Por Juan Andrés Corrales

Redactor freelancer de Rock Content

Publicado em 8 de maio de 2019. | Atualizado em 16 de agosto de 2019


A missão de uma organização refere-se à razão pela qual ela existe, ou, em outras palavras, sua razão de ser, enquanto a visão é a manifestação de para onde está indo e o que pretende se tornar a longo prazo.

A missão e a visão de uma empresa são os principais elementos de sua cultura organizacional. Definir esses conceitos é essencial para ter uma concepção clara de si mesma, de sua filosofia e até mesmo da maneira como deve ser estruturada e gerida. 

Por essa razão, hoje explicaremos o que são esses conceitos valiosos, sua relevância dentro das empresas, como defini-los e alguns exemplos.

Continue lendo!

O que significam a missão e a visão de uma empresa?

Como seres humanos, não é ruim repensarmos quem somos, o que queremos alcançar e se nos sentimos confortáveis ​​com o que nos rodeia e com os diferentes aspectos com os quais interagimos diariamente.

As empresas, no entanto, não podem redefinir constantemente sua essência, valores e objetivos, uma vez que esses processos de mudança geralmente são agressivos e nem sempre são bem-vistos pelo mercado e por seus consumidores.

Por isso, as empresas precisam nascer com uma missão e uma visão claras que lhes permitam manter sua identidade ao longo do tempo e não serem forçadas a uma eventual reestruturação, que deve ser sempre a última opção.

Quando falamos sobre a missão de uma empresa, basicamente nos referimos à sua razão de ser. O objetivo desse conceito é definir por que uma empresa existe e o que oferece ao mundo, país ou sociedade com as atividades que desenvolve.

Já a visão reflete o que a empresa quer se tornar no futuro ou para onde quer ir. A partir disso surgem os seus objetivos (gerais e específicos), táticas, processos e atividades em geral.

Além disso, na identificação de uma empresa, a missão e a visão devem estar acompanhadas de outros conceitos fundamentais como os valores, os códigos e as abordagens de responsabilidade social.

Por que a missão e a visão são importantes nas empresas?

Você já sabe que a missão e a visão de uma empresa são parte essencial de sua concepção e identidade.

Se olharmos com atenção, veremos que esses conceitos articulam todo o desenvolvimento e funcionamento de uma organização.

Isso porque esses elementos, juntos, formam o núcleo das empresas, já que a partir deles surgem as estratégias, ações, planejamentos e muito mais.

Além disso, definir e disseminar a missão e a visão de uma empresa permite projetar profissionalismo, organização e responsabilidade, o que atrai fornecedores, colaboradores, potenciais aliados estratégicos e, é claro, clientes.

Por esse motivo, muitas empresas se preocupam em divulgar esses elementos por meio de seu site, redes sociais e inclusive dentro de seus escritórios ou sedes físicas.

Também é importante promover esses conceitos dentro da equipe para gerar um sentimento de pertencimento e identificação, o que se traduz em trabalhadores motivados, alegres e otimistas.

Como definir a missão e a visão de uma empresa?

Se você já empreendeu alguma vez em sua vida, provavelmente acredite que definir a missão e a visão de uma empresa é algo muito complexo.

Por serem dois conceitos tão importantes, é comum querer defini-los perfeitamente, o que pode gerar uma grande pressão, causando dúvidas e até mesmo frustração.

No entanto, determinar a missão e a visão de uma empresa é muito mais simples do que parece, desde que nos concentremos nos pontos certos.

No caso da missão, para defini-la basta responder as seguintes perguntas:

  • O que a empresa faz?;
  • Qual é o seu público-alvo?
  • Como beneficia ou contribui para o seu meio?
  • No que se diferencia da concorrência?

Enquanto isso, para definir a visão, você terá que testar sua imaginação, já que esse elemento é baseado no futuro.

Basicamente, você deve imaginar sua empresa no futuro, especificamente os objetivos que deseja atingir e o posicionamento que você espera alcançar.

Por outro lado, para definir a missão e a visão de uma empresa, é necessário vincular esses conceitos a valores, objetivos estratégicos e responsabilidade social.

Todos esses elementos fazem parte da identidade corporativa de uma empresa, o que também influencia no tom de voz da marca e até mesmo em seus processos de marketing.

Temos certeza que estes outros conteúdos podem te ajudar também!
👉 Canvas do marketing digital: planeje a sua estratégia online completa!
👉 4 Ps do marketing: entenda o conceito do Mix de Marketing
👉 Análise SWOT ou Matriz F.O.F.A.: o que é e como fazer [templates]
👉 Como definir o orçamento de marketing da sua empresa em 2019

3 exemplos famosos de missão e visão nas empresas

Toda empresa tem que ter uma missão e visão únicas, que devem ser seus diferenciais no mercado.

No entanto, vale a pena conhecer alguns bons exemplos desses conceitos antes de desenvolvê-los. Embora você não deva copiar outras marcas, é possível se inspirar em seus valores e filosofia.

Se olharmos para a missão e visão das empresas que se tornaram marcantes no empreendedorismo e na atividade comercial, notamos que são caracterizadas por seus elementos motivadores, precisos e originais.

A seguir, mostraremos 3 exemplos bem-sucedidos desses conceitos.

1. Google

Embora tenha muitos produtos de sucesso hoje em dia, no início, o Google era conhecido apenas como um site de busca.

Inclusive, sua missão empresarial é: “Organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”.

E foi o que ele fez!

Quanto à visão do Google, ela diz pouco e muito ao mesmo tempo: “Fornecer acesso às informações do mundo em um só clique”.

Este gigante da tecnologia tem sido fiel à sua visão, já que milhões de pessoas em diferentes cantos do mundo o usam diariamente para encontrar desde informações básicas até as mais complexas.

Em fóruns da Internet e em conversas informais, costuma-se dizer “se não está no Google, não existe”. E é porque, realmente, este buscador não deixa escapar nada.

2. Coca-Cola

Ao observar a missão e a visão da Coca-Cola, é possível perceber que seu tom de voz cativante, original e sutil está enraizado em sua identidade, o que tem sido fundamental no sucesso de suas campanhas e estratégias promocionais já virais e históricas.

A missão desta empresa é: “Refrescar o mundo. Inspirar momentos de otimismo e felicidade. Criar valor e fazer a diferença”.

Como você pode ver, a Coca-Cola sempre foi vista como muito mais do que apenas uma empresa de bebidas.

A marca sempre esteve convencida de que poderia impactar a sociedade, fazer parte do cotidiano de milhões de pessoas e tornar-se uma expressão cultural, como, de fato, o fez.

É claro que a visão dessa marca segue a mesma linha inspiradora, focada na responsabilidade social: “Ser um cidadão global e responsável, que contribui para um mundo melhor”.

Sem dúvida, esse é um ótimo exemplo de coerência. Não faria sentido que, depois de definir uma missão amigável e culturalmente relevante, a Coca-Cola tivesse desenvolvido uma visão cinzenta e comum, como “ser a maior empresa de bebidas do mundo” ou “ser a líder mundial em vendas de refrigerantes”.

3. Apple

Ao falar sobre a Apple, imediatamente nos vem à mente produtos de qualidade e liderança em seu setor. Seu computador de sucesso, o Mac, é o preferido de milhões de usuários, assim como suas prestigiosas plataformas e dispositivos para iPhone e música digital.

Tudo isso mostra que a marca, assim como os exemplos anteriores, tem sido fiel à sua missão, isto é, a razão de sua existência e as atividades que ela esperava desenvolver.

Textualmente, a missão da Apple é: “Projetar os melhores computadores pessoais do mundo, liderar a revolução da música digital e definir o futuro da mídia móvel”.

Por outro lado, a visão da empresa é “criar excelentes produtos e focar na inovação”, o que tem sido o pilar que permitiu que ela perdurasse ao longo do tempo como uma marca líder no setor de tecnologia.

Conclusão

O que você achou de tudo o que aprendeu sobre a missão e a visão das empresas? São conceitos essenciais, não é verdade?

Como você pode ver, a definição desses elementos de forma clara e coerente tem uma grande influência no sucesso e no posicionamento de uma empresa.

Embora o ideal seja desenvolver esses conceitos no início e que sua essência perdure ao longo do tempo, quando não há outra opção, modificar a missão e a visão de uma empresa é um passo necessário.

Mudanças tecnológicas, eventos inesperados e várias outras situações fazem com que algumas empresas sofram mutações, evoluam ou foquem em diferentes aspectos, por isso os conceitos estabelecidos no início podem ficar obsoletos ou não ter coerência.

Felizmente, sempre é possível corrigi-los!

Gostou deste conteúdo? Se você quer continuar aprendendo, é hora de ler o nosso artigo sobre cultura organizacional, para que você entenda os principais tipos e como definir a da sua empresa.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *