Microinfluenciadores: entenda o que são e como utilizá-los na sua estratégia de Marketing

Microinfluenciadores: entenda o que são e como utilizá-los na sua estratégia de Marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quem trabalha com gestão de Marketing costuma ter um desafio constante: desenvolver estratégias e ações que levem a empresa aos resultados esperados. Porém, nem sempre o orçamento é o suficiente, fazendo com que se opte por soluções de menor custo e efetivas como contar com microinfluenciadores.

A primeira dúvida que surge ao se levantar essa ideia é: microinfluenciadores não são aqueles famosos por terem milhões de seguidores nas redes sociais? Embora algumas pessoas possam pensar assim, na verdade, eles não são.

Portanto, para que você saiba quem são os microinfluenciadores e o quão importantes eles podem ser para a sua estratégia, acompanhe este post até o final. Vamos lá?

O que são os microinfluenciadores?

Ter o apoio dos maiores influenciadores do mercado geralmente tem um resultado positivo na estratégia de Marketing Digital. Afinal, ela é baseada no alcance e no envolvimento das mídias sociais que esses influenciadores dirigem, o que nos garante exposição a uma enorme audiência.

Porém, além dos influenciadores, temos também os microinfluenciadores. Esse é um termo relativamente novo e sem muita conexão com os influenciadores que têm fama e dinheiro. Os microinfluenciadores são usuários de mídias sociais com seguidores significativamente menores, porém, mais relevantes.

O termo “microinfluenciadores” imediatamente nos faz pensar em quantidade, como o número de seguidores e o alcance da mídia social. Essa, no entanto, é uma visão míope que requer investigação mais profunda. A essência do termo está na proximidade entre as pessoas.

Por exemplo, um grupo de ciclistas conectados nas mídias sociais tem uma influência maior na decisão de compra de outro ciclista do que qualquer influenciador em evidência.

Portanto, a microinfluência não é definida pelo número de seguidores sociais, mas pela relevância do nicho em questão. Até porque o número de seguidores não permite prever se alguém vai comprar ou não. Tendo isso em mente, parece que mais e mais marcas tendem a envolver microinfluenciadores.

Quais são as outras vantagens de ter um microinfluenciador?

Os microinfluenciadores podem ter menos seguidores do que os grandes influencers, mas usar os micros pode ter um valor mais lucrativo. Afinal, as pessoas são mais influenciadas por relacionamentos íntimos e confiança, e isso é o que eles trazem.

Por essa razão, é comum que as empresas optem por trabalharem com esse tipo de influenciados digital. Eles investem pessoalmente em seu marketing pessoal, de modo que se tornaram fontes confiáveis de recomendação de seus seguidores. O que quer que esses microinfluenciadores digam, seus seguidores certamente assinarão embaixo.

Como encontrar microinfluenciadores?

Agora que você entendeu como funciona o trabalho com microinfluenciadores, deve estar se perguntando onde pode encontrá-los, certo?

Bom, a primeira dica é: não escolha alguém aleatoriamente. Certifique-se de que os seus influenciadores estão alinhados com a imagem da sua empresa.

Como dito, a maioria desses influenciadores são pessoas comuns. Assim, investigue-os em seus perfis de mídia social para se certificar de que são as pessoas certas para representar a sua empresa, pois, a última coisa que você quer, certamente, é trabalhar com alguém que comprometa a reputação de sua marca.

Você também quer ter certeza de que não está trabalhando com microinfluenciadores que representam marcas em conflito com seus produtos ou serviços.

Por exemplo: imagine alguém que administre uma empresa que cria produtos veganos e que evitar a crueldade contra animais faça parte da missão da marca. Seria uma ideia muito ruim trabalhar com um microinfluenciador que promova empresas que vendem jaquetas de couro, por exemplo.

Por isso, comece com seus seguidores existentes. É mais fácil trabalhar com alguém que conhece sua marca e já pode ter alguns de seus produtos.

Quem sabe, talvez eles até tenham postado sobre sua empresa no passado. Reserve algum tempo para descobrir se alguém que postou sobre sua marca nas mídias sociais tem muitos seguidores.

Como iniciar uma estratégia com microinfluenciadores?

Agora que você já entendeu como encontrar os microinfluenciadores, separamos aqui algumas dicas para começar uma estratégia com eles para a sua empresa.

Use ferramentas para ajudá-lo a analisar possíveis influenciadores

Existem plataformas que ajudam na conexão entre microinfluenciadores e marcas. O Klear é um deles. O sistema analisa mais de 500 milhões de perfis em 60 mil categorias diferentes dos últimos cinco anos.

Ele permite que você restrinja sua pesquisa por rede, como Twitter, Instagram, YouTube ou blogs.

Se você quiser trabalhar com influenciadores nessa rede, pode se conectar diretamente a eles por meio dessa plataforma.

Você pode até trabalhar com vários influenciadores para cada campanha. Depois, você verá as análises de cada uma delas com informações valiosas.

O Klear mostra essas informações para cada influenciador em todas as plataformas sociais que elas usam para promover seus produtos.

Dessa forma, é mais fácil avaliar quais influenciadores estão tendo mais sucesso com sua marca. Estas são as pessoas com quem você vai querer trabalhar no futuro.

Há outro motivo pelo qual você deve usar ferramentas para analisar seus microinfluenciadores: você não pode simplesmente presumir que conhece o público-alvo deles.

Por exemplo: vamos supor que a sua empresa esteja segmentando homens entre 25 e 45 anos que moram na cidade de São Paulo ou nos arredores dela. Você, então, encontra um influente em potencial que é um homem de 22 anos que mora em São Paulo com 20 mil seguidores no Instagram. Perfeito, certo? Depende.

Só porque um microinfluenciador se encaixa no seu mercado-alvo não significa que seus seguidores também o façam. Se 80% dos seguidores dessa pessoa não se encaixarem no perfil da sua persona, procure outro microinfluenciador para representar seus produtos.

Microinfluenciadores com contas de negócios do Instagram, geralmente, têm análises detalhadas e insights sobre seus seguidores. Isso ajudará você a garantir que seus microinfluenciadores tenham os mesmos seguidores que se encaixam em seu mercado.

Como resultado, você verá uma taxa de engajamento maior, o que aumenta a credibilidade do que você está vendendo.

Peça para microinfluenciadores compartilharem uma história

Ter microinfluenciadores postando sobre sua marca é uma estratégia de Marketing eficaz. Mas, você precisa encontrar maneiras de maximizar o engajamento.

Dizer às pessoas que um produto é ótimo não é tão eficaz quanto mostrar que é ótimo. Uma das melhores maneiras de conseguir isso é dominando a arte de contar histórias.

Peça aos seus microinfluenciadores para que expliquem como seu produto melhorou suas vidas. Eles podem fazer isso postando nas redes sociais ou compartilhando essas histórias em suas avaliações on-line. Isso adiciona credibilidade à sua marca e produtos.

Construa relacionamentos de longo prazo com microinfluenciadores

Quando você procura um microinfluenciador para representar sua marca e agregar credibilidade aos seus produtos, pense em procurar alguém com quem possa criar um longo relacionamento de trabalho.

É mais fácil continuar trabalhando com os mesmos influenciadores em vez de encontrar um novo sempre que você quiser executar uma campanha. A não ser que o envolvimento deles seja baixo e os seguidores não responderem. Nesse caso, não há problema em você cortar os laços.

Mas se as coisas correrem bem nas primeiras campanhas, veja o que mais você pode conseguir com esse influenciador.

Digamos que você comece postando no Instagram. Em seguida, você pode passar para publicações no Facebook ou compartilhar sua história de sucesso em seu site.

Depois disso, peça a eles que escrevam comentários sobre seus produtos em vários sites de terceiros.

Repetição é fundamental. Quanto mais você conseguir que seus microinfluenciadores postem e falem sobre sua marca de forma consistente, mais eficaz será sua estratégia de Marketing.

Descubra quais microinfluenciadores seus concorrentes estão usando

Se você não pode vencê-los, junte-se a eles. Essa é uma estratégia comprovada pelo tempo e funciona. Se a campanha de Marketing de um concorrente está indo bem com um microinfluenciador, copie e fale com o influenciador.

Essas pessoas geralmente não estão vinculadas por contratos, portanto, você também pode buscá-las para que falem sobre seus produtos. Sobretudo quando se trata de nichos que não podem apostar em mídia paga, por exemplo.

Imagine uma empresa cujos produtos não atendam as regras de publicidade do Facebook e Instagram e, portanto, não possam ser divulgados por meio de anúncios. Em vez disso, o que pode ser feito é pedir que o microinfluenciador fale a respeito dos produtos em suas redes sociais.

Encontre microinfluenciadores a partir de hashtags

Hoje em dia, as hashtags são tudo quando se trata de Marketing em redes sociais. Você precisa saber quais hashtags são as mais comuns em relevância para sua campanha de Marketing e usar essas hashtags nas postagens de seus microinfluenciadores.

Aprenda tudo sobre Redes Sociais

De acordo com Amy Porterfield, autenticidade e engajamento são tudo quando o assunto é microinfluenciadores, pois eles podem ter um número menor de seguidores, mas seu envolvimento com o público é o verdadeiro negócio.

Afinal, eles estão ativamente envolvidos com seus seguidores de modo que, quando eles falam, as pessoas ouvem.

Assim, encontre esses influenciadores por meio de pesquisa de hashtag, podcasts e sugestões e faça contato com eles. Mas lembre-se: é muito importante investir em pessoas que já estejam engajadas com a persona que você pretende atingir.

Gostou de saber como utilizar microinfluenciadores? Não deixe de seguir estudando e veja as melhores práticas para fazer marketing no Youtube.

como ganhar inscritos no youtube
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.