Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 25 de março de 2020. | Atualizado em 25 de março de 2020


O Marketing Resource Management (MRM) é um software que otimiza todos os processos que envolvem a gestão de uma agência de comunicação ao unir tecnologia e inteligência. Descubra como essa ferramenta contribui para ter um fluxo de trabalho eficiente e produtivo.

O dia a dia de uma agência envolve muitos processos e a implementação de inteligência costuma dar resultados positivos, além de mais tempo e produtividade. O Marketing Resource Management (MRM) contribui para que o fluxo de trabalho seja potencializado ao mesmo tempo em que acontece uma redução de falhas.

Neste artigo, vamos mostrar como o MRM ajuda no workflow, incentivando um gerenciamento colaborativo das ações da empresa e otimizando os resultados. Ideal para agências de todos os portes, também entenda mais sobre o conceito desse tipo de software, as principais funcionalidades apresentadas, os problemas que pode resolver, os benefícios que gera e para quais empresas é recomendado. Tenha uma boa leitura!

O que é Marketing Resource Management?

Também conhecido como gerenciamento de recursos de marketing, é um software que ajuda a organizar, planejar e monitorar a execução das atividades. Para quem gerencia várias contas, isso é fundamental, garantindo que os prazos sejam cumpridos, assim como as expectativas e necessidades dos clientes.

Para entender o modelo atual de MRM, precisamos uma breve contextualização desde sua criação. Com a transformação digital, as possibilidades de canais e ações de marketing aumentaram consideravelmente. No início do milênio, surgiu o Marketing Resource Management, que tinha o objetivo de contribuir com a gestão dos profissionais da área.

Mesmo assim, com o passar dos anos e o aumento da complexidade de ações, a busca por MRMs caiu drasticamente. Foi com o surgimento da versão batizada como 2.0 que a solução reergueu, propondo a possibilidade de planejamento e gerenciamento coletivo das atividades, centralizando dados em um dashboard de fácil leitura.

Os anos passaram e a tecnologia contou com diversos aprimoramentos, incluindo a business intelligence, que oferece a oportunidade de trabalhar com um volume de dados cada vez maior e em tempo real. Assim, passou a ser possível acessar informações, tomar decisões e compartilhar dados estratégicos remotamente.

Por que investir em MRM?

É provável que sua agência tenha um planejamento estratégico bem-elaborado e com facilidade de aplicação. No entanto, o Marketing Resource Management vai além da organização de uma rotina empresarial. Seu principal ativo está na capacidade de poupar tempo e dinheiro para o negócio.

Imagine que cada um de seus gerentes de projetos atenda entre 5 e 20 contas. Isso significa um grande exercício de atenção e, principalmente, de pressão para apresentar resultados concretos, além de acompanhar as especificidades de cada um. Entre os benefícios de contar com um gerenciamento de recursos de marketing, estão:

  • gerenciamento de ações — é possível atribuir funções, montar times e estabelecer datas de entrega;
  • análise de grandes volumes de informações — assim, dá para acompanhar os processos das grandes empresas com precisão;
  • identificação de possíveis falhas — mesmo com muitos clientes ou demandas, é possível observar situações atípicas, diminuindo os riscos de resultados negativos;
  • facilidade no monitoramento — otimiza o acompanhamento a partir de métricas relevantes e precisas para promover a melhoria contínua das campanhas de marketing da agência e de seus clientes;
  • integração — alguns dos MRMs de hoje promovem a integração de diversos setores;
  • precificação — saber exatamente quais são os custos com cada operação (por exemplo, quantidade de horas);
  • aprovação — ter meios que facilitam o processo de automação do cliente.

Quais são os principais problemas que o MRM pode resolver em uma empresa?

Apresentaremos alguns pontos que podem ser trabalhados de forma prática usando uma ferramenta de gerenciamento de recursos de marketing.

Integração da equipe

Antes da transformação digital, as informações de marketing eram tratadas por níveis hierárquicos mais altos. As campanhas chegavam prontas e precisavam ser executadas pelos cargos operacionais. Hoje, a estrutura acontece de uma forma diferente e o MRM contribui para o gerenciamento de informações, levando mais autonomia para diversos departamentos.

Otimização do ROI

O Retorno Sobre Investimento, ROI de marketing, precisa de uma avaliação constante de fontes confiáveis para desenvolver as estratégias que otimizam os recursos. Com o Marketing Resource Management, é possível entender com agilidade a performance das campanhas a partir da reação dos clientes a determinadas ações. Desse modo, melhorar-se a lucratividade ao usar informações confiáveis.

Melhoria para empresas com filiais

Muitas vezes, a distância física, seja entre uma agência e seu cliente ou entre uma empresa e as filiais, pode atrapalhar o repasse de recursos e a aprovação de campanhas a tempo de aproveitar uma situação pontual. O gerenciamento de recursos de marketing melhora essa performance, conferindo autonomia para que cada braço da empresa possa atuar.

Redução de custos e ciclos

Por um lado, as informações estratégicas são centralizadas; por outro, são compartilhadas e todos passam a entender melhor seu papel e o objetivo que estão seguindo. Além disso, o MRM oferece a padronização de diversos processos, reduzindo custos, aumentando a produtividade e direcionando as ações certas para as equipes.

Armazenamento de informações estratégicas na nuvem

No início, mesmo os softwares de Marketing Resource Management, tinham suas informações alocadas em determinadas máquinas. Hoje estes dados se encontram na nuvem, com a segurança adequada para tratar de uma área tão importante para a empresa.

Para quais empresas essa alternativa é recomendada?

Independentemente do tamanho de uma agência digital, esse tipo de software de gestão deveria ser considerado. Isso porque ele contribui com a relação entre a empresa e o cliente ao agilizar aprovações, modificações e tomadas de decisão. Além disso, para uma agência, os dados de marketing são extremamente relevantes, pois indicam o retorno de cada ação.

Os MRMs também são muito relevantes para empreendimentos em que o marketing exerce um papel predominante. Por exemplo, e-commerces e outras estratégias digitais precisam de agilidade nas ações, uma visão clara, organizada e precisa dos processos e resultados de cada estratégia.

Para empresas de grande porte, que contam com muitos setores e às vezes filiais e colaboradores que atuam remotamente, o Marketing Resource Management também oferece acessibilidade ao orçamento e tomadas de decisão não a partir de um nível hierárquico, mas pela função de cada integrante.

Quais são as principais funcionalidades que um MRM deve oferecer?

É importante entender que esse software hoje tem uma nova roupagem e pode ser muito bom para empresas dos mais diversos segmentos. Contudo, com as atualizações de acordo com as demandas existentes na era digital, é preciso pesquisar aquele que atende às necessidades de seu negócio.

Para que essa ferramenta seja proveitosa, funcionando como aliada ao seu planejamento de marketing, separamos algumas funções que consideramos essenciais para um software de gerenciamento de recursos de marketing:

  • integração — os números têm um papel fundamental nas tomadas de decisão do marketing, mas, para isso, devem ser tratados de forma completa. Com a integração de vários setores, você tem uma visão real da lucratividade de cada cliente, além de contar com a colaboração de toda a equipe;
  • análise de dados — não é possível falar de gerenciamento dos recursos de marketing sem pensar em dados. Por isso, ao contratar um MRM, procure saber quais métricas ele é capaz de acompanhar;
  • compartilhamento facilitado — a democratização de acesso a informações dentro das organizações é fundamental para engajar e motivar funcionários. Além disso, é mais fácil cobrar de quem está por dentro da situação, aumentando o senso de comunidade e também de responsabilidade dos colaboradores;
  • organização visual de orçamentos — estamos falando da otimização de tempo, clareza da informação e autonomia. O Marketing Resource Management deve tem um dashboard com as informações financeiras para facilitar e agilizar a visualização.

O que devo saber antes de buscar esse serviço?

A era digital trouxe números e eles só são importantes quando podem ser trabalhados com inteligência. Estratégias de monitoramento, compartilhamento e centralização de informações serão úteis para empresas que souberem se atualizar.

O MRM por si não vai apresentar soluções para o negócio se a mentalidade também não se transformar. É importante treinar os colaboradores para que essa ferramenta apresente os melhores resultados, despertando um espírito colaborativo e a capacidade analítica para fazer uma interpretação dos dados eficiente.

Como você viu, o Marketing Resource Management é um software fundamental para agências digitais e também para empresas que já sabem tratar os resultados de suas campanhas e estratégias de mercado. É importante entender que essa é uma área cada vez mais importante dentro dos negócios e que a reunião de dados otimiza não só os recursos financeiros e tempo, como também permite a implementação de táticas inovadoras e ciclos mais enxutos.

Se você gostou deste texto e quer entender mais sobre soluções que integram o gerenciamento de todas as áreas, está na hora de começar a usar o iClips gratuitamente! Descubra como escalar os resultados e oferecer experiências surpreendentes para seus clientes!

Fazer assinatura do plano Free

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *