Melhores estratégias no Instagram

Descubra quais foram as melhores estratégias no Instagram em 2018 e como se preparar para o próximo ano

O Instagram é inegavelmente a rede social do presente, e será por muitos anos a do futuro também. Nesse ano, a plataforma ultrapassou um bilhão de usuários e, com o lançamento de novas funcionalidades como o IGTV, promete dominar 2019.

Mesmo com a grandiosidade do Instagram e cada vez mais pesquisas sobre as melhores práticas para se adotar nessa rede, ainda é possível ficar perdido. Por isso, vamos te apresentar os dados compilados pela Quintly, sobre o que realmente funcionou em 2018.

Pronto para saber como marcas obtiveram sucesso nesse ano que está acabando e como você pode preparar sua estratégia no Instagram em 2019? Então continue com a gente!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como a pesquisa foi realizada

Para entender o que deu certo para as empresas no Instagram em 2018, a pesquisa feita pela Quintly analisou perfis do aplicativo entre o primeiro dia de Janeiro e o final de Setembro. Foram mais de 44 mil perfis analisados e quase 9 milhões de postagens.

Para entender melhor como cada tamanho de perfil se comportou e seus resultados, eles foram agrupados de acordo com seu número de seguidores, como mostra o gráfico:
estratégias no instagram contas
Com base nessa divisão foi possível traçar o que funcionou em cada perfil, e como seus tamanhos e níveis de estratégias afetam no crescimento e escolha de suas abordagens.

As estratégias de 2018 no Instagram

A pesquisa possibilitou entender o panorama do Instagram em 2018, mas quais foram esses resultados?

Procuramos entender cada um deles e analisar o porquê dessas estratégias serem as mais utilizadas e como elas fizeram sucesso.

Tipos de postagem

O Instagram é uma das redes sociais mais dinâmicas da atualidade, e é bem possível ficar perdido na hora de escolher um formato para investir. Por isso, vamos te contar como os perfis se comportaram nesse sentido. Confira!

Mais de 72% das postagens são imagens

Muito se fala atualmente sobre o poder de conteúdos em vídeo, mas parece que no Instagram essa transição está acontecendo de forma mais gradual.

O que é bem compreensível devido às peculiaridades desse formato, que exige maior produção, e, consequentemente, mais recursos humanos e financeiros.
estratégias no instagram formatos
É interessante observar também a presença de postagens do tipo carrossel, que nada mais são do que os álbuns de fotos, em que podemos postar até 10 imagens em apenas uma publicação. Apesar de ter sido lançada há apenas 2 anos, já domina mais de 10% do Instagram.

Vídeos geram 21% mais interações

tipos de estratégias no instagram
Apesar de muito mais utilizadas, uma imagem pode gerar 21% menos interações do que vídeos.

Por isso, cada vez mais o Instagram tem se transformado de uma rede social visual para uma rede audiovisual.

É preciso, no entanto, pensar se esse é o passo certo para sua estratégia, devido à maior complexidade em se produzir vídeos do que fazer imagens, como já mencionamos.

É mais interessante para sua marca se posicionar como autoridade e criar conteúdos imagéticos relevantes para sua persona, do que vídeos de baixa qualidade por falta de investimentos.

É preciso ter em mente que, no momento em que vivemos, saber qual empresa utiliza a mais nova funcionalidade ou recurso primeiro não é o mais importante, mas sim quem consegue causar um impacto duradouro com suas publicações, e isso leva tempo e, principalmente, paciência.

Guia do IGTV para Empresas

Tamanho de legendas

Vez ou outra vemos publicações incríveis, com imagens relevantes ou vídeos impactantes, mas que claramente não tiveram o mesmo investimento em sua parte textual.

Subestimar essa parte importante de sua postagem pode prejudicar seus resultados. Vamos ver então como as legendas foram criadas e utilizadas em 2018.

31% dos perfis utilizam mais de 300 caracteres

Se depender da maioria dos perfis, teremos muitos textos no Instagram! Mais de 31% das legendas analisadas possuíam mais de 300 caracteres, enquanto postagens sem legenda são quase nulas na rede social.
legendas na estratégia para o Instagram
Isso mostra uma tendência que muda um pouco o panorama da utilização das legendas como vimos antes.

Por muito tempo essa parte da postagem era negligenciada, e agora vemos que existe o investimento de tempo para fazer essas grandes legendas. Mas essa é a estratégia correta?

Postagens com menos caracteres geram mais engajamento

Isso mesmo, os nove milhões de posts não mentem, postagens com até 50 caracteres geram mais engajamento do que os grandes textos, como mostrado pelo gráfico:
estratégias no instagram: legendas
Você pode estar se perguntando porque investir tempo nas legendas se as menores trazem mais resultados?

