Descubra o melhor horário para postar no Facebook e quais posts geram mais engajamento!

Descubra qual o melhor horário para postar no Facebook, quais posts dão mais engajamento e como gerar dar visibilidade para o seu conteúdo!

Melhor horário para postar no Facebook

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Ninguém duvida do poder das redes sociais atualmente.

Sites como o Facebook, Twitter, e aplicativos com o Instagram e o Snapchat estão presentes no cotidiano de milhares de pessoas e já são parte indispensável de estratégias de marketing digital.

Ter uma fan page do seu projeto ou empresa no Facebook é quase tão importante quanto ter um blog ou site, afinal, mais de 1 bilhão de usuários fazem login diariamente na rede social mais usada do mundo.

Contudo, manter uma página atualizada requer certo planejamento e conhecimento prévio. Os posts devem ser pensados para atingir uma boa taxa de conversão e gerar engajamento.

Para atingir objetivos como os citados acima, existe um aspecto essencial a ser observado: o horário das postagens.

Afinal, um conteúdo relevante e bem produzido não conseguirá gerar o resultado que merece se não chegar até sua audiência no momento certo, não é mesmo?

Vale lembrar que 75% do seu engajamento vai acontecer nas primeiras 5 horas da postagem no ar, ou seja, a importância da escolha do horário para postar é ainda maior do que você pensava!

Continue a leitura para descobrir qual o melhor horário para publicar no Facebook, quais os melhores tipos de post e como promover o seu conteúdo da melhor maneira possível.

Vamos lá?

*Antes da leitura, se você quiser ter sucesso total com o Facebook, baixe o nosso Guia completo do Marketing no Facebook!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Qual é o horário de maior audiência do Facebook?

Como acontece com toda pergunta relevante, existem vários estudos sobre o intervalo de tempo com maior engajamento das postagens no Facebook e muita divergência sobre o assunto.

Separamos para você uma lista com as principais pesquisas:

  • Sprinklr: segundo essa pesquisa feita no Brasil e em 2015, os dias de maior audiência no Facebook são de terça-feira à quinta-feira, de 11h às 17h. Os acessos começam a aumentar a partir das 9h da manhã e, aos domingos, existe um pequeno aumento a partir das 20h, até 23h.
  • QuickSprout: segundo a pesquisa realizada pelo gigante gringo do marketing de conteúdo, os dias que geram maior engajamento no Facebook são quinta e sexta-feira. O melhor horário para conseguir mais compartilhamentos é 13h, e, para conseguir cliques, 15h. Uma sugestão mais ampla de horários seria entre 9h e 19h.
  • Optimizely: os resultados da pesquisa feita pelo blog apontam o horário das 17h, de segunda à quinta-feira, como o horário nobre do Facebook.

É possível observar um certo padrão entre as informações — como evitar horários muito cedo ou muito tarde da noite —, mas alguns dos fatos apresentados são bem divergentes.

E agora?

Bom, essas pesquisas mostram um cenário geral, mas, justamente por isso, não retratam tão fielmente hábitos e padrões de comportamento específicos de cada tipo de público.

Tais pesquisas, então, devem servir mais como uma bússola de oportunidades para profissionais de marketing, que buscam desenvolver uma estratégia sólida.

E como usar essa bússola?

Marketing no facebook ebook

Como saber qual é o melhor horário para postar no Facebook?

Bom, com todas as informações que apresentamos no tópico anterior, você deve estar se perguntando: ok, mas em qual das pesquisas devo confiar? E os intervalos de tempo sugeridos são grandes, como saber exatamente o melhor horário para a minha página?

A resposta para essas perguntas é simples: conheça sua audiência e realize testes. Muitos testes.

Conhecendo sua audiência

Algo que ajuda muito a saber os melhores horários para publicar e até mesmo quais conteúdos produzir é ter sempre em mente sempre a persona do seu blog ou site.

Ainda não tem uma persona ou conhece o conceito? Tudo bem! A gente explica:

“Buyer personas são perfis semificcionais que representam o seu comprador ideal”

Ainda com dúvida?

Dê uma conferida nesse vídeo em que o Peçanha explica em detalhe (se você já sabe o que é persona, podemos pular essa parte!):

E você pode fazer a persona da sua empresa com essa ferramenta gratuita:

como criar uma fanpage

Bom, agora que já sabemos o que é persona, já sabemos também da extrema dela na produção de conteúdo, certo?

Então fica mais fácil entender o quanto conhecer a persona é essencial para saber os horários de maior contato do seu público com sua página, seus hábitos de uso da internet e qual tipo de conteúdo ele prefere consumir (texto, vídeo, áudio, etc.).

Pense nas seguintes personas de uma empresa:

  • João, um homem jovem — de 18 a 25 anos—, que está na faculdade, tem uma personalidade dinâmica, e está sempre conectado com os amigos pelo Facebook, Snapchat, Twitter e Instagram.
  • Maria, uma mulher madura, de 40 a 50 anos, que cuida dos filhos adolescentes em casa e ainda está um pouco resistente sobre o uso constante de rede sociais e outros serviços pelo smartphone, mas já é usuária frequente de Whatsapp e Facebook.

