Materiais ricos: como produzir para gerar mais leads

Materiais ricos: como produzir para gerar mais leads

O material rico é um tipo de conteúdo mais voltado a educar o público, graças à sua profundidade. Na estratégia, sua importância é grande, já que possibilita que mais clientes em potencial sejam captados. Para ter sucesso, no entanto, é preciso saber como produzi-lo.

O material rico é uma das possibilidades que uma estratégia de marketing de conteúdo propõe ao público. Seu impacto é obtido graças ao modo como ele é usado, entregando algo mais completo e capaz de gerar conversões interessantes.

Para surtir o efeito desejado, o material rico deve ser produzido dentro de alguns parâmetros básicos, já que isso influencia a maneira como o leitor é envolvido. Uma empresa que tem o marketing de conteúdo como ferramenta de atração precisa saber mais sobre essa possibilidade!

Neste post, você entenderá melhor o que é esse tipo de conteúdo, qual é a sua proposta, e em qual momento ele é oferecido ao público. Saiba também como pode beneficiar uma estratégia e como deve ser produzido!

O que é um material rico?

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, há diferentes tipos de textos, com abordagens, temas e profundidades específicas. Os blog posts, por exemplo, são mais superficiais e trazem uma visão geral sobre algum tema.

Eles podem ser educativos e técnicos, porém, não costumam se aprofundar muito. Já o material rico é o oposto, e sua proposta é ir a fundo em determinado assunto, para informar por completo.

Esses conteúdos têm características próprias que os diferem bem de outros tipos de materiais, a começar pela extensão. Por serem mais explicativos, eles são bem maiores do que os posts comuns. O tema em questão é explorado amplamente, mesmo que, para isso, o conteúdo final fique um pouco maior.

A principal proposta é educar o leitor sobre determinado tema. Se o assunto é marketing digital, por exemplo, o material rico vai mostrar o que é, como surgiu, qual a importância e como fazer.

Esse aprofundamento se repete para qualquer outra temática do conteúdo, sempre com abordagem técnica e que, ao final, leve ao leitor um aprendizado em maior nível.

Há diferentes formatos de conteúdo que se encaixam nessa classificação de material rico, sendo o e-book o mais popular. Na Web, é possível encontrar muitos desse tipo, com assuntos dos mais variados, sempre com a proposta de informar o usuário por meio de guias completos.

Além dos e-books, há também os infográficos e as ferramentas de simulação, que são usadas em conteúdos de vários segmentos.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Como fazer Ebooks

👉 Como criar um eBook: entenda o que é e como elaborar um eBook

👉 14 tipos de infográfico que podem ser usados em sua estratégia

👉 Como fazer um Infográfico: Um guia completo e imperdível!


Qual é o impacto desse material em uma estratégia?

Desenvolver um material rico gera um impacto muito positivo à estratégia de marketing de uma empresa. Por ser mais aprofundado e entregar aprendizado de valor, esse tipo de conteúdo é capaz de conquistar alguns ganhos significativos.

A seguir, entenda melhor quais são esses impactos, como eles geram valor e quais as vantagens que a empresa aproveita por meio deles.

Aumenta a autoridade da marca

O público que busca aprender mais por meio de um material rico costuma valorizar quem o oferece. É uma relação de troca em que ambos saem ganhando. Nesse caso, se a empresa publica um conteúdo de qualidade, ela se credencia a se tornar uma especialista do assunto.

Quanto mais qualificado for o material, maior a valorização de quem o produziu. Falar de um tema em que é especialista e gerar um bom material traz autoridade à empresa. Inclusive, quanto mais produções do tipo ela publicar, mais será reconhecida como uma especialista no segmento.

Conquista mais leads

O principal objetivo do material rico é gerar leads. A forma de fazer isso é simples e bem objetiva: esses conteúdos são oferecidos para download e, para recebê-los, o leitor precisa preencher o formulário que fica na landing page. Assim, o usuário recebe o link para baixar diretamente no email.

Uma vez que a empresa obtém essas informações, o lead é conquistado e, então, o próximo passo é qualificá-lo e alimentar essas pessoas por meio de uma estratégia de email marketing. Quanto mais conteúdos de destaque forem oferecidos, mais possibilidades de leads serão geradas.

Constrói engajamento com o público

O público atual da internet quer estar em uma relação que seja vantajosa. Se ele segue o perfil de uma empresa nas redes sociais, espera que a comunicação seja interessante.

Além disso, também deseja consumir conteúdos de destaque. O mesmo acontece em blogs, por exemplo.

Quando um material rico é oferecido gratuitamente, o público entende que, ali, há uma proposta de valor. Isso gera uma aceitação maior e cumpre as exigências do novo perfil de consumidor. Nessa relação, as empresas conseguem construir e fortalecer o engajamento do público com elas.

