsável por direcionar as pessoas que fizerem pesquisas por tais palavras até o seu conteúdo postado relacionado.

Assim, as hashtags se transformam em uma ótima maneira de se tornar uma referência no mercado, fazendo com que o público associe a imagem da empresa diretamente ao segmento ou aos seus principais produtos e serviços oferecidos.

Uma boa dica é criar uma hashtag própria da marca, destacando o nome institucional ou alguma expressão que faça referência à cultura e aos valores da empresa.

Apenas lembre-se que ela deve ser clara e preferivelmente não muito longa!

A partir da criação e constante divulgação da hashtag, você poderá começar a incentivar o uso dela pelos usuários, através de promoções e prêmios.

Então, esta se torna uma ótima maneira de fazer com que o público interaja diretamente com a sua marca, aumentando as chances de fazer novos negócios futuramente.

Você também pode se interessar por este conteúdo!
Frases para Instagram: veja as melhores para ganhar likes

Crie uma relação com os seus seguidores

Uma das primeiras coisas que você deve ter em mente quando vai começar a sua estratégia de marketing é a definição do seu principal público, certo?

Com o marketing no Instagram não poderia ser diferente!

Ao entender um pouco melhor quem são as pessoas para quem você quer vender e negociar ou qual o perfil do público com o qual a sua empresa gostaria de se relacionar, é possível direcionar o conteúdo postado para alcançar essas pessoas.

Se você tem uma empresa de contabilidade, por exemplo, e percebeu que o perfil de seus clientes aprecia muito comprar joias, você pode fazer uma postagem com a imagem de uma joia bonita e chamativa, de modo que a pessoa que já tem esse interesse tenha uma maior empatia pelo seu conteúdo.

Mas tome cuidado!

Não basta simplesmente postar coisas que o seu público tem interesse pois a sua empresa pode acabar perdendo um pouco o foco principal.

Ao postar sobre joias, seguindo com o exemplo, é importante escolher uma boa legenda que direcione o usuário para o seu negócio, vendo o valor de contratar o seu serviço.

Neste caso, uma legenda eficaz seria a que fizesse a relação das joias com a contabilidade, mostrando que as pessoas precisam ter um controle maior sobre as suas finanças, para que consigam investir com segurança nos seus interesses, como as joias.

Lembre-se também que a interação com seu público é importantíssima! Responda às principais dúvidas e também aos comentários, sempre que possível. Curta as publicações de alguns seguidores e siga-os de volta também!

Se algum cliente postou uma foto utilizando algum de seus produtos, ou se você recebeu algum feedback positivo de algum consumidor, reposte em sua página!

Estas pequenas ações fazem com que seu público sinta-se mais próximo da marca e também mais valorizado por você.

Promova o seu perfil

Assim como com as outras redes sociais, o Instagram deve ser muito bem divulgado para que as pessoas consigam fazer a relação entre a marca e a empresa.

Se o site institucional ou blog que você criou para a sua empresa possuírem ícones para compartilhamento dos conteúdos nas redes sociais, garanta que tenha um para o seu Instagram também.

Uma outra dica interessante é divulgar o perfil em outras redes sociais.

Ao fazer o cadastro unificando com a conta do Facebook, os amigos serão notificados sobre a criação do perfil e logo irão começar a segui-lo, se tiverem interesse na sua área de atuação.

Pessoas influentes que se relacionam com a sua marca podem ser ótimos aliados no momento de divulgar o perfil da sua empresa. Clientes que tenham grandes audiências, funcionários, fãs ou qualquer outro simpatizante da sua marca podem ser uma grande fonte de tráfego para o seu perfil no Instagram, já que os usuários que os seguem terão contato com sua marca e poderão se interessar em seguir você também!

Outra dica é adicionar um link para o perfil da empresa na assinatura de email de diretores e funcionários que lidam diretamente com clientes ou com leads. Assim, por mais que não seja uma divulgação direta, é possível garantir que o seu perfil terá o alcance consideravelmente aumentado.

Se precisar de ajuda, use o Gerador de Assinaturas de Email da Rock Content. A ferramenta é 100% gratuita!

Tenha um calendário de postagem

É muito importante lembrar que seu perfil não pode ser abandonado! Um perfil que não é constantemente atualizado faz com que os seguidores percam cada vez mais interesse, afinal, as pessoas estão te seguindo pois se interessam pelo seu perfil e pelo seu negócio, e esperam que você poste novos conteúdos.

Ter um calendário de postagem ajuda a ter um controle maior sobre o que será postado e contribui para que haja um fluxo contínuo de publicações. Mas não tenha medo de ser flexível com ele. Fique por dentro dos assuntos do momento para aproveitar as oportunidades de produção de conteúdo e utilize uma linguagem espontânea com seu público!

Siga outras contas no Instagram

Seguir outros perfis de marcas influentes no seu meio e para o seu público ajuda a mantê-lo atualizado sobre o que estas outras empresas andam postando e compartilhando com seus seguidores.

Este também é um ótimo meio de se ter novas ideias de publicações. Além de se poder observar como anda a interação das outras pessoas com estes perfis, e como as empresas se comportam com elas.

Encontre a beleza da sua marca

Muitas marcas, principalmente as que são B2B, têm medo de investir em uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos.

Elas acreditam que não têm um produto que é visualmente atrativo, como artigos de estética ou comida, por exemplo.

Porém, um perfil de empresa no Instagram não precisa mostrar, necessariamente, apenas fotos de produtos e serviços.

Por mais que a sua empresa desenvolva algum tipo de software, por exemplo, é possível fazer postagens interessantes sobre o assunto ou sobre a marca e que engajem com a sua audiência.

Imagens que mostrem o dia a dia da empresa e os funcionários, por exemplo, podem ser uma ótima maneira de humanizar a marca, aproximando o público a ela e gerando a sensação de empatia.

Como melhorar seus resultados orgânicos no Instagram ebook

Faça concursos que promovam a interação com o público

Os concursos do Instagram são vistos como uma das maiores oportunidades de divulgação da marca. São muito similares às promoções de lojas de varejo que são divulgadas amplamente para conseguir a maior adesão possível, gerando um grande número de vendas.

Ao participar de um concurso, além de estar concorrendo para ganhar o prêmio ou promoção anunciados, as pessoas, na maioria das vezes, precisam compartilhar as postagens, seguir o perfil do anúncio ou convidar outros amigos para participar do concurso também, através de comentários na foto do concurso. Esta é uma das melhores formas de se alcançar novas audiências a partir do compartilhamento e divulgação dos seus próprios seguidores.

Para fazer um concurso de sucesso, o primeiro passo é escolher qual será o tipo ofertado. Podem ser promoções em que os usuários precisam curtir a foto, que precisam comentar na publicação, ou que têm que tirar uma foto relacionada ao tema e postar utilizando a hashtag da marca, por exemplo.

Depois disso, basta divulgar as regras com antecedência, escolher um prêmio que seja valioso para o público, causando nele o desejo de participar do concurso e, por fim, divulgar o máximo possível a ocorrência do concurso nas redes sociais.

Tenha sempre em mente que quanto mais pessoas estiverem participando, mais interessante será o retorno para a sua marca, que estará se envolvendo com uma audiência cada vez maior.

Instagram Stories no Marketing Digital

O Instagram Stories veio para ficar e não conquistou apenas os usuários comuns ou famosos que desejam compartilhar com seus seguidores mais do que apenas as postagens tradicionais.

Empresas e pequenos negócios descobriram que também podem utilizar o novo recurso no Marketing Digital para se aproximar do seu público e conquistar mais seguidores.

O recurso, que lembra muito o aplicativo Snapchat, permite compartilhar com outras pessoas, fotos que ficam disponíveis na rede por 24 horas.

Com ele, você poderá mostrar o dia a dia da empresa, fazendo com que seu público sinta-se mais íntimo com sua marca e com seus processos, de alguma maneira.

Neste post aqui mostramos melhor como criar um Instagram Stories e também aprofundamos mais nos benefícios de utilizá-lo em sua estratégia de marketing!

Ebook Instagram Stories

Acompanhe suas métricas

As métricas do Instagram se tornaram grandes aliadas para as empresas que utilizam o aplicativo.

Como é possível medir o número de visualizações no perfil e nas fotos e vídeos e o horário ideal de postagem, fica muito mais fácil de entender qual é o tipo de conteúdo que mais agrada seu público e também como anda o engajamento deles com seu perfil.

Além disso, com esta nova função, é possível medir a faixa etária predominante entre seu público, sua porcentagem de gênero (se você possui mais seguidores homens ou mulheres), as principais cidades onde estas pessoas se encontram e também quais são as publicações que fazem mais sucesso entre elas. Isso possibilita que você saiba quais conteúdos tem uma melhor performance com seu público, e, desta forma, melhorar ainda mais os direcionamentos de suas postagens e interações!

Nunca se esqueça de que a qualidade dos conteúdos é fundamental para a experiência dos seus seguidores, e este fator influencia diretamente nas métricas do seu negócio também.

Anúncios no Instagram

Assim como nas outras redes sociais, agora o Instagram também apresenta a opção de realizar anúncios pagos. Estes anúncios são postagens que aparecem para usuários que não são seguidores do perfil, para aumentar o alcance das estratégias.

Assim como no Facebook, o recurso de Instagram Ads identifica e faz uma segmentação de usuários que possuem interesses em comum com o que sua marca deseja vender, e, a partir disso, apresenta seus anúncios para eles.

Também é possível adicionar hyperlinks nos anúncios para que as pessoas possam acessar diretamente o site de compra do seu produto, por exemplo.

Com todas as facilidades que os anúncios no Instagram trazem, precisamos entender melhor como funciona tudo isso. Vamos lá?

Como o Instagram decide qual anúncio vai aparecer para cada usuário?

Assim como o Facebook, a empresa matriz do Instagram, existe um algorítmo que identifica os principais pontos de interseção entre os gostos, opiniões e interesses que os usuários manifestam nas redes sociais.

A partir desses interesses em comum, o Instagram apresenta algum anúncio que seja relacionado ao universo do usuário, tornando a relação mais íntima e criando uma oportunidade maior de gerar negócios para a empresa anunciante.

Como o usuário consegue identificar o anúncio?

Ao lado do nome do usuário que postou a imagem, é apresentada a tag “Patrocinado” que indica que a postagem vem de um anúncio pago.

Os posts que forem divulgados no feed dos usuários e que não tiverem essa tag são provenientes de postagens comuns, que com certeza fazem parte da estratégia de marketing da empresa, mas que só serão apresentados para os usuários que já são seguidores do perfil da marca, ou para aqueles que acessarem diretamente a página.

É possível utilizar um CTA direto no Instagram?

Devido a atualizações recentes na plataforma, agora o Instagram possibilita a presença de hiperlinks nas postagens, direcionando o público diretamente do aplicativo para a página escolhida pelo anunciante. Este recurso possibilita que o dono da página insira Calls To Action, para que o usuário interaja com o anúncio e faça alguma ação a partir dele.

Esta é uma maneira muito eficaz de gerar negócios para quem anuncia no Instagram. Se a sua empresa comercializa algum produto ou serviço através da internet, a postagem no Instagram pode estar a apenas um clique de distância da realização de uma compra, ou da conversão dos visitantes em leads, por exemplo.

Conclusão

Se você é responsável pelo marketing de uma empresa ou se é dono do seu próprio negócio e ainda não começou a investir em conteúdo de qualidade para o Instagram institucional, já percebeu o tanto de tempo que você está perdendo?

O Instagram possibilita que as empresas se conectem com os seus seguidores, além de possibilitar a humanização da marca, gerando cada ver mais engajamento e empatia no seu público.

Além das estratégias citadas, das postagens que devem ser feitas com frequência, e do crescimento orgânico, é possível investir em anúncios pagos, que prometem trazer resultados incríveis para quem souber fazer os anúncios de maneira correta e eficaz.

E então, por que você ainda não criou o perfil da sua empresa no Instagram? Trace agora mesmo uma estratégia de marketing para essa rede social, aplique estes ensinamentos ao gerenciar seu perfil e comente conosco sobre as suas experiências e impressões sobre o processo.

Aprenda ainda mais sobre Marketing nas Redes Sociais: baixe o guia completo sobre o assunto!

Marketing nas redes sociais
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.