Saiba como utilizar a Matriz GE para identificar as melhores oportunidades de negócio

A Matriz GE é uma ferramenta de gerenciamento voltada para o portfólio de unidades de negócios de uma empresa. Ela torna possível identificar o melhor portfólio de produtos e os mercados mais atrativos.

Matriz GE (Mckinsey)

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Desde o século passado, é inegável o aumento acelerado do número de empresas com múltiplas unidades. Com esse crescimento, as organizações acabam também tendo que lidar com novas dores, como a dificuldade de administrar a lucratividade de cada uma das unidades (Business Units). 

E, como é de se esperar, novas dores requerem também novas soluções. Foi assim que surgiram, na década de 1970, algumas ferramentas capazes de resolver a nova complexidade, como a Matriz BCG

Pouco tempo depois, a empresa de consultoria empresarial concorrente, a McKinsey, desenvolveu um modelo ainda mais avançado para ajudar a multinacional General Electric. 

Por esse motivo, ela passou a ser chamada Matriz GE ou Matriz GE-McKinsey

Hoje, essa matriz é nada menos do que uma das técnicas mais amplamente utilizadas por empresas descentralizadas no mundo todo para priorizar os investimentos nas unidades de negócio. 

Aprenda a seguir tudo sobre a Matriz GE para investir sabiamente no portfólio da sua empresa! 

O que é a Matriz GE?

A Matriz GE é uma ferramenta de gerenciamento criada pela McKinsey para facilitar a alocação de investimentos entre as unidades de negócio empresariais. 

Ela possibilita uma abordagem sistemática para aumentar o retorno dos investimentos nas unidades da empresa. 

Assim, a Matriz GE facilita a avaliação dos portfólios de unidades de negócio para que as empresas desenvolvam estratégias de crescimento pela introdução de novos produtos ou negócios nesses portfólios. 

Com essa análise gráfica, o decisor passa a entender em quais unidades de negócio investir e quais não valem tanto a pena. 

Como funciona a estrutura da Matriz GE? 

Primeiramente, vamos entender o que cada um dos dois eixos da Matriz GE-McKinsey significa: 

  • atratividade: como está o desempenho do mercado em geral e as expectativas para o longo prazo; 
  • força competitiva: qual a vantagem competitiva de cada unidade de negócio e qual será seu desempenho em relação ao desse mercado em geral. 

As unidades de negócio a serem analisadas são então divididas entre dois critérios por grau, o que indicará o seu posicionamento na matriz. 

Isto é: as unidades podem ter graus baixo, médio ou alto no quesito força competitiva, assim como o setor do mercado pode ter baixa, média ou alta atratividade. 

A caracterização dentre esses critérios, em graus variados, é que definirá as três decisões principais que a empresa pode tomar em relação a seus investimentos de unidades de negócios: 

  • Investir ou crescer;
  • Ganhos seletivos;
  • Sair ou colher.
Matriz GE

Nos próximos tópicos, explicaremos melhor cada uma dessas implicações. 

Investir ou crescer

Se a unidade de negócio está em um setor do mercado bastante promissor mas não tem força suficiente, é hora de receber investimentos! Isso porque elas têm potencial de trazer os maiores retornos para a empresa e, assim, devem manter ou aumentar sua participação no mercado. 

Esses investimentos podem ser, por exemplo, em Marketing, Pesquisa & Desenvolvimento ou em aquisições e para aumentar a capacidade de produção. 

Ganhos seletivos

Essa implicação demanda mais do decisor, que deve saber discernir em quais situações investir nas unidades de negócios nesse grupo, que têm atratividade e força competitiva mediana. O investimento deve ser liberado apenas se os recursos não estiverem no limite e se as projeções prometerem retornos satisfatórios. 

No geral, indica-se investir nas unidades de negócios em mercados grandes e fragmentados, para que os investimentos possibilitem um aumento na participação de mercado .

Sair ou colher 

Se a força da unidade é grande mas o setor daquele mercado não é atrativo, só valerá a pena manter os investimentos se eles não excederem o caixa gerado, o que a Matriz GE chama de “colher”. 

