Promova agilidade na sua agência com a metodologia lean

A metodologia lean surge na indústria automotiva a ganha espaço em negócios por todo o mundo por reduzir desperdícios e potencializar resultados. Entenda mais sobre ela neste artigo!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

o que é a metodologia lean?

Desde multinacionais renomadas até pequenos negócios e startups: todos precisam entender como se posicionar no mercado de forma competitiva, criando um diferencial para garantir o sucesso da organização. Foi nesse contexto que surgiu a metodologia lean.

Nos últimos anos, a sociedade mudou e, com ela, o mercado. Os consumidores passaram a desejar produtos cada vez mais personalizados e acessíveis.

A concorrência também aumentou e empresas que ocupam nichos de mercado extremamente específicos começaram a se multiplicar em todos os países. Essas são apenas algumas das mudanças sociais e econômicas que fizeram com que as empresas também precisassem se adaptar.

Quer saber o que é e quais os benefício e ferramentas da metodologia lean? Então continue a leitura e descubra!

Afinal, o que é a metodologia lean e como ela surgiu?

Produção em massa, trabalho repetitivo e longas linhas de montagem: tudo isso faz parte de uma estrutura empresarial desenvolvida por Ford que está ficando no passado.

Diante das mudanças na sociedade de consumo, as empresas precisaram se reinventar e descobrir novas formas de organizar as suas atividades para se manterem competitivas no novo mercado consumidor que surgiu nos últimos anos.

Foi aí que a Toyota, montadora japonesa de veículos, desenvolveu a metodologia lean. Ela consiste, basicamente, no processo de enxugar a empresa e eliminar, ao máximo, os desperdícios.

Isso se aplica a todos os elementos organizacionais, incluindo matéria-prima, espaço físico, número de colaboradores e, até mesmo, processos. Ou seja, o lean consiste em uma reestruturação da empresa de forma a eliminar o que não é necessário para potencializar os resultados e se tornar mais competitivo.

Apesar de ter surgido em uma montadora de veículos, o conceito de lean ganhou espaço em quase todos os tipos de negócio — o que inclui a agência de comunicação.

Isso porque, apesar das especificidades de cada organização, reduzir os desperdícios e focar no que realmente importa é essencial para que o negócio lucre mais e otimize a utilização dos seus recursos.

Quais são os princípios lean?

Para entender mais sobre o lean, é preciso que você saiba quais são os princípios desse conceito. Descubra agora todos eles:

Valor para o cliente

O primeiro princípio dessa metodologia está relacionado ao valor que o seu produto cria para os clientes. Isso significa que todos os processos da empresa devem estar sempre direcionados à geração de valor para os clientes, de acordo com as necessidades e demandas desse público.

Fluxo de valor

Além de garantir que todos os processos gerem valor para o cliente, é essencial que eles estejam organizados em um fluxo de atividades que potencializem esse elemento.

Este é o fluxo de valor, outro princípio da metodologia lean que inclui todas as atividades realizadas na empresa, desde a mais básica até a mais estratégica, buscando uma reorganização para que o foco de cada uma delas seja a criação de valor.

Fluxo contínuo

Na sua agência, os colaboradores precisam trabalhar juntos para gerar valor para o cliente. Um funcionário realiza uma parte de determinado projeto e passa para outro terminar o trabalho, de acordo com as habilidades e competências de cada profissional.

É nessa sequência de acontecimentos que se insere o terceiro princípio da metodologia lean: o fluxo contínuo. Se o fluxo de atividades de um projeto for interrompido frequentemente, os resultados são prejudicados e há desperdício de tempo produtivo. Portanto, é necessário garantir um fluxo contínuo de atividades para evitar esse tipo de perda.

Produção puxada

No modelo anterior de produção, as empresas realizavam atividades sem saber se os consumidores iriam efetivamente consumir os produtos. Já a metodologia lean trabalha de forma diferente, utilizando a chamada produção puxada.

Esse processo consiste em apenas iniciar um projeto quanto é solicitado pelo cliente, evitando o desperdício de recursos em produtos ou serviços que não serão consumidos.

Qualidade

O último princípio da metodologia lean é a qualidade. Isso porque enxugar processos e recursos não é sinônimo de perder em qualidade. É preciso manter a perfeição dos produtos e serviços utilizando o mínimo de recursos necessários para a realização das atividades.

Por que adotar a metodologia lean na sua agência?

Agora que você já sabe o que é a metodologia lean, é hora de entender por que você deve adotar ela dentro da sua agência. Ela traz uma série de benefícios e conhecer cada um deles é essencial para descobrir a importância dessa mudança de estrutura e mentalidade no seu negócio.

São eles:

  • aumenta a agilidade e produtividade do time;
  • elimina qualquer tipo de desperdício e gasto desnecessário na agência;
  • cria um diferencial competitivo que posiciona a sua agência na frente da concorrência;
  • sua agência gera mais e melhores resultados para os clientes;
  • consumidores mais satisfeitos com o resultado final dos produtos;
  • torna o time mais flexível e adaptável às novas situações e desafios;
  • potencializa os seus lucros e, consequentemente, o sucesso da agência.

Quais são as principais ferramentas lean?

Quer adotar a metodologia lean na sua agência? Então é essencial que você entenda quais são as principais ferramentas que podem ser utilizadas nesse processo. Descubra agora algumas delas:

Canvas

O Canvas é uma ferramenta que pode ser utilizada para planejar um projeto — Project Model Canvas — ou um negócio como um todo — Business Model Canvas.

Ele é um diagrama que permite que você visualize o valor dos serviços oferecidos aos clientes e monte um fluxo de atividades eficiente, utilizando o mínimo de recursos possíveis para a continuidade do seu negócio.

Portanto, aplique essa ferramenta para entender quais são os processos que realmente importam dentro da sua agência e inicie o processo de reestruturação.

Kanban

O Kanban é uma ferramenta de organização dos fluxos de atividades coerente com a metodologia lean. Ao utilizá-la, você é capaz de visualizar o passo a passo de cada projeto realizado na empresa, identificar gargalos e desperdícios e acompanhar o status das atividades que estão sendo realizadas.

Software de gestão integrada

Um software de gestão permite que você visualize, em uma única ferramenta, todo o fluxo de atividades dentro da sua agência. Além disso, é possível armazenar dados e analisar indicadores organizacionais, identificando problemas e desperdícios rapidamente e, com isso, garantindo uma boa implementação da metodologia lean.

A metodologia lean está sendo adotada pelas principais empresas do mundo como uma forma de economizar recursos e potencializar os ganhos. Ao adotá-la, além de oferecer mais valor para os clientes com os seus serviços, você ainda cria um diferencial competitivo para a sua agência, se posicionando a frente da concorrência.

Agora que você sabe o que é o lean, quer saber mais sobre como melhorar a gestão da sua agência? Então baixe agora mesmo nosso e-book e entenda tudo sobre o assunto!

<!–[if lte IE 8]>
<![endif]–>Guia completo de Gestão para Agências
hbspt.cta.load(355484, ’36e84aa1-b239-4207-89d5-138661515c4d’, {});
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.