Metodologias Ágeis: o que são, como implementar as 4 principais

Implementar as metodologias ágeis é o primeiro passo para sua empresa ganhar uma posição de destaque em um mercado tão concorrido. Entenda o seu conceito e seus principais métodos para aplicar da melhor forma ao seu negócio!

metodologias ágeis

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Garantir uma entrega coerente em relação aos objetivos definidos e com uma execução bem-feita é o principal desafio de qualquer projeto. Pensando em maneiras de facilitar esse processo, foram criadas as metodologias ágeis.

Essa metodologia busca um alinhamento melhor entre a equipe, de forma a transmitir mensagens mais claras, mantendo os esforços em busca do objetivo final. Para garantir essa otimização dos processos, e aumentar a eficiência da sua empresa, algumas práticas são utilizadas.

Confira neste post os 4 principais modelos dessa metodologia e como eles funcionam!

As metodologias ágeis

Estamos passando pela quarta revolução industrial, conhecida como a indústria 4.0, que é marcada por uma maior interação entre processos humanos e robóticos. Todos esses processos demandam um prazo para implementação reduzido e existe uma tolerância muito menor para erros.

As empresas, então, precisaram evoluir em busca de processos mais eficientes. Dessa forma, as metodologias ágeis chegaram com o intuito de resolver processos organizados em etapas de produção muito longas, problemas com definição de entregas, comunicações pobres entre as equipes e o desalinhamento de informações entre o time interno e os clientes.

Desenvolver métodos inteligentes foi a melhor solução para desenvolver uma execução correta das ações, de forma que o objetivo final da empresa seja atendido no prazo estipulado. Essa metodologia busca simplificar a maneira em que os projetos são executados, impactando positivamente no resultado final.

Os modelos mais tradicionais são compostos por processos longos e com objetivos definidos, porém, sem muitos detalhes sobre os caminhos recomendados para atingi-los. As metodologias ágeis contam com uma proposta de processos mais curtos, com entregas em menor espaço de tempo, focando principalmente na melhoria e no alinhamento da equipe.

Dessa maneira, a identificação de falhas se tornou mais fácil, gerando uma flexibilidade da forma de trabalhar de cada um.

Cada colaborador consegue realizar a mesma ação de maneiras diferentes, definindo qual o melhor caminho para construir um resultado positivo.

As metodologias ágeis se baseiam em 4 pilares:

  1. comunicação — indivíduos e interações são mais que processos e ferramentas;
  2. praticidade — softwares em funcionamento são mais que documentação abrangente;
  3. alinhamento de expectativas e colaborações — a colaboração com o cliente é mais que a negociação de contratos;
  4. adaptabilidade e flexibilidade — responder a mudanças é mais que seguir um plano.

As vantagens de utilizar métodos ágeis

A realização frequente de testes no processo garante uma efetividade maior do sistema e isso traz algumas vantagens em relação às abordagens tradicionais. Veja como alguns fatores são aprimorados com as metodologias ágeis.

Velocidade nas entregas

Existe uma maior agilidade e eficiência na execução dos processos e, consequentemente, nas entregas do projeto, tendo em vista que o cliente consegue acompanhar e validar o projeto em várias etapas. Dessa maneira, se ocorrer algum erro na solução, ele é facilmente identificado e apenas a etapa com falha precisa ser corrigida.

Esse é um ótimo método que aumenta a transparência dos processos, diminui o prazo estipulado para a entrega, reduz custos de produção e gera economia de recursos.

Qualidade do serviço

Como a interação entre a empresa e o cliente é maior, períodos de teste e validação podem ser realizados, aumentando assim a qualidade do produto final e garantindo a satisfação e a fidelização do cliente.

Independência e produtividade

As equipes de produção não precisam mais se preocupar com processos burocráticos, já que a simplificação desses procedimentos garante que todos os esforços sejam voltados para a criação de uma solução mais completa.

Além disso, os membros da equipe têm uma independência muito maior, podendo buscar alternativas para solucionar problemas e erros de forma mais efetiva.

Personalização

Com uma maior interação entre empresa e cliente, os clientes podem enviar sugestões, fazendo com que o time responsável pense em soluções antes de o projeto ser concluído.

Dessa maneira, existe uma maior personalização da solução oferecida. Isso é importante, pois garante que o seu produto ou serviço satisfaça a todas as dores do cliente.

Os principais métodos ágeis

Após entender o conceito das metodologias ágeis e suas vantagens, é vital que você conheça seus principais tipos para avaliar qual o melhor para a sua empresa.

1. Scrum

O Scrum é uma das formas de utilizar métodos ágeis em seus projetos e tem como principal objetivo auxiliar na gestão e no desenvolvimento de projetos que tenham um prazo curto de entrega.

Ele é um dos métodos mais populares e é comumente confundido com o conceito da metodologia em si.

É vital que você entenda todos os pontos positivos e negativos da sua equipe, além de cada integrante ter seu papel e atuação muito bem definidos. Para garantir o sucesso desse método, é necessário que exista um representante do cliente na sua equipe, de forma que ele crie listas de prioridades para garantir que a entrega apresente um bom resultado.

Essa metodologia permite que as empresas criem soluções inovadores para o mercado, fazendo com que haja um aumento da competitividade. Esse método existe devido à necessidade de oferecer agilidade em projetos de alta complexidade e urgência de entrega.

Na prática, o Scrum funciona criando ciclos, conhecidos como sprints, que são os intervalos de tempo para o desenvolvimento de cada etapa. Ao final de cada etapa, existe uma revisão do produto para validação. É só depois disso que a equipe inicia o próximo sprint.

2. Lean

O método Lean foi difundido no cenário das startups e é indicado para projetos reduzidos e mais objetivos. Seu foco principal é identificar e eliminar de forma eficiente os desperdícios dentro de uma organização ou na realização de algum projeto.

Dessa forma, existe uma redução de custos, diminuição na complexidade das tarefas realizadas — o que resulta em melhora nas entregas — aumento de produtividade da equipe e um melhor compartilhamento de informações.

Esse método é indicado para a validação de ideias e hipóteses e é constituído por três passos:

  1. construir;
  2. medir;
  3. aprender.
Você pode se interessar por estes outros conteúdos sobre gestão e produtividade!

Matriz de Esforço X Impacto: o que é e como aplicá-la no dia a dia

Lean Innovation Management: o que é e como aplicar esse método?

Matriz RICE: o que é e como usá-la na priorização de projetos

Matriz de Eisenhower: saiba como priorizar as suas tarefas

Matriz GUT: saiba o que é, para que serve e como montar a sua


3. Kanban

O método Kanban é composto por checklists e oferece uma ótima visão de todo o projeto que está sendo desenvolvido. Ele é um dos métodos mais ágeis e simples utilizados atualmente.

Essa metodologia ganhou posição de destaque nos últimos anos por ser uma maneira de realizar o gerenciamento de projetos, com um poder de adaptação para qualquer tipo de negócio.

O principal objetivo desse método é buscar a evolução e não a revolução, permitindo que a organização dos processos seja feita de uma forma visual.

É preciso criar um quadro e dividi-lo da seguinte forma:

  • To Do — atividades que precisam ser realizadas;
  • Doing — atividades que estão sendo realizadas;
  • Done — atividades que já foram finalizadas, avaliadas e aprovadas pela equipe.

Acompanhar essa lista de atividades é vital para o bom funcionamento do método, de forma que todos os integrantes da equipe atualizem os dados inseridos constantemente.

Ele também mantém um ritmo sustentável de produção, evitando gargalos e atrasos no processo.

4. Smart

A metodologia Smart é reconhecida por ser uma boa alternativa para criar objetos realistas e possíveis de serem atingidos por sua empresa. Ele se baseia em cinco princípios que são indicados pelas letras do seu nome.

  1. S — que se refere a specific, significa que sua meta deve ser bem específica e atingir um ponto de cada vez, diminuindo o risco de interpretações equivocadas;
  2. M — que se refere a measurable, significa que a sua meta deve ser mensurável, já que objetivos numéricos e exatos são a melhor forma de provar a eficiência do processo;
  3. A — que se refere a attainable, significa que as metas estabelecidas devem desafiar o time, ao mesmo tempo em que são alcançáveis;
  4. R — que se refere a relevant, significa que as metas estabelecidas devem ser relevantes para o resultado final da empresa ou do processo;
  5. T — que se refere a time-related, significa que é preciso definir um prazo limite para a entrega do projeto, de forma que o time trabalhe com maior foco e efetividade.

A preparação para a implementação

Antes de implementar as metodologias ágeis apresentadas, é preciso que você faça uma análise completa da sua empresa, de forma a identificar os pontos positivos e negativos do processo como um todo.

Para realizar esse procedimento, o método mais utilizado é a análise SWOT, que é uma sigla para Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Essa análise é comumente conhecida como análise FOFA.

Ela é vital para traçar um planejamento estratégico para empresas ou para novos projetos. Assim, é realizado um diagnóstico completo para identificar oportunidades de melhoria e definir planos de ação. Dessa forma, os responsáveis pela empresa contam com um embasamento para formular estratégias de gestão e marketing com maior segurança.

Visto que a análise SWOT é útil ao implementar as metodologias ágeis, leia também o artigo em que ajudamos você a fazer uma análise estratégica do seu negócio!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.