Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 20 de novembro de 2019. | Atualizado em 20 de fevereiro de 2020


Com tantos conteúdos e materiais disponíveis para os usuários na Internet, é fundamental conhecer novas estratégias de apresentar a sua marca aos consumidores e aqueles em potencial. Os microsites interativos são excelentes alternativas para quem precisa criar campanhas mais segmentadas para o seu público-alvo.

Dentro de um mercado muito concorrido, as empresas precisam encontrar formas de inovar nas suas estratégias e apresentar materiais diferentes aos seus consumidores, oferecendo uma experiência melhor aos usuários.

Afinal, você está disputando o tempo inteiro com seus concorrentes e é fundamental disputar os mesmos espaços em alto nível.

Além da atenção com os fatores externos, é preciso mostrar aos seus superiores dentro da hierarquia da empresa que as iniciativas escolhidas são, de fato, eficientes.

Portanto, investir em conteúdos interativos, como um microsite interativo, pode se tornar um diferencial competitivo para que o seu negócio se destaque.

Mas, na prática, você sabe o que significa essa estratégia? A seguir, vamos falar sobre:

Então continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas!

 

O que é um microsite interativo?

O que é, afinal, um microsite interativo? Em resumo, é um site separado da página principal da sua marca ou empresa, normalmente com uma URL própria ou, em casos mais raros, um subdomínio do endereço oficial.

A ideia é apresentar um contudo, produto e/ou serviço mais específico, enquanto a sua página principal tem o foco mais amplo, como uma landing page.

Enquanto o seu domínio oficial apresenta o seu negócio de maneira mais abrangente, os microsites oferecem conteúdo interativo mais segmentados e focado em apenas um único objetivo.

Suas principais utilizações são, normalmente, para o lançamento de produtos, eventos com data específica ou conteúdos para um público específico.

Portanto, em resumo, os microsites interativos são utilizados para os seguintes objetivos:

  • campanhas de Marketing à curto prazo;
  • eventos ou promoções com tempo determinado;
  • apresentação mais completa de um produto e/ou serviço.

Uma forma, portanto, de otimizar as suas ações de Marketing de Conteúdo é aproveitando esses endereços mais segmentados com conteúdos interativos.

Na prática, é oferecer uma experiência cada vez mais eficiente para prender a atenção dos usuários, com a utilização de gráficos, GIFs e animações para apresentar o seu conteúdo.

 

Quais são as vantagens e motivos para investir nessa estratégia?

Como a página inicial do seu negócio apresenta os seus produtos e/ou serviços de maneira mais ampla, com muitas “distrações” e sem um foco específico, muitas vezes fica mais difícil impactar de forma segmentada o seu público.

Com o microsite interativo, você pode, então, destacar de maneira mais precisa o que seu conteúdo.

Em termos de SEO, por exemplo, você consegue destacar essa URL independente de maneira mais fácil, utilizando as palavras-chaves adequadas para aquele propósito.

O resultado é, portanto, gerar um engajamento maior com a sua persona, trabalhando diretamente na atenção de quem você quer atrair.

Para uma empresa que tem um portfólio amplo de produtos e/ou serviços, por exemplo, pode ser a alternativa ideal para o lançamento de uma nova linha de itens ou até mesmo para convidar os consumidores para um evento específico.

Para quem quer mais engajamento e gerar um valor de marca maior, essa estratégia pode ser muito eficiente.

 

Quais são os melhores exemplos de sucesso de microsites interativos?

Agora que você já sabe quais são as vantagens e as razões para utilizar um microsite interativo no seu planejamento de Marketing Digital, que tal conferir alguns exemplos de sucesso que apostaram nessa estratégia?

Assim, você pode se inspirar, adaptar aos seus objetivos, público-alvo e gerar mais engajamento e valor para a sua marca. Confira!

Red Bull e Karl Meltzer

A Red Bull, marca de bebidas energéticas, é conhecida pelo seu foco em esportes radicais e no patrocínio de atividades que nem sempre são de conhecimento do público mais amplo dos seus produtos.

Sendo assim, a empresa criou um microsite interativo para apresentar um desafio de Karl Meltzer, um dos maiores corredores de ultramaratonas.

Red Bull e Karl Meltzer

A empresa convidou Meltzer para superar os 2.190 quilômetros da trilha conhecida como Appalachian, que passa por 14 estados norte-americanos.

Para divulgar a ação, criou um domínio exclusivo com diversos conteúdos interativos apresentando o atleta, a trilha, o seu desafio e os diários de Meltzer sobre cada dia do desafio.

NASA e as suas invenções

Desde o dia em que o homem pisou na lua, em 1969, a NASA se tornou mundialmente conhecida e atrai o interesse de diversas pessoas sobre os seus trabalhos, lançamentos, estudos e ciência por trás de cada invenção.

Por isso, a agência resolveu compartilhar muitos dos seus projetos em um microsite interativo.

NASA e as suas invenções

Ao acessar o endereço, o usuário consegue visualizar, em 3D, todas as informações sobre as naves espaciais e satélites que foram lançadas com sucesso no espaço.

Das datas até o objetivo de cada uma delas, tudo pode ser visualizado em um dashboard interativo com gráficos e outros materiais.

Se você busca por maneiras de segmentar ainda mais as suas ações e causar um impacto ainda maior nos usuários, o microsite interativo é uma alternativa extremamente válida para inovar na apresentação de um produto, serviço ou até mesmo ideia.

Quanto mais atrativo for o seu conteúdo apresentado, maiores são as chances de gerar engajamento.

A boa notícia é que os conteúdos interativos não se resumem aos microsites e as opções atendem aos mais diferentes perfis no mercado.

Quer criar conteúdos interativos para melhorar a performance das suas ações de Marketing? Então conheça a nossa ferramenta ion interactive e saiba como criar experiências mais interessantes para sua audiência.

Conteúdos InterativosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *