Por Raphael Pires

Publicado em 7 de janeiro de 2020. | Atualizado em 28 de fevereiro de 2020


Com tanta concorrência no mercado, é imprescindível utilizar diferentes métodos para chamar a atenção do seu público. Ao construir um mídia kit certeiro, sua empresa tem mais possibilidades de atrair novos clientes. Continue lendo e aprenda o passo a passo para montar um mídia kit bem-sucedido!

ilustração sobre o mídia kit
Sua agência tem um mídia kit?

Para se destacar no mercado, é fundamental apresentar diferenciais ao seu público-alvo. Nesse sentido, o mídia kit é um grande aliado das empresas que trabalham com publicidade, uma vez que se trata de um documento que mostra todo o potencial do seu negócio.

Esse recurso é indispensável para atrair e converter novos clientes. Quer usufruir dos seus benefícios? Confira, neste post, tudo o que você precisa saber para criar um mídia kit de sucesso!

O que é um mídia kit?

Um bom mídia kit deve ser composto por informações básicas como dados sobre a empresa do veículo, informações do público-alvo que o veículo consegue atingir, tipos de informações que costuma veicular, formatos e tempos de anúncios que são permitidos, entre outras.

A ferramenta também pode incluir preço de cada formato, estatísticas de consumo e valores por grade de horário, por exemplo.

Quais são as vantagens de ter um mídia kit pronto?

Cada vez mais, o mídia kit é considerado uma estratégia poderosa no ambiente da publicidade. Assim sendo, ter esse documento pronto para apresentar quando seu público procurar pelos seus serviços é extremamente vantajoso.

Em primeiro lugar, o kit de mídia permite mostrar, de forma simples, visual e criativa, tudo o que sua empresa pode oferecer aos seus parceiros. Também ajuda a padronizar as comunicações com possíveis clientes. Além disso, com essa ferramenta você pode divulgar sua proposta de valor.

Devido à diversidade de formatos que podem ser utilizados para criar o mídia kit, há mais liberdade para ser criativo e demonstrar toda a sua essência e personalidade ao seu público de interesse.

Como montar um mídia kit?

Apesar de o mídia kit não ter um formato específico, é importante ressaltar que existem algumas diretrizes a serem seguidas na construção desse material. Na sequência, acompanhe o passo a passo para montar o seu documento.

1. Faça um levantamento das informações do seu negócio

Em primeiro lugar, é imprescindível que você tenha todas as informações sobre o seu negócio em mãos. Para tanto, é necessário fazer uma pesquisa minuciosa sobre a sua marca, a performance das páginas na internet e os dados de atuação no mercado.

Entre as informações a serem consideradas estão:

  • cobertura: qual a localidade que você consegue atingir com as suas atividades;
  • formato: quais são os formatos de anúncios e materiais que pode produzir, bem como valores;
  • estatísticas e dados de alcance: informações que comprovem o alcance das suas mídias;
  • hábitos do público: quais são as características comportamentais e de consumo do seu público;
  • disponibilidade de pontos: quais são os pontos disponíveis para divulgar os anúncios do cliente.

2. Apresente a história e um informativo sobre a empresa

Disponibilize todas as informações relevantes sobre a sua empresa, como há quanto tempo você atua nesse ramo, em quais negócios está presente, entre outras.

Aqui, é recomendado incluir dados que mostrem a seriedade e a qualidade do seu trabalho, como eventuais prêmios conquistados. Todas as informações que foram coletadas no passo anterior podem ser colocadas nessa etapa.

Nova chamada à ação

3. Aponte quais são as empresas que já anunciam com você

Para imprimir credibilidade, nada melhor do que apontar que outras empresas já confiam no seu trabalho. Esse processo é chamado de prova social. Se possível, é indicado coletar o depoimento de alguns clientes contando os resultados que obtiverem ao anunciar nos seus veículos.

4. Fale sobre o seu mercado

Muitas vezes, você vai se deparar com empreendedores resistentes quanto a investir na divulgação dos produtos ou serviços deles. Pensando nisso, recomenda-se falar sobre o seu mercado, deixando claro como ele atua e quais são os resultados que pode gerar para o cliente.

Nesse ponto, também é preciso dizer qual é o seu nicho. Afinal, as empresas precisam saber se o seu público coincide com o delas, do contrário podem não ficar convencidas de que estão fazendo um bom negócio.

5. Mostre quem é seu público

Quanto mais dados você disponibilizar sobre o seu público, mais chances terá para convencer o cliente a adquirir os seus serviços. Então, faça uma descrição do público, incluindo dados como procedência dos visitantes nas suas páginas, gênero, média de idade, localização, interesses, nível econômico e produtos e serviços que chamam sua atenção.

Caso tenha uma persona definida, esse é um bom momento para incluí-la, pois isso facilita o entendimento do cliente.

6. Exponha os seus diferenciais

O que te faz ser diferente dos concorrentes? Essa é a sua hora de brilhar, logo não hesite em expor todas as conquistas, capacidades e ferramentas que sua empresa tem.

Busque trazer uma proposta de valor única aos seus parceiros. Lembre-se de que, assim como a sua agência de comunicação, existem outras opções no mercado que também estão lutando para atrair marcas e anunciantes. Por isso, não perca a oportunidade de oferecer algo que seja irrecusável.

7. Cuide do visual do mídia kit

O visual do documento é tão importante quanto as informações contidas nele. Use as cores da sua marca, templates e imagens ilustrativas em harmonia. A construção de um mídia kit confuso, que use elementos destoantes, vai prejudicar a sua imagem enquanto empresa de mídia.

Com ajuda de um designer, desenvolva templates apropriados para o seu tipo de negócio, que transmitam a sua identidade visual e facilitem a distribuição das informações.

8. Organize o documento corretamente

Antes de finalizar o documento, verifique se as informações estão organizadas corretamente. Certifique-se de que os assuntos estão agrupados por categorias, de maneira coesa e de fácil compreensão para quem vai acessá-lo.

9. Faça a distribuição do mídia kit

Após muito trabalho, é necessário divulgar o mídia kit pronto. Comece disponibilizando-o em formato PDF no site da empresa, de preferência, em destaque no menu principal. O documento também pode ser enviado por email para o público do seu interesse. Outra possibilidade é imprimir e encadernar as informações e distribuí-las nas visitas de vendas.

Se for bem planejado, construído e distribuído, o mídia kit é capaz de abrir muitas portas e alavancar as atividades do seu negócio. Então, concentre seus esforços para produzir um documento diferenciado e que represente todo o seu potencial.

Agora que você já sabe como montar um mídia kit para sua agência, que tal aumentar a sua produtividade? Baixe o “Kit: aumente sua produtividade” e descubra como otimizar a sua performance agora mesmo!

Nova call to action

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *