Microfone para podcast: conheça os 5 melhores modelos disponíveis no mercado

Encontrar um bom microfone para podcast é um desafio simples, mas que exige avaliar algumas especificações. A melhor escolha é aquela feita com base no seu formato de conteúdo e na infraestrutura disponível. Só assim a compra terá o melhor custo-benefício possível.

microfone para podcast

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Encontrar um bom microfone para podcast tem sido um objetivo comum entre os criadores de conteúdo que desejam adotar esse formato.

A decisão é ótima, afinal, o Brasil já é o segundo maior consumidor de podcasts do mundo, atrás apenas dos EUA. Essa grande audiência espera, além de um bom conteúdo, qualidade na experiência.

Um som limpo, claro e audível é apenas uma das bases de um bom podcast, mas não deixa de ser um fator decisivo e capaz de engajar.

Com cada vez mais opções no mercado e uma grande variedade de temas, gravações com baixa qualidade podem não despertar o desejo de continuidade no ouvinte, que buscará uma alternativa rapidamente.

Diante disso, bons microfones fazem toda a diferença para criar um conteúdo que prenda a atenção de quem ouve. Hoje, é possível ter equipamentos adequados e de bom nível sem gastar uma fortuna. A escolha do modelo certo é fundamental, e é com isso que vamos ajudá-lo!

Neste post você saberá mais sobre o tema, passando pelas seguintes pautas:

Continue a leitura e confira!

Por que investir em um microfone para podcast?

Um conteúdo preciso e de qualidade é o ponto de partida em um podcast. As pessoas buscam temas de seu interesse, o que gera expectativa sobre o que será falado. No entanto, não é possível se ater apenas a isso e deixar de lado a parte técnica da produção desse material.

Bons equipamentos de gravação elevam muito as chances de causar um impacto maior no público-alvo. Hoje, qualquer pessoa que tenha um smartphone pode gravar um conteúdo em áudio, o que não significa que o resultado, ao menos em termos técnicos, será o melhor possível.

Em contrapartida, um áudio gravado com um bom equipamento é muito mais atrativo e, principalmente, torna a experiência mais completa.

Um bom conteúdo e uma qualidade sonora ideal são a combinação perfeita para tornar um podcast um ótimo produto, especialmente com tanta concorrência no cenário atual.

Quais os melhores microfones para podcast?

Para chegar ao resultado ideal da combinação entre bom conteúdo e áudio adequado, o microfone para podcast é a ferramenta decisiva na hora da produção. Com cada vez mais boas ideias sendo transformadas em produtos do tipo, pode ser difícil competir sem bons recursos.

É como no futebol, em que a tecnologia das chuteiras é cada vez mais desenvolvida visando a performance no jogo. Um craque extraordinário pode até conseguir se destacar usando um modelo de 20 anos atrás, mas na disputa entre dois jogadores comuns, certamente aquele que calçar a chuteira mais tecnológica terá uma vantagem, ainda que sensível.

Portanto, para quem busca esse destaque nos podcasts, encontrar o microfone ideal é importante, e essa busca deve ser baseada em dois requisitos: custo-benefício e modelo que atenda ao seu formato de conteúdo.

A seguir, separamos os principais tipos de microfone para que você entenda melhor como cada um funciona e qual deles você deve escolher!

1. Omnidirecional

O microfone omnidirecional é um modelo capaz de gravar todos os sons de um ambiente, ou seja, ele trabalha com uma captação praticamente em 360°. Esse é um modelo tradicional e bastante útil, especialmente para podcasts com vários participantes.

Seu uso é simples, principalmente no modelo USB — basta conectá-lo a um computador, sem necessidade de configuração e mixagem, para começar a gravar.

Portanto, o omnidirecional atende bem os produtores de modelos de debates ou podcasts livres, em que várias pessoas discutem sobre o tema.

A vantagem principal é usar apenas um equipamento de som, mas que capta tudo do ambiente. É importante que seu uso seja feito em salas com isolamento acústico, já que o omnidirecional também capta ruídos do ambiente.

Microfone omnidirecional

2. Shotgun

O shotgun é o microfone para podcast ideal para quem grava sozinho e não tem uma estrutura muito complexa, como uma sala com isolamento acústico. Seu funcionamento é simples: ele é totalmente direto e linear, ou seja, capta com perfeição a voz de quem fala em frente a ele, e só!

Esse modelo consegue fazer um trabalho bem específico e funciona muito bem para podcasts mais simples, em que não há debates, ou em que cada integrante grava sua parte separadamente.

Outra ótima vantagem dele é a eliminação de latência do áudio, ou seja, ao usar fones de retorno, quem está falando pode ouvir em tempo real a sua voz, o que agiliza muito o processo de gravação.

Microfone para podcast shotgun
Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
10 podcasts que você precisa começar a seguir
Saiba como ouvir podcasts usando os 7 melhores agregadores disponíveis
Crescimento de podcasts no Brasil impulsiona investimentos de marcas
Google mostrará episódios de podcasts nos resultados de busca

3. Condensador

Microfones condensadores são o que há de mais tecnológico e qualificado para as gravações. Se você é um iniciante em podcasts, certamente ele não será o mais recomendado, e os motivos são vários.

Primeiramente, sua configuração é mais complexa e exige a conexão com uma mesa de som, algo que, naturalmente, precisa de alguém que saiba operar.

Outro ponto importante é a captação de som, que é de grande qualidade, mas que não faz sentido se a infraestrutura não for compatível. Ele é o mais adequado para quem produz podcasts em estúdios profissionais.

No fim das contas, seu custo e sua operação o tornam uma ótima escolha apenas para quem já é profissional e tem infraestrutura e equipe à disposição.

Microfone condensador

4. Ribbon

O ribbon, também conhecido como microfone de fita, é uma variação muito popular do condensador, com tecnologia bem diferente, mas praticamente com a mesma aplicação.

Eles podem funcionar muito bem em podcasts, desde que sejam aplicadas as mesmas condições de infraestrutura que já citamos. Seu custo também é um pouco elevado, o que limita o uso.

Microfone de podcast Ribbon

5. Gravador

Gravadores também podem ser boas opções de microfone para podcasts! A maioria deles tem um funcionamento muito otimizado em que você grava já transmitindo o conteúdo automaticamente para o computador.

Assim, fica mais fácil salvar o conteúdo para fazer ajustes ou simplesmente publicar na plataforma escolhida.

Gravadores profissionais de alto desempenho podem ser tão ou mais caros do que microfones também de ponta, mas há opções acessíveis no mercado.

Eles funcionam perfeitamente para quem também grava o podcast sozinho ou com cortes, sem um debate com vários participantes falando simultaneamente.

Gravador para podcast

Como produzir um ótimo conteúdo mesmo com equipamento limitado?

Você precisa, basicamente, de um bom microfone para podcast e um local com poucos ruídos. Dá para fazer ótimos conteúdos mesmo sem tanta infraestrutura.

Para ajudar quem está iniciando, aí vão algumas dicas:

  • o microfone deve ser prioridade, portanto, assim que for possível, compre o seu;
  • antes de comprar, entenda qual modelo se encaixa na necessidade do formato do seu podcast;
  • pesquise diferentes marcas e cheque a avaliação de usuários;
  • se você não tem um local de isolamento acústico e grava o podcast sozinho, um bom recurso “quebra-galho” é fazer a gravação de frente para um guarda-roupas aberto.

Um microfone para podcast é uma ferramenta cada vez mais buscada, uma vez que esse formato também ajuda a gerar conteúdo de destaque em estratégias de Audio Marketing. Basta escolher seu formato, analisar sua estrutura disponível e escolher o modelo mais adequado!

Vai começar a gravar seu podcast em breve? Antes, confira o ebook que preparamos com uma checklist para produzir seu material!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.