Mídia exterior: conheça sua importância e como usar na comunicação

Em um mundo que se volta cada vez mais para as plataformas digitais, a mídia exterior ainda tem um grande impacto na vida das pessoas e no sucesso das empresas. Veja como ela funciona, suas vantagens e o planejamento necessário para investir.

mídia exterior

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Mesmo com a internet e os dispositivos conectados tomando conta das nossas vidas, existe um tipo tradicional entre os meios de comunicação que dificilmente sai de moda. Estamos falando de mídia exterior.

A Out Of the House Media é um canal de divulgação simples, barato e com grande alcance de público. Por isso, dedicamos um artigo inteiramente a essa modalidade. Veja o que é considerado OOH, suas vantagens e como iniciar esse planejamento de mídia.

O que é considerado mídia exterior?

Essa estratégia tem diversos nomes: mídia exterior, Out Of the House Media ou simplesmente OOH. É daqueles termos autoexplicativos, que definem qualquer tipo de publicidade apresentado fora da casa das pessoas ou ambientes fechados.

A ideia, portanto, é utilizar qualquer aparelhagem móvel ou imóvel que apresente uma peça publicitária para pessoas em trânsito pela cidade. Os mais comuns a serem utilizados são:

  • outdoor;
  • busdoor (plotagem de ônibus e outros modais como trens urbanos);
  • fachadas de prédios, casas e outras construções;
  • letreiro luminoso (os outdoors em movimento);
  • mobiliário urbano (pontos de ônibus, murais em estações, bancos de praça, bancas etc.).

Ou seja, é uma mídia que, por estar fora das casas e escritórios, não compete com anúncios de TV e, na maioria dos casos, mobile. Afinal, ela atinge o público exatamente quando o olhar não está fixo em uma tela.

Quais são as principais vantagens de investir em OOH?

Por se tratar de uma mídia tradicional, sem a customização, segmentação e interação de novos formatos modernos, existe resistência de alguns profissionais em apostar no formato.

Porém, basta ver que até empresas de alta tecnologia, como Google e Uber, investem bastante em OOH. O que elas buscam com esse investimento? Fizemos uma lista dos maiores benefícios da mídia exterior para que você entenda como a solução também é interessante para a sua empresa. Acompanhe.

Baixo custo

A OOH costuma ter custos muito baixos de produção, principalmente por se tratar de plotagens e outros materiais com muita oferta. Ou seja, esse tipo de mídia pode ter seu próprio planejamento ou até fazer parte como complemento de estratégias de divulgação mais sofisticadas. O peso no orçamento é baixo, então vale a pena considerar.

Simplicidade de instalação

Essa mesma simplicidade nos formatos permite que campanhas OOH sejam implementadas de um dia para o outro. Hoje, existem tamanhos e materiais padrão para os tipos mais populares de publicidade exterior — principalmente busdoor, envelopamentos de veículos e totens em pontos de ônibus. Assim, a parte de dimensionamento já está feita por você. É possível chegar ao resultado ideal com poucos testes.

Longo alcance

A maioria da população sai de casa todas as manhãs e volta de tarde ou à noite. As pessoas vão para o trabalho, para a faculdade, deixam as crianças na escola ou trabalham em ambientes externos.

Ou seja, todas as classes sociais se movimentam todos os dias e durante o percurso nem sempre estão com a cabeça baixa para a tela do celular. Motoristas, pedestres e pessoas esperando um ônibus são parte de um público atento que é facilmente atraído por um bom marketing.

Além disso, a simplicidade que citamos e o baixo custo ajudam a criar campanhas com maior alcance geográfico. É possível reproduzir a mesma peça publicitária na cidade inteira ou até em várias cidades do país. 

Grande impacto visual

Quase todos os tipos de OOH são apresentados em grandes formatos. Com criatividade e elementos chamativos (cores vibrantes, textos instigantes), é possível captar rapidamente a atenção do público e passar a sua mensagem. Dá até para aproveitar a capilaridade dos suportes (veículos, outdoors, totens) para criar peças que conversem entre si e aumentem a curiosidade de quem está em trânsito.

Fixação e familiaridade

Pense em uma imagem publicitária em um ponto de ônibus. Quais pessoas serão impactadas por ela? Geralmente, quem usa o local para embarque e desembarque. Essa característica é interessante porque os pontos fazem parte da rotina do público. Pessoas usam aquele mesmo local todos os dias. Param, esperam.

Se você investe naquele espaço por um mês, isso significa que as mesmas pessoas terão contato garantido com a marca exposta por pelo menos 20 dias úteis. É uma forma de fixar a mensagem e criar uma familiaridade do público com o negócio divulgado, pois trata-se um tipo de persistência muito difícil de alcançar com publicidade digital, por exemplo.

Qual é a importância de apostar no planejamento estratégico?

Como qualquer outra estratégia de divulgação publicitária, é preciso se basear em informações. Portanto, vamos terminar com algumas definições necessárias para entender se é hora de investir e como.

Descobrir se mídia exterior funciona para seu caso

O primeiro passo é descobrir se um projeto de Out Of the House Media é viável e conversa bem com o alvo da estratégia. Isso, claro, passa por entender a persona do negócio. São pessoas que se deslocam com frequência pela cidade? São motoristas, passageiras ou pedestres?

Além disso, é necessário estudar que tipo de campanha é mais efetiva. Se imagens impactantes e rápidas são mais engajadoras, então mídia exterior pode ser uma excelente ideia.

Fazer um planejamento específico para OOH

Seja uma campanha exclusiva ou uma das peças presentes em uma divulgação maior, a mídia exterior exige um planejamento próprio. Afinal, é um formato bastante diferente de mídias impressas, de TV e rádio ou digitais. A OOH deve ser pensada como uma impressão rápida e simples da marca, criando uma forte primeira impressão.

Na maioria de seus formatos, não há interatividade, portanto é pensar no objetivo da peça. Você quer apresentar a marca apenas? Quer que a persona tome uma ação? Como isso será feito? Mostrando um site para acessar ou inserindo um QR Code? A reação que você espera do público vai definir muito do formato da OOH.

Acompanhar indicadores de performance

Indicadores de mídia externa são um pouco menos diretos do que mídia digital. Não dá para mensurar o número de impressões na rua ou quantas pessoas clicaram no busdoor. Contudo, com inteligência, pesquisas de opinião e comparação de números antes e depois da publicidade estar ativa, pode-se entender o retorno do investimento de uma agência de comunicação.

Dê uma atenção especial a esses KPIs para monitorar sua evolução. Você vai perceber que a mídia exterior ainda é um grande canal de comunicação, sendo barato, simples e impactante.

Quer aproveitar para entender mais sobre como utilizar essa simplicidade da mensagem publicitária a seu favor? Então, veja este artigo especial sobre comunicação não verbal!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.