Marketing One to One: entenda o conceito para personalizar sua estratégia

Marketing one to one é aquele que valoriza cada um de seus clientes, levando em conta suas preferências. Veja como conseguir os dados necessários para personalizar a experiência dos seus clientes!

marketing one to one

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O marketing one to one é uma ferramenta que surge, justamente, no momento em que o consumidor anda cada vez mais exigente e em busca de um vínculo mais duradouro e personalizado com as empresas com as quais se relaciona.

Assim, é necessário que as empresas busquem compreender como o marketing cara a cara funciona e como ele pode ser o diferencial que estão procurando para satisfazer as necessidades dos seus consumidores.

No artigo de hoje, vamos falar sobre essa forma de comunicação cara a cara e sobre como ela pode ser um diferencial poderoso em um mercado altamente competitivo.

O que é marketing one to one

Você já parou para pensar por que sempre volta aos lugares onde costuma almoçar, fazer compras ou participar de um happy hour com os amigos? Provavelmente não é apenas por causa do preço e da qualidade do serviço.

Há algo a mais, que se chama atendimento único e diferenciado. É isso mesmo: somos consumidores exigentes e, como tais, gostamos de ser bem tratados, chamados pelo nome e ter os nossos desejos atendidos.

Transferindo essa realidade para o mundo digital (que é muito mais vasto de possibilidades), podemos falar de um para um para fidelizar cada vez mais clientes. Dar aquele toque especial que todo mundo deseja receber, lembrando os seus gostos e as suas preferências.

Sintetizando, podemos dizer que o marketing um a um é um tipo de interação que remonta às preferências de cada cliente, valorizando-os como velhos conhecidos e peças importantes para o negócio.

As vantagens do marketing one to one

Facilita a segmentação do público-alvo

Esse tipo de marketing ajuda a identificar melhor aquele grupo de consumidores mais propensos a responder aos produtos ou aos serviços que a sua empresa oferece.

O marketing cara a cara é importantíssimo para evitar desperdícios de recursos e tempo com um público mal selecionado.

A partir do momento em que você trabalha a sua segmentação de acordo com a afinidade do consumidor com sua marca, é possível alcançar maior assertividade na sua estratégia de fidelização.

Guia para criação de personas

Ajuda a conhecer melhor seus clientes

Hoje, empresas que investem apenas em marketing de massa estão perdendo espaço para aquelas que já descobriram que o melhor caminho é a fidelização de clientes.

O marketing one to one permite que você conheça melhor cada uma das pessoas que entram em contato com a sua empresa. Isso facilita a criação de campanhas personalizadas — o que gera maior interação e simplicidade para a conclusão de uma transação de compra e venda.

Possibilita o envio de mensagens personalizadas

Se a sua empresa investe apenas em conteúdo puramente comercial, sem levar em consideração a natureza única de cada indivíduo, dificilmente conseguirá estabelecer uma relação mais íntima e de confiança com o cliente.

Como o marketing um a um ajuda a compreender as preferências e gostos individuais de cada cliente, a sua empresa pode investir em campanhas de marketing com mensagens personalizadas no momento certo da jornada do cliente.

O seu funil de vendas pode ser totalmente otimizado para entregar conteúdos individualizados de acordo cada estágio em que o cliente se encontre — seja na fase de descoberta e interesse, consideração e intenção ou, mais no final do funil, na fase de avaliação e compra.

Favorece a sua estratégia de upsell

Upsell ou venda adicional é uma técnica muito utilizada para conseguir fazer com que o cliente compre algo além do que ele pretendia.

Como o marketing one to one possibilita que você conheça a fundo o comportamento de compra do seu consumidor, você pode utilizar o upsell como estratégia para aumentar o ticket médio de cada cliente.

O importante é agir com honestidade e sempre oferecer algo que realmente vá de encontro à necessidade do cliente, pois essa é uma relação que envolve alguns fatores psicológicos em relação ao desejo de consumo das pessoas.

Se for desonesto, nesse momento, poderá perder a confiança e a credibilidade junto ao consumidor — o que fará com que ele não queira mais comprar de você (afinal, confiança é tudo em uma relação de compra e venda).

Vejamos um exemplo do que estamos falando: suponhamos que você seja do segmento de varejo e vá fazer a venda de um computador para um cliente antigo. Como você já o conhece bem e sabe das suas necessidades, pode aproveitar para oferecê-lo outros acessórios — ajudando-o a obter o máximo de performance com o seu produto.

Dica da Editora:

Marketing Digital: o que é, estratégias e TUDO sobre marketing online

Análise SWOT ou Matriz FOFA: o que é, como fazer e modelo grátis!


Onde obter dados para personalizar as estratégias

Os sistemas de CRM, Big DataBusiness Intelligence são fontes valiosas de dados que você pode utilizar para extrair o máximo de informações para segmentar e fidelizar o seu público.

Para tirar melhor proveito dessas ferramentas e alcançar sucesso no seu marketing cara a cara, veja a diferença entre cada uma delas e como elas podem ajudar na personalização das suas estratégias.

Customer Relationship Management (CRM)

Essa ferramenta pode ser utilizada para armazenar e gerenciar um banco de dados dos seus clientes — como nome, ramo de atuação e comportamento de compra —, além de permitir que você conheça os meios de interação desses clientes nos principais canais na internet, como e-mails e visitas em sites.

Dessa forma, se torna mais fácil produzir conteúdos inteligentes e personalizados de acordo com os dados que a empresa possui dos seus principais clientes.

Big Data

Big Data é uma ferramenta que abrange uma quantidade de dados bem maior do que o CRM. Ele coleta informações de diversas fontes, como mídias sociais, e-mail marketing e geolocalização.

Essa ferramenta é uma fonte inesgotável de dados que podem ser utilizados para otimizar qualquer estratégia de marketing one to one.

Marketing de Conteudo e Dados

Business Intelligence (BI)

O BI se atém não apenas à coleta de dados, mas à organização, ao monitoramento e ao compartilhamento, que ajudam na tomada de decisão por parte dos gestores de uma empresa.

Ele é fundamental para que os profissionais envolvidos em seu processo possam analisar suas informações e prever futuras oportunidades de negócios ou se precaver de algum problema que possa surgir.

As 3 ferramentas citadas acima, são fundamentais para o marketing um a um, pois o controle dos dados permite o desenvolvimento de estratégias de conteúdos mais personalizadas e tomadas de decisões mais assertivas.

Muito interessante o marketing one to one, não é mesmo? Leia também nosso post sobre marketing de precisão. Vale a pena conferir!

Primeiros passos no marketing digital
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.