Melhores Amigos do Instagram: como usar o recurso no marketing digital?

Melhores Amigos do Instagram: como usar o recurso no marketing digital?

Entenda como a ferramenta de Melhores Amigos do Instagram pode contribuir para o sucesso da sua estratégia de Marketing Digital!

Muitos empreendedores e influencers vêem o Melhores Amigos do Instagram como uma forma, apenas, de restringir publicações para pessoas próximas. Algumas empresas nem sequer cogitam usar esse recurso profissionalmente. 

Nenhuma dessas empresas ou desses influencers e empreendedores que citamos se dá conta do quanto podem melhorar a sua estratégia de Marketing Digital no Instagram a partir do uso correto deste recurso. Além disso, não sabem que podemganhar um dinheiro extra com esse mesmo recurso.

Você também sente que está nesse bolo e quer saber como isso pode ser feito? Então leia este conteúdo. Nele falaremos tudo o que você precisa saber sobre as principais estratégias para esse recurso.

O que é o Melhores Amigos do Instagram?

Se você chegou agora e está meio perdido, a gente explica. Esse recurso também é conhecido com Close Friends. Ele é aquela funcionalidade que permite que você selecione seguidores para terem acesso exclusivo a algumas publicações do seu stories.

Isso quer dizer que você poderá selecionar amigos próximos e familiares e publicar qualquer conteúdo que seja exclusivo apenas para eles. No entanto, esse recurso, se bem utilizado, vai impulsionar o Marketing Digital do seu negócio.

Não somente isso: também poderá se tornar um novo produto ou fonte de renda para o seu projeto. Por esse recurso, você poderá acrescentar pessoas por questões comerciais e compartilhar conteúdo útil para elas. 

Quer entender melhor? Então continue a leitura!

Como ele ajuda no Marketing Digital?

As redes sociais, como o Instagram, são canais básicos para uma estratégia efetiva de Marketing Digital. Claro que aqui cabe uma avaliação para saber em qual dessas redes o seu usuário, de fato, estará, correto?

Mas, como um bom parâmetro, você precisa saber que o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários e metade deles interagem com alguma empresa. Desses, 60% conheceram alguma marca ou produto no Instagram.

Esses dados mostram um pouco da importância dessa rede para sua empresa. Esse é um dos lugares onde o seu cliente poderá estar presente, enquanto você gostaria de atraí-lo para o seu site ou outro endereço na web ou não.

Quando você aprimora o uso de redes como o gigante Instagram, por consequência torna ainda mais eficaz a sua estratégia de Marketing Digital. Logo, o uso de todos os recursos possíveis só tem a agregar para o seu negócio ou projeto pessoal.

Para que isso fique ainda mais claro, vamos mostrar com três tópicos rápidos como esse recurso no Instagram vai repercutir de um jeito direto e indireto para o sucesso do seu negócio.

Primeiro, vamos citar os três principais jeitos que o Melhores Amigos do Instagram vão ajudar nas suas estratégias de Marketing Digital.

1. Direcionamento de Conteúdo

Se você faz gestão de carteira de clientes, conseguiria saber quais dos seus seguidores gostariam de saber mais sobre determinado assunto. Você pode, por exemplo, fazer uma série destories direcionados a um perfil do seu público e administrar a lista de melhores amigos considerando esse público. 

Você também pode usar esse espaço para publicar novidades de produtos ou condições especiais para determinados seguidores, usando o Melhores Amigos. Isso ajuda a fidelizar, aproximar o relacionamento, ser mais pontual com a publicação, enfim.

Certamente, direcionando bem o seu público, você conseguirá melhorar o seu engajamento e potencial para vendas.

2. Relacionamento com o cliente

Quando sua empresa fizer o direcionamento de conteúdo com publicações mais personalizadas para os seguidores da sua lista de Melhores Amigos do Instagram, acaba estreitando o relacionamento com o seu cliente.

Isso ajuda muito no Marketing Digital da sua empresa, porque:

  • valoriza o cliente que merece exclusividade;
  • educa influenciadores da marca;
  • constrói intimidade com o seguidor;
  • aprimora a sua percepção para o que engaja.

3. Aumento da sua autoridade

Quando seus seguidores confiam no aprendizado que você proporciona, acreditam na sua capacidade de compartilhar conteúdos e classificam você como uma referência no seu assunto, você tem autoridade. Isso quer dizer que, quanto mais conteúdo útil você compartilhar, mais o seu público confiará no seu trabalho.

A autoridade ajuda a construir posicionamento de mercado e presença digital. Ajuda você a estar na mente dos seguidores, caso queiram adquirir um produto seu.

Por esse motivo, um dos jeitos de se consagrar como uma autoridade no assunto sobre o qual você se propõe a falar, é usando o recurso dos Melhores Amigos.

Um motivo está bem relacionado aos outros: com um melhor relacionamento com o cliente e com conteúdos personalizados e úteis, acaba ficando mais fácil construir sua autoridade.

Como equipes de marketing usam?

Agora você já reconhece que é possível usar o Melhores amigos do Instagram para melhorar seus resultados em Marketing Digital. Então, já é o momento de entender como as equipes de Marketing Digital usam o Close Friends para aumentar o engajamento de seus seguidores. 

Primeiramente, seguem a regra básica que é como publicar conteúdo que seja sempre exclusivo e útil para quem está na lista. Dentro disso, qualquer formato de conteúdo vai gerar resultados.

Mas você deve estar se perguntando que tipo de conteúdo é esse, que pode ser tão exclusivo e útil ao mesmo tempo. Vamos citar alguns e isso pode ajudá-lo a desenhar a sua estratégia.

Cursos

Você poderá usar esse recurso para ministrar cursos para os seus seguidores. Assim, você compartilhará conhecimento e contribuirá para o crescimento profissional do seu seguidor.

Procure ser inédito ou, ao menos, agregar valor com o conteúdo. Lembre-se de que você não deve compartilhar conteúdos que podem ser facilmente encontrados na internet ou em outros canais.

Dessa forma, será uma relação vantajosa para ambos os lados e você ainda vai ganhar todos os benefícios em Marketing Digital, que já citamos. 

Consultorias

A consultoria é quando você trabalha ao lado do seu seguidor, oferecendo soluções para problemas burocráticos e técnicos, dependendo do segmento. Assim como os cursos, as consultorias são um excelente modo de você aproximar-se dos seus seguidores.

Além disso, elas podem ser ainda mais nichadas e personalizadas do que os cursos. Logo, reserve uns minutos na sua agenda para atender aos seus melhores amigos. 

Ofereça um conteúdo mais personalizado, com foco no negócio e na realidade do seu cliente. Lembre-se de ser sempre útil e relevante. 

Valorização de seguidores

Nem sempre você precisa oferecer algo didático para o seu seguidor por meio do Melhore Amigos.

Você pode aproveitar esse recurso para disponibilizar novidades em primeira mão, produtos e condições exclusivas e demais privilégios podem ser direcionados a seguidores especiais. Então, você também pode usar esse espaço para ações de relacionamento e encantamento com seus seguidores.

Além desses que falamos, ainda é possível você disponibilizar conteúdos como de curadoria, making of, entre outros. 

Como ganhar dinheiro com esse recurso?

Além de você ter retorno indireto, porque o recurso impulsiona sua estratégias de Marketing Digital no Instagram, você pode obter retorno financeiro direto.

Isso é possível porque você poderá fazer do seu Close Friends um novo produto da sua marca. Logo, você pode cobrar pelos conteúdos em formato avulso ou como assinatura. 

Isso quer dizer que, se você vai oferecer cursos, por exemplo, poderá cobrar assinaturas para que seus seguidores estejam nessa lista de quem vai receber o conteúdo dos cursos. Nesses casos, é ainda mais necessário ser relevante, útil e exclusivo.

Como administrar o Close Friends?

Independentemente de qual for a sua ação, e o objetivo de sua estratégia com a lista do Melhores Amigos, é preciso ter bastante organização e uma boa gestão.

Isso porque, além de deixar bem claro para os seguidores os motivos que os fazem estar na sua lista, você ainda precisa cuidar para que ninguém seja excluído ou adicionado por engano.

Seja sempre transparente com seus seguidores e organizado, para evitar frustrações.

Se você for cobrar por assinaturas, será preciso enviar links de cobrança para os seguidores, compensar os pagamentos e ainda gerir a lista corretamente, para não deixar ninguém de graça ou alguém que pagou de fora. 

Só que você não precisa fazer isso manualmente. Antes de você se desesperar quanto a toda essa burocracia, você precisa saber que já existemferramentas de gestão que cuidam de toda essa parte chata.

Assim, a sua única e principal preocupação será produzir e compartilhar os conteúdos com o máximo de qualidade para os seus seguidores. Esse é um jeito de otimizar ainda mais o seu tempo de trabalho manual com a sua rede social.

Podemos concluir que o Melhores Amigos do Instagram é uma ferramenta que vai potencializar as suas ações de Marketing Digital. Além disso, também pode ser um incremento financeiro, caso você queira cobrar pelos conteúdos que vai publicar por lá. 

Além disso, também entendemos que a gestão dessa estratégia deve ser feita com muita transparência e organização, para evitar frustração dos seus seguidores com o seu produto.

Aproveitando que você já está por dentro das várias utilidades e vantagens de ter uma estratégia para o Close Friends, conheça as funcionalidades da plataforma para Melhores Amigos do Bume. Ela vai te ajudar bastante, porque otimiza e faz a gestão de toda a parte burocrática do seu Melhores Amigos!

semana do close friends

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo