Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 14 de março de 2019. | Atualizado em 11 de setembro de 2019


O Mix de Produtos diz respeito à variedade de itens oferecidos por uma empresa ao público. Entre suas vantagens, está a possibilidade de fidelizar o consumidor e garantir uma fatia maior de mercado. Garantir uma estratégia eficiente nesse sentido é essencial para a saúde de qualquer empreendimento.

Imagine uma banda que faz sucesso com um hit e abandona a produção de novas músicas. O movimento natural é que, com o tempo, os fãs percam o interesse e se distanciem, concorda?

O mesmo pensamento pode ser aplicado a empresas. Ao limitar a oferta a um produto, abre-se mão de explorar todo o potencial de marketing que ele possui.

Por isso, é importante ter em mente o conceito de Mix de Produtos. Ele é utilizado para indicar a variedade ofertada pela empresa ao mercado. Atingir um nível satisfatório de abrangência é o objetivo da maioria das companhias, já que isso representa vantagens valiosas.

Para facilitar seu entendimento no assunto, criamos este post. Nele, vamos apresentar as razões que tornam o conceito tão importante e dar dicas para que você defina o seu próprio Mix de Produtos. Continue a leitura e confira!

Por que o Mix de Produtos é importante para a sua empresa?

Quando falamos em Mix de Produtos, a primeira palavra que vem à mente é variedade. É claro que a definição dos itens ofertados deve ser feita de forma criteriosa e estratégica, a fim de manter a identidade da marca e fidelizar os consumidores.

Antes de indicarmos o caminho para a elaboração da sua própria estratégia, vamos apontar alguns dos principais benefícios que dão tamanha importância a esse conceito.

Para começar, a oferta de produtos diversificados é uma excelente oportunidade de potencializar o lucro do negócio. Isso porque, como sabemos, mesmo que identificados com sua marca, alguns consumidores não consomem certos itens.

Em um esforço para identificar essa lacuna, você pode investir na disponibilização de produtos que vão atrair a atenção dessas pessoas. Dessa forma, mesmo com um artigo em baixa, o outro pode garantir o ROI.

Essa ideia se mostra ainda mais importante se pensarmos em sazonalidade, termo que se refere à variação de demanda de acordo com épocas do ano. Se você vende sorvete, por exemplo, pode ter dificuldades de encontrar compradores durante o inverno.

Ao aplicar o Marketing Mix, você tem a possibilidade de decidir por um produto com o poder de balancear a falta de demanda, como sobremesas quentes, cafés e outros itens mais consumidos durante o frio. Sabe outros benefícios que isso pode gerar? Contaremos a seguir!

Expansão de mercado

Uma estratégia de marketing bem-sucedida depende de um profundo entendimento do público-alvo. A partir disso, campanhas são criadas para atingi-lo e produtos são desenvolvidos para satisfazer suas necessidades. No Marketing Digital, em vez de público-alvo, é comum criar personas.

Se você sabe como responder às expectativas do consumidor, a probabilidade de sucesso do seu negócio é enorme. Agora, imagine que, além de suprir os desejos de uma persona, você decida adicionar outra, com características um pouco ou completamente diferentes.

Ao fazer isso, você pode desenvolver produtos e serviços para um outro perfil de consumidor. É possível manter o relacionamento com a persona original e, ao mesmo tempo, começar a lidar com uma nova audiência. Dessa forma, você abocanha uma parcela de mercado ainda maior que a original.

Vantagem competitiva

Em um mercado com barreiras de entrada cada vez menores, a tendência natural é o aumento da competição. Desse modo, é necessário oferecer ao consumidor mais do que a excelência em um produto. O que ele quer, de fato, é uma experiência completa e satisfatória, como explica o conceito de consumidor 4.0.

Por esse motivo, aumentar a gama de produtos ou serviços oferecidos é crucial. Afinal, caso você negligencie a ideia, pode ter certeza de que seus competidores vão tirar proveito da situação.

Para visualizar melhor como a ampliação do Mix de Produtos pode trazer uma vantagem competitiva para uma empresa, pense nas barbearias. Cada vez menos estabelecimentos nesse segmento se sustentam apenas com a oferta de cortes de cabelo e barba.

É crescente a tendência de barbearias que contam com sua própria linha de produtos estéticos, além do oferecimento de bebidas e comidas antes, durante e depois da realização do serviço.

Fidelização do consumidor

Um dos maiores desafios do gestor de uma empresa é encontrar caminhos que possibilitem a fidelização do consumidor.

Além de um bom atendimento pessoal, é importante criar uma conexão com ele no dia a dia, o que pode ser alcançado com o investimento de uma estratégia para redes sociais ou nutrição de emails.

Existe, porém, algo ainda mais eficiente para manter o cliente próximo de sua marca: aumentar a oferta de produtos ou serviços. Imagine, por exemplo, que uma empresa de turismo venda pacotes de viagem que incluem a estadia em hotéis e as passagens de avião, deixando de fora o transporte.

