Marketing para restaurantes: 7 práticas que você deve considerar para alcançar resultados incríveis

Marketing para restaurantes

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se dermos uma olhada em alguns estudos de casos de quem investiu em marketing para restaurantes, vamos ver que a maioria alcançou o sucesso porque não ficou parado no tempo esperando os clientes baterem à porta.

Além do mais, foi-se a época em que ter o nome nas páginas amarelas de um catálogo telefônico era suficiente para que o público te encontrasse. Hoje, basta digitar algumas palavras-chave no Google e lá estarão milhares de resultados com nomes de restaurantes das mais diversas especialidades.

Responda agora: se um consumidor fizer uma pesquisa na internet em busca de um restaurante, o seu estará lá? Ou melhor: você estaria na 1ª página? E considerando o imenso número de concorrentes, o que te distinguiria dos demais?

Há muito que pensar, não é mesmo? Contudo, se não quiser entregar aos seus concorrentes todos os clientes de mão beijada, comece a repensar a forma como está fazendo o marketing do seu restaurante — talvez seja hora de buscar novas estratégias para promovê-lo antes que seja tarde demais.

Mas, a partir de agora, não se preocupe. Estamos aqui para mostrar algumas práticas de marketing que devem ser consideradas para fomentar o seu negócio ainda mais. Pronto para conhecê-las?

1. Crie um diferencial para o seu restaurante

O mercado está cheio das mesmas coisas. Para sobreviver à concorrência, não basta ser apenas bom, é preciso ser diferente e único naquilo que faz.

O seu restaurante possui algum diferencial? Abrange alguma característica que o torna melhor que os outros?

Saiba que um diferencial inovador é o que vai torná-lo uma referência junto aos seus clientes e colocá-lo a frente dos seus concorrentes.

Esse diferencial pode vir a partir das várias estratégias de marketing aliadas ao uso das novas tecnologias disponíveis no mercado, como:

  • um aplicativo próprio para reservas, pedidos ou pagamentos on-line via mobile;
  • ou um cardápio eletrônico com design que destaque a sua comida e faça os seus clientes salivarem só de olharem para ele.

2. Invista no marketing de indicação

O marketing de indicação ou marketing de recomendação pode ser uma das melhores estratégias para ajudar a fortalecer a sua marca e aumentar as vendas do seu restaurante.

É preciso saber desenvolver um bom programa de marketing de indicação para incentivar as pessoas à ação. Somente clientes satisfeitos podem se tornar defensores da sua marca e ajudar a divulgá-la no seu meio social.

O marketing de indicação parte do princípio de que as pessoas não podem ser compradas, mas sim recompensadas com as melhores experiências que garantam a sua satisfação.

Veja algumas dicas para tornar seu marketing de indicação mais eficiente:

  • mostre domínio em sua área de atuação;
  • conceda promoções, brindes ou descontos para os seus melhores clientes;
  • invista em festivais e eventos gastronômicos;
  • incentive os seus clientes a divulgarem o seu restaurante nas suas redes sociais.

Kit Marketing nas Redes Sociais

3. Foque na experiência do consumidor

Pegando o gancho do marketing de indicação, não podemos deixar de focar na experiência do consumidor, pois ela pode ser o diferencial para cativar os seus clientes.

Investir em estratégias de marketing que vá de encontro à satisfação do cliente, superando sempre as suas expectativas, pode proporcionar a ele uma experiência tão positiva com a sua marca que fará com que ele se lembre sempre dela, seja para satisfazer uma necessidade própria ou para indicá-la para um amigo.

A experiência do consumidor foca muito nossos 5 sentidos, e no caso de restaurantes isso é ótimo, não é mesmo?

Despertar o prazer ao degustar um prato especial, ao ouvir uma música suave, ao tocar no tecido macio da mesa, ao olhar um ambiente limpo e confortável — tudo isso pode surpreender o seu cliente e proporcioná-lo experiências inesquecíveis.

Além disso, uma boa experiência é o que torna o marketing boca a boca mais eficiente e ajuda a fidelizar clientes. Pode apostar!

4. Use a geolocalização para segmentar clientes

Lembra-se da frase “quem não é visto não é lembrado”? Então, se o seu restaurante não estiver cadastrado em algum aplicativo que possa facilitar a sua localização, dificilmente conseguirá ser encontrado por um usuário.

A geolocalização pode potencializar o seu marketing de indicação, pois você pode incentivar os seus usuários a falarem bem do seu restaurante e da sua comida, conquistando, assim, novos clientes.

Hoje, as pessoas utilizam a internet para quase tudo, inclusive para localizar os melhores restaurantes especializados em gastronomia diferenciada.

Mas o que você talvez não saiba é que é possível aproveitar o IP ou GPS dos usuários para entender melhor os seus perfis de consumo — e, assim, acompanhá-los e segmentá-los mais facilmente.

Essa estratégia é chamada de geomarketing, e é muito útil para que você possa localizar o seu público-alvo em qualquer lugar que ele esteja.

Como construir defensores para sua marca

5. Invista em um site funcional

Responda estas 3 perguntas básicas:

  • os seus clientes ou outros usuários conseguem encontrar o seu restaurante online?
  • o seu site está bem otimizado para facilitar a navegabilidade dos usuários?
  • você tem um blog com conteúdos relevantes que possam atrair mais clientes?

Se não puder responder “sim” para as perguntas acima, está na hora de repensar a forma de fazer marketing para o seu restaurante.

Atualmente, sem investir em estratégias de marketing online, o seu restaurante não passará de um simples negócio sem futuro e sem expectativa de crescimento.

Procure construir um site funcional, convidativo e que atenda às necessidades dos seus usuários.

6. Construa uma boa lista de e-mails

Aumentar o seu banco de dados de e-mails é uma boa alternativa para fazer e-mail marketing. A eficiência dessa estratégia de marketing está mais do que consolidada no meio online.

Você pode aproveitar a sua lista para manter os seus clientes atualizados sobre as novidades do restaurante, incentivar compartilhamento, enviar descontos, divulgar clubes de benefícios e compras coletivas, além de uma infinidade de coisas interessantes sobre o seu restaurante.

ebook email marketing

7. Reforce o seu marketing de relacionamento

Sabemos que podemos atrair um grande número de clientes com as dicas anteriores, mas será que é possível conquistar muitos evangelizadores para a sua marca apenas com elas? Afinal, o importante não é só conquistar mas também fidelizar.

Se um cliente tem uma relação boa com seu restaurante, ele pode influenciar a sua rede de contatos de forma positiva, indicando mais pessoas para conhecê-lo.

Veja algumas dicas de marketing de relacionamento bem interessantes para você utilizar no seu restaurante e aumentar o engajamento com os seus clientes:

  • desenvolva um programa de fidelidade;
  • foque no atendimento ao cliente;
  • segmente os seus clientes e realize campanhas personalizadas;
  • invista em estratégias contínuas de marketing;
  • monitore os resultados das campanhas;
  • eleja um canal para se comunicar melhor com os seus clientes.

Deixamos para o final um segredo muito importante: você e os seus colaboradores são elementos cruciais desse quebra-cabeça todo.

Qualquer tipo de marketing — seja marketing para restaurantes ou para outros tipos de negócios — só será eficiente se houver sinergia, engajamento e cooperação por parte de todos os envolvidos no processo. Caso contrário, nenhuma estratégia será frutífera.

Já que estamos falando sobre boas práticas de marketing, que tal ler o nosso guia completo de marketing digital para PMEs?

Primeiros passos no marketing digital

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.