Por Ana Júlia Ramos

Redatora freelancer da Rock Content

Publicado em 18 de janeiro de 2019. | Atualizado em 12 de agosto de 2019


O Marketing para Eventos requer um bom planejamento para a construção de uma boa estratégia. Neste artigo, além de compreender a importância de caprichar no plano de ação, você vai conhecer as melhores formas de divulgar um evento e transformá-lo em um sucesso.

Se você trabalha no ramo de marketing para eventos ou em áreas relacionadas, provavelmente já precisou lidar com o longo processo de planejamento e concepção do projeto.

Caso a estratégia não esteja bem alinhada, e os objetivos não sejam listados desde os momentos da idealização, tenha certeza de que o resultado final pode passar muito longe do esperado. Afinal, é preciso investir em um plano de qualidade!

Com as definições de marketing bem alinhadas, o sucesso do evento se transforma em consequência natural. Por isso, vamos ajudar você a desenvolver toda a estratégia de ponta a ponta, a fim de garantir números excelentes de conversões e encantamento.

Continue a leitura para entender mais sobre como fazer marketing para eventos!

Qual a importância de um plano de marketing para eventos?

Pense em um evento específico. Seja ele gratuito, seja pago, da área do entretenimento ou da economia, podemos pensar em um objetivo final praticamente unânime a todos: geração de público.

A necessidade, que é um dos principais indicadores de sucesso, demanda estratégias de planejamento e divulgação. Quais serão os canais on e off utilizados? Quais serão os pontos de venda? Quem é a minha persona?

Praticamente todas as perguntas que envolvem estratégias de vendas, divulgação e métricas de sucesso são respondidas por um plano de marketing para eventos.

Por isso, os principais benefícios de caprichar na ação partem da ideia de que, sem o plano, é possível que o evento nem saia do papel. Veja quais são outras consequências positivas:

  • segmentação correta do público, o que gera maior venda de ingressos;
  • seleção dos canais ideais de acordo com a persona;
  • definição de metas e objetivos claros que sejam capazes de medir o sucesso do evento após o término;
  • desenvolvimento de planos de divulgação, seja em mídia paga, seja orgânica;
  • economia, já que ações certeiras geram menor desperdício de dinheiro;
  • antecipação a respeito de possíveis riscos e crises.

Quais etapas ele engloba?

Um bom planejamento de marketing para eventos contempla ações divididas por etapas. Dividimos as principais delas dentro de três grupos macro.

Planejamento e predefinições

Aqui é hora de ter bem claro quais são o tema e o público-alvo almejados. Aconselhamos o uso das personas, por serem representações mais detalhadas e reais.

O planejamento é realizado a partir da definição do público e a compreensão clara sobre questões logísticas — data, local, capacidade, horário. Nele, o responsável traça os principais objetivos, os caminhos para alcançá-los e os KPIs ideais.

É importante, também, entender o cenário de forma geral: um benchmarking rápido a respeito da cena local já é capaz de enriquecer o planejamento. Assim, insights importantes podem ser obtidos.

De forma geral, a primeira etapa deve contemplar as seguintes informações:

  • persona;
  • sugestões de data, local e horário;
  • capacidade dos locais idealizados;
  • plano inicial de palestrantes;
  • possíveis empecilhos para a realização do evento — fenômenos naturais e alto custo dos palestrantes ou equipamentos, por exemplo;
  • o que levaria o público a não comparecer;
  • questões financeiras como aluguel do espaço, materiais, mão de obra;
  • canais de divulgação.

Divulgação e consolidação

Após finalizar o planejamento, será possível conseguir informações importantes como:

  • onde o público se informa e se comunica, tanto online quanto offline;
  • principais interesses;
  • empecilhos que dificultariam a venda de ingresso;
  • barreiras impostas pela concorrência.

Agora é hora de fechar as melhores parcerias, desenvolver campanhas e caprichar nas ações de venda.

Você já conhece seu público, sabe como ele se comporta e até mesmo tem ideia acerca das barreiras de mercado. Use toda informação a seu favor e construa um plano de divulgação completo.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Press kit: entenda o que é e como fazer um de sucesso

👉 Como encontrar os veículos certos para enviar press release

👉 Press release: entenda o que é e como estruturar um


O evento e seu sucesso

É preciso ter em mente que o mercado é cíclico. Quando um evento termina e é um sucesso, tenha a certeza de que o público terá expectativas a respeito de uma possível nova edição. Até mesmo aqueles que ainda não o conhecem podem se tornar prospects para ações futuras.

Faça uma cobertura excepcional. Investir em produção de conteúdo — principalmente captação de vídeo e imagem — é fundamental e gera material com potencial de uso a longo prazo.

Estratégias de Marketing Digital, como social media, Marketing de Conteúdo e mídia — on e off — são alguns dos responsáveis por eternizar um evento específico e abrir portas para outros.

Além disso, faça a análise de feedbacks: grupos no Facebook e formulários disparados no e-mail são fontes ricas e podem gerar insights valiosos daqueles que vivenciaram a experiência.

Dessa forma, em uma nova edição, você certamente terá a melhor prova de que pode cumprir o prometido nas estratégias de divulgação!

Como divulgar um evento e torná-lo um sucesso?

Agora que você já conheceu os principais fatores que envolvem a construção e o desenvolvimento de um plano de marketing para eventos, é hora de compreender quais são as melhores ações de divulgação.

Com uma estratégia de divulgação bem definida,além de conseguir fazer vendas, você pode entender o desempenho dela a tempo de promover planos de ação com foco em melhorias, o que envolve recuperação ou impulsionamento nas vendas. Quando essas providências não são necessárias, melhor ainda!

Veja, a seguir, algumas ações de divulgação que você pode executar.

Aposte na base de dados e utilize e-mail marketing

Se você já tem uma base consolidada, o e-mail marketing é uma das melhores estratégias de divulgação.

É fundamental desenvolver conteúdo relevante e atrativo, sem deixar passar nenhuma informação importante. Além disso, crie uma sensação de imediatismo, como se o público não pudesse perder a experiência única que só o seu evento pode proporcionar.

Invista em redes sociais e ações com influenciadores

O Marketing de Influência foi uma das principais tendências listadas, não somente para o ano de 2019, mas para os próximos também.

A forma de consumir informação foi modificada significativamente e, na era em que o perfil de “alguém comum” pode gerar um alcance maior do que grandes mídias tradicionais, como o rádio e a TV, não é possível deixar a estratégia em segundo plano.

Há duas formas de conseguir essa divulgação. Uma delas é baseada no envio de cortesias relacionadas com o evento e até mesmo a possibilidade de o influenciador se apresentar na ocasião. Daí, existe a expectativa de que ele faça a divulgação por vontade própria.

A segunda ação é mais poderosa, porém de valor maior: uma parceria paga com influenciadores. Após analisar materiais como o mídia kit, considere informações valiosas como público, alcance e possibilidade de retorno.

É possível transformar os influenciadores em embaixadores, estratégia interessante e com possibilidade ainda maior de retorno.

Mais do que fazer a divulgação por meio de post ou Instagram Stories, aquelas pessoas serão responsáveis por “vestirem a camisa” e se transformarem em rostos para o evento. Além de divulgar, a presença deles estará confirmada e contará com uma cobertura interessante e criativa.

Para mais das ações com influenciadores digitais, é fundamental que as estratégias de social media estejam bem estruturadas. Desdobre toda a identidade visual e o discurso no Facebook, no Instagram ou em qualquer outra rede social que faça sentido para a sua persona.

Por fim, desenvolva ações de mídia com ferramentas pagas — Google Ads e Facebook/Instagram Business são ferramentas riquíssimas para aumentar o alcance e o engajamento do público com o conteúdo.

Ofereça cupons e descontos promocionais

Uma ótima forma de promover a venda coletiva de ingressos é a oferecer cupons.

Em casos de eventos corporativos, vale fazer parceria com empresas e disponibilizar descontos progressivos de acordo com o número de inscritos. Outra estratégia interessante são os códigos compartilhados. Ao comprar três ingressos, por exemplo, cada uma das pessoas ganha 5% de desconto.

Por mais que o ingresso seja vendido por um preço abaixo do estipulado, você ganhará em volume, o que sai mais vantajoso no final das contas.

Crie vídeos ou transmissões ao vivo

Lembra sobre o que falamos de pensar no pós-evento?

O investimento em produção de conteúdo e divulgação nas redes sociais deve ser pensado quase que como forma de dizer para o leitor: “não acredito que você ficou de fora dessa!”.

Gerar conteúdo de qualidade é um cartão de visita para impulsionar a venda e popularidade das próximas edições ou até mesmo para trabalhar a imagem da empresa nos eventos realizados, pensando no business e em possíveis parcerias com fornecedores e palestrantes.

Além disso, a gravação de vídeos em tempo real dá um gostinho daquela ideia que passamos logo acima. O importante, porém, é estipular um período de tempo específico para ser transmitido. Caso contrário, as pessoas podem achar que não é preciso comprar o ingresso, já que elas podem assisti-lo sem custos e em casa.

Não se esqueça da mídia tradicional

Estratégias online como um todo são fundamentais e têm sua importância maior em um momento de transformação digital, mas, não podemos nos esquecer da mídia off: ela é capaz de conquistar um público que muitas vezes pode passar despercebido.

Por isso, complemente a estratégia ao anunciar em alguma rádio que faça sentido para a sua persona, além de no jornal ou até mesmo na televisão.

Fique de olho na proporção do custo: quando ele é muito alto e não tem grande capacidade de oferecer retorno, o melhor é focar em ações mais certeiras.

No final de tudo, o que importa de verdade é a opinião do seu público: eventos podem ser completamente arruinados e apagados do mapa quando não têm foco na experiência do cliente e em suas implicações práticas. Faça com amor e propósito para que os resultados apareçam naturalmente!

Agora que você já conhece tudo sobre estratégias de marketing para eventos, saiba o que faz um Analista de Eventos e entenda o quanto esse profissional é importante no mercado!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *