Saiba quais são as principais métricas de conteúdos interativos que você precisa acompanhar hoje mesmo

Com as métricas de conteúdos interativos mensuradas, pode-se identificar quais estratégias estão dando certo e melhorar aquelas que, por algum motivo, não alcançaram seu objetivo. O resultado é uma comunicação mais eficiente entre empresa e seu público, ajudando a fidelizá-lo.

métricas de conteúdos interativos

Precisando de mais conversões e vendas? Crie experiências interativas com o Ion!

O conteúdo interativo é uma das tendências para o marketing e está crescendo consideravelmente nos últimos anos. Devido a uma série de benefícios, ele consegue trazer bons resultados para as empresas que as utilizam em suas estratégias de conteúdo.

As métricas de conteúdo interativo, fazem parte do processo de avaliar como os resultados da implementação do conteúdo interativo e ajudam a melhorar os índices, de acordo com o feedback do público e os números colhidos.

O conteúdo interativo exige rapidez na apuração dessas métricas, já que a interatividade é um dos medidores de sucesso do conteúdo. Um conteúdo em que as pessoas não se interessam é então um conteúdo que não alcança o seu objetivo.

Descubra por que o conteúdo interativo é importante para o marketing das empresas e como melhorar as métricas do conteúdo interativo, aqui. Vamos comentar alguns pontos, para que você entenda melhor. São eles:

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Continue conosco e boa leitura! 

    Por que a estratégia de conteúdo interativo é uma tendência?

    A utilização do conteúdo interativo no marketing é uma das maiores tendências do setor e também nas vendas.

    Além de ajudar a aumentar a interação entre o público-alvo e a empresa, gerando aumento na fidelização e no lifetime value (LTV), o conteúdo interativo auxilia também no entendimento da empresa sobre o seu público, melhorando a persona da empresa e otimizando a jornada de compra do consumidor.

    Fora isso, o conteúdo interativo também proporciona aumento do número de compartilhamentos e interações nas redes sociais, além de melhorar as buscas orgânicas, melhorando o SEO do site.

    Nas vendas, o conteúdo interativo também interfere positivamente, já que aumenta a geração dos leads, que inclusive podem ser mais qualificados, tornando-se SQL’s mais conscientes dos produtos e serviços da empresa.

    Todas essas vantagens já foram percebidas por várias empresas, que viram suas métricas de conteúdo interativo terem números superiores aos seus resultados aplicando apenas conteúdo estático em seus planos de marketing.

    De acordo com uma pesquisa feita em 2018 pela Demand Metric em parceria com a ferramenta de criação de conteúdo interativo Ion, detectou que, para 96% dos profissionais de marketing entrevistados, o conteúdo interativo impacta positivamente na jornada de compra.

    Quais as principais métricas de conteúdo interativo?

    Por ser um formato de conteúdo relativamente novo no marketing, alguns profissionais da área encontram certas dificuldades em saber quais são as métricas de conteúdo interativo e como mensurá-las.

    Na pesquisa que citamos anteriormente, dois terços dos profissionais de marketing admitiram que mensuram apenas o básico ou não fazem nenhuma análise de métricas de conteúdo interativo.

    Algumas ferramentas voltadas exclusivamente para a criação de conteúdo interativo, como a ion interactive, já dispõem de algumas métricas em suas plataformas de criação.

    E por serem facilmente integradas com outros softwares, como CRMs e plataformas de Marketing Digital, também consegue entregar métricas de conteúdo interativo mais precisas.

    Apesar de apenas 1 em cada 3 profissionais analisarem as métricas de conteúdo interativo, elas são simples de serem identificadas e avaliadas. Acompanhe!

    Page Views

    O número de visitas à página é uma das principais métricas de conteúdo interativo, já que ele permite analisar se as pessoas se interessaram pelo conteúdo. Pode ser visto pelo Google Analytics.

    Taxa de conversão

    A taxa de conversão é uma métrica que analisa se as pessoas que entraram na página e interagiram com o conteúdo, se tornaram leads ou clientes da empresa. Essa métrica analisa a efetividade do conteúdo interativo.

    Também pode ser visto pelo Google Analytics ou outra ferramenta de Marketing Digital, como RD Station ou Hubspot.

    Número de referências

    Essa métrica analisa o número de menções à sua marca ou ao conteúdo interativo. É importante para analisar se as pessoas estão divulgando espontaneamente o conteúdo e se ele tem potencial de viralização.

    Pode ser identificado pelo BuzzSumo ou pelo Google Alertas, caso coloque um alerta para cada vez que o nome da empresa ou do conteúdo para seja mencionado.

    Taxa de rejeição

    Essa métrica avalia se as pessoas encontraram o que esperavam ao clicar para ver o conteúdo interativo e se ele é efetivo em encaminhar essas pessoas a continuar no site ou fazer alguma ação. É uma métrica que analisa o sucesso do conteúdo interativo.

    Por ser visualizado no Google Analytics.

    Tempo de permanência na página

    O tempo de permanência na página avalia, assim com a taxa de rejeição, o sucesso do conteúdo. Se as pessoas estão permanecendo mais tempo na página, é por que acharam o conteúdo bom, ou seja, era o que elas esperavam encontrar. Pode ser identificado no Analytics também.

    CTR

    O Click Through Rate é uma taxa que mostra a quantidade de cliques para links que estavam no seu conteúdo interativo.

    Isso demonstra o quanto o conteúdo produzido é coerente com os links e mostra o quanto a CTA está persuasiva, já que leva o visitante a outros lugares do site, inclusive uma página de vendas, se for o caso da estratégia.

    Se a taxa não estiver boa mas o tempo de permanência estiver bom, é recomendado fazer testes nas CTA’s da página. Pode ser analisado via Analytics ou outros softwares de Marketing Digital.

    Como melhorar o desempenho desses conteúdos?

    Melhorar o desempenho é uma tarefa que precisa de constante análise das métricas de conteúdo interativo.

    Em primeiro lugar, deve-se levar em consideração que o conteúdo interativo, apesar de trazer algumas respostas rápidas, deve ser analisado a longo prazo.

    Outra dica é escolher as métricas mais importantes, de acordo com o formato do conteúdo e em qual etapa de um funil de vendas ele se encontra.

    E por último, procure analisar a big picture, ou seja, não se prenda a uma métrica ruim para mudar toda a sua estratégia. Leve em consideração algumas métricas que sejam importantes, para evitar tomar decisões erradas baseada em métricas irrelevantes. 

    As métricas de conteúdo interativo são responsáveis por mostrar o sucesso do conteúdo e em quais pontos ele deve melhorar. Apenas criá-lo não é garantia de sucesso da sua estratégia.

    Tem aliados que ajudem nessa trajetória é importante. As ferramentas de criação de conteúdo interativo exercem um papel fundamental nisso. Conheça melhor a nossa!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Ion Conteúdos Interativos

    Crie conteúdos interativos e impulsione suas conversões com Ion.

    O Ion é a melhor plataforma para criação de conteúdos interativos. Crie quizzes, calculadoras, infográficos, e-books, landing pages e outros formatos 100% interativos sem escrever uma linha de código.

    Crie conteúdos interativos com Ion e multiplique seus resultados de marketing

    Crie conteúdos interativos com Ion e multiplique seus resultados de marketing

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.