Saiba como usar a ferramenta de Melhores Amigos do Instagram no marketing do seu negócio

O recurso Melhores Amigos do Instagram foi uma das grandes atualizações lançadas pelo Instagram no final de 2018 e, mais recentemente, se mostrou uma ótima estratégia de marketing para empresas e influenciadores digitais. Muitos perfis já vêm usando a ferramenta de "close friends" e comprovando o sucesso da ação!

Melhores Amigos do Instagram

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Desde a criação do Instagram, em outubro de 2010, podemos listar uma série de recursos que mudaram drasticamente o uso da plataforma

Mensagens diretas, alterações na ordem cronológica dos posts, Instagram Stories e o mais recente ocultamento das curtidas são apenas alguns dos vários pontos que causaram muita discussão na internet. No universo corporativo, a bola da vez é o recurso chamado de Melhores Amigos (Close Friends).

A intenção inicial era aproximar perfis pessoais de “contas amigas”, oferecendo maior liberdade para o usuário compartilhar um conteúdo intimista. Rapidamente, empresas desenvolveram maneiras de usar o recurso a favor de estratégias de Marketing, adaptando a forma de lidar com a ferramenta.

Além de introduzir o conceito do Melhores Amigos do Instagram, vamos apresentar as melhores formas de utilizar a funcionalidade na prática e gerar resultados significativos para o seu negócio!

O que é a ferramenta Melhores Amigos do Instagram?

O recurso foi lançado em outubro de 2018, mês do aniversário de 8 anos da plataforma. A ideia era oferecer um espaço de maior liberdade para que o usuário pudesse compartilhar um conteúdo de teor mais intimista para pessoas selecionadas.

Antigamente, qualquer momento publicado no Stories era compartilhado com todos os seguidores de uma pessoa, fato que muitas vezes limitava o compartilhamento de imagens e vídeos mais “vida real”. 

Junto com o lançamento, a plataforma divulgou uma nota oficial para apresentar, de forma bem simples, a ferramenta e seu principal objetivo. 

“O Instagram Stories se tornou o lugar para se expressar e compartilhar momentos diários, mas a nossa comunidade vem crescendo, o que faz com que alguns conteúdos compartilhados não sejam ‘para todos’. Com o Melhores Amigos, você tem a flexibilidade de compartilhar momentos pessoais com um grupo menor à sua escolha”.

Por mais que o recurso tenha sido pensado inicialmente a partir da realidade de perfis pessoais, não demorou muito até que empresas e influenciadores digitais criassem uma roupagem profissional. 

É exemplo do Paulo Cuenca, criador de conteúdo digital que acumula mais de 348 mil seguidores no Instagram. Recentemente, ele iniciou um grande movimento na internet: bastava tirar print de uma imagem divulgada nos Stories e marcar o perfil de Cuenca para fazer parte da seleção de melhores amigos. Lá seriam divulgadas dicas sobre Marketing Digital, Marketing de comunidade e o universo da publicidade, tudo de forma exclusiva e diária.

Ao ser questionado sobre o motivo da estratégia, Paulo afirmou que era uma forma de “afunilar” o seu público: dentre aqueles mais de 300 mil seguidores, muitos deles provavelmente podem segui-lo por fatores como carisma, qualidade das imagens e do conteúdo publicado no feed, mas sem interesse em consumir pautas de temática profissional.

Com o Melhores Amigos, o produtor de conteúdo consegue conversar com um público que de fato pode ser rentável para ele. O Instagram é sua ferramenta de trabalho e, quanto mais qualificada for a sua audiência, maiores são as taxas de conversão!

Como ter acesso ao Melhores Amigos do Instagram?

Acessar o conteúdo é muito fácil. Após fazer login na conta do Instagram, acesse a página do seu perfil. No canto superior direito, você vai ver um ícone composto por três linhas horizontais, espaço que reúne as principais categorias de configuração, como o arquivo de fotos, atividade e descoberta de amigos.

Lá existe também uma aba reservada para a funcionalidade Melhores Amigos. Depois de clicar na seção, você poderá criar uma lista com todos os perfis com os quais gostaria de compartilhar conteúdo privado. Também é possível aceitar sugestões do próprio Instagram.

Somente você tem acesso â lista: seus melhores amigos não conseguem descobrir quem mais foi selecionado. A identificação para que os perfis diferenciem o conteúdo do que é público é feita a partir da cor verde que fica ao redor do seu avatar.

Quais são as melhores formas de aplicar o recurso a favor do seu negócio?

Agora que você já aprendeu as principais informações que envolvem o Melhores Amigos, não é hora de perder tempo! Vamos ajudá-lo a estruturar ações de sucesso com baixo custo, alto potencial de retorno e possibilidade de construir uma bela audiência proprietária. 

Defina as ações de entrada

Inicialmente, o mais importante é definir quais ações serão a “porta de entrada” do público na sua lista de Melhores Amigos. Afinal, você precisa de algo em troca de todo o conhecimento e conteúdo que será disponibilizado.

A ação mais comum é a seguinte:

  • faça um post no Stories;
  • capriche na identidade visual do banner de forma chamativa e instigante;
  • peça para que o usuário compartilhe a imagem em seu próprio perfil;
  • além de compartilhar, ele também deve marcar a página ou marca;
  • aponte os principais conteúdos ofertados por você;
  • mostre o seu diferencial dentre outros perfis que vêm fazendo a mesma coisa.

Entregue conteúdo exclusivo

Antes de seguir adiante com a estratégia, tenha em mente algo bem simples: qual conteúdo será oferecido, além da pauta tradicional?

Coloque-se no lugar do usuário. Para fazer parte da lista de Melhores Amigos de uma marca ou perfil, aquela pessoa precisa realizar uma ação “em troca” do material: seja por meio de prints, marcações ou qualquer outro tipo de divulgação. 

Por isso, quanto melhor for o conteúdo oferecido no Melhores Amigos, maior será a vontade de fazer parte da comunidade. Caso a audiência perceba que o conteúdo é similar ao que já é oferecido na timeline, por que entrar na lista? Qual é o diferencial?

Apresente novidades em primeira mão

Uma ideia de conteúdo exclusivo é o lançamento de novidades antes de serem divulgadas para o público geral

Pense só: o primeiro passo, que é conquistar um perfil mais avançado no estágio de compra, já foi feito. Depois disso, é importante buscar formas que instiguem ainda mais o desejo de comprar — indo além do conteúdo que já está previsto na pauta de lançamento.

Crie teasers, anuncie os lançamentos antes de serem publicados nos outros canais de mídia, mostre atributos exclusivos e, acima de tudo, desenvolva a sensação de que aquelas pessoas são especiais e, por isso, merecem receber uma curadoria bem selecionada antes dos demais.

Afinal elas são, de fato, especiais! Quando pensamos que cada perfil que integra a sua lista está lá por pura e espontânea vontade e interesse, se dispondo inclusive a divulgar a sua marca, o merecimento se torna algo óbvio.

Colete feedbacks dos clientes

O feedback é sempre fundamental. Seja na vida pessoal, entre os colaboradores ou no relacionamento entre público e marca, preze por um diálogo sincero e construtivo. 

Por isso, desenvolva canais diretos de comunicação: que tal aproveitar os próprios recursos do Instagram? A estrutura das mensagens diretas da rede social é intuitiva e muito simples de usar, basta ter atenção suficiente para responder a todos e estimular a interação. 

Entre um conteúdo e outro, pergunte para o seu leitor o que ele está achando, o que poderia melhorar e, claro, quais são os pontos positivos percebidos até agora.

Obter relatos genuínos sobre a proposta de valor entregue (ou até a falta dela) será fundamental para a criação de planos eficazes. Se basear em teorias e ideias é interessante até certo ponto, mas, quando a estratégia já está em aplicação, o que mais importa são depoimentos e experiências de verdade. 

Eduque os influenciadores sobre os produtos e serviços da empresa

Uma boa estratégia de Social Media prevê a criação e desenvolvimento de um calendário de conteúdo. Ele, por sua vez, deve ser criativo e não deixar que assuntos fiquem “batidos” na timeline. A sensação de que já se viu um conteúdo diversas vezes pode ser um dos principais pontos de evasão em redes sociais corporativas. 

Por isso, existem assuntos que simplesmente se tornam óbvios demais: é como se o McDonalds fizesse, até hoje, posts periódicos falando sobre o Big Mac. 

A liberdade e o teor descontraído do Melhores Amigos faz com que você possa criar várias maneiras de trabalhar o catálogo de produtos ou serviços da sua empresa.

Para exemplificar, pense em uma loja de calçados. É óbvio que os sapatos já serão expostos no feed, então uma alternativa legal é separar alguns modelos e dar dicas de como combiná-los com roupas e acessórios. Além de apresentar o produto de forma diferente, a marca oferecerá um conteúdo exclusivo — e de curadoria autoral — para seus clientes! 

Mostre os “bastidores” do seu negócio

Outra forma de utilizar o Melhores Amigos — principalmente no caso de empresas que oferecem serviços ou produtos mais complexos — é explorar o dia a dia do negócio.

Pense em um negócio que trabalha com a venda de planos funerários. A noção do público geral é, na maioria das vezes, muito rasa, quando comparada com a complexidade dos serviços oferecidos,. 

Além das cerimônias de despedida existe toda uma logística por trás! Tem uma equipe de marketing trabalhando, um RH que desenvolve os talentos e promove contratações, o setor de vendas com suas metas mensais e a manutenção do cliente: engana-se quem pensa que o lucro dessas empresas se dá com a morte!

A estratégia pode ser aplicada em todo e qualquer negócio, basta buscar quais são as principais dúvidas ou barreiras de comunicação existentes e esclarecê-las de forma dinâmica e atrativa. 

Acima de todos os pontos colocados por nós, a principal lição de casa é a seguinte: nunca se aproprie de um recurso apenas para estar “por dentro”

O Instagram lança com frequência várias novidades interessantes para todo mundo, e não basta pegar carona no sucesso se a estratégia não tiver objetivos bem definidos. Entenda quais delas têm aderência com o seu negócio, invista em equipe qualificada, trabalhe com consistência e, acima de tudo, entregue uma boa proposta de valor para o cliente!

Se você acredita que o Melhores Amigos (Close Friends) pode ser a estratégia perfeita para o seu negócio, é preciso entender também sobre o Stories e como usar essa ferramenta. Confira nosso guia para trabalhar com o formato de forma encantadora

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.