Mesmo que o consumidor seja extremamente fiel à marca, ele vai precisar contratar um serviço de transfer, oferecido por outra companhia. Então, por que não integrar essa oferta ao pacote? Ao fazer isso, o gestor da agência garante que todo o investimento do cliente será convertido em receita para o negócio.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre e-commerce e gestão!
👉 Marketing de produto: o que é e quais são os estágios?
👉 Checklist completo para fazer um lançamento de produto de sucesso – Rock Content
👉 8 Maiores tendências de Marketing Digital para 2019
👉 Marketing 4.0: o que é e como fazer a transição do tradicional para digital

Como definir o seu Mix de Produtos?

Agora que você entende a importância de contar com um Mix de Produtos adequado às atividades do seu empreendimento, vamos dedicar o restante do texto a dicas voltadas para a definição da cartela de ofertas da sua empresa. Continue a leitura!

Avalie o histórico de vendas

Qualquer empresa preocupada com o futuro de suas atividades conta com registros detalhados do histórico de vendas. Realize uma análise detalhada desses dados e identifique padrões.

Existe algum produto em baixa? Existem épocas desfavoráveis para certos itens? Algum artigo impulsiona a venda de outro?

Com a resposta para essas perguntas, avalie se é válido excluir ou adicionar algum produto. É importante que esse processo seja feito periodicamente, a fim de dar maior base para tomadas de decisão eficientes.

Mantenha a atenção nos concorrentes

Assim como você, seus competidores não medem esforços para garantir uma fatia satisfatória do mercado. Por isso, é imprescindível que sua empresa se mantenha ligada no que as outras estão fazendo para alcançar esse objetivo. A ideia aqui não é espionar ou copiar, mas desenvolver um olhar crítico sobre o mercado.

Observe as abordagens que estão dando certo para a concorrência, assim como as que estão dando errado. Nesse processo, provavelmente, você vai identificar lacunas de mercado que podem ser preenchidas pelo seu negócio. É importante dar atenção não apenas aos resultados alcançados pelos rivais, mas também notar os motivos que os causam.

Se um item se destaca em seu nicho, procure determinar seu diferencial. É o preço baixo? A embalagem chamativa? Seu posicionamento de gôndola é determinante? A partir dessas definições, você pode olhar para suas próprias atividades e traçar caminhos para a otimização.

Compreenda sua persona

Compreender as dores e motivações de sua persona é essencial. Na maioria dos casos, esses fatores indicam o motivo para o sucesso ou fracasso de uma empreitada. Então, antes de definir pelo desenvolvimento de um novo item para o seu Mix de Produtos, pergunte-se:

  • o consumidor precisa dessa novidade?
  • Ele está disposto a pagar o preço que você definiu?
  • Existem alternativas no mercado melhores que a sua?
  • O produto tem potencial para se sustentar pelo período desejado?

Com o entendimento dessas questões, que pode ser alcançado com uma pesquisa de mercado, você vai tomar decisões certeiras, seguras e eficientes.

Leve em conta a relação entre os produtos do Mix

Na organização do Mix de Produtos, é crucial considerar a relação entre os itens já oferecidos e aqueles que serão potencialmente adicionados ao catálogo. Afinal, é importante não se desconectar do seu nicho e acabar se tornando uma marca sem uma identidade definida.

Com isso em mente, busque oferecer mercadorias que sirvam como complemento de outras, fator que estimula a compra. Um exemplo interessante nesse aspecto pode ser observado na organização de gôndolas em qualquer supermercado.

Você pode notar que, na área designada para bebidas, é fácil encontrar pequenos aperitivos, como amendoim e biscoitos. Isso não é por acaso. É de entendimento das equipes de marketing que, ao comprar um refrigerante para um evento, o cliente tem grandes chances de se interessar por algo para servir de degustação.

O mesmo pode ser observado na maioria dos estabelecimentos. Qualquer loja especializada na venda de calçados, por exemplo, oferece ao consumidor a aquisição de meias, tornozeleiras e produtos para conservar o tênis. Portanto, identifique algo que possa servir como complemento à sua oferta principal e mãos à obra.

Independentemente do segmento em que sua empresa está inserida, é crucial avaliar a profundidade e coerência da variedade de produtos. Mais do que isso, é preciso que essa atividade seja feita de forma periódica, a fim de analisar a receptividade do mercado e o retorno obtido pelo empreendimento.

Se implementado de forma correta, o Mix de Produtos pode auxiliar sua empresa a conquistar o consumidor e garantir uma parcela maior de mercado. Para isso, é essencial conhecer bem as características da persona e manter um constante monitoramento do mercado.

E aí, depois dessas informações, como você avalia o Mix de Produtos de sua empresa? Que tal continuar o aprendizado? Neste texto, falamos sobre os 8 P’s considerados essenciais para atividades de Marketing Digital. Confira!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *