9 melhores ferramentas de automação para sua empresa

Com a implementação da automação de marketing, sua empresa investe na otimização da gestão de tempo, aumenta o ROI e ainda melhora o relacionamento com o cliente. Neste texto, listaremos as melhores ferramentas de automação disponíveis para uso. Confira!

ferramentas de automação

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A eficiência da implementação de uma estratégia de marketing digital é, muitas vezes, avaliada pelo tamanho do seu ROI — métrica que indica o retorno sobre o investimento.

Portanto, extrair o máximo possível de seus esforços em marketing é fundamental para que o sucesso esperado seja alcançado.

Cada vez mais, isso só é possível com o auxílio de ferramentas de automação. Elas resolvem problemas relacionados à gestão de tempo, otimizam o atendimento e relacionamento com o cliente e facilitam o andamento dos processos.

Quer saber quais são as melhores ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado? Neste artigo, vamos listar as 8 que se destacam, além de salientar os motivos para investir nessa estratégia.

Por que investir na automação de marketing?

Para começar, vamos nos certificar de que você sabe exatamente do que estamos falando. A automação é a prática de utilizar softwares e ferramentas para otimizar a produtividade e, consequentemente, melhorar os resultados de uma empresa.

Quando aplicado ao ambiente do marketing, chamamos de automação de marketing.

Com a transformação digital, a adoção dessas ferramentas se tornou cada vez mais comum. Os motivos são inúmeros e devem ser considerados durante a análise do investimento, como:

  • otimização da gestão do tempo;
  • maior eficiência no funil de vendas;
  • maior eficiência nas vendas;
  • melhoria na comunicação com o cliente;
  • nutrição de leads;
  • redução dos custos;
  • preparação do lead para a decisão de compra.

Se você está inserido em qualquer tipo de mercado, provavelmente vê nos itens dessa lista alguns de seus objetivos em curto ou longo prazo. O próximo passo é, portanto, decidir qual ferramenta melhor se aplica ao seu negócio.

Quais são as 9 melhores ferramentas de automação?

Como você pode imaginar, a oferta de softwares de automação é enorme, graças à expansão meteórica experienciada pelo setor.

A seguir, vamos citar aquelas que consideramos as melhores ferramentas de automação de marketing.

1. RD Station

A RD Station é a plataforma desenvolvida pela empresa Resultados Digitais, uma das referências de marketing no Brasil.

Seu modelo de serviço é SaaS e o software oferecido tem tudo para se tornar indispensável para sua empresa. Entre as possibilidades oferecidas pela RD Station estão:

  • agendamento e disparo de e-mails;
  • alimentação de fluxos de nutrição;
  • criação de landing pages;
  • publicação agendada em redes sociais;
  • análise dos leads.

Portanto, vamos imaginar que sua empresa faz um bom trabalho em e-mail marketing, segmentando leads e enviando mensagens personalizadas para cada grupo.

Nesse caso, o disparo de e-mails em horários específicos é fundamental para o engajamento da persona.

Com a RD Station, todo esse processo é automatizado. Assim, os leads são categorizados de acordo com suas características, o que facilita a personalização das mensagens.

Além disso, a possibilidade de agendar com antecedência e-mails com ofertas, mensagens de pós venda ou até saudações em datas especiais poupa muito tempo e diminui a chance de erro humano.

2. HubSpot

Criadora do conceito de Inbound Marketing, a HubSpot é outra referência quando falamos de marketing digital ou de conteúdo.

Como era de se esperar, sua plataforma é uma das mais completas que você pode encontrar no mercado. Ela facilita o gerenciamento de leads, a divulgação de mensagens em redes sociais e produz análises completas de métricas.

A primeira tela da HubSpot traz estatísticas como taxas de conversão e desempenho de blogs ou landing pages.

Na segunda aba, você tem acesso a uma de suas funções mais importantes: o lead scoring. Considerando diversos critérios simultaneamente, a plataforma cria uma pontuação para indicar se o lead está pronto ou não para receber contato.

Com esse tipo de informação, a ferramenta possibilita uma redução significante no valor do CAC — Custo de Aquisição por Cliente.

Isso acontece pois, ao contatar apenas os potenciais consumidores indicados pelo lead scoring, seu negócio evita investimentos desnecessários em contatos presumivelmente infrutíferos.

A HubSpot se destaca ainda pelo seu gerenciamento de conteúdo, um dos pilares do Inbound Marketing. A plataforma permite o gerenciamento direto de blogs, sites, anúncios, marketplaces e, claro, campanhas de e-mail marketing.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre automação!

Automação de marketing e conteúdo: entenda como unir essas estratégias

Automação de marketing para e-commerce: saiba como implementar

Captação de alunos: por que usar automação de marketing?


3. MailChimp

Você já deve ter notado que citamos o e-mail marketing nas duas últimas recomendações de ferramentas de automação. Não é por acaso.

A aplicação das ferramentas nesse tipo de campanha causa impactos extremamente positivos, e é cada vez mais indispensável para o sucesso da estratégia.

Assim, não é de se espantar que a terceira plataforma na lista seja uma focada na otimização de campanhas de e-mail marketing. Trata-se do MailChimp, um software gratuito que conta com um simpático macaco como mascote e diversas vantagens como oferta.

Não existe versão em língua portuguesa, mas sua interface simples e intuitiva elimina tal obstáculo.

O MailChimp possibilita a integração direta com redes sociais e permite a criação de anúncios no Facebook, Instagram e Google sem maiores complicações. Ela também é capaz de agendar o disparo de e-mails e monitorar as campanhas que apresentam melhor resultado.

Como não poderia deixar de ser para uma ferramenta de e-mail marketing, o MailChimp facilita a segmentação de contatos.

Assim, você foca seus esforços em atingir a pessoa certa, da maneira mais eficaz. Clientes que, por exemplo, abandonaram o carrinho antes de finalizar a compra em seu e-commerce, podem receber uma mensagem que os incentive a voltar até o site e efetuar a transação.

4. Active Campaign

Não tem muita intimidade com o uso de ferramentas de automação e tem receios sobre o tempo de aprendizado?

Dê uma olhada na Active Campaign. Essa ferramenta tem, como objetivo, facilitar a experiência do usuário. Isso acontece por meio de uma interface visualmente atrativa e bastante amigável.

Como uma de suas principais vantagens competitivas, a plataforma oferece um serviço que pode ser muito útil para estratégias de marketing geográfico. Com seu uso, é possível determinar o local em que o lead estava quando recebeu o seu e-mail. Assim, você ganha mais um insight para analisar e avaliar o rendimento das campanhas.

Com serviços oferecidos pela plataforma de automação de marketing da Active Campaign, ainda é possível:

  • automatizar o e-mail de follow up;
  • localizar os contatos mais engajados;
  • integrar seus aplicativos favoritos;
  • segmentar leads;
  • personalizar conteúdos de e-mail.

Além disso tudo, a ferramenta ainda conta com um sistema de suporte bem completo. Mais que respostas a dúvidas frequentes, é possível conversar por chat com um atendente, assistir tutoriais e acessar guias de treinamento.

5. Autopilot

Em tradução para o português, o nome dessa plataforma significa “piloto automático”. Só aí já é possível prever qual é sua proposta, concorda?

A Autopilot busca transformar os procedimentos de e-mail marketing e nutrição de leads em um movimento completamente automático.

Além disso, o software conta com um diferencial importante. Com sua utilização, você consegue monitorar a jornada dos leads pelo funil de vendas, o que torna possível a adoção de estratégias mais certeiras para atingi-los e guiá-los em direção ao fundo do funil.

Para isso, a Autopilot cria uma representação gráfica da jornada do consumidor. Ali, eles são divididos entre os que estão mais propícios a realizarem uma compra e aqueles que ainda precisam ser educados sobre o produto ou serviço.

Assim, você pode agendar o disparo de e-mails com conteúdos personalizados para cada grupo, facilitando sua conversão para a próxima etapa.

6. Infusionsoft

A Infusionsoft foca seus serviços em pequenas empresas e blogs. Assim, ainda que suas funções possam ser consideradas básicas, são extremamente eficientes naquilo que propõem.

A ferramenta, além de permitir o agendamento e disparo de e-mails automáticos, realiza um acompanhamento do comportamento do consumidor, concedendo a oportunidade de executar mudanças pontuais na estratégia. Além disso, facilita a criação e gerenciamento de landing pages.

Assim, tarefas repetitivas como cobranças, pagamentos e gerenciamento de contatos deixam de ser um motivo de preocupação para o gestor, já que passam a acontecer de forma automática e personalizável.

7. SharpSpring

A empresa norte-americana SharpSpring chegou ao Brasil como a nova aposta da automação de marketing.

Instalada em Santa Catarina, está presente também em 26 países e conta com uma rede de mais de 1.600 agências ao redor do mundo.

A SharpSpring tem se destacado por apresentar uma das plataformas de automação de marketing mais completas do mercado, contando com CRM nativo, layout white label para agências.

Benefícios: CRM próprio, mensuração de campanhas online e offline, integração com Google Adwords, criação de personas, motor de automação robusto, emails e landing pages dinâmicas.

• CRM próprio;
• mensuração de campanhas online e offline;
• integração com Google Adwords;
• criação de personas; 
• motor de automação robusto;
• e-mails e landing pages dinâmicas.

Você também pode se interessar em conhecer estas outras ferramentas de auromação:
Eloqua: o que é, como funciona, preços e principais vantagens
Marketo: o que é, preços e prós e contras da ferramenta [2020]

8. Ploomes

O Ploomes é uma plataforma que permite automatizar diversas tarefas voltadas para a gestão e operação de relacionamento com clientes e vendas.

A plataforma é composta por três recursos principais: 

  • gestão de relacionamento com o cliente (CRM);
  • automação de fluxo de trabalho (Workflow);
  • automação de orçamentos com precificação configurável (CPQ).

As automações avançadas do sistema permitem a melhor gestão dos seus leads.

Alguns exemplos dessas automações:

  • classificar leads como inativos caso não haja interação com ele durante determinado período;
  • disparar e-mails sobre reclamações para os responsáveis pelo negócio;
  • alterar o estágio de um negócio após o registro dos dados necessários para a próxima etapa de uma venda ou ação de marketing;
  • disparar e-mails automáticos em datas especiais, como aniversário de clientes;
  • criação de tarefa automática após o envio de uma ata de reunião realizada;
  • envio automático de e-mails para o financeiro, informando sobre a conquista de um cliente;
  • criação de tarefa recorrente para fazer o follow-up de um lead após o envio de um orçamento.

Existem muitas aplicações das automações para a equipe de marketing que podem melhorar o relacionamento com os leads e a comunicação da área de vendas.

As automações do Ploomes podem ser disparadas a partir de vários gatilhos, como a inserção ou alteração dos dados de leads, mudança de estágio no funil de vendas, criação ou exclusão de novos itens ou a partir de um intervalo de tempo.

9. LAHAR

Bicampeã como melhor ferramenta de Marketing Digital pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a LAHAR tem se destacado por investir cada vez mais em novas funcionalidades, as quais a tornaram uma ferramenta de automação de marketing, completa e de fácil usabilidade.

Entre as funcionalidades oferecidas estão:

  • agendamento de disparos e fluxos de nutrição de e-mail;
  • modelador de e-mails arrastar e soltar;
  • editor de landing pages;
  • SMS marketing;
  • lead scoring;
  • whitelabel, que permite que toda a ferramenta seja customizada semelhante a um software próprio; 
  • e muito mais.

Além de todas essas funcionalidades, ainda conta com uma equipe de Sucesso do Cliente, que auxilia o cliente em todos processos de implementação e desenvolvimento de estratégia de Marketing Digital.

Tudo isso para facilitar seu time de marketing executar as tarefas do dia a dia e gerar mais oportunidades.

Investir na automação de marketing não é uma tendência de mercado. É uma exigência para se manter competitivo.

A implementação dessas ferramentas tornou todos os processos de uma empresa mais rápidos e eficientes. Assim, deixar de acompanhar essa mudança pode ser prejudicial para suas ambições no mercado.

Agora que você conhece a importância de tal investimento e os detalhes das melhores ferramentas de automação que uma empresa pode utilizar, basta dar continuidade à pesquisa e decidir pelo software que melhor se adapta às características e necessidades do seu negócio.

E aí, ficou claro como o investimento em automação é essencial para sua empresa? Agora que você conhece as melhores ferramentas de automação, dê uma olhada neste artigo que detalha como melhorar os resultados e a produtividade por meio da automação de marketing e vendas.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.