Os 5 principais modelos de negócios digitais para você investir

Os modelos de negócios digitais reúnem empreendimentos como e-commerces, empresas SaaS, companhias de comunicação e diversas modalidades profissionais relacionadas ao Marketing de Conteúdo. Suas soluções estão diretamente relacionadas a demandas tecnológicas e exercem papel fundamental na transformação digital do mercado. Entenda mais sobre o assunto!

negócios digitais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A internet é um ambiente muito receptivo e estimulante para o empreendedorismo. Quando nos deparamos com as histórias de sucesso de empresas com modelos de negócios digitais tão distintos, a sensação é de que as possibilidades desse mercado são infinitas.

O crescimento do e-commerce e a popularização das estratégias de Marketing de Conteúdo são alguns dos fatores responsáveis pela demanda cada vez maior de serviços relacionados à tecnologia. Também ajuda a explicar o fenômeno a crescente utilização de dados de usuários em campanhas de Marketing Digital e no desenvolvimento de produtos.

Neste artigo, falamos sobre as expectativas desse mercado, seus mitos, as vantagens e os tipos de negócio que mais fazem sucesso na internet! Continue a leitura!

A transformação digital e o crescimento do mercado online

Entre os pilares da transformação digital, que atinge cada vez mais empresas em todos os cantos do planeta, a internet é a grande protagonista das inovações que estão mudando a nossa maneira de pensar a indústria e o marketing.

De acordo com um relatório da UIT, agência da ONU para a informação e comunicação, mais da metade da população mundial (3,9 bilhões de pessoas) já utiliza a internet. Outro dado que enche os olhos é que apenas o setor de e-commerce no Brasil registrou um faturamento de R$53,2 bilhões em 2018, segundo a Ebit/Nielsen.

Esses números mostram não só que a internet é um gigante que ainda tem muito a crescer, mas também que os negócios online estão entregando resultados surpreendentes, mesmo em períodos de incertezas políticas e econômicas.

As falácias do empreendedorismo digital

As oportunidades existem, mas não podemos cair na a armadilha de acreditar que a venda de produtos ou a prestação de serviços online são fórmulas para “fazer dinheiro fácil”.

Lembre-se de que, na maioria das vezes, a internet é apenas uma plataforma comercial ou canal de marketing para uma estrutura física que exigirá as mesmas responsabilidades de um negócio tradicional.

Além disso, já se foi o tempo em que os sites e blogs desfrutavam de quase total liberdade em termos de produção de conteúdo, publicidade e atividade lucrativa. Hoje, se você deseja construir uma empresa online de destaque, precisará seguir uma série de regras e obrigações legais para conseguir atuar nessa categoria de serviço.

As vantagens de trabalhar na internet

As tão difundidas promessas de lucros altíssimos com o mínimo de esforço podem estar longe de descrever a realidade. No entanto, não podemos negar que há, sim, muitas vantagens em trabalhar pela internet e construir um negócio nessa modalidade. Entre eles, podemos destacar alguns.

Alcance

Em princípio, o alcance da internet é ilimitado. Se uma loja de varejo físico é capaz de atender os consumidores de um município ou região, um e-commerce pode atingir pessoas do mundo inteiro.

É claro que, apesar de poderem ser acessadas por qualquer usuário, as lojas virtuais serão sempre limitadas a sua cobertura logística. De qualquer maneira, é certo que as plataformas online são um canal de acesso muito mais escalável que qualquer meio presencial.

Redução de custos

Em geral, as bases de custos das companhias e profissionais que prestam serviços pela internet são mais baixas e flexíveis.

Os investimentos necessários para manter a operação de escritórios e lojas físicas podem ser muito altos, pois costumam exigir instalações grandiosas, maior número de funcionários e até exigências legais de acordo com as normas do município.

Simplificação de negócios

Sem sombra de dúvidas, a maior vantagem dos modelos de negócios digitais é a otimização. Soluções computadorizadas e ferramentas de Marketing Digital permitem que vários processos sejam automatizados e acelerados, aumentando a produtividade da empresa como um todo.

Evolução mais ágil

A internet também é muito procurada por propiciar uma evolução relativamente mais ágil dos negócios. Os custos necessários para começar a atuar no mercado são menores, assim como os prejuízos envolvidos em campanhas e produtos mal sucedidos.

Sendo assim, o empreendedor tem a oportunidade de fazer muitas experimentações e tem “licença” para errar mais vezes, pois consegue se reerguer mais rápido. Além disso, existem diversas ferramentas de teste e monitoramento para que as empresas identifiquem oportunidades e problemas com facilidade e precisão.

Os principais modelos de negócios digitais

Vamos, enfim, falar sobre os modelos de negócio digitais mais populares do mercado atualmente, desde aqueles voltados à venda de produtos até as soluções para prestação de serviço online.

1. E-commerce

As lojas virtuais são um símbolo do empreendedorismo digital, pois permitem uma comparação certeira entre os modelos de comércio.

O empreendedor que pretende divulgar e vender seus produtos em um e-commerce não se livra das negociações com fornecedores, da administração de estoque e da distribuição de mercadorias, mas consegue concentrar toda a sua vitrine e sua comunicação em um canal facilmente gerenciável.

É importante, porém, se manter atento às inovações do setor em termos de tecnologia e resoluções legais.

Ainda que os custos geralmente sejam mais acessíveis na comparação com um comércio físico, outros investimentos serão necessários como o desenvolvimento da plataforma e estratégias de Outbound e Inbound Marketing, por exemplo.

2. Marketplace

Para quem deseja vender seus produtos pela internet, mas não dispõe de muitos recursos para criação e divulgação de uma marca, os marketplaces são uma excelente solução.

Essas plataformas concentram diversas lojas diferentes dentro de um mesmo espaço, que geralmente já é consolidado e muito acessado. A vantagem é que, além de disponibilizarem tráfego e público qualificado, os marketplaces ainda oferecem diversas ferramentas de promoção e divulgação para seus parceiros.

No Brasil, as plataformas mais famosas são o Mercado Livre e a OLX, mas muitas marcas de grandes varejistas já estão abrindo espaço para pequenos empresários, como é o caso das Lojas Americanas. Fique atento, porém, às exigências e restrições de cada uma dessas empresas.

3. Prestação de serviços online

A internet também dá espaço para profissionais oferecem seus serviços, ou parte deles, de maneira online. Advogados, contadores e consultores de marketing, por exemplo, já começaram a explorar os benefícios de atender seus clientes por email, chats e videoconferências.

Observe que os benefícios não são apenas para o prestador de serviços, mas também para o consumidor, que consegue ser atendido com mais agilidade e praticidade, sem a necessidade de se deslocar até uma agência ou escritório.

4. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia antiga que ganhou uma nova roupagem após a ascensão dos blogs corporativos e das redes sociais. É um mercado muito amplo que engloba infoprodutores, afiliados, influenciadores, produtores de conteúdo e muitos outros.

Não importa a categoria ou o nicho do seu negócio, a única maneira de ganhar notoriedade na internet é produzindo e divulgando informações que atendam os interesses do seu público.

Os maiores exemplos são os influenciadores digitais — que produzem artigos ou vídeos para uma audiência sólida e faturam por meio da monetização dos seus canais de distribuição —, os profissionais que vendem seu conhecimento no formato de ebooks ou cursos online e, também, os produtores de conteúdo — como designers, desenvolvedores e redatores, que atendem empresas de vários tipos.

5. Soluções SaaS

Indo um pouco mais longe, temos as empresas SaaS, sigla que significa Software as a Service, ou “software como serviço”. Essas organizações são o corpo empresarial por trás dos aplicativos, plataformas de serviços e até das redes sociais.

É um modelo de negócio complexo, que requer investimentos significativos em desenvolvimento e gestão, mas é uma área de enorme sucesso no mercado que ainda tem muito a crescer. Afinal, são esses empreendimentos que garantem a evolução e o pleno funcionando de boa parte das aplicações online em nossos desktops e smartphones.

Esses foram apenas alguns exemplos de modelos de negócios digitais, mas tenha certeza de que as possibilidades desse mercado são muito maiores.

O casamento entre as empresas e a tecnologia é cada vez mais comum, e seus frutos estão mudando a vida de milhares de profissionais e empreendedores em todo o mundo.

E você? Já pensou em criar um negócio online? Então continue conosco e aprenda a criar o seu em nosso artigo sobre empreendedorismo digital!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.