Fortalece a estratégia de marketing de conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo tem como proposta educar, orientar, entreter e oferecer conhecimento ao público da marca. É a relação de troca que você já viu, porém, dentro de um ciclo em que o usuário é conduzido por esses conteúdos até se tornar um consumidor.

Nesse ciclo, o material rico é uma importante etapa da estratégia. Por ser mais completo e educativo, muitas vezes, ele ajuda o usuário a entender melhor o negócio ou até mesmo um produto da empresa. Sendo assim, é um material que prepara o leitor para se tornar um lead e, depois, um cliente.

Gera conversões

Dentro das diferentes estratégias de marketing, são esperadas conversões específicas, e o material rico pode ser responsável por conquistar algumas delas.

Sua profundidade e riqueza de informações são alguns dos fatores que despertam no público a atitude de inscrever seu email para receber um download, por exemplo.

Outro fator que faz muita diferença é o fato de o conteúdo oferecido atender aos desejos da sua audiência. Se sua empresa é uma corretora de investimentos, oferecer um guia completo para investir em renda variável é uma excelente alternativa. Ele pode render conversões de todos os tipos!

Como desenvolver um material rico?

Não basta para uma empresa entender como é importante ter um material rico em sua estratégia. Por serem profundos, técnicos e capazes de gerar leads, todo cuidado é pouco na hora de produzir um.

Há alguns parâmetros e recomendações que fazem toda a diferença para o sucesso de um conteúdo como esse. A seguir, veja como desenvolver um material de qualidade!

Conheça e defina a sua persona

Qual é o perfil do seu público? A persona ajuda a definir um modelo semifictício com as características que mais se repetem entre as pessoas que compõem a sua audiência. Ao defini-la, você saberá exatamente quais traços influenciam o comportamento e as necessidades dessas pessoas.

Quando desenvolver o conteúdo, considere as características da sua persona. Ela tem desejos específicos sobre o tema que você pretende abordar. É indispensável abordá-los da forma certa e, além disso, ter uma linguagem que se comunique bem com o seu público.

Elabore uma estrutura para o material

Um bom material também deve ter uma estrutura bem definida, que o distribua bem e ajude o público a dividir a maneira como consome o material. Para isso, organize os assuntos que você vai abordar dentro desse conteúdo. Assim, o leitor terá maior facilidade.

Se for um e-book, por exemplo, fragmente em várias partes, iniciando com uma introdução, com a distribuição do restante do conteúdo com uma parte para cada tema e, ao final, uma conclusão.

Em infográficos, não esqueça de introduzir o assunto e dar as dicas em forma de lista. Nos simuladores, por sua vez, apresente a dor da persona e depois entregue a solução.

Escreva sobre o que sua empresa domina

O segredo de ter um material de qualidade é escrever sobre o que a sua empresa domina. Se você vende comida vegana, esse deve ser o foco. Você pode produzir, por exemplo, um guia de alimentação vegana econômica. Esse assunto é da natureza do seu negócio e se mostra interessante ao público.

A importância de se manter dentro do campo do domínio tem impacto direto na estratégia do seu negócio. Assim, sua audiência se identifica cada vez mais e tem certeza de que a empresa segue um caminho claro. Além disso, esse domínio do tema é o que gera a autoridade.

Revise o material antes de publicar

Um material de sucesso precisa estar impecável, e isso tem muito a ver com a escrita do conteúdo. Além de utilizar uma linguagem adequada, é fundamental que ele também esteja sem erros de escrita. Falhas desse tipo podem ser vistas como desleixo, gerando impacto negativo no leitor.

Antes de publicar o material oficialmente, uma revisão de conteúdo rigorosa é uma ótima forma de garantir a qualidade dele. Avalie não só a ortografia, mas também se o tom é adequado e se as construções de ideia fazem sentido ao leitor.

Divulgue com eficácia

A divulgação do material rico é a parte final do processo, porém, de extrema importância para que ele seja um sucesso e alcance seu público. O marketing de conteúdo é uma estratégia de Inbound Marketing, ou seja, você precisará atrair adequadamente o leitor para esse conteúdo.

Faça a divulgação nas suas redes sociais e no seu website, utilizando títulos com palavras-chave, e sem se esquecer de linkar esses materiais dentro de seus posts — o link building interno.

Para completar, use os CTAs para direcionar ao material rico, para que ele seja acessado de forma natural pela audiência do blog.

Uma estratégia com o material rico ajuda qualquer empresa a atrair mais público e, principalmente, conquistar leads. Essa é a melhor forma de conduzir o público pelo funil, convertendo-o em clientes da empresa.

Não sabe definir ao certo com quem a sua marca está se comunicando? Utilize o nosso gerador de personas e produza conteúdos bem segmentados!

Guia para criação de personasPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo