Por Raíssa Galvão

Do time de Marketing da Rock Content, relações públicas em formação, crítica musical de mesas de bar e aquariana mística louca por pugs.

Publicado em 11 de agosto de 2016. | Atualizado em 2 de setembro de 2019


Descubra qual o melhor horário para postar no Facebook, quais posts dão mais engajamento e como gerar dar visibilidade para o seu conteúdo!

Ninguém duvida do poder das redes sociais atualmente.

Sites como o Facebook, Twitter, e aplicativos com o Instagram e o Snapchat estão presentes no cotidiano de milhares de pessoas e já são parte indispensável de estratégias de marketing digital.

Ter uma fan page do seu projeto ou empresa no Facebook é quase tão importante quanto ter um blog ou site, afinal, mais de 1 bilhão de usuários fazem login diariamente na rede social mais usada do mundo.

Contudo, manter uma página atualizada requer certo planejamento e conhecimento prévio. Os posts devem ser pensados para atingir uma boa taxa de conversão e gerar engajamento.

Para atingir objetivos como os citados acima, existe um aspecto essencial a ser observado: o horário das postagens.

Afinal, um conteúdo relevante e bem produzido não conseguirá gerar o resultado que merece se não chegar até sua audiência no momento certo, não é mesmo?

Vale lembrar que 75% do seu engajamento vai acontecer nas primeiras 5 horas da postagem no ar, ou seja, a importância da escolha do horário para postar é ainda maior do que você pensava!

Continue a leitura para descobrir qual o melhor horário para publicar no Facebook, quais os melhores tipos de post e como promover o seu conteúdo da melhor maneira possível.

Vamos lá?

*Antes da leitura, se você quiser ter sucesso total com o Facebook, baixe o nosso Guia completo do Marketing no Facebook!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Qual é o horário de maior audiência do Facebook?

Como acontece com toda pergunta relevante, existem vários estudos sobre o intervalo de tempo com maior engajamento das postagens no Facebook e muita divergência sobre o assunto.

Separamos para você uma lista com as principais pesquisas:

  • Sprinklr: segundo essa pesquisa feita no Brasil e em 2015, os dias de maior audiência no Facebook são de terça-feira à quinta-feira, de 11h às 17h. Os acessos começam a aumentar a partir das 9h da manhã e, aos domingos, existe um pequeno aumento a partir das 20h, até 23h.
  • QuickSprout: segundo a pesquisa realizada pelo gigante gringo do marketing de conteúdo, os dias que geram maior engajamento no Facebook são quinta e sexta-feira. O melhor horário para conseguir mais compartilhamentos é 13h, e, para conseguir cliques, 15h. Uma sugestão mais ampla de horários seria entre 9h e 19h.
  • Optimizely: os resultados da pesquisa feita pelo blog apontam o horário das 17h, de segunda à quinta-feira, como o horário nobre do Facebook.

É possível observar um certo padrão entre as informações — como evitar horários muito cedo ou muito tarde da noite —, mas alguns dos fatos apresentados são bem divergentes.

E agora?

Bom, essas pesquisas mostram um cenário geral, mas, justamente por isso, não retratam tão fielmente hábitos e padrões de comportamento específicos de cada tipo de público.

Tais pesquisas, então, devem servir mais como uma bússola de oportunidades para profissionais de marketing, que buscam desenvolver uma estratégia sólida.

E como usar essa bússola?

Marketing no facebook ebook

Como saber qual é o melhor horário para postar no Facebook?

Bom, com todas as informações que apresentamos no tópico anterior, você deve estar se perguntando: ok, mas em qual das pesquisas devo confiar? E os intervalos de tempo sugeridos são grandes, como saber exatamente o melhor horário para a minha página?

A resposta para essas perguntas é simples: conheça sua audiência e realize testes. Muitos testes.

Conhecendo sua audiência

Algo que ajuda muito a saber os melhores horários para publicar e até mesmo quais conteúdos produzir é ter sempre em mente sempre a persona do seu blog ou site.

Ainda não tem uma persona ou conhece o conceito? Tudo bem! A gente explica:

“Buyer personas são perfis semificcionais que representam o seu comprador ideal”

Ainda com dúvida?

Dê uma conferida nesse vídeo em que o Peçanha explica em detalhe (se você já sabe o que é persona, podemos pular essa parte!):

E você pode fazer a persona da sua empresa com essa ferramenta gratuita:

como criar uma fanpage

Bom, agora que já sabemos o que é persona, já sabemos também da extrema dela na produção de conteúdo, certo?

Então fica mais fácil entender o quanto conhecer a persona é essencial para saber os horários de maior contato do seu público com sua página, seus hábitos de uso da internet e qual tipo de conteúdo ele prefere consumir (texto, vídeo, áudio, etc.).

Pense nas seguintes personas de uma empresa:

  • João, um homem jovem — de 18 a 25 anos—, que está na faculdade, tem uma personalidade dinâmica, e está sempre conectado com os amigos pelo Facebook, Snapchat, Twitter e Instagram.
  • Maria, uma mulher madura, de 40 a 50 anos, que cuida dos filhos adolescentes em casa e ainda está um pouco resistente sobre o uso constante de rede sociais e outros serviços pelo smartphone, mas já é usuária frequente de Whatsapp e Facebook.

Pensando dessa maneira, fica claro que ambos públicos terão hábitos muito diferentes e, consequentemente, acessarão as redes sociais em momentos distintos, não é?

Se você ainda não tem essa informação sobre a sua persona há duas saídas:

  • Realizar pesquisas entre os seus clientes para descobrir como quem compra de você usa a internet;
  • Usar pesquisas já existentes que mostram os melhores horários para o segmento comercial da página;

Testes

Para complementar o conhecimento que agora você tem da sua audiência, é fundamental realizar testes postando o mesmo conteúdo em dias diferentes e em horários diferentes.

Por que?

Bom, usando um mesmo conteúdo você pode descobrir que horário sua audiência interage mais.

E isso você não saberia com outro artigo, pois como ter certeza se o sucesso de um horário x ou y era por ser um conteúdo diferente ou pela hora da postagem?

Sem contar que postar um conteúdo mais de uma vez é uma excelente prática de social mídia, pois aumenta as chance de mais pessoas verem o seu conteúdo, ajudando a driblar o Facebook, que anda cortando cada vez mais o alcance orgânico das páginas.

Quantas vezes devo postar um conteúdo?

Aqui na Rock, aplicamos a regra de 4 postagens por conteúdo. Isso significa que os artigos do blog são publicados 4 vezes nas redes sociais, com 4 chamadas diferentes.

Porém, este modelo é resultado de pesquisas, testes e observação para entendermos o que funciona para nós. É importante testar qual funciona pra você!

Uma dica de ouro é manter um calendário de divulgação nas redes sociais em conjunto com seu calendário editorial.

Construa seu padrão de intervalos de publicação, como a diferença de dias entre uma publicação e outra. De 8 em 8 dias é uma boa frequência, por exemplo.

Sugestão prática: poste cada um de seus artigos três vezes, de 8 em 8 dias, nos horários de 9h, 12h e 17h.

Esse intervalo está dentro dos horários sugeridos pelas pesquisas que apresentamos mais cedo e pode ser um bom ponto de partida para quem ainda está começando a publicar no Facebook e precisa realizar testes.

Mas seja flexível: ficar atento à oportunidades pode ser justamente o que seu conteúdo precisa para viralizar.

Imagine que seu blog tem um ótimo artigo, que entrou no ar alguns meses atrás, sobre vilões de histórias em quadrinhos.

Imagine promovê-lo novamente no Facebook no dia de um grande lançamento do gênero, como um filme da DC.

Você já consegue imaginar o resultado disso, certo? 😉

Além disso, uma lição que tiramos é a seguinte: sempre que tiver alguma dúvida sobre estratégias do marketing digital, pesquise dados, números e informações em fontes confiáveis para retirar insights.

Agora falta só um ponto para abordar: afinal de contas, o que postar no Facebook?

O que devo postar no Facebook?

Ao falar de publicações no Facebook, o que naturalmente nos vem à cabeça é divulgação de posts do seu blog, não é mesmo?

Para a divulgação desse tipo de conteúdo, escrever chamadas matadoras é certeiro para atrair a atenção de um leitor que está navegando em seu feed.

Contudo, existe uma série de tipos de postagem que podem gerar mais engajamento e melhorar sua audiência nessa rede social!

Experimente o que pode combinar mais com o tipo de informação que você divulga na sua página.

Vídeos

De acordo com um estudo desenvolvido pela Cisco, cerca de 80% do tráfego da internet até 2019 deverá ser feito através de vídeos!

Então invista e engaje sua audiência com vídeos produzidos por você e por parceiros.

Você descobre como fazer vídeos aqui e como usá-los em sua estratégia de marketing no nosso ebook sobre o assunto:

melhor horário para publicar no facebook

Imagens

Imagens com frases impactantes e inspiradoras também geram um resultado bacana, por serem de fácil assimilação e geralmente incentivarem mais compartilhamentos.

<

Links externos

E ah! Não se acanhe e compartilhe links de outros blogs e sites se eles forem relevantes para sua estratégia e seu público.

Afinal, seus leitores certamente querem estar bem informados e por dentro das novidades da área e nada mais justo do que compartilhar informações que podem acrescentar coisas boas para eles, não acha?

Bônus: não abandone sua página!

Lembre-se sempre de interagir com os fãs, responder dúvidas, sugestões e críticas nos comentários e na caixa de mensagens.

Tal troca de experiência é fundamental para manter uma boa imagem na rede social e incentivar ainda mais participações na sua página, afinal, ninguém gosta de falar sozinho, não é?

Enfim, isso é tudo!

Esperamos que, com as informações deste artigo, você consiga melhorar ainda mais sua estratégia de promoção de conteúdo nas redes sociais!

Não deixe de nos contar sua opinião nos comentários e aproveite para se aprofundar no assunto no nosso artigo sobre os tipos de post que geram mais engajamento no Facebook!

Até a próxima!

Facebook ads ebook

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

24 respostas para “Conheça os 172 principais fatores de rankeamento do Google em 2020”

  1. Gestão Mídias Sociais MBA disse:

    I liked !

  2. […] Google e ver os resultados. Mas esse método tem vários problemas. Um deles, como sabemos, é que o Google não é igual para todo mundo. O segundo problema: apenas usando o Google, é difícil comparar o seu site com os concorrentes, […]

  3. […] para derrotar os adversários do Google. A otimização no algorítimo era voltada para diminuir o rankeamento de sites que desrespeitavam as regras do Google, e que com práticas ilícitas (chamadas de black hat) […]

  4. […] pela comunidade de “Mobilegeddon”) a Google realizou alterações significativas em seu modo de rankeamento de sites. A partir dessa data, as páginas que não disponibilizarem uma navegação amigável para […]

  5. […] E se você ainda fica um pouco perdido sobre quais métodos ou utilitários poderia usar para melhorar a eficácia de seu programa de marketing on-line, saiba que há boas soluções disponibilizadas na própria Internet. O Google, por exemplo, traz muitos recursos que as empresas não devem ignorar ou perder de vista. E a maioria deles de forma gratuita. Por acaso você sabia disto? Pois descubra algumas propriedades que vão ajudá-lo a melhorar a posição de sua empresa e como r… […]

  6. […] para motores de busca – visa potencializar e melhorar o posicionamento de um site no rankeamento das pesquisas no Google e outros sites […]

  7. […] nas primeiras posições nos mecanismos de buscas da internet. É exatamente para proporcionar boas colocações nos rankeamentos que investir em SEO (Search Engine Optimization) é tão importante. Em um primeiro momento as […]

