Entenda o que é media training e qual a sua importância para as marcas

Media training é a preparação de um profissional para atuar como porta-voz de uma organização ou ajudá-lo a lidar com entrevistas e diversas outras situações que surgem durante o contato com os canais de mídia, como rádio, TV, jornais ou revistas.

Media training

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O contato com a mídia é um processo de Relações Públicas essencial para que qualquer marca consiga se consolidar no mercado e estabelecer a sua própria identidade. À medida que as empresas crescem, esse diálogo se torna cada vez mais constante e necessário.

Apesar disso, poucas são as pessoas que apresentam experiência nisso e que conheçam as principais técnicas para contribuir com uma comunicação integrada — a qual pode ser fundamental em uma gestão de crise ou momentos mais instáveis do negócio.

Pensando nisso, nesta postagem você encontrará as principais informações sobre o assunto, como:

Continue a leitura e confira cada uma delas!

O que é media training?

A nomenclatura americana media training, ou treinamento de mídia em português, representa o treinamento de um profissional que atuará como porta-voz de uma organização para tratar de um determinado assunto.

Esse processo é estruturado com base em diversas técnicas de comunicação específicas, visando o desenvolvimento desse porta-voz, para que ele possa se expressar melhor e de forma clara e sucinta, passando as informações corretas.

De modo geral, aborda-se as questões de gestão de crise, oratória, desenvoltura e postura profissional, que são exigidos pela mídia, inclusive como se portar nas redes sociais.

Essa capacitação é composta, de modo geral, por treinamentos, entrevistas, análises verbal e corporal e, ainda, conta com a aplicação de questionários e gravações que servirão para a avaliação final da postura do porta-voz.

É comum que muitas empresas encarem o media training apenas como uma palestra ou workshop em que serão passadas todas as orientações em um período curto de tempo, algo em torno de 2 a 4 horas.

Mas não é bem assim que funciona. Esse é um processo contínuo e complexo que demanda um longo período de treinamento e aprendizagem, afinal, são muitos pontos que devem ser tratados e avaliados de maneira crítica.

Qual a importância do media training para a empresa?

Ter um profissional devidamente preparado para lidar com a imprensa, independentemente da situação, é fundamental para todas as empresas que buscam ter um posicionamento sólido e uma imagem favorável junto à opinião pública.

Desse modo, ela estará pronta para dar uma resposta rápida a sociedade mediante a uma situação de crise, por exemplo, o que evita grande parte dos problemas que ela teria, caso não estivesse preparada.

Dependendo do assunto da situação ou do segmento, pode-se indicar uma pessoa ou outra e, por essa razão, é preciso treinar mais de uma pessoa para diversas situações.

Selecionando do profissional correto

Mas como saber qual é o profissional ideal para receber o media training? Pessoas que têm mais desenvoltura e uma comunicação mais acertada são os primeiros a serem cotados, mas isso não é garantia de sucesso.

Elas precisarão passar credibilidade e ter uma postura exemplar, então “falar bem” não deverá ser o único fator a ser considerado.

O ideal é que sejam escolhidas pessoas que compõe o alto escalão da empresa, como o presidente, diretores e, até mesmo, alguns investidores.

Quais são os benefícios do media training?

Você já deve ter percebido alguns dos benefícios de se investir no media training, não é mesmo? Contudo trouxemos mais alguns para que você se convença de uma vez por todas que esse é um treinamento fundamental.

1. Organização do discurso

Durante o treinamento, o profissional será apresentado a todas as etapas que compõe uma entrevista e como responder de maneira adequada a cada pergunta realizada pelo entrevistador.

Para que isso ocorra da melhor manira possível, o porta-voz precisa ensaiar cada uma delas e, ainda atentar-se ao tempo e coesão do que está dizendo, afinal, tempo é algo escasso para os veículos de mídia.

2. Controle emocional

Ter controle emocional é a chave para qualquer porta-voz conseguir direcionar corretamente uma entrevista. Ao demonstrar qualquer tipo de desconforto, isso poderá ser encarado como medo e o entrevistador o pressionará ainda mais.

Outra situação é que, nem sempre, as tréplicas serão tão inofensivas quanto as perguntas, o que pode tirar qualquer um de seu centro de equilíbrio.

Portanto, é preciso exercitar o controle emocional e a empatia para evitar respostas atravessadas ou indiretas que podem piorar uma situação ou criar um desconforto com a imprensa.

3. Fortalecimento do posicionamento da marca

Ter uma marca forte e com credibilidade é fundamental para qualquer empresa e, ao investir em media training, a empresa terá profissionais devidamente capacitados para representá-la, seja em entrevistas ou momentos crise.

Se posicionar corretamente e oferecer informações relevantes sobre o mercado são fatores que auxiliam na construção de uma imagem positiva e reforça a sua credibilidade em seu setor de atuação.

Ser escolhido como uma fonte de referência para uma entrevista é algo que somente empresas que têm grande credibilidade conseguem.

Como funciona o media training?

Podemos dividir o media training em duas etapas principais: teórica e prática. Na etapa teórica aborda-se os conceitos básicos e as técnicas de comunicação essenciais no trato com os diversos canais de mídia.

Aqui também é abordada a importância do planejamento prévio a ser realizado com base nas informações passadas pelo entrevistador.

Assunto abordado, perfil de público e posicionamento do veículo precisam ser avaliados com antecedência a fim de se evitar possíveis gafes, ou mesmo, que se diga algo que vá contra os princípios do entrevistador.

Já na parte prática, faz-se diversas simulações de situações que o profissional poderá passar durante uma entrevista ou uma coletiva de imprensa, por exemplo.

Essas simulações são gravadas e, posteriormente, são avaliados alguns pontos, como a desenvoltura, postura, linguagem corporal e tempo de resposta e são indicados os pontos que precisam de melhorias.

Apesar de seu um processo essencial para todas as empresas e pessoas que são expostas publicamente, poucas são as que investem em media training, o que acaba prejudicando a imagem das mesmas.

Agora que você já sabe o que é media training, aproveite a visita ao nosso blog e baixe o nosso guia das áreas de comunicação e Relações Públicas na era dos dados.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.