Entenda o que é o método Kaizen e quais são os benefícios para a empresa

O método Kaizen é um sistema de gerenciamento corporativo que visa fornecer uma orientação metodológica para a melhoria contínua dos processos de uma organização.

Método Kaizen

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O método Kaizen visa alcançar a maximizar a produção, melhorar constantemente o aparelho produtivo do negócio e reduzir ineficiências. Dessa maneira, é possível aumentar a competitividade da empresa no mercado. Por esse motivo, hoje em dia, trata-se de uma metodologia de referência em marketing.

Esse método foi criado na década de 1950 no Japão, visando a reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial. A palavra é composta da derivação de dois Kanji japoneses, onde “KAI” significa mudança ou reforma, enquanto “ZEN” é sabedoria ou bondade.

Atualmente, a modernização e a transformação digital têm desempenhado um papel fundamental na evolução da aplicação desse método, uma vez que as técnicas avançam no ritmo da tecnologia.

As empresas devem investir em diferentes ferramentas digitais para garantir bons resultados. Nesse sentido, método Kaizen pode ser de grande ajuda para entender esse novo universo. Continue lendo para saber mais!

Neste artigo você vai ver:

O que é o método Kaizen?

O método Kaizen é uma filosofia voltada para a busca de melhorias: faça o que fizer você, é sempre possível melhorá-lo. Em muitos sentidos, trata-se de uma metodologia muito semelhante ao conceito de otimização. Sua grande contribuição se dá questão metodológica, mostrando como conseguir essas melhorias.

Por isso, é amplamente utilizado no marketing como um sistema de gerenciamento voltado para a melhoria contínua dos processos. Por meio desse método, é possível eliminar más práticas ou ineficiências que reduzem o desempenho do sistema em questão ou de uma organização.

Por meio do acúmulo de pequenos processos de mudança, grandes — e positivos — impactos podem ser gerados a longo prazo. Realmente fascinante, não é? Na próxima seção, você entende como tudo isso funciona!

Como o método Kaizen funciona?

Esse método baseia-se na constante evolução dos processos que integram um sistema de produção comercial, por meio da criação decertos padrões de qualidade e de sua constante mensuração. Dessa forma, é garantida a conformidade com o processo de melhoria contínua. Diferentes elementos entram em jogo para a execução desse método. Confira!

Os cinco “S” do método Kaizen

A cultura japonesa é caracterizada por sua profunda visão filosófica do mundo. Isso resultou em mentes brilhantes e colocou o Japão como um dos países-sede de importantes players do mercado.

Esse método pode ser interpretado como uma estratégia para alcançar uma organização correta e um ambiente de trabalho disciplinado para reduzir — ou eliminar — tempos improdutivos e para projetar, passo a passo, um melhor sistema de produção.

É neste momento que os cinco “S” do método Kaizen entram em jogo:

  • seiri: classifique entre útil e inútil;
  • seiton: ordene o útil e decida sobre o inútil;
  • seiso: mantenha a ordem e a limpeza;
  • seiketzu: cuide da higiene, tanto do ambiente como pessoal;
  • sheitzuke: promova a disciplina e o autocontrole para melhorar a produtividade.

O interessante desses cinco “S” é que podemos aplicá-los em um ambiente de trabalho, mas também em nossa vida pessoal.

Como você pode aplicar o método Kaizen?

Aprenda duas etapas simples que ajudam na aplicação desse método.

Simplifique as tarefas

O objetivo é distribuir corretamente pequenas tarefas que você possa realizar todos os dias para obter maior eficácia no seu trabalho.

Aplique o método todos os dias

Reproduza o primeiro passo incessantemente para criar o hábito. Por exemplo, se na sua vida diária você deseja começar a ler livros, não pode se dedicar a ler um livro inteiro; pelo contrário, deve se dedicar a ler uma quantidade de tempo todos os dias, sem exceção.

Para aplicar o método de uma forma mais eficaz, você precisa conhecer três ferramentas muito importantes.

Use o diagrama de Pareto

O diagrama de Pareto é um gráfico cujo objetivo é organizar valores. Pode ser ascendente, descendente, do menor para o maior ou da esquerda para a direita; o importante é atribuir uma ordem de prioridades para facilitar a origem e o porquê das falhas que afetam o processo de produção.

Sua operação é baseada no método 80/20, onde 80% das consequências se devem a 20% das ações. Dessa forma, é uma excelente técnica a ser aplicada para melhorar um plano de controle de produção e cumprir a execução do Kaizen.

O uso dessa ferramenta o ajudará no processo de classificação (seiri) e organização (seiton).

Monte um histograma

O histograma é a representação gráfica das variáveis ​​que influenciam o processo de produção do negócio. Assim, é possível avaliar a produtividade das variáveis ​​em questão.

Normalmente, no eixo das abcissas (horizontais) estão os valores das variáveis ​​que são objeto de estudo e, no eixo das ordenadas (verticais), estão os dados numéricos ou frequências de cada dado.

Aplique o diagrama de Ishikawa

O diagrama de Ishikawa, também japonês, é uma ferramenta usada para identificar as causas de um problema, analisando todos os fatores envolvidos na execução de um processo.

Por exemplo, se uma empresa produz uma quantidade de produtos defeituosos, com o uso do diagrama de Ishikawa poderá encontrar a raiz do problema e descobrir as explicações correspondentes para, dessa forma, pensar soluções.

Quais as vantagens do método Kaizen?

A aplicação deste método oferece diferentes vantagens. Conheça algumas delas a seguir.

Reduzir o desperdício

Ao melhorar sua capacidade de autogestão, os funcionários são mais produtivos; portanto, seu trabalho gera menos desperdício.

Criar líderes nas organizações

Em um aprendizado autogerenciado, esse método desenvolve pequenos líderes em seus empregos.

Promover valores pessoais e profissionais

Esse método representa uma melhoria contínua de princípios pessoais que são transferidos para o trabalho, criando trabalhadores mais eficientes e comprometidos.

Criar hábitos positivos e construtivos

Os trabalhadores criam uma cultura própria do trabalho que realizam, o que os leva a desenvolver suas habilidades laborais sem nem mesmo estar cientes disso, o que aumenta seu compromisso com o trabalho.

Aumentar a competitividade

Com trabalhadores mais eficientes e comprometidos o processo produtivo é aperfeiçoado, o que reduz custos e aumenta a qualidade do produto, melhorando a competitividade da empresa no mercado.

Para concluir, fica claro que a aplicação do método Kaizen busca a excelência no trabalho por meio do gerenciamento da melhoria contínua, o que não exige que os trabalhadores atendam imediatamente a um macro-objetivo; pelo contrário, sua metodologia exige o cumprimento de pequenos objetivos para alcançar uma maior produtividade em suas funções.

Agora que você já entendeu o que é o método Kaizen, é hora de colocá-lo em prática! Se você quer se aprofundar no tema e conhecer mais metodologias, aproveite a visita em nosso blog e conheça mais sobre o Lean Innovation Management

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.