  8. […] Lembre se que nem sempre você deve tratar como uma regra máxima tudo aquilo que o Google diz a respeito de SEO, mas de qualquer forma é importante saber qual é a posição pública do Google é em relação às estratégias que você deseja empregar para estar bem posicionado nos rankings de busca. […]

  9. […] Mas não se preocupe. Com as ferramentas do Google Search Console, você pode deixar seu site tinindo. Vai melhorar a velocidade com que as páginas carregam, conseguirá entender melhor de onde vem o tráfego, identificará defeitos na pintura do HTML, recauchutará a lataria dos links, turbinará a linkagem interna e também poderá acelerar o SEO, melhorando o ranqueamento de suas páginas. […]

  10. […] marketing digital é quase um clichê falar da importância do seu site estar bem posicionado nos rankings das ferramentas de busca, como o Google. Afinal, você tem um conteúdo (ou produto) e precisa que ele seja visto e […]

  11. […] seu público alvo é a sua colocação nos mecanismos de buscas. Portanto, se é do seu interesse melhorar o seu posicionamento no ranking dos principais mecanismos de busca será necessário investir em uma ferramenta chamada SEO Pessoal. Com ela você poderá atingir […]

  12. […] conteúdo para elas utilizando táticas de SEO é o que pode fazer com que seu site tenha um melhor rankeamento nos mecanismos de busca, fazendo com que seus clientes o encontrem mais […]

  13. […] Ledo engano, e qualquer pessoa que tenha um blog e entenda o mínimo de SEO sabe disso. Uma URL bem estruturada é um dos fatores preponderantes para que os motores de busca melhorem a qualificação de um site diante do rankeamento. […]

  14. […] SEO, em mais de uma maneira. Com este post pretendemos te mostrar como trabalhar os vídeos de modo a se destacar nos rankeamentos de busca. […]

  15. […] em termos de SEO. O próprio Google dá dicas valiosas sobre o que e não fazer para que seu site obtenha bons resultados em seu buscador e em cima disso muitas pessoas criam seus websites achando que seu projeto vai deslanchar […]

  16. […] será automaticamente o que alavancará suas métricas. O importante é que você saiba que o Google gosta de artigos que procuram explicar por completo um tópico ao invés de apenas falar superficialmente sobre os […]

  17. […] de conteúdo vai muito além do que simplesmente postar artigos em um blog. São necessárias ações de otimização para mecanismos de busca, compartilhamento em redes sociais, estudos sobre a área, […]

  18. Mihail Tipa disse:

    Excelente artigo. Dicas muito boas. Nos já usamos algumas destas coisas citadas neste blog no nosso site http://www.dezireimoveis.co…, mas ainda falta muito para ser feito. Obrigado pelas dicas.

  19. Sergio Antonio Meneghetti disse:

    Excelentes dicas! Grato pelo trabalho. Prosperidade!!!$$$

  20. Renan disse:

    Ótimas dicas, conteúdo de extrema qualidade apontei o seu artigo no meu blog http://renansouza.com/
    Obrigado por ter ajudado.

  21. Meninas vips disse:

    Parabéns pelo texto e conteudo do site, estou sempre online vendo as novidades, irei indicar para a redação do site para dar destaque para o seu site, muito bom parabéns. quero fazer meu site subir http://www.scortvips.com.br/

  22. Rock Content disse:

    Ei Jefferson. O mercado de SEO ainda é relativamente novo no Brasil. Especialmente o SEO de qualidade.
    Essas coisas ainda acontecem, mas a cada dia ficará mais difícil de se deparar com esse tipo de coisa. O Google pensa na experiência dos usuários.

    Por exemplo, se você procurar palavras-chave relevantes no mercado de marketing digital, dificilmente encontrará resultados que não são de blogs de qualidade como o marketingdeconteudo.com, resultados digitais ou viver de blog, por exemplo.

    Quando os conteúdos de qualidade começarem a ganhar força nos demais mercados, esse tipo de site tende a perder o seu espaço.

  23. Rock Content disse:

    Que bom que gostou João! Espero que te ajude bastante!

  24. Andre Mousinho disse:

    Que bom que gostou Sergio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *