Mercado Digital: sua empresa precisa se adaptar a essa nova realidade

Mercado Digital

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O uso da tecnologia é parte integral da maioria das empresas hoje em dia. De uma forma ou outra, buscamos recursos avançados para executar tarefas de forma mais rápida, eficiente e segura.

Mas esse avanço continuou a ponto de transformar por completo a maneira como as pessoas fazem negócios. Nasceu o mercado digital, uma realidade que veio para ficar.

Hoje em dia, é possível acessar e controlar a conta bancária e até fazer investimentos pelo celular, e comprar todo tipo de produtos, de sapatos a frutas!

Além disso, o mercado digital criou ainda novos modelos de negócio e deu margem para a criação de produtos inteiramente digitais.

Seja por transformar indústrias tradicionais ou criar segmentos de mercado, como é que a sua empresa pode se encaixar nessa nova realidade? É isso que você vai ver agora!

O que é o mercado digital?

Quando falamos em um mercado, o que lhe vem a mente? Um lugar no qual as pessoas compram, vendem e trocam diversos tipos de itens, certo? O mercado digital é a mesma coisa.

A diferença é que se faz isso por meio da internet. Seja em sites de e-commerce, grupos do Facebook ou plataformas como OLX, o fato é que a web nunca foi tão útil para realizar transações comerciais.

O crescimento diário dos usuários de internet no Brasil e no mundo, somado às novas ferramentas de comunicação e comércio, como chatbots e apps de pagamentos facilitados, a tendência é que isso aconteça ainda mais nos próximos anos.

Como o mercado digital estimula a inovação das empresas?

O mercado digital certamente cria uma série de oportunidades de inovação para empresas de todo tipo.

Não importa se o negócio é pequeno ou grande, se tem muita verba de marketing ou mesmo se o dono é um grande conhecedor de tecnologia.

O acesso à informação e a soluções simples de usar e manter tornaram todos esses obstáculos coisa do passado. Hoje em dia todos podem se dar bem no ambiente virtual, desde que se prepare bem.

Veja porque e como o mercado digital fomenta a inovação, e aprenda como a sua empresa pode tirar proveito dessas oportunidades:

O centro da Transformação Digital

Transformação Digital é um evento sem volta: uma revolução que veio para mudar completamente a maneira como encaramos o mundo e interagimos com ele.

O mercado digital está no centro dessa transformação, pois boa parte das tendências e inovações que fazem parte dela se relacionam com as mudanças na forma de consumir produtos e serviços.

Logo, as empresas que estiverem atentas à Transformação Digital provavelmente vão se beneficiar dos benefícios e possibilidades da web para vender.

Novas soluções para problemas antigos

A tecnologia permite que problemas antigos, nunca devidamente solucionados, sejam atacados de formas inovadoras e mais eficazes.

Naturalmente, esse tipo de solução costuma ser bastante rentável, pois as pessoas estão dispostas a pagar por algo que gere valor real para elas, e que resolva uma dificuldade comum.

Dessa forma, criar maneiras de solucionar problemas que já persistem por muito tempo é uma oportunidade de inovação e tanto.

Novos mercados e modelos de negócios nunca vistos antes

Alguns dos modelos de negócio e nichos de mercado mais interessantes hoje em dia nem sequer existiam alguns anos atrás.

Pense em serviços como Netflix, Uber, Airbnb e muitos outros que hoje se espalham por diversas áreas de atuação.

Há algum tempo empresas desse tipo só fariam parte de projeções futuristas em filmes de Hollywood, e se tornaram sucessos estrondosos graças à evolução do mercado digital.

Conforme esse mercado progride, é de esperar que ainda outras empresas inovadoras quebrem paradigmas e lancem modelos de negócio que serão amplamente copiados.

Evolução e popularização constante da tecnologia

Outro ponto positivo para a inovação nas empresas é o fato de que a tecnologia se torna cada vez mais comum e popular.

Pense na facilidade de contar com todo tipo de ferramenta útil, desde CRM até softwares de automação de marketing, passando por apps de produtividade e assim por diante.

A modernização favorece a inovação, e quanto mais acessível ela for, melhor para as empresas que souberem tirar proveito dos recursos oferecidos para servir melhor os clientes.

Oportunidade de voltar às raízes

Quando todo mundo está preocupado com as últimas novidades tecnológicas, a inovação principal pode vir justamente de dar um passo atrás e voltar às raízes. Como assim?

Em vez de entrar em uma guerra por quem tem os melhores recursos e funcionalidades, o sucesso no mercado digital depende dos elementos que nunca mudam.

Pense no seguinte: daqui a 10 anos os seus clientes não vão se importar com a última tecnologia usada hoje. Mas eles certamente ainda darão importância a aspectos como a qualidade do produto e do atendimento.

Esse são os fatores que não mudam, e o mercado digital oferece ferramentas excelentes para quem deseja manter um padrão elevado de qualidade sem se envolver em uma “corrida tecnológica” com os concorrentes.

Conheça as 7 principais mudanças e tendências do mercado digital

Como já dito, o mercado digital ocupa um papel central na evolução constante da Transformação Digital.

Como as tendências desse movimento não param de surgir, é natural também que algumas delas estejam envolvidas diretamente em afetar a maneira como se compra e vende pela web.

Veja a seguir uma lista de 7 mudanças e tendências trazidas pela evolução do mercado digital e qual o impacto que elas podem ter na sua empresa:

1. Web Analytics

O ambiente virtual é bastante concorrido, e cada esforço feito precisa ser medido e otimizado, para evitar desperdícios e aumentar as vendas.

Por isso, a análise de métricas e indicadores de desempenho, ou KPIs, é fundamental para o mercado digital.

Aprender com especialistas e fazer cursos na área são boas formas de dominar o assunto e não deixar passar perder boas oportunidades por falta de conhecimento na hora de analisar métricas importantes.

2. Internet móvel

Pode soar estranho porque já é muito comum para a maioria de nós, mas a internet móvel é um dos motores que impulsionam o mercado digital.

Sem a melhora na qualidade de conexão móvel, o acesso mais amplo a planos de internet e aparelhos de melhor qualidade no mercado, dificilmente teríamos um ecossistema digital tão vivo e cheio de transações ocorrendo a cada minuto.

Você também pode se interessar por este conteúdo!
Tipos de inovação: confira os 4 tipos essenciais para empresas

3. Economia compartilhada

A economia compartilhada é outro modelo de negócios que surgiu com o uso mais amplo da internet como canal de negócios.

As pessoas se deram conta de que compartilhar bens, serviços e experiências muitas vezes sai mais barato e é mais interessante do que comprar algo sozinho.

Na era social, onde tudo é feito para ser exposto, o mercado digital encontrou um nicho lucrativo e que explora o desejo das pessoas de se sentirem parte de algo maior.

4. Inteligência artificial

inteligência artificial contribui para sistemas cada vez mais sofisticados em instituições de todo tipo.

Seja para realizar tarefas importantes, como operações administrativas, ou lançar campanhas de marketing melhores, a inteligência artificial tem papel de destaque no mercado digital.

A tendência é que esse papel aumente consideravelmente nos próximos anos, à medida que as soluções de IA avançam e se tornam mais populares.

5. Realidade virtual

realidade virtual ainda é uma área em evolução, mas tem tudo para transformar completamente a forma como as pessoas compram e vendem e deve impactar profundamente o mercado digital.

Gigantes, como Google e Apple já apostam na realidade virtual, e com bons motivos: a ideia da imersão completa em universos antes vistos apenas à distância, por meio de TVs e telas de cinema, é muito interessante do ponto de vista dos negócios.

6. Internet das coisas

internet das coisas é outra das promessas para o futuro próximo que já têm mostrado grande potencial.

A pulseira usada nos parques da Disney em Orlando, EUA, é prova de que a conexão de aparelhos vestíveis (apenas uma das infinitas possibilidades dessa tecnologia) podem ser usados para integrar experiências de consumo digital e físico de forma quase perfeita.

7. Bitcoin e outras criptomoedas

O Bitcoin faz parte das chamadas criptomoedas, e veio para remodelar o uso da internet como canal comercial.

Depois das suspeitas iniciais geradas pelo uso da moeda no mercado negro, já existem muitas pessoas investindo tempo e dinheiro na exploração dessa nova forma de realizar pagamentos.

O conceito do Bitcoin pode ser explorado até na produção de conteúdo de forma segura, e tende a ser cada vez mais utilizado como forma de validar transações que exigem um nível superior de proteção à fraude.

Como encaixar o seu negócio na evolução do mercado digital

O fato de que o mercado digital já é uma realidade — bastante atraente, por sinal — não quer dizer que todas as empresas automaticamente vão se beneficiar dele.

Muito pelo contrário, quem não entender as “regras do jogo” e se adaptar para competir em alto nível na internet corre sérios riscos de perder espaço e enfrentar dificuldades.

Pensando nisso, é fundamental que você faça as mudanças necessárias para colocar sua empresa em uma posição favorável, ou seja, capaz de fazer frente a qualquer concorrente na luta pelos clientes online.

Algumas das ações necessárias para ter sucesso nesse cenário incluem:

Produzir conteúdo de máxima qualidade

A produção de conteúdo é um dos pilares do mercado digital, pois é a forma encontrada pelos clientes para entender melhor seus problemas e necessidades.

Além disso, serve como linha de corte ao determinar quais são as marcas mais confiáveis.

Sendo assim, quanto melhor o seu trabalho em produzir materiais que sejam relevantes e interessantes para o seu público, maiores chances de vender para ele.

Outro papel importante do conteúdo no mercado digital é que ele ajuda a espalhar a imagem da marca e torná-la conhecida no seu respectivo nicho, com o potencial de ser reconhecida como autoridade em determinado tema.

Diversificar canais e formatos

O conteúdo de que estamos falando não se resume só a artigos de blog. Apesar de eles serem a opção mais conhecida e terem enorme valor para uma estratégia de sucesso, existem muitas outras opções a usar.

Já escrevemos sobre pelo menos 58 tipos de conteúdo que um blog precisa ter para engajar melhor o público e os tipos de post para redes sociais.

Estar preparado para o ambiente digital

De forma geral, é essencial estar bem preparado para atuar no ambiente digital. Isso requer viver nesse meio, usá-lo como seus clientes o usam (ou mais), a fim de entender o que compõe uma experiência perfeita de uso.

Apenas alguns dos elementos que podemos destacar dentro desse contexto são:

  • experiência móvel: os motores de busca dão prioridade a sites com boa experiência móvel de navegação;
  • SEO: saber o que está envolvido na otimização para os mecanismos de pesquisa é essencial para atrair tráfego e não ser penalizado;
  • estar na vitrine o tempo todo: tudo que a sua marca faz é observado de perto por clientes e curiosos. Saber como reagir às mais diversas situações é importante;
  • atenção redobrada a segurança de dadosas transações precisam ser seguras, para evitar problemas para os clientes e prejuízos para a sua empresa;
  • adaptar-se a concorrência e ao mercadoa concorrência é forte, e muitas empresas estão se saindo muito bem no mundo virtual. Como fazer frente e se destacar?

Em resumo, atuar no mercado digital exige tanta preparação e cuidado quanto qualquer operação física.

O mercado digital é grande demais para ser ignorado. As empresas que se adaptam a essa nova realidade e investem nele são as que se manterão ativas e saudáveis no mercado. Por isso, não deixe para depois, agora é a hora de aproveitar o mundo digital para vender mais.

Precisa de profissionais qualificados na sua empresa para explorar melhor o potencial do mercado digital? Acesse o Rock Jobs e encontre os candidatos ideais!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.