Como otimizar os custos com mobilidade nas empresas?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Pagos mensalmente, eles são fundamentais para que os trabalhadores consigam chegar até o trabalho. No entanto, nem sempre são bem utilizados ou geridos. Isso faz com que as organizações precisem gastar muito, concentrem seus esforços em modais ineficientes e não obtenham o melhor custo-benefício ao investir em mobilidade nas empresas

Otimizar essa tarefa do departamento de Recursos Humanos com auxílio de softwares é uma das tendências para conseguir reduzir os custos com mobilidade e tornar o pagamento do transporte mais eficiente. Neste artigo, vamos mostrar estratégias para poupar e obter o melhor custo-benefício quando o assunto é mobilidade urbana. Confira!

Autorize horários flexíveis

Com o aumento do uso de tecnologia, várias coisas que não imaginávamos serem possíveis hoje são cotidianas. O trabalho remoto não é novidade, mas antes ele era restrito para perfis profissionais muito específicos e um número limitado de carreiras. Com a popularização da internet, a migração das principais ferramentas de negócios para a nuvem e a nova visão que as empresas desenvolveram sobre trabalho, a flexibilização da carga horária é um caminho natural.

Permitir que seus colaboradores façam seu trabalho de onde quer que estejam é um dos passos fundamentais para melhorar os custos com mobilidade nas empresas. Todavia, há outras estratégias que podem ser implementadas com efeito similar, como a flexibilização das horas.

Autorizar o trabalho fora do horário comercial fará com que seja mais fácil para os seus funcionários chegarem ao local de trabalho e permitirá que eles o façam descansados e prontos para colaborar com o crescimento da empresa.

Você pode começar esse processo de maneira pontual, estabelecendo um dia da semana em que todos os funcionários podem fazer os próprios horários. Assim, eles começam a experimentar a flexibilidade e a equipe de Recursos Humanos pode avaliar os benefícios e os desafios de implementar essa política a longo prazo, calculando como ela impacta nos custos de mobilidade na empresa e verificando se trazem ganhos ou perdas de produtividade nas equipes.

Cada organização é um caso, portanto, é preciso fazer algumas tentativas para descobrir o que funciona melhor no seu negócio.

Incentive o transporte alternativo

Quantos de seus colaboradores utilizam exclusivamente o vale-transporte para chegar à empresa todos os dias? Uma pesquisa breve com seus funcionários pode mostrar que esses números são menores do que você imagina. 

No geral, é natural buscarmos a forma mais dinâmica de chegar ao trabalho, que nos poupe mais energia e nos permita economizar dinheiro, por isso o surgimento de grupos de carona é algo espontâneo nas empresas. Como o seu negócio faz para estimulá-los atualmente?

Criar grupos ou oferecer plataformas em que eles possam ser organizados (como um canal no seu software de chat corporativo) são maneiras de motivar os colaboradores a apostarem em novos modais que fogem do tradicional. 

Com o advento de modais de transporte alternativo, como as bicicletas e os patinetes elétricos, há ainda mais possibilidades para quem quer chegar ao trabalho sem utilizar o ônibus ou o metrô. Muitos funcionários são desestimulados a fazer uso delas, pois não fazem parte dos planos de mobilidade urbana corporativa.

Mas, que tal estimular o uso desses modais? O meio ambiente agradece e o seu departamento financeiro também. A integração de novas modalidades de transporte ajuda a reduzir custos mensalmente e a tornar as operações do seu negócio mais enxutas.

Repense o espaço de trabalho

Como os espaços em que trabalhamos influenciam os custos com mobilidade das empresas? Apenas incentivar o uso de modais de transporte diferenciados não é o suficiente para fazer com que seus colaboradores passem a adotá-los. É preciso oferecer algumas comodidades para que eles consigam fazer isso sem nenhum prejuízo às suas funções.

Modais como bicicletas e patinetes, por exemplo, exigem o uso de capacetes para evitar acidentes de trabalho e multas de trânsito. Disponibilizar armários em que os colaboradores possam armazená-los é uma ótima ideia se você quer tornar esse tipo de transporte mais comum.

Vestiários e um bicicletário também fazem com que adotar modais de transporte alternativo se torne mais prático. Considere investir em melhorias no espaço físico do seu ambiente de trabalho para que, com isso, a empresa possa reduzir custos com mobilidade.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
 Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Melhore a gestão do vale-transporte

O vale-transporte é o principal recurso associado à mobilidade, então não poderíamos terminar este artigo sem abordá-lo. Há regras claras para a sua distribuição, que visam otimizar o uso do recurso (como não pagá-lo em dinheiro). Contudo, se sua empresa quer realmente maximizar o uso desse benefício, ela pode fazê-lo com ferramentas exclusivas.

Um software para gestão do vale-transporte ajuda a implementar, no seu negócio, uma nova estratégia de mobilidade, tornando não só a entrega do benefício automatizada, mas também o uso dele mais intuitivo e inteligente. Aplicativos de mobilidade urbana e ferramentas de gestão de vale-transporte tornam possível transformar créditos em cashback, utilizá-los em mais de um modal de locomoção e muito mais.

Um RH inteligente é aquele que utiliza todos os recursos disponíveis para fazer seu trabalho de maneira mais eficiente e gerar melhores resultados. Otimizar a gestão do vale-transporte com auxílio de um software é uma maneira de conseguir pensar a mobilidade corporativa considerando todas as comodidades disponíveis.

O ABSMob é um sistema pensado para sua empresa gerenciar o vale-transporte de maneira mais inteligente. Ele foi feito para ajudá-lo a incluir modais alternativos nas locomoções diárias dos seus colaboradores, facilitar a implementação de programas internos de carona e ainda permitir que seus funcionários ganhem cashback ao usar a plataforma.

Repensar a mobilidade na sua empresa é uma necessidade, tanto do ponto de vista econômico quanto social. Profissionais mais satisfeitos trabalham melhor, são mais produtivos e conseguem fazer entregas de alta qualidade. Por isso, utilize o que aprendeu aqui para começar a repensar o custo com mobilidade na sua empresa o quanto antes!

O que achou dessas dicas para reduzir os custos com mobilidade na empresa? Compartilhe nas suas redes sociais!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.