Mercadologia: o que é e qual o impacto do marketing nos resultados da empresa

A mercadologia é parte fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, é a partir dos estudos e análises do mercado que torna-se possível adotar as estratégias mais adequadas para conseguir os melhores resultados.

Mercadolodia

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você chegou até este post, já ouviu falar da mercadologia como um conjunto de práticas e análises para aumentar as suas vendas, certo? Mas, você realmente sabe o que esse conceito significa e como ele impacta no desempenho do Marketing da sua empresa?

Dentro de um cenário com tanta concorrência, é fundamental encontrar maneiras de manter-se competitivo. Para isso, nada melhor do que uma análise aprofundada do contexto em que a sua empresa vai se encaixar.

Afinal, muito mais do que pensar em formas de vender mais, é o caminho ideal para aumentar a competitividade e, consequentemente, obter mais lucro.

Para que você não tenha dúvida de como a mercadologia pode ser útil, produzimos um conteúdo completo com os seguintes tópicos:

Pronto para ter essas respostas e otimizar o desempenho do seu plano de Marketing? Continue a leitura e confira!

O que é mercadologia?

Basicamente, mercadologia representa o estudo do mercado com o objetivo de aumentar a sua compreensão e entendimento sobre como se destacar. A partir da análise de diferentes fatores, torna-se possível direcionar as suas ações e estratégias para obter os melhores resultados.

Muitas vezes utilizado como sinônimo de Marketing, o conceito de mercadologia passa por estudos aprofundados para encontrar o melhor posicionamento para a sua empresa.

Por meio de uma série de investigações, você e a sua equipe conseguem aproveitar inúmeros benefícios, como:

  • entender melhor as expectativas dos consumidores;
  • analisar sua força diante dos concorrentes;
  • descobrir oportunidades para expansão;
  • aumentar o valor da sua marca;
  • e investigar vários outros aspectos do seu negócio.

Agora que você já entendeu o que é mercadologia, talvez seja importante compreender também qual é o seu propósito e, assim, aplicá-lo da melhor maneira possível ao seu modelo de negócio.

Qual é o objetivo desse conceito?

O propósito de adotar a mercadologia no dia a dia da sua empresa é aumentar as suas vendas. Afinal, as análises e estudos servem para direcionar o que pode funcionar melhor, por exemplo, para a divulgação da sua marca ou fidelização de clientes.

Em resumo, o objetivo é poder aproveitar melhor os recursos disponíveis para a sua equipe e, assim, ter ainda mais sucesso.

Quais são as diferenças entre Marketing e mercadologia?

Como explicamos no tópico anterior, a mercadologia foi, por muito tempo, utilizada como sinônimo para Marketing no Brasil.

Com o medo de não se popularizar no país, os primeiros pesquisadores utilizaram essa tradução para falar sobre o assunto. Além de ter sido substituída nos anos mais recentes, chegou-se a conclusão de que a sua tradução mais adequada é, na verdade, mercadização.

Na prática, esse termo significa a execução de estratégias que agreguem valor ao produto ou serviço na sua entrega ao consumidor final. Sendo assim, o Marketing é utilizado para representar a parte prática, as ações que são tomadas para aproximar uma marca dos seus consumidores.

Já mercadologia, portanto, diz respeito aos estudos e análises para conseguir um melhor aproveitamento nas ações de Marketing. É o planejamento de como a sua marca vai se posicionar, orientando a execução a partir de dados e informações relevantes sobre o mercado de atuação da sua empresa.

Quais são as aplicações da mercadologia?

A mercadologia é uma ferramenta importante para quem quer ter destaque em um cenário de tanta competitividade. Para que fique clara a importância desse conceito, listamos 3 exemplos de momentos em que a mercadologia impacta diretamente nos resultados da sua empresa.

Confira!

Go to market

Um dos momentos mais importantes na história de qualquer empresa é o go to market (a entrada em um determinado mercado).

Esse momento pode ser a abertura de um novo negócio, o lançamento de um produto e até a internacionalização de uma companhia. Para você ter uma ideia, uma mera mudança de rótulo já é um go to market, já que trata-se de uma novidade para o mercado.

Quem empreende sabe que no go to market não dá para sair atirando para todos os lados e ver onde e quando seu produto funciona.

Você precisa de planejamento, fazer testes de aceitação com a audiência e preparar o terreno para obter um retorno positivo logo de cara. Em outras palavras, você precisa de estudos mercadológicos.

Uma análise profunda do mercado vai ajudar você a traçar o melhor plano para lançar o seu produto ou serviço e garantir que ele seja um sucesso!

Para criar um plano de go to market, você precisa realizar um estudo mercadológico de 2 etapas. Veja só!

1ª etapa

  • Quem é seu alvo, o público para o qual você deseja vender?
  • Onde ele está?
  • O que valoriza?
  • Por quais motivos escolheria você diante de tantas opções?

Você pode descobrir isso realizando testes de validação com a própria audiência. Com a internet, você pode distribuir formulários e promover pesquisas de mercado facilmente.

Essas pesquisas também vão ajudar você a saber se, realmente, há público para o produto ou serviço que você pretende lançar no mercado.

2ª etapa

  • Como você vai convencer o público a comprar o seu produto?
  • Onde seu produto será vendido?
  • Como será divulgado?
  • Quanto vai custar?

Para isso, você poderá estudar as tendências de mercado.

O Marketing de Conteúdo é, atualmente, a melhor maneira de impactar as pessoas na internet.

Da mesma forma, as vendas remotas têm crescido em companhias de todo o mundo, provando que é possível escalar seus resultados comerciais mantendo um time mais enxuto.

Os estudos da concorrência também podem ser úteis na hora de definir como você vai alcançar seu público (vamos explicar isso no próximo tópico).

Análise da concorrência

O benchmarking é uma técnica de mercadologia baseada em análise comparativa. Basicamente, você monitora o que os parceiros e concorrentes estão fazendo com o objetivo de descobrir os pontos fortes e fracos de seus produtos e processos.

Os pontos fracos tornam-se ações a serem evitadas na sua companhia, e as melhores práticas são absorvidas e replicadas.

Olhar para a concorrência é extremamente importante, afinal, entender as estratégias do seu competidor é uma excelente maneira de encontrar o caminho certo para superá-lo.

É importante deixar claro que fazer benchmarking é muito diferente da espionagem industrial. O benchmarking foca, principalmente, na observação dos competidores, mas nunca colhe informações sigilosas sobre eles.

Existem várias ferramentas que podem ajudar a fazer o monitoramento de concorrência de forma legal e tranquila.

No universo do Marketing Digital, por exemplo, é possível utilizar plugins e plataformas para descobrir:

  • como seus concorrentes posicionam-se na internet;
  • quais são seus principais canais de aquisição;
  • e com que frequência eles publicam conteúdo.

Essas informações ajudarão você a criar um plano de ação para atingir o seu alvo certeira e rapidamente. Então, você poderá colocar os esforços do seu time de marketing na atração de clientes e otimizar as vendas da sua companhia, como falaremos agora.

Geração de novos clientes

A principal responsabilidade de um time de marketing é entregar oportunidades suficientes para o time de vendas fechar novos contratos e gerar o lucro esperado para a empresa.

Como explicamos no começo deste post, atirar para todos os lados não é uma opção. Para atrair e conquistar clientes, também é preciso muito mais do que uma propaganda legal do seu produto.

No final das contas, o que você precisa é prover a solução perfeita para a pessoa correta e na hora certa.

Assim como na elaboração de um plano go to market, para ser um sucesso absoluto nas vendas, você precisa saber quem é a pessoa correta para abordar suas características e necessidades.

Depois disso, precisa traçar toda a jornada de compra dela, do primeiro contato com sua empresa ao fechamento da venda.

A melhor maneira de obter essas informações é por meio de uma pesquisa de persona; um estudo mercadológico realizado com seus melhores clientes com o objetivo de definir o perfil do seu cliente ideal.

Dessa forma, você saberá exatamente quem precisa atrair, com que linguagem se comunicar, o que dizer, onde dizer e, o mais importante, a maturidade da pessoa em relação à decisão de compra.

Definição dos canais de comunicação

Por maiores que sejam as vantagens e as possibilidades do Marketing Digital, você não pode usar tudo o que está disponível, certo?

É necessário definir quais são as estratégias e canais mais adequados para promover a sua marca, por exemplo.

Como fazer isso? A partir da mercadologia — estudando o comportamento da sua audiência para, assim, definir quais são as plataformas ideais para se comunicar.

Vamos pensar nas redes sociais. As opções são muitas, certo? Isso significa que você deve estar presente em todas? A resposta é não!

Em um cenário ideal, talvez fosse a melhor opção, mas, entre tantas funções e tarefas ao longo de um dia, é preciso selecionar os canais mais indicados. Dessa forma, é possível dialogar com o seu público-alvo de forma mais precisa.

A presença digital é fundamental, mas ela não pode ser feita de qualquer forma. A mercadologia fornece os insights necessários para que você defina quais canais priorizar. Quando essa distribuição é feita corretamente, as possibilidades de negócio tornam-se muito mais amplas.

A mercadologia é o que antecede as suas estratégias e ações. É o planejamento necessário para que os seus investimentos (de tempo e recursos) sejam validados.

Além disso, os estudos de mercado podem ser úteis em várias etapas dos processos de Marketing. Seja na hora de enviar um email, seja para a sua estratégia nas redes sociais.

Agora que você já sabe o que é mercadologia, que tal se aprofundar em outro conceito que pode fazer a diferença para ter ainda mais sucesso?

Baixe o nosso ebook gratuito e descubra quais são os primeiros passos para uma estratégia eficiente de Marketing de Conteúdo!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.