Métricas de Inbound Marketing: o que é preciso mensurar?

Você acaba de encontrar o post mais completo sobre métricas de Inbound Marketing. Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e aprenda o que deve mensurar.

Métricas de Inbound Marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O que pode ser mais desanimador do que iniciar um projeto, investir nele e não enxergar nenhum resultado? Ou, ainda, não ter ferramentas e conhecimento suficiente para fazer essas medidas.

É comum ouvirmos falar que um dos grandes benefícios do Inbound Marketing é a possibilidade de mensuração. Ao contrário do que acontece no outbound, onde medir as ações ainda é algo bastante incerto e que não traz resultados tão confiáveis, no Inbound tudo é mais palpável.

Temos mais controle das ações: conseguimos saber, por exemplo, exatamente quem abriu um email, quem clicou em determinado link, quem não quer mais receber nossas mensagens.

Mas, o que mais devemos mensurar?

O que é importante analisar para saber se a sua estratégia de Inbound Marketing está tendo resultado?

A seguir apresentamos algumas métricas — também conhecidas por KPI (Key Performance Indicator) — que não podem ficar de fora do seu check list ao avaliar os resultados do Inbound Marketing para o seu negócio.

ROI (Retorno sobre o investimento)

Esse é dos indicativos mais importantes nas estratégias de marketing. Por meio dele, é possível ter uma avaliação realista do seu desempenho para saber quais as campanhas estão gerando mais resultado.

A conta é simples:

ROI = faturamentos – investimentos / investimentos.

O ROI pode ser medido de forma integral — avaliando todas as suas ações de Inbound Marketing — ou avaliando as ações individuais ou até mesmo de um canal (mídia on-line, SEO, email marketing, redes sociais etc.). Aqui você acessa uma calculadora para saber o ROI do seu marketing digital.

Aprenda mais sobre ROI neste post.

Taxa de conversão

Não é só no e-commerce que é necessário mensurar a taxa de conversão. Veja abaixo outros exemplos onde é importante avaliarmos este KPI:

  • Landing page: total de leads / total de visitas
  • Download de materiais: total de downloads / total de visitas
  • Email marketing: total de vendas / total de cliques
  • Mídias sociais: total de acessos vindo da rede / leads convertidos

É interessante também analisar essas métricas para identificar ações que  alavanquem esses números. Por exemplo: se a taxa de conversão de uma landing page está muito baixa, será que não há algum problema com os formulários, textos, cores, call to action?

Custo por visitante

Se a sua empresa tem um site, a conta é bem simples: número mensal de visitas dividido pelo valor total investido no site e nas campanhas que direcionaram as visitas para ele (mídia digital, mídias sociais, email marketing etc.).

O número vai lhe informar qual é o seu esforço e quanto você gasta para fazer com que uma pessoa acesse sua página.

Custo por lead (CPL)

Esse índice traz o valor de cada lead gerado em uma campanha. É necessário dividir o total do investimento em Inbound Marketing pelo número de leads gerados, de diversas fontes de tráfego.

Métricas do funil de vendas

​Finalmente é hora de medir os resultados de todos os esforços de Inbound Marketing. Com todas essas métricas, a busca gira em torno de fechar mais clientes. Um termo bastante comum para quem trabalha com marketing é o funil de vendas.

No funil de vendas, primeiro temos o número de visitantes que chegam ao seu site por diversos canais. Depois, podemos fazer a seguinte relação: desse número x de visitantes, quantos converteram (baixaram algum material)? Passamos, então, para os leads.

Dos leads, quantos deles foram trabalhados por meio de conteúdo ou de contatos da equipe de vendas a ponto de tornarem-se oportunidades? Passamos para o final do funil, em que as oportunidades foram convertidas em negócios fechados.

Nesse momento é interessante pensar em algumas métricas e questionar a performance por etapa: qual é a proporção de visitantes que se tornaram leads? Se é muito pequena, o que pode estar acontecendo com esse visitante que chega até a sua página, porém, não baixa nenhum material?

A relação entre a quantidade de leads e oportunidades geradas é outro indicativo interessante: se tanta gente se interessa pelo seu conteúdo e baixa seus materiais, por que será que você não consegue deixar esses leads qualificados? Por fim, qual é a relação entre as oportunidades geradas e os negócios fechados?

Será que a equipe comercial está dando um atendimento adequado a essas pessoas que já demonstraram forte interesse pelo seu produto ou serviço… O que falta para eles fecharem com a sua empresa?

Outra comparação interessante também é a relação entre as duas pontas do funil, observando a quantidade de visitantes que acessa seu site versus a quantidade de clientes que você está conseguindo fechar.

Um último item que podemos acrescentar aqui é sobre a retenção de clientes.

Afinal, não adianta só fecharmos clientes se não conseguimos mantê-los com a nossa empresa.

Sem métricas fica bem difícil saber o resultado das suas ações. Invista nessas formas de avaliar o que está sendo feito e fique mais seguro em relação à execução do plano de Inbound Marketing.

Para saber mais sobre Como mensurar e otimizar canais de marketing digital, acesse nosso e-book.

Guest post produzido pela NextIdea.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.