Maneiras de monetizar suas redes sociais e trazer resultados para sua empresa!

Monetizar nas redes sociais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A ideia de ganhar dinheiro na internet chega a ser um assunto controverso, devido à grande diferença de pensamento que existe a respeito do assunto.

De um lado, há quem pense que existe uma fórmula de sucesso que envolve pouco esforço, muito lucro e um modelo infalível que dura para sempre.

De outro, estão os totalmente descrentes na ideia, que acham a maior bobagem achar que é possível ganhar dinheiro com algo feito apenas para passar o tempo.

O pensamento certo está no meio termo, bem longe desses dois extremos. É possível sim monetizar suas redes sociais e ganhar dinheiro de forma sustentável com elas.

Mas isso envolve muito trabalho e, acima de tudo, planejamento cuidadoso. Veja o que você precisa saber para ter sucesso nesse desejado mercado!

Baixe o nosso Kit gratuito de Marketing nas Redes Sociais

Aprenda tudo o que você precisa saber para marcar presença no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

As redes sociais são um bom mercado?

Antes de pensar em ganhar dinheiro nas redes sociais, você precisa responder a pergunta acima. Felizmente, não demora muito para determinar se o mercado das redes sociais é lucrativo e promissor.

Basta ver o número de usuários ativos das principais redes sociais da atualidade:

Números tão impressionantes indicam algo muito importante: não importa que tipo de público você deseja alcançar, é muito provável que ele esteja nas redes sociais.

Além disso, as redes sociais são terreno muito fértil para os negócios. Não é à toa que 94,4% das empresas brasileiras usam esse canal para atrair e fidelizar clientes.

Os dados mostram que esse investimento pesado tem dado resultados. Logo, fica claro que vale a pena investir nas redes sociais como terreno para um empreendimento digital.

3 elementos essenciais para a monetização dar certo

O mercado é bom, mas daí a pensar que você vai ganhar dinheiro fácil, sem fazer esforço algum é um grande engano. Na verdade, os números acima ensinam uma verdade cruel: construir um negócio nas redes sociais não é para qualquer um.

Enquanto muita gente pensa que basta criar um perfil legal e copiar o que deu certo em outras estratégias, a realidade é que a competição é muito forte e intensa.

Só com os 3 elementos a seguir você pode sobreviver e lucrar com essa fatia do mercado digital:

Tráfego

Alto tráfego significa que a sua mensagem alcança muita gente. E quanto mais pessoas você alcançar, maior será a percepção de valor que ela vai gerar.

O ser humano busca validação constante nas ações de outros. Em outras palavras, se 100 mil pessoas te seguirem, será muito mais fácil conseguir outras 100 mil.

Por outro lado, se o seu perfil quase não tem fãs ou seguidores, as pessoas vão achar que ele não é relevante e dificilmente darão atenção ao que você diz.

Se as pessoas não derem atenção nem ao que você publica, que é de graça, como vão comprar algo seu ou comprar produtos que recomenda para elas? Tráfego é fundamental para ganhar dinheiro nas redes sociais.

Engajamento

Se receber visitas e conquistar seguidores é importante para aumentar o seu alcance, o engajamento é mais importante ainda. É ele que determina o quanto seus milhares de seguidores dão ouvidos ao que você diz.

Logo, o engajamento é o que realmente fará seus fãs comprarem o que você vende ou recomenda. Muito tráfego sem engajamento também não resulta em lucro. É importante ter os dois.

Propósito de marca

O propósito de marca é o que as pessoas precisam perceber de você para despertar o desejo de consumir. Caso contrário, você pode até ganhar dinheiro, mas em um nível muito abaixo do que poderia esperar.

O propósito de marca se torna presente quando você gera valor por meio de conteúdo relevante para o seu público bem antes de tentar empurrar produtos nele.

Os fãs precisam primeiro sentir que o seu desejo é ajudar, e que tem condições de fazer isso. Depois, o princípio da reciprocidade entrará em ação e eles se sentirão inclinados a fazer o mesmo.

Ebook Instagram Stories

3 maneiras de monetizar suas redes sociais agora mesmo

Há muitas formas de ganhar dinheiro nas redes sociais. Entre maneiras diretas e indiretas, você pode escolher as que mais tiverem a ver com o estilo de empreendedor que você deseja ser.

Nada impede que você use mais de uma tática para monetizar seu perfil ou página. Apenas lembre-se de manter o foco em cada uma delas. As principais maneiras de lucrar com as redes sociais são:

1. Venda de produtos e serviços próprios

Você tem algum produto ou serviço, quer físico, quer digital? Pode usar as redes sociais como plataforma para ganhar atenção e vendê-los de forma direta nesses canais.

Alguns exemplos de produtos e serviços que você pode vender são:

  • e-books e ferramentas digitais;
  • cursos online ou presenciais;
  • palestras;
  • consultoria ou prestação de serviços específicos;
  • entre outros.

Em alguns casos, seu produto ou serviço não é tão fácil de vender de forma direta. Assim, compensa mais usar as redes sociais para gerar leads.

2. Marketing de afiliados

O marketing de afiliados consiste em recomendar produtos de outros para a sua audiência, usando links específicos. Assim que alguém realiza uma compra usando seu link, você recebe uma comissão pela venda.

O lado bom do marketing de afiliados é que você nem precisa se preocupar em criar e manter um produto. Pode focar só na construção da sua audiência e escolher produtos de qualidade para indicar.

3. Marketing em vídeo

O marketing em vídeo segue a mesma linha dos produtos de afiliados. Basta se concentrar na produção de conteúdo em vídeo de qualidade e monetizá-los colocando anúncios.

Caso se torne um influenciador digital no seu ramo de atuação, também poderá ser convidado por empresas do setor para fazer vídeos patrocinados e até misturar ações digitais com campanhas presenciais.

Não faltam opções para monetizar suas redes sociais. Mas não se esqueça: esse será seu trabalho, e você terá de tratá-lo com o maior profissionalismo possível. Se fizer isso, conseguirá bastante tráfego, engajamento e conseguirá convencer os fãs do seu propósito de marca.

Iniciar um empreendimento online não é nada fácil. Para dar conta de tudo que está envolvido nisso, baixe agora nossa planilha com mais de 200 ferramentas de gestão, marketing e vendas!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.