Pensando dessa maneira, fica claro que ambos públicos terão hábitos muito diferentes e, consequentemente, acessarão as redes sociais em momentos distintos, não é?

Se você ainda não tem essa informação sobre a sua persona há duas saídas:

  • Realizar pesquisas entre os seus clientes para descobrir como quem compra de você usa a internet;
  • Usar pesquisas já existentes que mostram os melhores horários para o segmento comercial da página;

Testes

Para complementar o conhecimento que agora você tem da sua audiência, é fundamental realizar testes postando o mesmo conteúdo em dias diferentes e em horários diferentes.

Por que?

Bom, usando um mesmo conteúdo você pode descobrir que horário sua audiência interage mais.

E isso você não saberia com outro artigo, pois como ter certeza se o sucesso de um horário x ou y era por ser um conteúdo diferente ou pela hora da postagem?

Sem contar que postar um conteúdo mais de uma vez é uma excelente prática de social mídia, pois aumenta as chance de mais pessoas verem o seu conteúdo, ajudando a driblar o Facebook, que anda cortando cada vez mais o alcance orgânico das páginas.

Quantas vezes devo postar um conteúdo?

Aqui na Rock, aplicamos a regra de 4 postagens por conteúdo. Isso significa que os artigos do blog são publicados 4 vezes nas redes sociais, com 4 chamadas diferentes.

Porém, este modelo é resultado de pesquisas, testes e observação para entendermos o que funciona para nós. É importante testar qual funciona pra você!

Uma dica de ouro é manter um calendário de divulgação nas redes sociais em conjunto com seu calendário editorial.

Construa seu padrão de intervalos de publicação, como a diferença de dias entre uma publicação e outra. De 8 em 8 dias é uma boa frequência, por exemplo.

Sugestão prática: poste cada um de seus artigos três vezes, de 8 em 8 dias, nos horários de 9h, 12h e 17h.

Esse intervalo está dentro dos horários sugeridos pelas pesquisas que apresentamos mais cedo e pode ser um bom ponto de partida para quem ainda está começando a publicar no Facebook e precisa realizar testes.

Mas seja flexível: ficar atento à oportunidades pode ser justamente o que seu conteúdo precisa para viralizar.

Imagine que seu blog tem um ótimo artigo, que entrou no ar alguns meses atrás, sobre vilões de histórias em quadrinhos.

Imagine promovê-lo novamente no Facebook no dia de um grande lançamento do gênero, como um filme da DC.

Você já consegue imaginar o resultado disso, certo? 😉

Além disso, uma lição que tiramos é a seguinte: sempre que tiver alguma dúvida sobre estratégias do marketing digital, pesquise dados, números e informações em fontes confiáveis para retirar insights.

Agora falta só um ponto para abordar: afinal de contas, o que postar no Facebook?

O que devo postar no Facebook?

Ao falar de publicações no Facebook, o que naturalmente nos vem à cabeça é divulgação de posts do seu blog, não é mesmo?

Para a divulgação desse tipo de conteúdo, escrever chamadas matadoras é certeiro para atrair a atenção de um leitor que está navegando em seu feed.

Contudo, existe uma série de tipos de postagem que podem gerar mais engajamento e melhorar sua audiência nessa rede social!

Experimente o que pode combinar mais com o tipo de informação que você divulga na sua página.

Vídeos

De acordo com um estudo desenvolvido pela Cisco, cerca de 80% do tráfego da internet até 2019 deverá ser feito através de vídeos!

Então invista e engaje sua audiência com vídeos produzidos por você e por parceiros.

Você descobre como fazer vídeos aqui e como usá-los em sua estratégia de marketing no nosso ebook sobre o assunto:

melhor horário para publicar no facebook

Imagens

Imagens com frases impactantes e inspiradoras também geram um resultado bacana, por serem de fácil assimilação e geralmente incentivarem mais compartilhamentos.

<

Links externos

E ah! Não se acanhe e compartilhe links de outros blogs e sites se eles forem relevantes para sua estratégia e seu público.

Afinal, seus leitores certamente querem estar bem informados e por dentro das novidades da área e nada mais justo do que compartilhar informações que podem acrescentar coisas boas para eles, não acha?

Bônus: não abandone sua página!

Lembre-se sempre de interagir com os fãs, responder dúvidas, sugestões e críticas nos comentários e na caixa de mensagens.

Tal troca de experiência é fundamental para manter uma boa imagem na rede social e incentivar ainda mais participações na sua página, afinal, ninguém gosta de falar sozinho, não é?

Enfim, isso é tudo!

Esperamos que, com as informações deste artigo, você consiga melhorar ainda mais sua estratégia de promoção de conteúdo nas redes sociais!

Não deixe de nos contar sua opinião nos comentários e aproveite para se aprofundar no assunto no nosso artigo sobre os tipos de post que geram mais engajamento no Facebook!

Até a próxima!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.