O fato é que essas chamadas provavelmente deram ainda mais trabalho, pois passaram por um processo de síntese, que te ajuda a deixar somente o essencial para aquela publicação.

Uma das grandes maneiras de se fazer chamadas curtas, eficientes e que incitam a interação é fazer perguntas. Elas foram muito utilizadas para criar essas legendas com menos de 50 caracteres em 2018, e não vão perder o fôlego no ano que vem.

Hashtags

Hashtags sempre geraram muitas discussões, utilizá-las ou não? Se sim, qual o número ideal? Colocá-las na legenda ou no primeiro comentário?

A verdade é que não existe receita de bolo, nunca existiu isso no Marketing Digital. Mas o que está sendo feito pela maior parte dos perfis hoje em dia?

Devem ser utilizadas de 1-3 hashtags

A pesquisa mostrou que a maioria das publicações possuem de 1 a 3 hashtags.
hashtags como estratégia no instagram
Isso mostra como cada vez mais as pessoas estão pensando bem antes de colocar qualquer hashtag em sua legenda. O que estávamos acostumados a ver antes, de publicações terem várias hashtags, está cada vez menos frequente, e isso é ótimo.

Escolher bem suas hashtags é importante não só para que as pessoas certas encontrem suas publicações. É também uma forma de sinalizar as palavras que você quer associadas a sua marca e aquele conteúdo.

Postagens sem hashtags geram mais engajamento

estratégia no instagram hashtag 2
Com tanta conversa sobre elas, era de se esperar que elas trouxessem mais resultados.

Mas com exceção dos grandes perfis, quanto menos hashtags sua postagem tem, maior será seu número de interações. Isso pode acontecer simplesmente por seu mau uso, o que podemos te ajudar a reverter com esse conteúdo.

Mas logo de antemão já podemos dizer que é melhor não utilizar nenhuma hashtag do que utilizar algumas com o único objetivo de conquistar boas métricas de vaidade.

Ninguém quer ver inúmeras hashtags que de nada acrescentam ao conteúdo e muito menos ajudam-no a ser encontrado na rede.

Como melhorar seus resultados orgânicos no Instagram ebook

Emojis

E os emojis? Muitas vezes pouco valorizados, eles podem ser a maneira perfeita de descontrair e dar mais significado à sua postagem.

No entanto, de acordo com os milhões de postagens analisadas, eles são deixados de lado por uma grande maioria dos perfis analisados.
estratégias no instagram emoji
O fato de poucas pessoas terem utilizado esse artifício pode ser um trunfo para deixar sua chamada ainda mais atrativa. No entanto, os emojis também trazem informalidade, o que nem sempre é o certo para todas as estratégias.

Está conversando com jovens ou nativos digitais em seu Instagram? Abuse (com moderação) dos emojis! Caso contrário, vale a pena repensar na mensagem que você quer transmitir e como seu público vai recebê-la.

Emojis ajudam no engajamento do seu post

Se você duvidava deles, chegou a hora de parar de subestimar os emojis, pois eles comprovadamente podem ajudar os resultados da sua estratégia!
estratégias no instagram emoji 2
Até mesmo grandes contas utilizam deles, afinal é assim que a geração de hoje gosta de se comunicar e, para fazer sucesso nesse segmento, é essencial compartilhar da mesma linguagem que seus componentes.

Vale ressaltar também a importância de pensar com cautela na quantidade de emojis utilizados. Os números presentes no gráfico anterior sobre as de contas de 10 mil até 1 milhão de seguidores podem te confundir, mas não se esqueça: se faz sentido para sua persona, faz sentido para você!

kit do instagram

Dias de publicação

Na vida de social media é normal se questionar: postar em um dia de semana ou aproveitar que todos estão em momentos de lazer nos finais de semana? Essa é uma dúvida que se passa na cabeça de qualquer profissional responsável por redes sociais.

Finais de semana são melhores para publicação

De acordo com o estudo, postagens nos finais de semana podem gerar mais até 22% de interações. Muito se deve ao maior número de pessoas com tempo livre para gastar no Instagram.
estratégias no instagram dias
Antes de já colocar todas suas publicações no final de semana é importante se atentar que existem tipos específicos de conteúdos que podem performar melhor nesse período.

Publicações de conteúdos muito densos e que exigem muita concentração provavelmente não trarão bons resultados.

Mas um post leve, com indicações de lazer, por exemplo, pode te ajudar a se aproximar do seu público até mesmo em seus momentos de lazer.

E aí? O que achou dessas estratégias? Elas trouxeram resultados em 2018 para você também? 2019 pode ser o ano em que sua conta no Instagram vai bombar, e isso só depende de você.

Por isso, aproveite esse momento e confira a pesquisa completa feita pela Quintly sobre as estratégias que funcionaram em 2018 no Instagram.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo