Materiais ricos: como produzir para gerar mais leads

O material rico é um tipo de conteúdo mais voltado a educar o público, graças à sua profundidade. Na estratégia, sua importância é grande, já que possibilita que mais clientes em potencial sejam captados. Para ter sucesso, no entanto, é preciso saber como produzi-lo.

Materiais ricos: como produzir para gerar mais leads

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O material rico é uma das possibilidades que uma estratégia de marketing de conteúdo propõe ao público. Seu impacto é obtido graças ao modo como ele é usado, entregando algo mais completo e capaz de gerar conversões interessantes.

Para surtir o efeito desejado, o material rico deve ser produzido dentro de alguns parâmetros básicos, já que isso influencia a maneira como o leitor é envolvido. Uma empresa que tem o marketing de conteúdo como ferramenta de atração precisa saber mais sobre essa possibilidade!

Neste post, você entenderá melhor o que é esse tipo de conteúdo, qual é a sua proposta, e em qual momento ele é oferecido ao público. Saiba também como pode beneficiar uma estratégia e como deve ser produzido!

O que é um material rico?

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, há diferentes tipos de textos, com abordagens, temas e profundidades específicas. Os blog posts, por exemplo, são mais superficiais e trazem uma visão geral sobre algum tema.

Eles podem ser educativos e técnicos, porém, não costumam se aprofundar muito. Já o material rico é o oposto, e sua proposta é ir a fundo em determinado assunto, para informar por completo.

Esses conteúdos têm características próprias que os diferem bem de outros tipos de materiais, a começar pela extensão. Por serem mais explicativos, eles são bem maiores do que os posts comuns. O tema em questão é explorado amplamente, mesmo que, para isso, o conteúdo final fique um pouco maior.

A principal proposta é educar o leitor sobre determinado tema. Se o assunto é marketing digital, por exemplo, o material rico vai mostrar o que é, como surgiu, qual a importância e como fazer.

Esse aprofundamento se repete para qualquer outra temática do conteúdo, sempre com abordagem técnica e que, ao final, leve ao leitor um aprendizado em maior nível.

Há diferentes formatos de conteúdo que se encaixam nessa classificação de material rico, sendo o e-book o mais popular. Na Web, é possível encontrar muitos desse tipo, com assuntos dos mais variados, sempre com a proposta de informar o usuário por meio de guias completos.

Além dos e-books, há também os infográficos e as ferramentas de simulação, que são usadas em conteúdos de vários segmentos.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

Como fazer Ebooks

Como criar um eBook: entenda o que é e como elaborar um eBook

14 tipos de infográfico que podem ser usados em sua estratégia

Como fazer um Infográfico: Um guia completo e imperdível!


Qual é o impacto desse material em uma estratégia?

Desenvolver um material rico gera um impacto muito positivo à estratégia de marketing de uma empresa. Por ser mais aprofundado e entregar aprendizado de valor, esse tipo de conteúdo é capaz de conquistar alguns ganhos significativos.

A seguir, entenda melhor quais são esses impactos, como eles geram valor e quais as vantagens que a empresa aproveita por meio deles.

Aumenta a autoridade da marca

O público que busca aprender mais por meio de um material rico costuma valorizar quem o oferece. É uma relação de troca em que ambos saem ganhando. Nesse caso, se a empresa publica um conteúdo de qualidade, ela se credencia a se tornar uma especialista do assunto.

Quanto mais qualificado for o material, maior a valorização de quem o produziu. Falar de um tema em que é especialista e gerar um bom material traz autoridade à empresa. Inclusive, quanto mais produções do tipo ela publicar, mais será reconhecida como uma especialista no segmento.

Conquista mais leads

O principal objetivo do material rico é gerar leads. A forma de fazer isso é simples e bem objetiva: esses conteúdos são oferecidos para download e, para recebê-los, o leitor precisa preencher o formulário que fica na landing page. Assim, o usuário recebe o link para baixar diretamente no email.

Uma vez que a empresa obtém essas informações, o lead é conquistado e, então, o próximo passo é qualificá-lo e alimentar essas pessoas por meio de uma estratégia de email marketing. Quanto mais conteúdos de destaque forem oferecidos, mais possibilidades de leads serão geradas.

Constrói engajamento com o público

O público atual da internet quer estar em uma relação que seja vantajosa. Se ele segue o perfil de uma empresa nas redes sociais, espera que a comunicação seja interessante.

Além disso, também deseja consumir conteúdos de destaque. O mesmo acontece em blogs, por exemplo.

Quando um material rico é oferecido gratuitamente, o público entende que, ali, há uma proposta de valor. Isso gera uma aceitação maior e cumpre as exigências do novo perfil de consumidor. Nessa relação, as empresas conseguem construir e fortalecer o engajamento do público com elas.

Fortalece a estratégia de marketing de conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo tem como proposta educar, orientar, entreter e oferecer conhecimento ao público da marca. É a relação de troca que você já viu, porém, dentro de um ciclo em que o usuário é conduzido por esses conteúdos até se tornar um consumidor.

Nesse ciclo, o material rico é uma importante etapa da estratégia. Por ser mais completo e educativo, muitas vezes, ele ajuda o usuário a entender melhor o negócio ou até mesmo um produto da empresa. Sendo assim, é um material que prepara o leitor para se tornar um lead e, depois, um cliente.

Gera conversões

Dentro das diferentes estratégias de marketing, são esperadas conversões específicas, e o material rico pode ser responsável por conquistar algumas delas.

Sua profundidade e riqueza de informações são alguns dos fatores que despertam no público a atitude de inscrever seu email para receber um download, por exemplo.

Outro fator que faz muita diferença é o fato de o conteúdo oferecido atender aos desejos da sua audiência. Se sua empresa é uma corretora de investimentos, oferecer um guia completo para investir em renda variável é uma excelente alternativa. Ele pode render conversões de todos os tipos!


Como desenvolver um material rico?

Não basta para uma empresa entender como é importante ter um material rico em sua estratégia. Por serem profundos, técnicos e capazes de gerar leads, todo cuidado é pouco na hora de produzir um.

Há alguns parâmetros e recomendações que fazem toda a diferença para o sucesso de um conteúdo como esse. A seguir, veja como desenvolver um material de qualidade!

Conheça e defina a sua persona

Qual é o perfil do seu público? A persona ajuda a definir um modelo semifictício com as características que mais se repetem entre as pessoas que compõem a sua audiência. Ao defini-la, você saberá exatamente quais traços influenciam o comportamento e as necessidades dessas pessoas.

Quando desenvolver o conteúdo, considere as características da sua persona. Ela tem desejos específicos sobre o tema que você pretende abordar. É indispensável abordá-los da forma certa e, além disso, ter uma linguagem que se comunique bem com o seu público.

Elabore uma estrutura para o material

Um bom material também deve ter uma estrutura bem definida, que o distribua bem e ajude o público a dividir a maneira como consome o material. Para isso, organize os assuntos que você vai abordar dentro desse conteúdo. Assim, o leitor terá maior facilidade.

Se for um e-book, por exemplo, fragmente em várias partes, iniciando com uma introdução, com a distribuição do restante do conteúdo com uma parte para cada tema e, ao final, uma conclusão.

Em infográficos, não esqueça de introduzir o assunto e dar as dicas em forma de lista. Nos simuladores, por sua vez, apresente a dor da persona e depois entregue a solução.

Escreva sobre o que sua empresa domina

O segredo de ter um material de qualidade é escrever sobre o que a sua empresa domina. Se você vende comida vegana, esse deve ser o foco. Você pode produzir, por exemplo, um guia de alimentação vegana econômica. Esse assunto é da natureza do seu negócio e se mostra interessante ao público.

A importância de se manter dentro do campo do domínio tem impacto direto na estratégia do seu negócio. Assim, sua audiência se identifica cada vez mais e tem certeza de que a empresa segue um caminho claro. Além disso, esse domínio do tema é o que gera a autoridade.

Revise o material antes de publicar

Um material de sucesso precisa estar impecável, e isso tem muito a ver com a escrita do conteúdo. Além de utilizar uma linguagem adequada, é fundamental que ele também esteja sem erros de escrita. Falhas desse tipo podem ser vistas como desleixo, gerando impacto negativo no leitor.

Antes de publicar o material oficialmente, uma revisão de conteúdo rigorosa é uma ótima forma de garantir a qualidade dele. Avalie não só a ortografia, mas também se o tom é adequado e se as construções de ideia fazem sentido ao leitor.

Divulgue com eficácia

A divulgação do material rico é a parte final do processo, porém, de extrema importância para que ele seja um sucesso e alcance seu público. O marketing de conteúdo é uma estratégia de Inbound Marketing, ou seja, você precisará atrair adequadamente o leitor para esse conteúdo.

Faça a divulgação nas suas redes sociais e no seu website, utilizando títulos com palavras-chave, e sem se esquecer de linkar esses materiais dentro de seus posts — o link building interno.

Para completar, use os CTAs para direcionar ao material rico, para que ele seja acessado de forma natural pela audiência do blog.

Uma estratégia com o material rico ajuda qualquer empresa a atrair mais público e, principalmente, conquistar leads. Essa é a melhor forma de conduzir o público pelo funil, convertendo-o em clientes da empresa.

Não sabe definir ao certo com quem a sua marca está se comunicando? Utilize o nosso gerador de personas e produza conteúdos bem segmentados!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.