Entenda como funciona o Marketing Offline e como aplicá-lo em 2019

O marketing offline envolve as ações de divulgação que acontecem fora do universo digital. Inclui cold calls, comerciais e outdoors, bem como anúncios em revistas, rádio e televisão. Ou seja, são divulgações que usam as mídias tradicionais para fazer propaganda de produtos e serviços.

Entenda como funciona o Marketing Offline e como aplicá-lo em 2019

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Muito provavelmente você já ouviu falar que o marketing é a alma de um negócio. Essa frase é popular porque o sucesso de uma empresa ou produto passa, na maioria das vezes, por uma boa estratégia de divulgação.

O Marketing Digital, por exemplo, é uma das formas mais difundidas de se fazer marketing, principalmente quando falamos de empresas de tecnologia. Contudo, não podemos nos esquecer do Marketing Offline.

Esse é o assunto deste post. Aqui, você aprenderá o conceito, as vantagens e as maneiras de executar estratégias de Marketing Offline. Confira os tópicos deste conteúdo:

O que é Marketing Offline

Como você já deve imaginar, Marketing Offline abrange todas as ações de divulgação que não envolvem o universo digital. Entre as principais estão cold call, comerciais, outdoors e anúncios em revistas, rádio e televisão. Ou seja, são divulgações que utilizam as mídias tradicionais para realizar propaganda de produtos e serviços.

O Marketing Offline tem como objetivo difundir uma marca, de modo que as mídias tradicionais sejam usadas como ferramenta de posicionamento e branding. Isso faz com que as pessoas conheçam o seu negócio e se lembrem de que você existe quando precisarem de um serviço ou produto como o seu.

Para quem é o Marketing Offline

Ao contrário do que pensa o senso comum, o Marketing Offline não é somente para grandes empresas. Negócios locais e regionais, sejam de pequeno, sejam de médio porte, também podem e devem apostar em ações de Marketing Offline.

No caso de pequenos empreendedores em negócios locais, por exemplo, é importante estar presente nas mídias offline. Para isso, é possível usar a distribuição de flyers.

As empresas de médio porte podem usar o Marketing Offline para atingir e conquistar novos consumidores por meio de outdoors ou comerciais em estações de rádio locais. Quanto às grandes empresas, podem investir em comerciais de televisão.

Em especial as empresas de tecnologia apostam muito na presença e na produção de eventos. Em cerimônias com temáticas relacionadas com o produto ou serviço da companhia, aproveita-se para apresentar e divulgar um novo modelo de negócio. Essa estratégia pode ser bem interessante, uma vez que os participantes do evento têm interesse naquele mercado.

Diferenças entre Marketing Offline e online

Agora que você já sabe o que é Marketing Offline, vamos falar sobre as principais diferenças entre Marketing Offline e online. Sim, as dessemelhanças vão além dos canais utilizados para a execução dessas estratégias. Para entender mais sobre isso, continue lendo o post.

Público impactado

O alcance das estratégias do Marketing Offline e do online é a maior diferença entre esses dois tipos de divulgação, tanto no que se refere ao número de pessoas, quanto ao perfil do público impactado pelas campanhas.

Ações de Marketing Offline, como anúncios em emissoras de rádio e televisão, podem alcançar milhares de pessoas.

O número total de visualizações pode ser maior, contudo não é possível controlar quem vai vê-lo, ao contrário de anúncios do Marketing Digital, em que é possível determinar exatamente o perfil das pessoas que você deseja que vejam o seu anúncio, além de segmentar de acordo com o comportamento delas.

Custo-benefício

Por atingir um alto número de pessoas, os anúncios em mídia offline têm um custo mais alto. Consequentemente, empresas que não são de grande porte acabam tendo, muitas vezes, limitações para realizar estratégias de Marketing Offline.

Já no Marketing Digital, o empreendedor ou gerente de marketing pode definir o budget utilizado para os anúncios em cada um dos canais. Assim, a rede social ou o Google mostrará seu conteúdo para um número de pessoas de acordo com esse valor pré-definido.

Seu anúncio pode até ser mostrado para um número menor de usuários, no Marketing Digital. Porém, por conta da segmentação realizada, de acordo com o seu ICP, pode ser que seja mais efetivo. Ou seja, o ROI será mais alto.

Mensuração de resultados

Os modos de mensurar os resultados desses dois tipos de estratégias são bem diferentes, lembrando que, na maior parte dos casos, o Marketing Offline serve para reforçar o nome da sua marca no mercado.

Por isso, é preciso medir a eficiência de uma campanha pelo número de pessoas que visitam sua loja, por exemplo. Por outro lado, no marketing online você pode medir a eficiência do seu anúncio por meio do CPC, do tráfego do site e do número de leads.

Vantagens do Marketing Offline

O Marketing Digital está tão difundido que parece ser muito mais vantajoso aplicá-lo em seu negócio no lugar de ações offline. Contudo, há algumas vantagens que ainda fazem com que o Marketing Offline seja uma excelente opção para diversos negócios de diferentes segmentos.

Maior alcance

Como já falamos, as mídias tradicionais oferecem um alcance gigantesco. Apesar de a internet estar muito difundida e super utilizada, se pensarmos no caso do Brasil, por exemplo, ainda há várias pessoas que não têm conexão com a internet. Além disso, há indivíduos mais velhos que não têm tanta afinidade com os meios digitais.

Logo, eles ainda sabem de novos produtos, serviços e empresas por meio de comerciais em jornais, rádio e TV. Em outras palavras, isso significa que você precisa do Marketing Offline para atingir essas pessoas.

Credibilidade

Por conta do tempo que estão sendo utilizados, os canais de comunicação tradicionais transmitem mais credibilidade. Isso se torna ainda mais importante em um mundo como o de hoje, em que as fake news estão cada vez mais comuns.

Ainda em relação à credibilidade, estar “ao lado” de veículos de comunicação em que seu público confia é de extrema importância. Isso é realmente relevante, visto que o Marketing Offline é uma das principais ferramentas para fortalecimento de marca.

Relacionamento próximo

Como falamos, uma das estratégias utilizadas no Marketing Offline são os eventos. Nesse tipo de ação em específico, ou ainda na entrega de flyers, é possível estar em contato direto com o público.

Ou seja, você cria um relacionamento muito próximo com o seu cliente. A partir disso é possível descobrir dores e necessidades deles que você nem sequer imaginava.

Como criar uma campanha de Marketing Offline

Agora que você já sabe o que é Marketing Offline, as principais vantagens e também as diferenças em relação ao marketing online, deve estar se questionando como aplicar essas estratégias na sua empresa.

Mais do que isso, você certamente quer ter sucesso a partir do Marketing Offline. Então veja a seguir como criar uma campanha de Marketing Offline efetiva.

Defina seu objetivo

Assim como qualquer ação ou estratégia realizadas na sua empresa, é preciso definir seus objetivos. Esse é o primeiro passo para o sucesso de qualquer campanha da Marketing Offline.

A definição de objetivos ajudará você a definir esforços, montar a equipe e identificar gargalos durante a execução. Ao final, também será mais fácil verificar o retorno do investimento feito.

Identifique a sua persona

O segundo passo para criar uma campanha de Marketing Offline é definir com quem você quer conversar. Com a criação da persona, você terá sempre em mente as dores e necessidades do seu futuro cliente.

Além disso, acertará na escolha da linguagem das peças dessa campanha. Lembre-se que quanto mais informações você tem sobre o seu público, mais eficiente deve ser a sua comunicação com ele.

Encontre o canal de comunicação mais efetivo

Sabendo por que e com quem você quer falar na sua campanha, ficará mais fácil definir o melhor lugar para se comunicar com seus futuros clientes.

Nessa etapa do processo, é preciso levar em conta os programas de TV que sua persona assiste, os jornais e as revistas que lê e os eventos em que participa.

Mas não esqueça de verificar o budget disponível para a produção e veiculação desses anúncios, assim como o retorno que você espera nessa campanha.

Invista em assessoria de imprensa

Contratar uma empresa de assessoria de imprensa pode garantir espaço na mídia sem gastar tanto. Afinal, essas empresas são especializadas na criação de conteúdos relevantes, levando em conta o cliente, o negócio e o veículo desejado.

Muitas vezes o valor pode não ser tão distinto dos anúncios nesses veículos. Contudo, é uma forma de aumentar a referência e a credibilidade do seu negócio perante o seu público.

Forneça uma boa experiência aos clientes

De nada adianta você investir em anúncios e comerciais se, na hora de ter contato com a sua empresa, ele não receber um bom atendimento ou uma experiência positiva. Caso más experiências sejam geradas, se tornará cada vez mais caro conquistar novos clientes.

Sendo assim, o Marketing Offline continua mesmo após a publicação e a visualização dos seus anúncios. O atendimento recebido precisa estar alinhado às expectativas criadas na sua comunicação de atração de clientes.

Mensure os resultados

Tão importante quanto planejar e investir em campanhas de Marketing Offline é analisar se elas geraram retorno positivo. A mensuração de resultados está diretamente ligada à definição dos objetivos.

Afinal, você precisa saber o que almeja e quais são as métricas que indicam o sucesso de uma campanha, a fim de verificar se o propósito foi alcançado.

Um passo importante na mensuração de resultados é gerar relatórios com informações detalhadas sobre todas as campanhas já realizadas pela empresa. Assim, você terá um histórico do que funcionou e do que não foi efetivo quando estiver pensando em novas estratégias.

Mais do que entender o que é o Marketing Offline, suas vantagens e como criar campanhas efetivas, é importante entender o perfil do seu público. Somente assim você criará uma marca de sucesso.

Lembre-se que não é preciso usar apenas uma estratégia de marketing para divulgar seus produtos e serviços. Muitas vezes, o êxito está na combinação de diferentes tipos de marketing.

Pensando nisso, que tal aprender sobre mais uma estratégia de marketing? Confira o nosso post sobre marketing de escassez e aprenda a usá-lo na sua empresa!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.