Métricas de Redes Sociais: um manual prático para aprender o que e como analisar

Métricas de Redes Sociais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Já falei algumas vezes da minha dificuldade em aprender a analisar dados e métricas. Quando me tornei a principal responsável pelos nossos canais de redes sociais, gastei (e ainda gasto, para ser sincera) uma grande parte dos meus dias me dedicando a estudar as métricas de redes sociais e aprendendo a analisá-las de forma eficaz.

Sabendo da necessidade e dificuldade que a maioria das empresas enfrentam em relação à essa mesma questão (muitas não sabem como ou o quê analisar em suas estratégias de mídias sociais), fizemos esse guia de métricas de redes sociais para ajudar vocês com esse desafio.

Antes de começarmos, é essencial que você tenha em mente que não existe uma boa estratégia de redes sociais sem a análise de dados e métricas.

Sim, isso mesmo. Segundo a Social Media Trends, 25% das empresas brasileiras não analisam NENHUMA métrica em sua estratégia. Esse é um número alarmante! Isso significa que 25% das empresas estão desperdiçando tempo e dinheiro sem saber se seus esforços estão ou não dando resultado.

Essa cultura de achismo precisa acabar no mercado digital brasileiro. Precisamos ser orientados por dados e meu objetivo com esse conteúdo é que você entenda a importância da análise de métricas e saiba como aplicá-las no seu negócio.

Vamos lá?

ebook marketing nas redes sociais

Começando do começo: entendendo o que analisar nos principais canais de redes sociais

Todas as principais redes sociais da atualidade possuem um Analytics básico (alguns mais avançados que outros) disponível para sua página ou perfil. Mostraremos um a um para que você entenda que a análise de métricas de redes sociais pode sim ser feita sem a ajuda de uma ferramenta externa e de forma simplificada.

Facebook

Vamos começar pelo Facebook, a maior rede social do mundo. A ferramenta de análise do Facebook é chamada de Facebook Insights. Você pode acessar o Facebook Insights da sua página clicando na aba “informações”, como na imagem abaixo:

metricas de redes sociais - facebook

Dentro do Facebook Insights você encontrará todas as suas principais métricas da rede social, podendo analisar diversos fatores:

metricas de redes sociais - facebook 2

Vamos começar do começo!

metricas de redes sociais - facebook 3

Em “visão geral” você pode acompanhar o resumo da sua página, com as principais métricas: Ações na Página, Visualizações, Curtidas, Alcance, Envolvimento, Mensagem e Vídeos.

Sugerimos que você dê uma olhada em todas as abas disponíveis no Facebook Insights com bastante cuidado. Hoje, vamos nos focar em Curtidas, Alcance, Publicações e Pessoas.

Curtidas

O número de curtidas é a métrica mais básica do Facebook, principalmente para páginas recentes. Ela é um dos maiores indicadores do crescimento de uma página, mas tome cuidado: o número de curtidas/seguidores é uma métrica de vaidade que, sozinha, não significa muita coisa (falaremos mais disso daqui a pouco!).

metricas de redes sociais - facebook 4

Na aba de curtidas, dois dados são muito interessantes: o total líquido de curtidas e onde as curtidas na sua página ocorreram. A parte de “descurtidas” também é muito valiosa: com ela, você consegue entender quais publicações podem ter incentivado um seguidor a desistir de seguir a sua página.

E ao saber onde as curtidas na sua página mais acontecem, você consegue pensar em ações e estratégias para estimular mais curtidas!

metricas de redes sociais 3

Alcance

O alcance é definido pelo número de pessoas que viram suas publicações. Com o algoritmo do Facebook esse alcance orgânico é cada vez menor! Veja a diferença entre o alcance orgânico e pago:

metricas de redes sociais - alcance

Na aba de “Alcance”, a métrica mais interessante é a de ocultar, denunciar como spam e descurtidas. Lá você consegue ver claramente o número de pessoas insatisfeitas com suas publicações e monitorar os dias em que isso ocorreu. Métricas negativas são extremamente importantes, não se esqueça! 😉

metricas de redes sociais - ocultar e descurtidas

Publicações

A aba de publicações é extremamente valiosa! Nela, você consegue conferir os dias e horários em que suas publicações possuem mais alcance.

metricas de redes sociais - melhor horário de publicação

Além disso, clicando na setinha (como na imagem abaixo), você consegue ver o alcance das suas publicações dividindo-as entre alcance e impressões orgânicas e pagas e o alcance entre fãs/não fãs.

metricas de redes sociais - alcance organico

Na outra setinha, você consegue segmentar as métricas das sua publicações de acordo com os cliques nas publicações, engajamento, ocultações e taxa de envolvimento.

metricas de redes sociais - publicações

Pessoas

A aba de “pessoas” é importantíssima para entender com quem você está conversando na sua página e quem acompanha de verdade suas publicações. Você pode diferenciar entre os fãs, pessoas alcançadas e pessoas envolvidas.

metricas de redes sociais - informações demográficas

MATERIAIS INDICADOS PELA AUTORA: COMO FAZER SUCESSO NO FACEBOOK
Marketing no Facebook: como fazer sucesso na Rede (Ebook Completo)
Facebook Ads: Confira o guia PRÁTICO e COMPLETO
Como otimizar suas conversões com o Facebook Ads

Twitter

O Analytics do Twitter é super completo! Para acessá-lo, basta clicar no seu perfil e, em seguida, em “Estatísticas”.

metricas de redes sociais - métricas twitter

Na página inicial do Twitter Analytics você consegue ver as informações mais gerais sobre seu perfil, como número de menções, visitas ao perfil e impressões dos seus tweets. Você também consegue o seu Tweet, Seguidor e Menção de maior destaque.

Mas a parte mais interessante não é essa! Claro que esses dados são valiosos, mas ainda conseguimos avaliar métricas muito mais interessantes pela ferramenta.

metricas de redes sociais - atividade twitter 2

Na aba “Tweets”, por exemplo, você consegue conferir a performance de cada tweet seu, suas impressões gerais e sua taxa de envolvimento com as publicações.

Agora vamos para a aba de “Públicos”, a mais interessante do Twitter Analytics. Nela, você consegue ver com clareza dados importantes sobre seus seguidores, como seus principais interesses, sexo, idade e até qual operadora de celular eles mais utilizam. Você ainda pode comparar o seu público com o de outros perfis (como o de seu concorrente), para conferir se as pessoas que seguem os dois perfis realmente têm interesses semelhantes ou não.

metricas de redes sociais - twitter analytics

metricas de redes sociais - twitter analytics 2

O Twitter Analytics ainda deixa que você analise seus aplicativos e rastreie suas conversões.

número de caracteres do twitter

Instagram

O Instagram Analytics ainda é bem básico, mas não deixa de ser relevante. Nele, você consegue ver as impressões, alcance, seguidores, visualizações do perfil e algumas métricas mais específicas, como cliques no site. Você também consegue conferir as publicações mais populares do período analisado.

metricas de redes sociais - instagram anlytics

MATERIAIS INDICADOS PELA AUTORA: COMO FAZER SUCESSO NO INSTAGRAM
Marketing no Instagram: Como fazer sucesso e ganhar seguidores
Melhore os seus resultados orgânicos no Instagram: Um guia para alcançar mais engajamento e pessoas

LinkedIn

O Analytics do LinkedIn pode oferecer insights muito interessantes! Além de poder ver a performance de cada uma das suas publicações, você também pode ver a demografia dos seus seguidores (além de outros recursos), o que ajuda (e muito) a entender com quem você está falando na maior rede social profissional do mundo.

metricas de redes sociais - linkedin analytics

metricas de redes sociais - linkedin analytics 2

metricas de redes sociais - linkedin analytics 3

Youtube

O Analytics do Youtube é completíssimo! As principais métricas para ficar de olho por lá são as visualizações, seguidores, likes, e minutos assistidos.

metricas de redes sociais - Youtube analytics 2

Sugerimos fortemente que você dê uma olhada em todas as funções que a ferramenta do Youtube oferece como análise. Dá pra entender muito bem qual vídeo seu é o mais interessante, como as pessoas estão chegando no seu canal, quem é o seu público… explore bastante!

metricas de redes sociais - Youtube analytics

como ganhar inscritos no youtube

Pinterest

O Analytics do Pinterest é muito similar aos das outras redes sociais que mostramos aqui. Ele te dá métricas gerais de alcance e do crescimento do perfil. Você também pode investigar mais a fundo suas impressões, dados de pins salvos, cliques para seu site e os interesses do seu público-alvo.

metricas de redes sociais - pinterest analytics

metricas de redes sociais - pinterest analytics 2

metricas de redes sociais - pinterest analytics 3

Métricas de redes sociais essenciais para acompanhar

Ufa! Agora que já vimos como você pode analisar as métricas principais dentro de cada rede social, vamos conversar: quais métricas eu REALMENTE preciso acompanhar? Vamos falar das essenciais!

Alcance

O alcance, como já falamos, mede como seu conteúdo está sendo distribuído. Quantas pessoas você está atingindo com suas publicações nas redes sociais? Sozinha, a métrica de alcance não diz muita coisa, por isso ela deve sempre contar com outras métricas de apoio, como o engajamento.

Frequência: acompanhar diariamente

Volume (ou: conversas e discussões sobre a sua marca)

O volume é muito mais do que o número de publicações ou interações que estão acontecendo sobre a sua marca nas redes sociais. O volume mede se as pessoas realmente estão falando sobre você – a métrica “pessoas falando sobre isso”, no Facebook, segue essa mesma lógica.

Frequência: acompanhar diariamente e gerar relatórios mensais com os principais tópicos

Tráfego de rede social

O tráfego de social é essencial se você tem uma estratégia de Marketing De Conteúdo! Ele analisa quantas pessoas estão chegando no seu site ou blog através de publicações em redes sociais. Você pode conferir como anda o seu tráfego de social através do Google Analytics, em “Aquisição”.

metricas de redes sociais - google analytics

Taxa de conversão

Ainda na parte de aquisição do Google Analytics, ao clicar em “redes sociais”, você pode conferir métricas mais aprofundadas, como a taxa de conversão (“conversões”), ou seja: quantas pessoas realmente estão começando um contato maior com a sua empresa? Uma métrica essencial para entender se seus esforços estão impactando no crescimento geral do seu negócio.

A conversão é você que decide: você pode analisar quantos visitantes viraram leads, clientes, compraram seu produto… isso depende totalmente dos seus objetivos.

metricas de redes sociais - google analytics 2

Frequência: acompanhar mensalmente.

ROI

O ROI (return over investiment) é uma das métricas mais importantes quando falamos de Marketing Digital e em Social Media não seria diferente. O ROI é calculado da seguinte maneira:

metricas de redes sociais - roi

Como aplicar isso em Social Media? Exemplo:

Você investiu R$ 100 reais de Facebook Ads para divulgar um evento de Marketing que está organizando e conseguiu vender com a ação 10 ingressos, a 100 reais cada, totalizando R$ 1000 em vendas. O seu ROI, então, foi de 9x o valor investido, ou seja, 900%.

Frequência: é importante analisar o ROI de todas as suas ações em Social para evitar o desperdício de dinheiro.

Engajamento

O engajamento é a métrica que mais consideramos por aqui, já que nossa estratégia de Social Media é focada, principalmente, na distribuição de conteúdo e na construção da imagem da nossa marca. Analisamos o engajamento considerando o número de likes, compartilhamentos e comentários de cada publicação.

Frequência: diariamente e em todas suas publicações! Fazer também relatórios semanais e mensais, comparando a taxa geral de engajamento dos seus canais.

Crescimento do canal

O crescimento do canal é uma das métricas que consideramos mais relevantes na nossa estratégia de Social Media. Medimos o crescimento avaliando o aumento da nossa base de seguidores, do nosso engajamento e do tráfego vindo de social.

Frequência: acompanhar semanalmente, mensalmente e por quarter (a cada 3 meses).

Métricas de vaidade x Métricas reais

Nesse momento, você pode estar se perguntando: por que você não mencionou métricas como curtidas ou seguidores como parte das métricas essenciais?

A resposta é simples: porque essas métricas são consideradas de vaidade. Métricas de vaidade são aquelas que inflam o ego e podem nos deixar bem felizes (e tudo bem ficar feliz com 1000 curtidas na sua publicação!), mas que não necessariamente trazem resultados reais para o seu negócio.

O blog Buffer disse algo muito relevante sobre isso:

A pergunta que você deve responder é: essa métrica ajuda você a tomar decisões? Quando você olha para essa métrica, você sabe o que fazer com ela? Se você não sabe, provavelmente está olhando para uma métrica de vaidade.

Ao invés disso, foque-se no engajamento da publicação.

Ferramentas que você pode usar para medir tudo isso

Ufa! Eu sei que olhando para tudo que eu disse aqui pode bater um certo desespero: como eu vou conseguir medir todas essas métricas? Você não precisa entrar em rede por rede e anotar todos os dados em uma planilha. Existem várias ferramentas para ajudar você com essa tarefa:

Quintly

A Quintly é a ferramenta que usamos para a análise das nossas métricas de redes sociais e já fizemos até um review dela por aqui. Ela oferece inúmeras opções de monitoramento e permite que você veja todas as suas redes sociais em um só dashboard.

Google Analytics

Não precisa nem falar como ela é importante, não é mesmo? Citamos o Analytics várias vezes ao longo do texto e ele é essencial para qualquer estratégia de Marketing Digital.

Aprenda tudo sobre Google Analytics

Buffer

Além de ter um dos melhores blogs sobre o assunto, o Buffer também oferece uma ferramenta extremamente completa de gestão de mídias sociais. Vale a pena dar uma olhada!

Confira também outras 47 ferramentas para monitoramento de redes sociais.

Concluindo… no data, no talk!

Se está começando a se aventurar no assunto, tudo isso aqui pode parecer russo para você. Mas é mais simples do que parece, eu juro!

Contra dados não há argumentos e é muito importante que sua estratégia de Social Media seja orientada a dados. Não desista! 🙂

Quer entender outras questões importantes sobre as redes sociais e potencializar seus resultados nesse tipo de mídia? Baixe nosso Kit completo de Marketing nas Redes Sociais.

Tamanho de imagem nas redes sociais

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.