Caso contrário, essas unidades de negócio que geram prejuízos devem ser descontinuadas, já que são insustentáveis para a empresa.

Quais são as vantagens da Matriz GE?

De acordo com a própria Mckinsey, esse modelo hoje é ainda mais importante que na época em que foi desenvolvido.

Por isso, a Matriz GE é, de certa forma, utilizada pela maioria das grandes corporações. 

As maiores vantagens da Matriz GE para a organização e os decisores são: 

  • simplifica a análise pela apresentação visual;
  • facilita as decisões em empresas descentralizadas;
  • o modelo é mais sofisticado do que a Matriz BCG;
  • organiza as prioridades sobre alocar os recursos limitados;
  • supera a dificuldade de comparação entre as unidades de negócio, analisando-as conjuntamente com base em dois critérios únicos.

Se a sua organização tem várias unidades e enfrenta problemas para entender como direcionar os investimentos entre elas, chegou o momento de aplicar essa metodologia! 

Siga o passo a passo a seguir para não se perder no caminho. 

1. Determinar a atratividade do setor de cada unidade de negócios

Para isso, devemos considerar fatores como a taxa de crescimento, lucratividade e o tamanho do mercado, concorrência e o macroambiente em geral (político, econômico, social etc). 

Para facilitar, é possível definir pesos para alguns critérios principais que tornam o setor atrativo. 

Depois disso, é possível classificar cada fator para cada unidade de negócios em uma escala de 1 (não atraente) a 10 (muito atraente) e obter sua pontuação ponderada multiplicando o peso do fator pela taxa da unidade. 

2. Determinar a força competitiva de cada unidade de negócios

A etapa 2 é semelhante à etapa 1, mas em vez da atratividade do setor, tentamos descobrir os pontos fortes competitivos da unidade. 

Novamente, é preciso identificar os pontos fortes competitivos das unidades de negócio em questão. 

Para isso, podemos levar em consideração: participação de mercado, taxa de crescimento, lucratividade, reputação da marca e atendimento ao cliente.

3. Posicionar as unidades de negócios na matriz

Com as pontuações ponderadas das unidades, é possível posicionar cada uma na matriz. 

Para exemplificar, vamos dizer que a Unidade A e a Unidade B pontuam 29 e 41 na atratividade da indústria, e 18 e 35 na força unitária, respectivamente.

Cada unidade é representada por um círculo com seu tamanho, mostrando o tamanho do mercado da unidade.

As unidades que estão acima da diagonal da matriz seriam, então, fortes candidatas a receber investimentos adicionais, ao contrário das que estão abaixo dela. 

4. Determinar a opção de estratégia para a unidade

Chegou o momento de aplicar as três implicações que falamos anteriormente: (1) investir ou crescer, (2) ganhos seletivos e (3) sair ou colher. 

Retirado de: Olank.

No exemplo das duas unidades acima, a Unidade A está na categoria “ganhos seletivos” e a Unidade B está na categoria “investir ou crescer”. 

5. Prever cenários.

Agora chegamos ao último passo da construção da Matriz GE. 

Nosso exemplo mostra que a Unidade B está na categoria de investimento. Mas será que podemos concluir imediatamente que ela receberá mais recursos? 

A resposta é negativa. 

Por isso, é tão necessário contar com a sabedoria dos analistas de negócios para prever as perspectivas de mercado. 

No caso da Unidade B então,se as perspectivas de sua indústria mostrarem que o mercado provavelmente diminuirá e poderá perder força, ela acaba se tornando muito menos atraente para o investimento.

Por outro lado, se o cenário futuro da Unidade A mostrar que sua indústria está pronta para crescer, a unidade, agora colocada na categoria “ganhos seletivos” pela matriz, se tornará atraente para o investimento.

Esses cenários foram ilustrados com setas na imagem para indicar a direção futura das unidades. 

Como vimos, a Matriz GE tem diversas vantagens, mas também pode ser complexa de se utilizar sem a perícia de um especialista. 

Esperamos que essa ferramenta seja bem útil para a construção de planos de ação dentro da sua empresa. 

Para estruturar melhor esse projeto e definir responsabilidade, conheça também a Matriz RACI para garantir a organização e o cumprimento de prazos.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.